Review: Top Tone Shine Boost SB-1

    Autor Mensagem
    BrotherCrow
    Membro Novato
    # dez/15


    Alô pessoal! Adquiri recentemente esse pedal feito no Brasil pelo Olmar Garcia. É o mesmo cara que fabrica os Drive Gate, inspirados nos designs do Pete Cornish pro David Gilmour. Os pedais dele são muito bons. Eu já tinha o Drive Gate DG-2, que já há algum tempo é meu drive preferido. Esses pedais são elogiadíssimos por reviewers estrangeiros como o Gilmourish e o Gearmanndude, e no "mundo real" são usados por caras como o guitarrista do Roger Waters. Ah, e nos EUA eles custam basicamente o dobro do que custam no Brasil.

    Enfim. O Shine Boost é um pedal bem mais discreto que os Drive Gate: um booster relativamente simples, com o diferencial de ter uma chavinha pra alternar entre treble boost e mid boost. Chegou semana passada, brinquei um pouco com ele e deixo aqui as minhas opiniões.

    CONSTRUÇÃO: a carcaça é de alumínio, muito resistente. Tem só um knob de ganho, que parece bem confiável e tem fricção suficiente pra não ficar girando sozinho. O switch de modo é bem resistente também. Não entendo de eletrônica, mas olhando o circuito parece tudo limpo sem nada sobrando. É um pedal pequeno (como normalmente são os boosts) e robusto. Todas as peças aparentam muita qualidade.

    VISUAL: o alumínio tem um efeito escovado bem legal, e o knob INTEIRO acende com leds azuis. Além de bonito, é prático pra enxergar no escuro. Já o gráfico do decalque na face do pedal eu não curti. Bem simples, preto e branco, um pouco mal diagramado. Questão de gosto.

    SOM: pô, é um boost. Não dá pra esperar mudanças monstruosas. No que se propõe, no entanto, é ótimo. Pouco ruído, bastante ganho e a variação entre as posições mid e treble é perceptível. Sobretudo, os dois settings são bastante musicais. Já virou meu boost preferido. Como com qualquer bom boost, os resultados dependem do amp e da guitarra utilizados.

    É isso. Recomendo muito. Para a maioria dos guitarristas, boost é um efeito menos empolgante, mas esse pedal faz exatamente o que eu precisava. Segue um áudio capturado do amp da maneira mais seca possível:
    https://soundcloud.com/brothercrow/gretsch-g5129-vox-ac4tv-top-tone-sh ine-boost

    EduJazz
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    BrotherCrow

    Cara, gostei bastante do som. Eu mesmo to atrás de um booster legal. Olhei o site, e não entendi bem: os pedais tem preço único (530 mangos)?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    EduJazz
    não entendi bem: os pedais tem preço único (530 mangos)?
    Sim. Pessoalmente acho que valem. Esse som que eu postei é só com a posição treble do pedal, com o ganho relativamente baixo, usando uma guitarra com single coils num amp de baixa potência (na minha opinião, um bom cenário pra um boost). O Torao fez um review dele, mas acho que o excesso de produção mascara um pouco:


    EduJazz
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    BrotherCrow

    Eu estava/estou namorando um Keeley Katana Boost, então este acaba surgindo como opção viável...

    Jose.Barbalho
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Pessoal nos casos de um booster pra "colorir" o sinal, o que esse daí faz muito bem e soa até parecido com o EP da xotic, não seria melhor usar um equalizador? Ontem comprei o booster novo da fire que é clean pois queria um booster de volume apenas e pretendo comprar um equalizador da arcano ta 200 Dilmas (ele é de boa?). Valeu

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Jose.Barbalho
    não seria melhor usar um equalizador?
    Cara... excelente pergunta. Durante muito tempo boostei os amps com equalizador e também com compressor (tenho um Visual Sound que é ótimo pra isso porque tem controle de compressão, ganho e tone). Posso pensar em algumas justificativas:

    1) O pedal dedicado é mais fácil de usar. Só um knob, que você consegue até mexer com o pé;

    2) O circuito é mais simples que o de um equalizador, o que pelo menos teoricamente significaria menos ruído;

    3) O equalizador gráfico atua em faixas de frequência pré-definidas, que não vão ser necessariamente aquelas que o desenvolvedor do pedal de boost considerou as melhores... então se o booster tem um "voicing" legal, pode ser difícil de imitar com um eq... mas acho que um eq paramétrico substituiria isso!

    4) Aquela diferença quase esotérica que existe entre diversos pedais. Por exemplo, os equalizadores não soam todos iguais, apesar de teoricamente estarem dando um boost de tantos db em determinada frequência. Tem gente que acha que pedais como o Memory Man antigo e o Ross Compressor dão um tchan no som mesmo quando não estão fazendo suas funções primordiais (no caso desses, delay e compressor respectivamente). Sei lá, quando eu ligo o Shine Boost eu simplesmente sinto que o som ficou melhor, e não apenas mais alto. Talvez seja psicológico.

    5) A justificativa que todo guitarrista conhece: vontade de comprar pedal!

    Concluindo: dá tranquilamente pra usar compressores, equalizadores, overdrives e até delays como boost. Um pedal de boost específico tem algumas vantagens, mas no meu caso foi simplesmente porque ele soa bem. A discussão além disso tende ao infinito! Alguém que entende mais de eletrônica poderia dar uma resposta melhor.

    rafael_cpu
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    BrotherCrow

    Legal seu review!

    T+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Top Tone Shine Boost SB-1