Duvidas sobre 'construçao' de um pedal simples

    Autor Mensagem
    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15


    Bom, pesquisei aqui mas é meio especifico... Tô tentando montar um pedal, simples msmo... Hoje fui comprar os componentes, achei todos e tls. Porem, a chave nao tinha a 3DPDT, entao peguei umas que só tem 3 'conectores', dá pra usar?! E a placa o cara me mostrou a virgem e a já furada, eu achei que a que já vinha furada seria mais simples e comprei, pesquisando, me parece que nao... Qual seria a diferença das duas placas? Dá pra usar o 'esquema' da placa 'virgem' na placa furada? Nao consegui achar esquema pras furadas.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto

    "Porem, a chave nao tinha a 3DPDT, entao peguei umas que só tem 3 'conectores', dá pra usar?!"

    Pode ser um footswitch "liga/desliga" mas se só tem 3 terminais não é 3 PDT nem DPDT. A dpdt é 6 polos e a 3pdt 9 polos.

    Dependendo da simplicidade do circuíto pode ser que sirva.... depende.

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: A.Neeto
    · votar


    Creio eu que seja só 'liga e desliga' mesmo... Pq é bem simples (só tem 3 perninhas e é de plastico), e tls. E sobre a placa, como eu faço as trilhas? Por impressão assim como na virgem?! Ou tem que trilhar com estanho?! É essa: http://cbu01.alicdn.com/img/ibank/2014/771/914/1328419177_1676960897.s earch.jpg

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto

    Vai servir, mas é sem LED aí... Basicamente vc tem um interruptor como o que liga a lâmpada, e ele vai ou jogar o sinal da entrada para a saída, ou para o circuito do pedal, ficando a saída do circuito em comum com a saída do pedal.

    Era comum isso nos primórdios dos pedais, é o que chamam de By Pass mas praticamente caiu no esquecimento por geralmente interferir no timbre (ficam impedâncias enormes na saída, sem necessidade). Tenho um Phase90 assim, e é bem perceptível a diferença com ele na cadeia.

    Não deixou de ser usado, em pedais clássicos, como o Vox V847A, V845, acho que o MXR Fuzz Face...

    Basicamente existem 3 formas veja (não está em ordem cronológica).

    Lelo Mig e vale pro A.Neeto também.

    O grupo de chaves com essa nomeclatura XPDT (X Pole, Double Throw, algo como X polo/origens, duplo destino) é americana* e virou o padrão internacional aparentemente.

    Push Buttom = Chave táctil, encostou abre (corpo verde) ou fecha (corpo vermelho) o circuito, com 2 polos
    SPST = Single Pole, Single Throw (interruptor/chave on/off, mais comum, usada para acender lâmpadas não-dimmerizadas)
    SPCO = Single Pole, Center OFF (chave on/off/on)
    DPCO = Double Pole, Ceter OFF (duplo on/off/on, acionadas por um mecanismo)
    SPDT = Single Pole, Double Throw (chave A/B)
    2PDT/DPDT = Double Pole, Double Throw (duplo A/B, acionada por um mecanismo)
    3PDT/TPDT = Triple Pole, Double Throw (triplo A/B, acionada por um mecanismo)
    4PDT = .... raras por aqui e quando acha bem mais caras...

    * Ainda bem que Alemanha perdeu a Guerra, imagine Eine Pole, Zwei Werfen kkkkk

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Valeu, Ismah.. Eu meio que achei que seria assim, mas nao sabia se tinha como, vou dar uma estudada maior... E quanto a essa placa: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/placa-de-circuito-impresso-universal-pre- furada-ilha-10x10-268001-MLB20255768257_032015-F.jpg Os projetos que tenho nao são pra essa, tenho que fazer com fio ou com estanho?! Dá pra usar o mesmo projeto? Queria fazer o mini fuzz do bertola primeiro.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto
    Dá pra usar sim.
    Tem na internet esquemas do meu Bertola's MiniFuzz com essa placa. Na verdade o que tenho aqui em casa foi feito com ela.
    Compre a chave DPDT ou 3PDT, evite a SPDT (embora dê pra usar), pois ela causa certa perda de sinal).
    Nesse site aqui vc acha os componentes que não encontrar nas lojas de eletrônica perto de sua casa:
    http://www.soldafria.com.br/
    Boa diversão! e obrigado por construir o meu projeto!
    Abç

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Beleza, Bertola?! Eu nao consegui achar o esquema pra essa placa ae, e procurei bastante... Nao teria como usar os esquemas 'impressos' pra essa? Nem que fosse mais trabalhoso? To ansioso pra começar logo, to colhendo algumas informaçoes primeiro!! LOOOOL

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto
    Porem, a chave nao tinha a 3DPDT, entao peguei umas que só tem 3 'conectores', dá pra usar?!
    Cara dá pra usar sim ... o único problema é que você não conseguirá ligar o led (que indica quando está ligado/desligado) ... Dá pra fazer o liga/desliga só do efeito e mais nada ...


    E a placa o cara me mostrou a virgem e a já furada, eu achei que a que já vinha furada seria mais simples e comprei, pesquisando, me parece que nao... Qual seria a diferença das duas placas?
    Fera, na placa furada, vc terá que fazer as trilhas dos circuitos (com fios e estanho) ...
    A placa que é toda cobreada, você tem que tirar (corroer) o material (cobre) para fazer as trilhas dos circuitos.


