Para som pesado, pedais de alto ganho ou pedais de médio ganho + boost?

Autor Mensagem
crdiegorota
Membro Novato
# jan/15


Eaew galera! De boa?
Resolvi abrir este tópico porque surgiu essa dúvida e não achei nenhum outro que falasse sobre isso e também porque é sempre bom debater algumas coisas e trocar ideias.
Então pra tocar som pesado o que vocês preferem?Pedais de alto ganho (Metal Zone, Fulbore Metal, Metal Muff, etc) ou um pedal de médio ganho (Boss DS1, MXR 78 Badass, MXR Distortion III, etc) com um pedal de boost/overdrive empurrando o som?
Deixem suas opiniões, preferências e principlamente experiências.

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


crdiegorota

Prefiro baixo ganho e médio ganho hehe

Mas no caso, é vantagem sempre somar drives, por exemplo, um Boss OD1, Ibañez Tube Screamer dando um empurrão num Boss DS1, Furhmann Classic 800...

Ramsay
Veterano
# jan/15
· votar


crdiegorota

Os pedais de médio ganho não estão com nada.
O que vc precisa é de um pedal de overdrive tipo os Ibanez TS-9 originais ou clones, pra empurrar, mas, não esses pedais que vc falou, tipo Boss Metal Zone ou EHX Metal Muff (tenho os dois) e são duas merdas, simples assim....

Pra tocar som pesado vc precisa de um Rivera Metal Shaman, ou de um Toneczar Openhaus, ou de um emma Pisdiyauwot, entre outros.

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15
· votar


Prefiro baixo ganho e médio ganho hehe

Pq vc prefere? Q diferenças vc percebe de uma situação para a outra?
Sempre supondo q o amp é um transistor q é a realidade da maioria do pessoal né, ou seja, ocanal a ser usado geralmente é o clean.

Eu como um bom viciado em equipamentos q sou estava pesquisando sobre o MXR 78 Badass e achei o som dele mto bom e fiequei pensando se com ele mais um overdrive eu conseguiria substituir a minha metal zone. Gosto do som do Metallica,Black Label e tal. Dá pra chegar perto dessa forma? Sei q os caras usam valvulados e tal mas tipo, dá pra tocar isso ou tenho q ficar com a metal zone mesmo?

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15
· votar


Ramsay
mas, não esses pedais que vc falou, tipo Boss Metal Zone ou EHX Metal Muff (tenho os dois) e são duas merdas, simples assim....

Sabe que eu tenho um Metal Zone e não acho isso, apesar de muita gente não gostar eu me acertei bem com ele. Trocaria por vício em equipos mesmo mas não por necessidade. Vc ja testou usar pedais de médio ganho e boostar eles?

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


crdiegorota
Pq vc prefere?

Gosto. Não me desce o som que precisa 4 567 890 987 654 estágios de ganho. Meu tipo de som, não precisa de hi-gain.

Q diferenças vc percebe de uma situação para a outra?

Pergunte ao Elwood Francis (guitar tech do Bily Gibbons). Ele já colocou 6 overdrives em linha.

Vc toca som mais antigo. Não acho que precisa de um hi-gain como o Metal Zone. Pode te satisfazer algo como um Power Stack.

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15
· votar


Ismah
Vc toca som mais antigo. Não acho que precisa de um hi-gain como o Metal Zone. Pode te satisfazer algo como um Power Stack.

Chego à uma saturação tipo Metallica com um mid-gain + boost então?

Ismah
Veterano
# jan/15 · Editado por: Ismah
· votar


crdiegorota

Não colocaria um boost (só se desejar usar pra destaque em solos)... Colocaria um overdrive.

Ramsay
Veterano
# jan/15
· votar


crdiegorota

Tá certo, o Metal Zone não é tão ruim assim, mas, se comparado aos pedais que eu citei ele perde feio e toma de lavada!!

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Ramsay

Mas... Não acha meio fora da nossa realidade esses pedais? Quero dizer, o Rivera sai por umas 750 dilmas, sem tributação nenhuma...

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15
· votar


Ismah
Não colocaria um boost (só se desejar usar pra destaque em solos)... Colocaria um overdrive.

Quando eu falo boost me refiro a um pedal empurrando o som antes da distorção, seja um overdrive ou só volume mesmo pq ai depende do gosto de timbre coloração e enfim. A dúvida é se com um pedal aumentando o sinal antes da distorção eu chego a uma saturação como essas q eu disse, Black Label Society,Metallica, Alter Bridge , etc.


Ramsay
Tá certo, o Metal Zone não é tão ruim assim, mas, se comparado aos pedais que eu citei ele perde feio e toma de lavada!!

Com certeza existem pedais melhores q ele, mas geralmente são muito mais caros ou difíceis de achar.

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15
· votar


O pedal que eu to meio q namorando é este MXR do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=aE9YN2dbTms

MauricioBahia
Moderador
# jan/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


crdiegorota

Tenho um. Show de bola. Construção impecável, porém... soa "mais do mesmo", no meu entender. #polêmico

MXR Custom Badass '78 Distortion
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/266150/

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: crdiegorota
· votar


MauricioBahia
Tenho um. Show de bola. Construção impecável, porém... soa "mais do mesmo", no meu entender. #polêmico

Eu achei esse bem diferente dos outros distortions q podemos chamar de "padrão" como o Boss DS1 ou até mesmo os da MXR o Distortion+ e o Distortion III. Estes q citei por último talvez possam ser chamadosde "mais do mesmo" mas o 78 Badass não é tão ardido quanto aqueles, enfim eu achei o timbre delebem diferente.

Mas a questão deste tópico é, o q é "melhor" pra tocar som com bastante saturação pedais de alto ganho ou pedal de médio ganho somado com um overdrive?

Lelo Mig
Membro
# jan/15
· votar


crdiegorota

Cara, não discordo dos amigos acima... mas acho que no fundo é primeiro questão de gosto, em segundo de ter paciência e disciplina, para chegar ao som que se deseja.

E tudo irá depender, principalmente quando se fala em distorções, do ampli utilizado.

Eu, particularmente, não me preocupo se é low, mid ou high gain. O que me leva a escolha de um pedal é o seu timbre.

Por uma questão pessoal, timbres como os dos drives (TS 8, Little Green Wonder, Soul Food, etc), me agradam mais.

Então, quando necessito deixar a coisa mais "power", "colar os bordões", e esticar o sustain, costumo boostar com pedal de fuzz. A combinação Fuzz + Overdrive é minha favorita para deixar a coisa pesada.

Mas chegar nas regulagens ideais não é fácil!

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15
· votar


Lelo Mig
Cara, não discordo dos amigos acima... mas acho que no fundo é primeiro questão de gosto, em segundo de ter paciência e disciplina, para chegar ao som que se deseja.

Eu sei, mas a intenção é realmente é falar sobre isso, sobre o gosto e principalmente as vantagens e desvantagens q cada um viu nessas 2 situações.

Então, quando necessito deixar a coisa mais "power", "colar os bordões", e esticar o sustain, costumo boostar com pedal de fuzz. A combinação Fuzz + Overdrive é minha favorita para deixar a coisa pesada.

Com essa configuração vc consegue deixar "power" até q ponto? Chega a soar como um high gain?

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Lelo Mig

XIU!

Não conte nossos segredos kkk

Uso o BlackSnake MaxFuzz.

crdiegorota

Um fuzz já é um drive hi-gain.

Lelo Mig
Membro
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


crdiegorota

"consegue deixar "power" até q ponto?"

Cara, não toco Metal, Trash Metal, Black Metal, XTreme Metal, Karaca Metal e variantes. Se tivesse que tocar isso ia morrer de fome, porque além de não ser minha praia, eu não tenho técnica para tocar essas paradas.

Um caboclo com uma guitarra 8 cordas, ou drop B, vai soar mais pesado que eu, mesmo no mesmo equipo, até a técnica vai contar na sonoridade.

