Central de dicas Zoom G1on / G1Xon

Autor Mensagem
RU64
Veterano
# out/15


Criei este tópico com o intuito de organizar e centralizar dicas, reviews e tudo relacionado a Zoom G1on / G1Xon.

Caracteristicas:

O G1Xon oferece 100 efeitos de guitarra, incluindo uma variedade de distorção, compressão, modulação, delay, reverb, e modelos de amplificadores, bem como uma série de efeitos especiais controlados por pedal.

Até 5 efeitos podem ser usados ​​simultaneamente, encadeados qualquer jeito que você gosta. Além disso, há 68 built-in padrões de acompanhamento de ritmo, e você pode conectar fones de ouvido à tomada de saída (assim como leitores de música portáteis para a tomada de entrada auxiliar) para sessões de treinos silenciosos. Há um afinador cromático onboard que oferece suporte a todas as afinações de guitarra padrão, incluindo afinações abertas e soltar, e uma característica Looper que lhe permite gravar até 30 segundos de áudio com qualidade de CD. Comprimento de loop pode ser configurado manualmente ou para um número predefinido de notas de um quarto (até 64 batidas), e você pode fazer um loop para qualquer padrão de ritmo, com quantização automática que garante horas de início e de término sem emenda. A programação é simples e direta, graças a uma interface de usuário simplificada e grande tela backlit LCD. Recursos de edição avançados, tais como swap, Auto Save, e Pré Select torná-lo fácil de organizar seus patches para performances ao vivo e permitem que você percorra os patches em silêncio, mantendo o patch atual operacional. Além disso, built-in pedal de expressão do G1Xon permite-lhe controlar o nível de entrada, nível de saída, ou de qualquer parâmetro efeito selecionado em tempo real.
O G1Xon permite que você escolha a partir de 100 diferentes efeitos de DSP a bordo, dos quais 5 efeitos controlados por pedal. Para facilidade de uso, estes são organizadas nas seguintes categorias:

Dynamics / Filtro - Onze maneiras diferentes para moldar e controlar seu som com compressores, gates de ruído, filtros, equalizadores e efeitos wah. Emular o tom clássico do MXR Dynacomp, dbx 160, filtro Moog, ou Z. Vex Buscai-Wah, ou criar todos os novos efeitos usando o ataque automático lenta, equalizador paramétrico, ou seis-band equalizador gráfico. Ou escolha Redução de Ruído exclusivo (ZNR) algoritmo do Zoom, projetado para remover o ruído durante as pausas, mantendo o tom natural do seu violão.

Overdrive / Distortion - Doze dos melhores reforços, overdrives, fuzzes e guitarra sons que você já ouviu, incluindo simulações do BOSS OD-1, MXR Distortion +, Marshall Guv'nor, Fuzz cara, Big Muff, e Pro Co Rat. Nossa efeito ExtremeDS oferece o ganho mais poderoso de qualquer efeito de distorção no mundo, e há também um simulador que permite sua guitarra elétrica para soar como um acústico.

Amp - Vinte e dois dos modelos mais realistas já criados, incluindo simulações de tubo clássico e de estado sólido amplificadores de fabricantes como Fender, Marshall, Vox, Hiwatt, Mesa Boogie, Orange, Bogner, incomparável, e Diezel. Nossos sons de amplificadores são tão realistas, você vai jurar sobre uma pilha de caixas de som que você está ouvindo a coisa real.

Modulação / efeitos especiais - completar o seu som com sua escolha de dezesseis phasers e flangers, além de coro, deslocamento do passo, tremolo, e vibrato. Incluem-se as emulações da ADA Flanger, chefe CH-1 Super Chorus, e TC Corona eletrônicos Chorus, bem como o HPS Zoom, um harmonizador inteligente que joga junto na chave, e um modulador de anel que acrescenta tons sino-como a sua guitarra . E quando você está pronto para ir depois de alguns sons realmente off-the-wall, experimente o Slicer infinitamente rítmica.

