pedal digital x pedaleira ?

Autor Mensagem
Hammer
Veterano
# mar/15 · Editado por: Hammer


Na era dos produtos digitais onde o que faz toda diferença são os algoritimos fico com a duvida se existe justificativa para que um pedal de guitarra possa ser melhor que uma pedaleira, ou seria mais uma jogada de marketing, tendo em vista que o o pedal custa mais caro que a pedaleira (no aspecto preço x função).

Um argumento que vi no canal do Roberto Torau comentando sobre o strymon el capistain x timeline, seria o fato do quesito de por ter o el capistain apenas um tipo de efeito este teria o chip reservado só para aquele estilo e por isso maior qualidade (no que pertine àquele efeito).
até que ponto isso é verdade ou mito?

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Hammer
até que ponto isso é verdade ou mito?

Voto em "mito". Até porque esses chips, depois de criada a "matriz", acho que são bem baratos. Tanto que a gente vê, dentro de uma mesma marca, as pedaleiras mais simples usando o mesmo chip que as "top". A diferença são as funções não-utilizadas, o número de efeitos simultâneos (capados nas low-end), o número de knobs e switches, o tamanho e material da carcaça e por aí vai.

Na minha opinião, se o efeito é digital, em princípio, poderia ser comparado ao de uma pedaleira. Claro que pode ser melhor, por "n" motivos, mas pode ser pior também...

Ter um "mecanismo" dedicado pode pesar em favor do pedal, mas só na parte física e analógica, não no algoritmo digital. Qualquer chipzinho de dez merréis de hoje tem mais capacidade de processamento e armazenamento que os computadores da NASA que levaram o homem à lua... (se é que levaram, né? kkkkkkkk)

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Hammer
existe justificativa para que um pedal de guitarra possa ser melhor que uma pedaleira

Alguns preferem ter alguns efeitos analógicos, e apenas uns poucos digitais - nenhum se possível.

apenas um tipo de efeito este teria o chip reservado só para aquele estilo e por isso maior qualidade (no que pertine àquele efeito). Até que ponto isso é verdade ou mito?

É meio lógico, mas não significativo. Alguns códigos são mais eficientes que outros. Não significa que terei um código melhor com 30mil linhas, que um com 10mil linhas. Mas significa que poderei cuidar de detalhes. O que sim se justifica é um alívio do microprocessador, um conversor AD/DA com clock maior etc.

MauricioBahia
Moderador
# mar/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Hammer

Torao não mencionou algorítimos? Portas lógicas? É uma fator chave. Um microchip (CI) pode ter dezenas de módulos internos independentes, pelo que me recordo. Portanto, estamos falando de uma verdadeira cidade microscópica quase. Por ser uma cominidade ela não pode conter centrais independentes de qualidade????? Que tal a multi efeitos Eventide Modfactor, por exemplo, que é top?

Portanto, seguindo meu raciocínio, é mito.

Abs

Alex guitar man
Veterano
# mar/15 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Seguindo o meu pensamento pedais digitais sao um jeito da empresa ganhar mais dinheiro com mitos.

Edit:Jeito é com J não G

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Agora o que pode ocorrer são as conspirações.... Tipo, a empresa faz questão de dar um Downgrade no som de pedaleira baratas e iniciantes...

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


faz questão de dar um Downgrade no som de pedaleira baratas e iniciantes...

É possível, mas é mais fácil cortar parâmetros por falta/redução de knobs. Código mais simplificado/reduzido por usar um processador inferior...

Hammer
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
Ismah
Alex guitar man

pois é galera, também estou tendencioso a achar que se trata mais de uma questão de marketing e lucro msmo..

MauricioBahia
pois é estas questoes tecnicas eu já não manjo muito não..

Alex guitar man
não duvido nada deles fazerem isto de Downgrade

Ramsay
Veterano
# mar/15
· votar


Hammer

A pedaleira precisa gerenciar um monte de efeitos diferentes (distorção, overdrive, reverber, delay, etc...) que são distribuídos pelos patches, e isso consome muita memória, enquanto que um pedal digital dedica toda a memória somente aos efeitos que ele oferece.

