Ligar duas guitarras em uma mesma pedaleira?

    Autor Mensagem
    Caio-San
    Membro
    # mai/15


    Galera, tenho uma duvida.
    Tenho uma RP 255, e gostaria de saber,

    1- É possível ligar duas guitarras em uma mesma pedaleira?

    2- Guitarras passivas tem saida MONO e ativas STEREO ou seja, pra usar pedaleira com guitarras assim, ela tem que ter entrada STEREO?

    3- Alguem sabe se a RP 255 tem essa entrada?

    4-Se tiver, daria pra seguir a linha de raciocinio de processamento do som das guitarras ativas(Stereo) e colocar um adaptador com duas entradas p10 mono e juntar em um p10 stereo, e colocar as duas guitarras na pedaleira?

    Não sei se ficou confuso, mas se alguem puder ajudar com essa duvida, agradeço desde já!

    JJJ
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    1) As pedaleiras que eu tenho só tem uma entrada mono para guitarra. No "modo gambiarra" talvez você consiga, mas vai sair junto... Se uma pedaleira tiver entrada estéreo, creio que seja possível ligar duas guitarras, mas vai sair um som único - a menos que seja possível programar duas linhas de efeito separadas, uma pra cada canal (não sei te dizer que pedaleira tem isso - se é que tem).

    2) não tem nada a ver ativo/passivo com mono/estéreo. São coisas distintas que podem ocorrer em qualquer combinação. Eu já tive uma guitarra que tinha saída estéreo e era passiva, por exemplo.

    3) não sei, mas acho que tem entrada mono e saída estéreo (L/R)

    4) se tivesse, em tese daria pra ligar uma guitarra em cada canal, como eu falei na resposta (1).

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Caio-San
    1- É possível ligar duas guitarras em uma mesma pedaleira?

    Não. Uma exceção notável, entretanto, é a POD X3 Live, que possui duas cadeias separadas de efeitos e dois jacks, um de guitarra e outro de microfone. Você pode ligar uma guitarra no jack de microfone, colocar cada cadeia em 100% right/left e usar as duas saídas stereo para amps diferentes.


    2- Guitarras passivas tem saida MONO e ativas STEREO ou seja, pra usar pedaleira com guitarras assim, ela tem que ter entrada STEREO?

    O jack stereo existe para funcionar como um on/off do circuito ativo, o plug mono fecha o circuito e liga a bateria quando plugado. Portanto, captadores ativos usam plug mono como qualquer outra guitarra.


    3- Alguem sabe se a RP 255 tem essa entrada?

    Tem uma entrada mono de guitarra comum, como qualquer pedaleira.


    4-Se tiver, daria pra seguir a linha de raciocinio de processamento do som das guitarras ativas(Stereo) e colocar um adaptador com duas entradas p10 mono e juntar em um p10 stereo, e colocar as duas guitarras na pedaleira?

    Não.

    Caio-San
    Membro
    # mai/15
    · votar


    JJJ
    Rachmaninoff


    Muito Obrigado pela ajuda caras, mataram minha duvida.
    e Rachmaninoff obrigado pela informação da POD X3 Live!

    Fuzatto
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Meu caro...não sei se entendi bem sua duvida, mas oq vc quer é ligar duas guitarras na pedaleira para ora usar uma, e ora usar outra né
    Se for isso é simplesmente montar ou comprar um A/B box.
    Se tiver um minimo de habilidade com solda, ou quiser aprender, é só comprar uma chave DPDT, 3 jacks mono ou stereo, fios e uma patola para montar o circuito dentro.
    As ligações vc encontra fácil na net.
    Vai gastar uns 35 conto mais ou menos.

    Abraço

    Caio-San
    Membro
    # mai/15 · Editado por: Caio-San
    · votar


    Fuzatto

    mas oq vc quer é ligar duas guitarras na pedaleira para ora usar uma, e ora usar outra né

    Meu caro colega cifraclubista, a duvida era realmente relacionada a usar duas guitarras, porem ao mesmo tempo.
    Da forma que citou eu nunca tinha pensado, mas, qual seria a vantagem (visto que é so tirar o cabo de uma e colocar na outra)?

    EDIT: Agora pensei aqui, em um show onde se usam guitarras com transmissores, e entre uma musica ou outra passa um cara correndo com guita na mao pelo palco e entrega pro guitarrista e pega a que esta com ele e vaza, acredito que usar o A/B box nessa situação seria uma mão na roda, ja que estaria tudo previamente ligado, é só dar um pisão e o som ja vai pra outra guitarra, realmente, bem interressante, acrescentou conhecimento.

    Fuzatto
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Exatamente Caio-San

    Toco em banda e uso duas guitarras ao vivo. Para se evitar aquele barulho desagradável para trocar o cabo da guitarra, ou seja, desplugar de uma e colocar na outra, e ainda para agilizar esse processo, uso um A/B box.
    Este mesmo recurso pode ser utilizado por quem utiliza dois amplis, para selecionar entre um e outro. E ainda para se escolher entre dois sets de pedais...Enfim ...há inumeras aplicações para ele..

    Abraço

    alexandrecoppo
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: alexandrecoppo
    · votar


    Caio-San
    E um desses?
    Meu professor usava um desses nas aulas para ligar duas guitas no mesmo amp.

    Buja
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    alexandrecoppo
    Isso serviria pra ligar duas guitarras, porem usando os mesmos efeitos. Alem de que isso perde um sinal danado. E nao tem nem como controlar o volume de cada guitarra. Uma guitarra pode sair com um sinal bem mais forte que a outra. É a gambi das gambiarras. Mas em tese, resolve na hora.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Caio-San
    em um show onde se usam guitarras com transmissores

    Cara não só com transmissores, mas de qualquer maneira, é a melhor opção. Especificamente com os transmissores, dá para usar um mixer apenas, já que fica desligado o transmissor até ser usado.

    Desculpa, mas plugar e desplugar cabo é o cúmulo da gambiarra. Se for de emergência tudo bem, mas normalmente não é nada legal estéticamente falando.

    passa um cara correndo com guita na mao pelo palco e entrega pro guitarrista e pega a que esta com ele e vaza

    Muito prazer, roadie.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Buja
    Isso serviria pra ligar duas guitarras

    Não no ao vivo. A chance de uma entrar em feedback é grande.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligar duas guitarras em uma mesma pedaleira?