Delay / Reverb - Quatorze atrasos e reverbs de sonoridade natural, incluindo quartos, salas, chapas, molas, e simuladores de atraso fita, tudo projetado para adicionar profundidade e espaço para seu som, com tempos de atraso de até 4 segundos. Você até encontrar atrasos, reverbs modulados e reverbs partículas reverter aqui, tudo o que você precisa colocar sua guitarra em um espaço realista ... ou um som totalmente sobrenatural.
100 efeitos, incluindo distorção, compressão, modulação, delay, reverb e, mais 5 efeitos controlados por pedal
Até 5 efeitos podem ser usados ​​simultaneamente, encadeados em qualquer ordem
100 posições de memória (10 bancos de 10) para o armazenamento de correções criadas pelo usuário
Built-in pedal de expressão para o controle sobre o nível de entrada, nível de saída, ou de qualquer parâmetro de efeito selecionado
Função Swap faz organização patch
Auto Save função de gravação automática de todos os parâmetros de correção
Pré Selecione a função permite a seleção de patch em silêncio, mantendo o patch atual operacional
Onboard afinador cromático suporta todas as afinações de guitarra padrão, incluindo afinações abertas e soltar
Looper recurso para a gravação de até 30 segundos / 64 batidas de áudio com qualidade de CD com início e término
68 padrões de ritmo embutidas que podem ser utilizadas em conjunto com a looper
Tomada de entrada aceita cabo de guitarra mono padrão (ambos os instrumentos ativos e passivos são suportados)
Tomada de entrada auxiliar para conexão de leitores de música pessoais(mp3 player, iPod e etc...
Tomada de saída para ligação ao amplificador ou fones de ouvido
LCD retroiluminado com controle de contraste para facilitar a visualização em ambientes de pouca luz
Leve e pequeno o suficiente para caber no seu bag
É executado em 4 pilhas AA, com a vida da bateria alcalina de 20 horas
Porta USB para atualizações de firmware
Adaptador AC opcional

Fonte: https://www.zoom.co.jp/products/guitar/zoom-g1xon-guitar-multi-effects -processor-expression-pedal

Manual Instruções: (Inglês) https://www.zoom.co.jp/sites/default/files/products/downloads/pdfs/E_G 1on_G1Xon.pdf

Colegas que já contribuíram:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/315893/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/310534/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/315880/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/320439/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/323063/

Videos Sobre a Zoom G1on / G1Xon

Roberto Torao


Gilney Parson


Oziel Filho ( Ozielzinho)


Deeck
Veterano
# out/15
· votar


E eu achando que esta pedaleira era ruim devido a sua aparência...
Parece ser muito boa. Esse sistema de Gravar até 30 segundos é um boa, ajuda muito na hora de fazer um solo quando se tem somente uma guitarra.

GuilhBuchanan
Membro Novato
# out/15
· votar


Dá ora mudr de patch ao vivo sem intervalos?

RU64
Veterano
# out/15
· votar


GuilhBuchanan
Olha amigo, voce vai ter que colocar os patch mais usados bem próximos, por exemplo, a mudança do A1 para o A2 é imediato, sem intervalos perceptiveis....agora se você colocar um patch no A1 e outro no A9, dai com certeza voce não vai conseguir mudar tudo isso rapidamente.

RU64
Veterano
# out/15
· votar


Review básico e dicas para a Pedaleira Zoom G1Xon


G1Xon Vs. MS50G ...e Considerações!


G1 vs G3 - Diferença de Timbre


RU64
Veterano
# out/15
· votar


Duelo: Zoom G1on "Overdrive" vs. Boss OD-3


MatheusRich
Membro
# jan/16 · Editado por: MatheusRich
· votar


Galera, alguém pode me dizer se tem como usar um pedal de expressão pra controlar efeitos da G1On? não vi nenhuma entrada Control In.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Meus 10 centavos: eu não gostei do som dela. Talvez tava na mão da pessoa errada (90% de chance).

henriquelhrf2
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
Fala isso nao, a minha ta qse chegando.
Vc gosta de alguma pedaleira digital?
Ja tenho a G1 antiga e nao tenho do q reclamar em relacao a ambiencia e modulacao. É só p isso q uso. Esqueça os drives.