Por isso, e só por isso, a qualidade de um pedal digital, se for de alta qualidade, como os fabricados pela Strymon, supera bastante o som dos efeitos correspondentes gerados por uma pedaleira.

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Ramsay

Cara eu discordo, nao temos essa de ocupar muita memotia, o responsável pelo efeito é o dsp, que ao trocar o efeito ele simplesmente "muda a programacao", écomo dizer que um computador nao é eficiente como um dvd player pq o computador faz mais coisa alem do dvd

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Alex guitar man

Tá viajando mano velho...

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


undefinedIsmah
Ramsay

To viajando nada não, acho que essa questão que o ramsay falou ocorre por relaxo da empresa, não existe sistemas trabalhando com 2 DSP? Porque a pedaleira nao pode se for o caso?

Temos um sistema entre "memoria stock", processador (Dsp) e" microcontrolador", digamos que nessa memoria fica as ordens para o dsp, o quando mudamos os patches apenas cambeamos qual o codigo que o dsp esta trabalhando..

Mas é claro, nao vamos botar o DSP pra trabalhar 5 efeitos se nao for de sua capacidade, ai não da! Chega dar latencia (acredite ja vi isso)...


Acho que o Ramsay generalizou, acho que nao é caso da pedaleira nao ser capaz e sim da empresa não dar carvao pro trem...

Vejam os VST de computadores, fazendo zilhoes de coisas e com um som maravilhoso... é claro que nesse caso existe Hardware pra ele trabalhar.

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Ramsay

Não conhecia esses pedais, vou dar uma olhada ;)

MMI
Veterano
# mar/15
· votar


Para mim é downgrade mesmo... Será? o.O

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


MMI

Tenho certeza, pedaleiras de nivel diferente, lancadas juntas, com mesmo dsp com sons diferentes em mesma simulacoes

Richard1964
Membro Novato
# mar/15
· votar


olha esses guitarristas famosos que vocês curtem por aí...
granfino tem que ter equipamento caro mesmo, ora! eles gostam de aparecer.
pois bem...
não há diferença entre digital e analógico (depende da qualidade e marca), o sinal que sai ali é o mesmo, você já viu o simulador de Amp da Zoom?
o mais importante é o timbre que ele faz, se há uma GT-10 quem precisa de pedais.
eu aposto que muitos jovens como vcs batem de 10 no Slash e outros, com execção do Tiago Della Vega, rsrsrs;).

rafael_cpu
Veterano
# mar/15
· votar


O downgrade é prática comum e é acompanhado de reduções de outros aspectos (material, design, display, botões, entradas, saídas, etc.). E isso ocorre em outras áreas (eletroeletrônicos, automotivo, etc), não é exclusividade desse nicho.
Não é sempre assim, mas é conduta reiterada e absolutamente normal.

Quanto à comparação entre pedais e pedaleiras, isso se resolve na prática e de forma subjetiva (ouvido de cada um, tipo de uso, local de uso, finalidade, transporte, tipo e variedade de estilos musicais, onde se vai ligar o equipamento, e por aí vai...).

T+

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Richard1964
granfino tem que ter equipamento caro mesmo, ora! eles gostam de aparecer.
pois bem...

Qual a relacao entre ter equipamento caro e querer aparecer?

Por favor me diga que voce mora num barraco e anda a cavalo/bicicleta ou metro pela cidade por opcao. Afinal, ter carro, principalmente um bom eh so pra aparecer!

Quanto à comparação entre pedais e pedaleiras, isso se resolve na prática e de forma subjetiva (ouvido de cada um, tipo de uso, local de uso, finalidade, transporte, tipo e variedade de estilos musicais, onde se vai ligar o equipamento, e por aí vai...).
+1

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Alex guitar man
Porque a pedaleira nao pode se for o caso?