    Nao consegui achar esquema pras furadas.
    É fácil cara ... Primeiro vc solda os componentes (como no esquema que vc tem) ... Depois, as trilhas que vc vê no desenho, vc faz com fiozinhos ...
    Veja esse exemplo (não é de pedal mas dá pra entender): http://www.eletronicadigital.com/site/dicas-tecnicas/9-montagem-utiliz ando-placa-universal.html?showall=1

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Fernando de almeida
    Vaaleu demais!! Vou tentar aqui, mas to sentindo que vai ser complicadissimo.. E quanto ao led, teria como colocar de outro modo sem ser na chave?! Mas, enfim, esse é pra 'pegar' as manhas, qnd chegar as chaves e placas eu mudo tudo loool

    Ismah
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    A.Neeto

    Comprei já dessa "ilhada", acho mais vantagem a "trilhada", em função de poder ser menos PTP (point to point/"ponto a ponto").

    Existem diversos softwares pra fazer isso. Eu gosto do Proteus (pago se não me engano), porque permite simular o circuito depois de montado, mas tem alguns mais simples, que vc organiza os componentes e só. É mais rápido montar nesses, simples mas exige atenção, pois um erro pode afundar teu barquinho (pois não tem simulação pra acusar erros) rs

    Tem um que é focado nas placas trilhadas e ilhadas, vou ver se acho.

    EDIT: O software se chama "DIY Layout Creator", parece que foi descontinuado, mas existem as versões para download :(

    Fernando de almeida
    Fera, na placa furada, vc terá que fazer as trilhas dos circuitos (com fios e estanho) ...

    PTP rules man!

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Tentei ontem, achei bastante dificil (no momento impossivel msmo) fazer essa trilha, por ser bastante pequeno e muito complicado fazer msmo... Se alguem tiver algum arquivo ae pra estudo ou tecnica de soldagem nessas placas me passa!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto
    Estude esse tutorial:
    http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=mfuzzbertola
    http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=hand_pci
    http://matheusek.blogspot.com.br/2010/05/montar-pedais-comeco.html

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto
    Mauricio Luiz Bertola

    Uma prática muito boa para aprender a soldar é dessoldar componentes de placas diversas.

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu, Bertola. Achei muiiita coisa ae 'passeando' nesses links. Vou continuar estudando
    Ismah
    Por incrivel que pareça eu tenho dificuldade em dessoldar.. Vou treinando isso tb. Valeu pela dica!

    Tô vendo que vou ter que comprar a placa virgem, nessa 'ilha' aqui não vou conseguir... Foda é que as virgens eram 2 a 4 reais, essas 10 a 18... :// Enfim, é o que se paga por se aprofundar na pesquisa depois! kkkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto

    Não cara, eu sou fã do PTP, é um jeito mais fácil de começar.
    Se tens dificuldade com solda, não vai ser a placa que vai melhorar sua habilidade.

    Geralmente um ferro de solda por volta dos 30~50W e estanho de boa qualidade (60Sn/40Pb mais recomendado), sugador de solda (dê preferência para bicos de alumínio e/ou inox) e praticar que resolvem.

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Ismah
    Na outra é um pingo, o meu problema é fazer essa trilha.. vou tentar com os fios agora (tenho 2 placas 15x15 sobrando, fora a de 10x15 que já cortei)... o estanho que to usando é S63/pb37, tenho o sugador e o ferro de solda é um welker de 40 w... Voce tem algum projeto PTP ae? (um especifico mesmo, pra eu tentar, pra ver se fica mais facil)

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Ali falam sobre placas mas é isso aí... Com o mapa elétrico, e um pouco de paciência vc faz rsrs

    http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3540.15

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    [b]Ismah
    Mauricio Luiz Bertola[/b]
    Dei uma lida em tudo que mandaram, li sobre os componentes e tls... E tava pensando, eu nao preciso fazer as trilhas como estão no projeto, ou preciso? Eu posso só ligar uma ponta do fio, onde vejo que começa a trilha, e a outra ponta onde vejo que termina, sem ficar 'fazendo volta e afins', não? Ou esse 'percurso' da trilha é importante?

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto

    É esse o conceito de ponto a ponto! Não existem trilhas, apenas pontos de contato em comum.

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    HEUHEUEHUEHEUH Naass, que luz! HEUEHUEH Agora vai! Vaaleu!

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: A.Neeto
    · votar


    Ismah
    Mauricio Luiz Bertola
    Lelo Mig
    Fiz o danado HEUHEUEH Só que, surgiram alguns imprevistos. Bom, primeiro que aquela chavinha fuciona de qlqr jeito, apertando ela ou nao o som sai do msmo jeito ( ou ela só fuciona se ficar segurando ela). Segundo que ele nao distorceu, o som sai, o controle de volume funciona de boa mas nem um pingo de distorçao (senti que tem só um pouco mais de ganho). Terceiro, funciona independentemente de estar com a fonte ou nao, isso eu achei estranho, pq era pra nao ligar. Possiveis problemas : o transistor é o 2N3904, o diodo é o 1N4148. Os caps que usei são .22 de poliester (azulzinho) e 47 uf (eletro)... A chave é aquela estranha lá, com tres terminais. O jack estereo é o de plastico, com seis terminais (to ligando, da 'entrada' pro 'final': terra, fonte e 'positivo'/in). Do mais é isso. Algumas dicas?! Um adendo: Não tem nenhum chiadinho, de nada msmo, acho que pelo menos isso é bom HEUEHUEH

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto
    A ligação está errada, provavelmente ou é o diodo que está "invertido" ou a pinagem do transístor, que aliás, está errado, pois o circuito funciona com um Darlington (BC517), e não com um Tr simples como o 2N3904, ademais, o ideal são 2 capacitores de .22uF (na entrada e na saída).
    Abç

    A.Neeto
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: A.Neeto
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Simmsim, usei o qu tinha aqui... Com esse Transistor nao dá?! Outros que tenho aqui sao A733 e C9014, nao achei os do projeto. Valeeeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A.Neeto
    Compre o BC517 ou o MPSA13 ou seus equivalentes.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre 'construçao' de um pedal simples