WilliamJunior
Membro
# fev/16
· votar


Fala! nunca mais tinha tocado, fiz um patch aqui com o ts + marshall 59 ficou bacana, ta bem melhor que a versão antiga.

gricwb
Veterano
# abr/16
· votar


WilliamJunior, vamos compartilhar os parâmetros dos patches aqui. O que acha?
Estou bem sem tempo esses dias, mas assim que puder vou gravar um audio de uns patches que fiz, postar o link aqui + parâmetros.

gricwb
Veterano
# abr/16
· votar


Esse é um patch para bases com Dual Rectifier que ando usando.

Parâmetros:
1 - ZNR = THRSH (16); DETCT (GTRIN); LEVEL (100)
2 - BG DRIVE = GAIN (25); TUBE (65); LEVEL 97; TREBL (50); MID (47); BASS(52); PRESE (70); CAB (BG DRIVE 4X12); OUT (STACK POWER AMP).
3 - MOD REVERB = DEPTH(22); DECAY(18); MIX(20); RATE(17); TONE(5); PRED(44); LEVEL (100); TAIL (ON)

Sample de audio aqui!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16
· votar


Opa pessoal, tudo bem? Este é meu primeiro comentário aqui no fórum.

Sou novo de fórum e de guitarra. Estou estudando/tocando só há um ano, embora tenha tocado baixo por uns 25 anos, inclusive em diversas bandas (toco em bandas de rock desde os 14 anos).

Estou passando apenas para deixar respeitosamente meu testemunho pessoal dessa pedaleira Zoom G1XOn, que incorporei ao set faz alguns meses.

Quem viveu os “tempos de antigamente” (final dos anos 80, começo dos 90) sabe que pedaleira era sinônimo de som bicheira. Era uma coisa totalmente sem vida, digital, sem brilho. Poucos efeitos, interfaces totalmente confusas, um monte de bugs e lags na troca de patches, fora que o cara tinha que ser meio gênio pra conseguir mexer, porque além de tudo o manual era uma porcaria e vinha, na melhor das hipóteses, em inglês! Muita gente acabava desistindo pelo meio do caminho e vendia a pedaleira e começava a montar set de pedais (os poucos que havia eram caríssimos).

Com isso na cabeça, quando finalmente comecei (recentemente) a tocar guitarra comprei alguns pedais. Uma distorção/drive, um wah, um chorus, um delay, enfim, comecei pelo básico. Só que com a recente alta do dólar estava difícil adquirir mais pedais. Então decidi comprar uma pedaleira, e assistindo/lendo os reviews aqui e em outros lugares acabei decidindo pela Zoom G1XOn que, aliás, era a mais barata (só a G1On, sem pedal de expressão, que era mais barata).

Caras, essa pedaleira me chocou: meus 20 e tantos anos de experiência com rock viraram do avesso!

Com essa caixinha preta de plástico, feiosinha e de aparência frágil, consigo fazer coisas que eu nem sonhava que existiam! Consigo tirar sons limpos maravilhosos, que melhoram incrivelmente minhas guitarras (tenho uma Shelter Strato e uma Epiphone LP Standard PlusPro). Consigo montar distorções poderosas e drives cabulosos (montei um estilo SRV que ficou “o bicho”), tanto para ouvir no fone de ouvido direto, quanto no meu ampli (Roland Cube 40GX) ou no amplificador do estúdio em que ensaio (Peavey Bandit 112). Os efeitos de modulação e as simulações de amplificadores são incríveis. O noise gate e o ZNR (noise reduction da Zoom) fazem milagre em relação à microfonia.

Na realidade essa pedaleira tem tanto efeito que eu confesso que até hoje ainda não tive tempo de explorar nem a metade deles...

