Ligação usando a conexão stereo de delay como loop - Já tentaram?

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Fernando de almeida


    Estava com meu setup aqui pensando em coisas malucas e formas de usar que ninguém nunca fez (ao menos eu nunca vÍ) e tals e me veio essa idéia ...

    Ligação usando a conexão stereo de delay como loop:
    - Será que funciona?
    - Será que dá pau no pedal de delay?
    - O que acontece??

    Pra quem não entendeu o esquema é assim:
    > usar um delay que tenha Entrada e Saída stereo (2 entradas e 2 saídas) e fazer a seguinte conexão (ou similar a essa):

    Guitar > Efeito "A" > Entrada1 Delay - Saída1 Delay > Efeito "B" > Entrada2 Delay - Saída2 Delay > