Central de dicas Zoom G1on / G1Xon

Autor Mensagem
Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16
· votar


Playthatgroove
Amago
Eu tenho um meteoro gs 160, que está na manutenção, o canal sujo não funciona, acho que a valvula deu pau. Eu achei que ligando na frente do amp tinha ficado mais viável, pq no return eu perdia a equalização dele e o controle de volume.
Tenho essa guitarra à quase 10 anos, coloquei o HH777 com uma chavinha pra desligar uma bobina. Tenho uma Cruser que peguei de um amigo também, bem simples mas tem um timbre justo. Acredito que por serem equipamentos "medianos", a G1 Xon funcionou bem com eles.

Playthatgroove
Membro Novato
# out/16
· votar


Luis Guitar Reborn
Eu to tentando da uma melhorada nos equipo tb mas sabe como é neh qto mais qualidade mais grana tem que investir. Como toco só em casa e na igreja creio que não necessito dos equipo top dos top mas tb não da pra tirar leite de pedra sempre. Levantei uma grana meio q do nada e entaum comprei a zoom g1xon e dois cap malagoli (84ponte + 59braço). Agora preciso domar a pequena notavel. Sera que mais alguem aqui costuma ligar ela direto no return??

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# out/16
· votar


Playthatgroove

Cara, só não entendi porque que você vai ligar a G1XOn no return, num amp stagg que é (até onde sei) transistorizado.

Com o tempo vc vai perceber que qualquer efeito que seu amp possa ter a G1XOn tem muito melhor. Basta fuçar nela.

No mais, a maioria dos meus patches de simulação de amps eu deixo mesmo é na última opção de saída (como tô ainda com a pedaleira com o visor bichado não sei dizer qual é). Mas eu ligo em linha no meu Cube 40 GX e depois que comprei a pedaleira nunca mais usei os outros canais dele, só o clean (aliás, aposentei o footswitch).

Abç

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Estou pensando em usar só o clean do GS160 também, pois o canal dirt dele não me agrada muito, além de quem valvula no pré amp pelo que vi esses ultimos anos é apenas para inglês ver... hahaha
Mais alguém grava com a G1xon ligada direto na placa de som onboard do pc? entrada auxiliar? Tive bons resultados assim...

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


Luis Guitar Reborn

Putz bro, vc tocou num ponto interessante. Nas gravinas que fiz no Audacity consegui tirar um som limpo e som crunchado bem razoável com a pedaleira ligada em linha direto na placa do PC. Inclusive usei a bateria da pedaleira e o som ficou bem massa (embora tôsco).

Porém na hora de gravar guitarra distorcida, mesmo tendo fuçado nas opções de saída, ficou totalmente abelhuda, de forma que achei melhor captar do amplificador (deu um pouco mais de trampo mas ficou ducaraio).

Agora tô com uma interface Steinberg, mas ainda não tive tempo de gravar, porque estou apanhando mais que barata do Cubase 8 LE. Mas vou ver se testo a interface no Audacity mesmo, só pra ver como fica. Depois falo aqui.

Sobre válvula em pré-amp de amplificador transistorizado, em pedaleira, etc., muito pesquisando e perguntando pra gente experiente, cheguei à conclusão que isso não funciona. Ou você tem um valvuladão foda, com efeitos arrasadores, e aí liga a pedaleira no send/return, ou é melhor ligar direto no clean e ser feliz.

Abç

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Eu gravei bastante guitarra limpa, alguns solos e bases com distorção, gostei bastante do resultado, mas em todos os patchs o ZNR é necessário. Eu gravo minhas linhas no cool edit mesmo, em mono na maioria das vezes, estéreo só em alguns casos, e passo essas linhas para meu amigo fazer as mixagens. Não lembro qual programa ele utiliza, só sei que é melhor que o cool edit, mesmo pq esse é bem simples, mas consigo brincar. Ano que vem pretendo começar montar um home melhor. Olha, eu não achei as dist abelhudas não, o MS1959 virou meu xodó kkkkk

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Luis Guitar Reborn
· votar


Ah, e apenas uma curiosidade hahaha
Eu precisava gravar uma guia para a voz em cima das demos para o rapaz que iria cantar, como não tenho pré amp nem interface de audio, usei uma g1 (modelo antigo) ligada da mesma forma na auxiliar da placa, pluguei um microfone comum (Staner se não me engano dinâmico), fiz um patch com alguns boosts e equalizações e cantei assim mesmo, captou bem a voz, por essa não esperava hahaha. Isso mostra que, se eu quiser captar o amp com a G1xon, poderia microfonar ele usando a G1 (antiga) como um pré, microfone no falante, e teria mais algumas gamas de equalização e efeitos hahaha

BrotherCrow
Membro Novato
# out/16
· votar


Luis Guitar Reborn
Felipe Stathopoulos
Os videos que eu já postei aqui no forum sobre a G1Xon (tem alguns neste tópico, outros espalhados por aí) tiveram o áudio gravado ligando a saída da pedaleira no line-in de um gravador Zoom H1. Acho o timbre bem razoável.

Aliás, parando pra pensar, acho que nunca liguei a G1Xon no amplificador. Desde que comprei a ideia era usar com fone mesmo, ou pra gravar em linha.

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16
· votar


BrotherCrow
Cara, acompanhei todos seus videos, principalmente antes da compra da minha, realmente ficaram incríveis, conseguiu tirar ótimos timbres da pedaleira =)

henriquelhrf2
Veterano
# out/16
· votar


Pra galera que tá sofrendo pra gravar com a G1xOn ligada no PC, recomendo experimentarem o Amplitube ou similar. Os timbres são MUITO melhores.

Playthatgroove
Membro Novato
# out/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Entaum cara, é justamente pra usar o maximo possivel os recursos da pedaleira que eu plugo diretamente no return pois dessa forma eu pulo o pré do ampli e trabalho apenas com os "prés" das simulaçoes. Teoricamente eu ficaria com o som "puro" dos amplis da pedaleira em conjunto com o falante de 12 do stagg. Mas na prática ficou horrível...

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


Playthatgroove

Posso estar bancando o sabichão, mas nunca tive um ampli ou conheci alguém pessoalmente que use send-return... isso pra mim é quase um engodo em amplis transistorados...

Playthatgroove
Membro Novato
# out/16
· votar


sandroguiraldo
Posso estar bancando o sabichão, mas nunca tive um ampli ou conheci alguém pessoalmente que use send-return... isso pra mim é quase um engodo em amplis transistorados...


Verdade cara, eu tb tenho consciência disso kkk Mas é como eu citei la atras, com a outra pedaleira eu conseguia tirar um timbre até que bem honesto.O unico ônus que era mais perceptivel é que o volume não tinha o mesmo alcance de quando ligava no input. Entaum pensei comigo, pô as simulaçoes de ampli dessa zoom vão ficar show nessa configuração. Agora não sei se desisto e ligo na frente do amp msm ou se insisto e mergulho dentro da pedaleira até sair timbre, nem que for na marra kkkk

Playthatgroove
Membro Novato
# out/16
· votar


BrotherCrow
Aliás, parando pra pensar, acho que nunca liguei a G1Xon no amplificador. Desde que comprei a ideia era usar com fone mesmo, ou pra gravar em linha.


Esta aí uma das minhas grandes duvidas. Será que o grande potencial dela só pode ser explorado mais a fundo fora do ampli???

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16
· votar


Esta aí uma das minhas grandes duvidas. Será que o grande potencial dela só pode ser explorado mais a fundo fora do ampli???
Depende. Tudo é regulagem, perder algumas horas timbrando e girando botões hahaha... já toquei com ela das duas formas, e em pouco tempo consegui resultados satisfatório em ambos.
O verdadeiro potencial de qualquer equipamento está na disponibilidade da pessoa para levar ele até o limite.

Playthatgroove
Membro Novato
# out/16
· votar


Luis Guitar Reborn
O verdadeiro potencial de qualquer equipamento está na disponibilidade da pessoa para levar ele até o limite.


Concordo totalmente. Quando o som q vc quer ja esta idealizado na tua cabeça vem a parte mais trabalhosa que é trazer da tua mente pra fora. Nessa parte esta incluso o "girar os botões" rsrsrs O som que quero ja ouço dentro da minha cabeça mas a "parte 2" é que o bicho pega. Mas ainda assim, tenho comigo que sempre tem aquele macete, aquela forma particular de conexão do elos que te fazem pegar um atalho pro teu som.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


sandroguiraldo
Pensei num esquema igual foot de ampli, mas com certeza, ali é digital e não vai rolar.

O Yeti é prova de que não é bem assim não... Tem uns Joyo no eBay, mas não lembro se fazem MIDI... Mas realmente mesmo, uma pedaleira MIDI antiga + conversor deve funcionar que é uma beleza...

A opção do vídeo é funcional, e precisa de chaveis tácteis, mas também é mais destruidora... Na revenda isso ferra o cara rs

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16
· votar


Playthatgroove
Cara, não curti muito a simulação vox nela quando testei. O mais certo agora é vc começar eliminar possibilidades. Ligue a sua digitch, ta tudo normal? ligue a zoom, olhe cabos, olhe regulagens das duas pedaleiras, ligue a zoom em linha e veja se é o timbre que vc procura, quem sabe não é a caixa que não combinou, ligue nas outras entradas, mude os parâmetros de ligação na simulação, coloque algum filtro junto, um Noise Gate, ZNR, compressor... infelizmente como ninguém possui as mesmas configurações que vc, vai ter que testar mesmo.