Mas o que para mim tem sido de maior utilidade:

- a possibilidade de usar o pedal de expressão pra aumentar/diminuir o volume dos patches, eliminando a necessidade de criar diversos patches exclusivamente para base/solo;

- a possibilidade de utilizar o pitch shifter para “baixar a afinação” imediatamente, sem ter que perder tempo reafinando/regulando o instrumento, mantendo exatamente a mesma qualidade de som: consigo tocar Nirvana, Metallica, Pantera, Slayer, Sepultura, Carcass com meia dúzia de toques. Estava pensando em comprar uma guitarra de 7 cordas pra tocar umas “podreiras” mas depois disso, pelo menos por hora, desencanei;

- o whammy, maravilhoso quando conjugado com o pedal de expressão;

- o HPS, pitch shifter inteligente, que também dá para configurar pra ligar/desligar no pedal de expressão;

- os wahs destruidores (achei outro dia um “Kirk Wah” que é simplesmente matador), e o autowah maravilhoso;

- a bateria com um monte de beats diferentes e o looper que dá até pra fazer overloop (aliás ainda não consegui entender como é que funciona direito o overloop; se alguém souber por favor me passe um “tutorial”, rs).

E o mais legal dela é que quase tudo é configurável. Dá pra mexer na cadeia de “pedais” à vontade, testando aonde fica melhor um ou outro (com algumas combinações a ordem muda tudo); configurar o pedal de expressão pra uma tonelada de funções diferentes, e tudo com uma interface simples e funcional.

A verdade é que depois que comprei esse brinquedinho aposentei todos os meus pedais. Caramba, só um looper custa uns R$ 1.000,00 hoje! Nem sei, mas se fosse possível comprar todos os “pedais”/simulações que tem na pedaleira eu gastaria o que? Uns R$ 100.000,00?

Na boa, é claro que alguns puristas e os fanáticos de sempre irão torcer o nariz para uma solução “boa e barata” como essa, mas tenho pra mim que a Zoom, com a G1On e, principalmente, a XOn, arrebentou com o mercado de pedais/pedaleiras. Aliás, esses dias mostrei ela pro meu professor, que tem 30 anos de guitarra nas costas, e o cara ficou literalmente de queixo caído...

Enfim, sabendo configurar direitinho, tendo bom ouvido e paciência dá pra tirar à perfeição qualquer som com ela. Por R$ 450,00 (preço de um pedal razoável) não tem pra ninguém.

Tenho interesse em testar e trocar patches dela. Assim que tiver um tempinho vou disponibilizando alguns dos patches que montei/adaptei aqui.

MauricioBahia
Moderador
# abr/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


henriquelhrf2: Fala isso nao, a minha ta qse chegando.

Post antigo mas...

Não se preocupe, Rochie Kotzen fazia shows com um Zoom G2 há bem pouco tempo atrás. De fato, o que importa mesmo DENTRO DE UMA MÚSICA é o mistura de timbres da banda com um todo e a capacidade do instrumentista. Por isso é altamente recomendado conhecer bem seu equipamento, do cabo ao amplificador. Isso vale pra pra equipos "top" também.

Abs

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16
· votar


Fala galera!

Conforme prometido, disponibilizo a "receita" da distorção que estou utilizando para tocar Sepultura com minha Zoom G1XOn. Foi a distorção mais pesada que consegui programar até agora.

Distorção Sepultura:

ZNR: 17 / EfxIn / 100
PitchSFHT: (-2 para "Territory"; -5 para "Roots") / 10 / 100 / 0 / 100
MetalWRLD: 50 / 50 / 100
DZ Drive: 25 / 30 / 75 / 60 / 50 / 50 / 55 / Dz Drive / Line
Delay: 410 / 25 / 25 / 10 / Mono / 100 / On

Depois digam o que acharam.