Então, o "limite" de soar power, é bem relativo. Fuzz boostando Overdrive, nos meus limites "máximos" é mais ou menos por aqui.

Dependendo de sua praia, você pode achar "levinho":

https://soundcloud.com/lelo-mig/fuzz-boostando-overdrive-test

Ismah
Veterano
# jan/15 · Editado por: Ismah
· votar


Lelo Mig

Meu drive era mais pesado que isso :P

Tá com um amp de característica "Finder"? Senti falta daqueles médios de um "Mareshall", do tipo "woaa-a-a-ahhh" (ri pq foi engraçado)...

Não sou muito fã desse fuzz seco, gosto dos aveludados, cremosos (tá na mesma que o cara que pede pra por um vermelho no som), como o fuzz face... Ele soa com mais cara de drive e menos com cara de "peido trovejante", a la Grand Funk Railroads

Alex guitar man
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah

Gosto. Não me desce o som que precisa 4 567 890 987 654 estágios de ganho. Meu tipo de som, não precisa de hi-gain.

quatro trilhões, quinhentos e sessenta e sete bilhões, oitocentos e noventa milhões, novecentos e oitenta e sete mil e seiscentos e cinquenta e quatro 12ax7

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Alex guitar man

6550 no power please.

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15
· votar


Lelo Mig

Muito interessante o resultado, legal mesmo! Porém não é o q eu procuro quando vou tocar. Como eu já disse curto o timbre do Metallica ou Black Label Society então uso eles como um norte do som q quero me aproximar. Sei q igual nunca vai ficar.

Gostei da ideia de mostrar gravações de combinações de pedais. Quem tiver mais gravações do tipo posta ai. Ou se viu em algum lugar da net compartilha aqui tbm.

erico.ascencao
Veterano
# fev/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


crdiegorota
Na minha opinião, eu acho que o caminho é usar um pedal que por si só dê uma distorção de alto ganho. Eu sou partidário de que, se você busca um som bem definido na sua cabeça, você tem que procurar o equipamento adequado para chegar naquele som. Já o uso de dois pedais de drive, pra mim, se dá muito mais para dar uma sustentação maior em algum solo ou alguma passagem específica - ou seja, sobrepor dois drives não é um timbre que eu procuro, mas sim um recurso que eu utilizo conforme necessário. Já usei um Ibanez TS9 e um OCD para chegar numa distorção mais forte por pura praticidade, já que não tinha o meu Blackstar no estúdio de ensaio, mas o resultado não foi o ideal pois acordes soavam um pouco embolados. Em algumas ocasiões experimento boostar meu Marshall DSL40C com o TS9 e chego em resultados melhores, porém melhores para estas ocasiões específicas.

Nesta praia de distorções de alto ganho já experimentei algumas coisas: Fuhrmann Lead Drive, Fuhrmann Metal Drive, 56inc Tubestation Rect, 56inc Tubestation Fifty-One-Fifty, Blackstar HT Studio 20 e Blackstar HT Club 40. Achei o meu som nas duas últimas opções, que na verdade são distorções de amplificadores valvulados. Porém, entre todas as outras opções (que são pedais), as que mais gostei foram os 56inc, que são prés valvulados que davam boas doses de ganho e tinham controles de equalização que os tornavam muito versáteis. O Rect talvez te atenda melhor pois lembra mais os Mesa que o Metallica usava e também possui um controle adicional de scoop que, junto com a equalização (grave, médio e agudo), proporciona uma variedade de timbres muito boa. O Fifty-One-Fifty é mais médio, um pouco mais chato de equilibrar na equalização.

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15
· votar


Uma das dúvidas que me surgiu batendo papo neste tópico é a seguinte, a maioria dos pedais de distorção tenta se aproximar ao timbre de amplis valvulados e alguns até chegam perto. A maioria dos guitarristas profissionais usa amps valvulados boostados com um outro pedal, no caso o Zakk usa um valvulado boostado por um overdrive. Então eu pensei, será q um pedal de distorção, q simula um amp valvulado, boostado por outro pedal não chega mais perto do timbre natural do q pedais hi gain? Antes de qualquer coisa sei q nunca vai ser a mesma coisa, mas será q o resultado não vai ser melhor? Como moro em cidade pequena e de interior não tenho como testar em lojas. Até pode ser uma bobagem essa minha duvida, mas fazer o q né... =P

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15
· votar


erico.ascencao

Muito legal o tubestation.Pesquisei o sobre ele, bom é feito manualmente e sob encomenda mas ele custa R$ 700,00 mais o frete q para mim fecharia em quase R$ 800,00. Ja tenho um Metal Zone q me atende muito bem, então fica a questão: será q vale a pena pagar tudo isso em 1 pedal ou comprar uma distorção e um overdrive pra boostar e ganhar mais variedades de timbres?

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


crdiegorota
A maioria dos guitarristas profissionais usa amps valvulados boostados com um outro pedal, no caso o Zakk usa um valvulado boostado por um overdrive.

Na verdade, os Marshall não são amplificadores de alto ganho por natureza, então alguns guitarristas (como o Zakk, por exemplo) usam um pedal de overdrive pra dar um boost de ganho no Marshall, chegando num som com mais ganho. Esta é uma forma de se chegar numa distorção, só que de maneira mais "tradicional", numa pegada anos 80. Alguns músicos usam deste artifício porque gostam daquele som de Marshall, mas querem mais ganho. E eu acho que assim é mais difícil de "acertar", por isso eu prefiro um amplificador (ou um pedal) high gain pra esta função.

Ja tenho um Metal Zone q me atende muito bem, então fica a questão: será q vale a pena pagar tudo isso em 1 pedal ou comprar uma distorção e um overdrive pra boostar e ganhar mais variedades de timbres?

Se você percebeu, os Tubestation têm dois canais, então você pode tirar deles um overdrive e uma distorção. Este é um pedal muito bom, que você pode ligar direto no loop do amplificador usando como pré. Portanto, acho que vale o investimento.

Se você for pelo caminho dos dois pedais, acho que o caminho é buscar um com ganho menor (Tube Screamer é o mais clássico) e um de ganho moderado. Procure vídeos no Youtube de testes usando a dupla que você estiver de olho pra sacar como os pedais se comportam juntos.

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15
· votar


erico.ascencao
Alguns músicos usam deste artifício porque gostam daquele som de Marshall, mas querem mais ganho.
Eu! ^^
Pra isso andei pesquisando e achei esse MXR Custom 78 Distortion Badass. Me pareceu um timbre bem na linha Marshall mas faltaria um pouco mais de saturação pra chegar onde eu gostaria. Achei ele por um preço legal até no ML e mais pra frente quem sabe um clone do TS ou se eu achar um pedal melhor por um preço atrativo. Gosto do overdrive do Zakk mas ele é mto caro, teria q achar algum com um preço muito bom pra ir nesse.

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15
· votar


PS. Gosto do overdrive do Zakk não pelo nome, mas pq gostei da saturação q ele oferece, bem mais do q a maioria dos overdrives q se vê por aí.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/15
· votar


Lelo Mig
Ficou legal esse fuzz+OD. Eu tenho um OD BOSS e um fuzz face que montei. Tentei tirar um som neste estilo mas não rolou até montar um RAT, neste pedal o som estava pronto. Fuzz é um bicho difícil, eu acabei desistindo dele porque é muito fácil embolar tudo,deixo só pra umas "garageiras" tipo Jon Spencer Blues Explosion.

Até hoje não consegui nenhum timbre mais nervoso com um TS-9. Ja usei pra empurrar Marshal jcm800 e um valvulado de 5w. ele tem muito médio e pouco grave. agradeço dicas.

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


crdiegorota
Procura algum drive leve pra usar como boost. Geralmente se usa o controle de ganho baixo e o controle de volume a gosto para controlar o nível de "boostagem".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para som pesado, pedais de alto ganho ou pedais de médio ganho + boost?