Probabilidade de quebrar jacks de pedais - É algo para se preocupar?

    Autor Mensagem
    apelido teste
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: apelido teste


    Boa tarde.

    Ultimamente estou lendo sobre pedalboards, pois quero adquirir um e estou lendo bastante sobre as marcas disponíveis aqui no nosso país.

    Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de dizerem que os jacks presentes na parte elétrica dos pedalboards ajudam a proteger os pedais, porque tirar e colocar os plugs P10 estragaria essas entradas.

    Gostaria de saber se isso procede. Isto é, esse ponto seria realmente algo para perder os cabelos de preocupação? Vejo pessoas vendendo pedais muito mais caros por saberem que eles são antigos e por conta disso são mais valiosos. Pedais Boss em que até mesmo a pintura está toda danificada (convenhamos que arruinar uma pintura daquelas é coisa difícil), mas que estão funcionando 100%.

    Tenho um pedal que considero bastante caro no final da minha cadeia. Com certeza não gostaria que algo de ruim acontecesse com uma de suas entradas. Por isso gostaria de saber: Alguém já teve uma experiência problemática desse tipo? Isso REALMENTE procede??

    Obrigado a ajuda de todos!

    OBS: O Nome do tópico deveria terminar com "É algo para se preocupar?". Ficou pela metade, me desculpem.

    makumbator
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    apelido teste

    Não é para perder os cabelos de preocupação (principalmente se você não fica retirando e colocando os pedais muito frequentemente), mas é claro que quanto maior o uso maior também o desgaste e chance de avaria. Obviamente nada que uma mera troca de conector não resolva.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/16
    · votar


    apelido teste

    Jacks prendem o pino por pressão/tensão de material. Então, obviamente, quanto mais tirar e pôr, maior a fadiga do material e perda dessa tensão, gerando mal contato e ruídos.

    Mas, como bem disse nosso amigo makumbator, nada para se perder os cabelos... até porque a troca de um jack, no geral, é algo relativamente simples.

    apelido teste
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Não é para perder os cabelos de preocupação (principalmente se você não fica retirando e colocando os pedais muito frequentemente), mas é claro que quanto maior o uso maior também o desgaste e chance de avaria. Obviamente nada que uma mera troca de conector não resolva.


    Makumbator, sabes de alguém que sofreu com esse problema? Essa troca, é algo fácil de realizar? Nunca realizei algo assim. Me parece ser simples, mas como não é minha área, não tenho como responder com precisão.

    É algo simples de se lidar?

    makumbator
    Moderador
    # jan/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    apelido teste
    Makumbator, sabes de alguém que sofreu com esse problema?

    Muita gente. É um problema comum (mas não pense que por ser comum aconteça em todos os pedais/equipamentos ou vá com certeza ocorrer ao plugar e desplugar algumas centenas/milhares de vezes).

    Essa troca, é algo fácil de realizar?

    É das coisas mais fáceis e baratas em manutenção de equipamentos de áudio. Basta comprar outro conector (de boa qualidade), retirar o antigo e soldar o novo (com solda de boa qualidade e bem feita).

    Uma dica pra ajudar a não ter esse problema (ou fazer com que ele ocorra o mais tarde possível na vida útil do equipamento) é usar bons cabos, com conectores de boa qualidade e dentro das especificações (há cabos com plugues vagabundos maiores que a medida correta e que "estupram" os conectores).

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/16
    · votar


    makumbator

    "plugues vagabundos maiores que a medida correta e que "estupram" os conectores"

    Bem lembrado!

    apelido teste
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Makumbator

    Valeu, cara. Tirou as dúvidas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Probabilidade de quebrar jacks de pedais - É algo para se preocupar?