Abraços.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16
· votar


Segue também um patch que encontrei na net para "November Rain" do GNR (ainda não testei):

November Rain - Guns N' Roses

*Clean
*ZNR
10 eFXiN 100
*BOOSTER
100 74 150
*Z CLEAN
0 0 150
*PARA EQ
20 HZ 0.5 0
8.0 KHZ 1 -6
100
*TAPE ECHO
Dotted Eighth Note 50 25
7 100 ON

SOLO
*ZNR
10 eFXiN 100
*DZ Drive
45 30 93
0 40 50
55 Dz Drive 4x12 Line
*Fd Combo
40 30 150
7 15 8
52 FD Combo 2x12 Line
*Room
15 2 60
17 100 On

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16
· votar


Mais um (também não testei ainda):

LIKE A STONE - AUDIOSLAVE

VERSE AND INTRO
*ZNR
10 EfxIn 100
*MS 1959
28 30 150
50 50 50
50 Ms1959 4x12 Stack power amp
*Aco. Sim
50 50 110
*Tremolo
80 Sixteenth note 150
Tri 1
*Room
10 8 60
5 100 on

SOLO
*Noise Gate
10 100
*160 Comp
-22 4.0 18
Hard 100
*BG Crunch
100 40 100
50 50 50
23 BG crunch 1x12 Line
*PDL Mn Pit
1 2 100
Up 150

gricwb
Veterano
# abr/16
· votar


Felipe Stathopoulos, valeu pela contribuição!
Vou testar no fds.

henriquelhrf2
Veterano
# abr/16
· votar


Sensacional o Fuzz Face da pedaleira. Nao sou especialista em fuzz (minha experiencia é de apenas uns dias com um Little Muff), mas p mim soou excelente. O fuzz da G1, assim como qq outro drive, era praticamente inutil, a nao ser q vc fizesse magica na equalizacao.
O unico porem, como era de se esperar, é q nao limpa qdo baixa o volume da guitarra. Mas como vou reclamar diante do preço q paguei e da infinidade d recursos q ela tem? Só um looper, q era minha principal finalidade ao comprar a pedaleira, ja custa bem mais q ela.

henriquelhrf2
Veterano
# abr/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Parabens pelo belo review.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16
· votar


Um site gringo que trás vários efeitos pra G1On/XOn:

http://guitarpatches.com/patches.php?unit=G1on

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16
· votar


Mais uma que montei na ZG1XOn:

Van Halen (moderno):

ZNR: 18 - In - 100
Governor: 60 - 65 - 100
MS Drive: 50 - 50 - 100 - 60 - 50 - 50 - 55 - MS Drive - Stack Power Amp
Detune: 10 - 0 - 52 - 8 - 100
Carbon Delay: 400 - 50 - 70 - On - 30 - 30 - On - Off

Peço encarecidamente a quem testar que dê um feedback aqui, dizendo o que achou.

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Sabe se ela faz o delay em tercina, colcheia, tipo Line 6 ou Boss?

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


sandroguiraldo

Bro, não sei se entendi direito o que vc quis dizer, mas sei que dá pra configurar o delay (6 tipos diferentes) em qualquer velocidade, duração ou com qualquer quantidade de repetições que se queira.

Abç.

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16 · Editado por: sandroguiraldo
· votar


Felipe Stathopoulos

Aquele delay tipo The Edge, assim ó

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos
A minha chegou ontem... vou testar hoje e pretendo usar seus patchs, assim que testar posto os resultados.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


sandroguiraldo

Aquele delay tipo The Edge, assim ó

Cara, como eu disse, deve ter mas num sei, precisa fuçar bagarai pra descobrir e como uso pouquíssimo delay...


"A minha chegou ontem... vou testar hoje e pretendo usar seus patchs, assim que testar posto os resultados"


Brother, se puder faz um review resumido do que achou dela e posta aqui pra nós.

Abç

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Só vou poder brincar com ela no sábado, aí faço um review.

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16 · Editado por: sandroguiraldo
· votar


Alguém sabe se dá pra usar o loop sem a bateria?

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos
(aliás ainda não consegui entender como é que funciona direito o overloop; se alguém souber por favor me passe um “tutorial”, rs).

Felipão, creia que seja OVERDUB, ou seja, gravar várias camadas de guitarra, uma sobreposta a outra.

Ainda não consegui mexer na minha e não acho a informação sobre o loop, se dá pra gravar sem a bateria (que é o que quero)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Central de dicas Zoom G1on / G1Xon