Playthatgroove
Membro Novato
# out/16
· votar


Luis Guitar Reborn
Cara, não curti muito a simulação vox nela quando testei. O mais certo agora é vc começar eliminar possibilidades. Ligue a sua digitch, ta tudo normal? ligue a zoom, olhe cabos, olhe regulagens das duas pedaleiras, ligue a zoom em linha e veja se é o timbre que vc procura, quem sabe não é a caixa que não combinou, ligue nas outras entradas, mude os parâmetros de ligação na simulação, coloque algum filtro junto, um Noise Gate, ZNR, compressor... infelizmente como ninguém possui as mesmas configurações que vc, vai ter que testar mesmo.


É, vai ter que ser por aí mesmo. Mas a questão da digitech não tenho mais ela, passei pra frente, seria ótimo poder comparar msm... O fato de vc não ter gostado da simulação da vox tb reforça minhas deduçoes pq me pareceu mais ardida, até mesmo áspera. Mas... quase certeza que a pedaleira é inocente rs O negocio é ter paciência e ir domando o timbre até ficar no ponto.

Amago
Membro Novato
# out/16
· votar


Olha, eu não achei as dist abelhudas não, o MS1959 virou meu xodó kkkkk

Desculpem minha ignorância, mas com reconhecer um som abelhudo?

Playthatgroove
Membro Novato
# out/16
· votar


Amago
Desculpem minha ignorância, mas com reconhecer um som abelhudo?

Pra MIM, um som abelhudo é qdo tua guitarra soa como uma tv qdo esta fora do ar, aquela chiadeira misturado com um agudo irritante.

Amago
Membro Novato
# out/16
· votar


Playthatgroove
Então e isto! A minha não soa assim não, ainda bem rsrs

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16
· votar


Amago
Playthatgroove
Cada simulação tem uma regulagem muito específica pra soar legal. Não curti o vox como eu disse, mas acho que é pessoal. Acredito que se eu sentasse algumas horas e tentasse encontrar um timbre, conseguiria chegar em algo. E o som abelhudo pra mim é isso ai mesmo, parece "carregado" de chiados. Conheci ele pra ter como referência usando um plugin em programa de gravação hahaha tentei usar a guitarra limpa e jogar a dist depois no cool edit. Que coisa horrivel kkkkk

leoavilaleo
Membro Novato
# out/16
· votar


Pessoal, em breve to comprando a minha g1xon e tenho 2 dúvidas:
-Posso usar um pedal de od/ds (boss os-2) junto com a pedaleira ou vai ficar ruim?
-O que eu preciso pra por ela no pc (via USB) e começar a gravar?

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Luis Guitar Reborn
· votar


leoavilaleo
1 - Estou com um pedal de OD aqui, acredito que dê pra ligar junto sim, já vi varias pessoas utilizando dessa forma, mas está muito calor para eu levantar e testar isso no momento kkkkk
2 - Olha, a usb dela é apenas para atualização, não serve como interface de áudio para gravação. Para vc ligar ela no pc irá precisar de um cabo P10 - P2, estéreo de preferência, e ligar na entrada auxiliar da sua placa de som. Ela vira um pré amplificador assim. Para ligar na usb, irá precisar de uma interface de áudio.

leoavilaleo
Membro Novato
# out/16
· votar


Luis Guitar Reborn
O problema é que minha placa de som do pc é MUUUUUITO ruim, ja tentei ligar com o guitar rig e fica muito chiado

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16
· votar


leoavilaleo
Cara, a minha placa de som é onboard também, bem simples. Aqui fica de boa.

leoavilaleo
Membro Novato
# out/16 · Editado por: leoavilaleo
· votar


Luis Guitar Reborn
bom, talvez eu não soube como configurar...

*Edit*
Era eu que nao sabia configurar, fui tentar brincara agora e ficou de boa. Outra pergunta: Posso usar a pedaleira "como se fosse" o guitar rig e usar só um software de gravação pra gravar?

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Luis Guitar Reborn
· votar


leoavilaleo
Bom, como já está de madrugada e não estava fazendo nada, resolvi ligar meu Oliver SD-10 junto com a pedaleira. Ficou Guitarra>SD10>G1Xon>Placa de som, cara, funcionou muito bem, levando em consideração que meu pobre overdrive precisa ser aberto e revisado, pois está com problemas nas conexões, chiando, ta um inferno kkkkk.... mas o tempo que consegui brincar, usei ele pra empurrar algumas simulações de amp e curti demais, ficou muito bom. A única coisa é que, ai vc não conseguiria usar o Wah Wah da pedaleira no inicio da cadeia, pois teria o OD na frente, mas não vem ao caso. Então tirando a sua e a dúvida de mais algumas pessoas, sim, funciona legal com outros pedais.

Edit
Sobre a ligação como guitar rig, tudo indica que sim, não vejo pq não daria certo. =)
No mais, assim que entrar de férias terei mais tempo pra brincar.

leoavilaleo
Membro Novato
# out/16
· votar


Luis Guitar Reborn
Ta e por exemplo, usar simulação de amp "só funciona" quando vai ligar na placa de som? Tipo, tenho um meteoro MG10, usar simulador de amp nele ficaria ruim?
Valeu pela ajuda até agora! :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Central de dicas Zoom G1on / G1Xon