Custos... Alguns tem mais que dois inclusive.

Richard1964
jovens como vcs batem de 10 no Slash e outros

Afinal, quem monta o timbre desses caras é o guitar tech deles.

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah
Afinal, quem monta o timbre desses caras é o guitar tech deles.
Hoje...

Afinal, nos anos 80 os grandes herois da guitarra eram apenas moleques sem grana alguma... (pelo menos grande parte deles)

Richard1964
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Richard1964
· votar


Hitman
Qual a relação entre ter equipamento caro e querer aparecer?

Se uma pedaleira fosse mais caro que montar um set de pedais, mesmo assim eu preferia uma pedaleira.
A questão não é essa, eu quis somente dar apenas um concelho,
voltando no assunto...
eu falo desses guitarristas quebrando e colocando fogo na guitarra (tipo Jimi Hendrix, nem todos), você não acha que eles estão querendo aparecer? eu nunca faria isso nem se eu tivesse todo o dinheiro do mundo.
É claro que eu preferia pagar mais caro, por um carro, de forma que dure e poder usa-lo o resto da vida.

mjcmello
Veterano
# mar/15
· votar


jovens como vcs batem de 10 no Slash e outros
Afinal, quem monta o timbre desses caras é o guitar tech deles.

Li recentemente que o Slash não troca nem os efeitos durante as músicas. Quem troca é o roadie atrás do palco.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman

Engano seu... Em 60 Hendrix já tinha seu guitar tech.

mjcmello

Não é só ele, a maioria faz isso hoje... Há os dois lados... performance impecável vs realmente ser o som do cara...

Richard1964

Cara... Anos 60 a loucura era grande, já tive que fazer malabaris pra pegar a LP Jr do meu guitarrista que depois de umas e outras, me jogou a coitada como quem atira um taco de baseball. Ou seja, na chapadeira que o cara tava tudo era plausível kkk

Hammer
Veterano
# jun/15
· votar


até que ponto vale a pena, tenho visto uns racks lexicon atingo no ebay e de vez enquanto coça... rack costumam ser mais trambolhudos mas em compensação acho que alguns podem sair mais baratos e completos que pedais, além de possuir uma qualidade igual ou superior...
oq acham?

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Hammer

Não compre, me mande o link que ajudo a denunciar o cara :P

Cara, é gosto. Um rack desses leva MUITO tempo pra ser programado, pq não é da era dos computadores, como uma POD, onde vc pode enviar dados por USB...

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Hammer

Tem uns reverbs da Lexicon que são legais. Mas não te recomendaria comprar um rack para um reverb, né? Como multi-efeito, não faça isso. Para 1 efeito só não acho que valha a pena, apenas um ou outro caso isolado para se pensar muito e num caso específico.

Se você quer multi efeito em rack vai de TC, o G-Force ou G-Major 2. Fora isso, nem olhe.

O Ismah tem sua razão, a programação costuma ser por controle MIDI. Prepare-se para estudar muito, passar raiva, mas depois de um bom tempo você consegue. Nada impossível, mas difícil.

Hammer
Veterano
# jun/15 · Editado por: Hammer
· votar


MMI
digo dos rack lexicon multiefeito...
o g-force ou o g-major é top... mas muito caros mesmo usados

se não me engano o pcm80, o mpx1. uns lpx1, mx200, mx300 são multiefeitos

se bem que vi agora o g-major usado até que não ta tao caro não

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Um bom e barato é os Yamaha FX... Difícil é achar rs

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Hammer

Se você entendeu, não pegue multi efeito Lexicon. Não te recomendo nem o Yamaha. Para não se arrepender ou decepcionar, só se for um dos TC.

Se conselho fosse bom ninguém dava... Mas é o que eu penso para mim, a minha verdade que pode não ser a sua. Em todo caso, falei.

Hammer
Veterano
# jun/15
· votar


MMI
agora entendi...
obrigado pela dica!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pedal digital x pedaleira ?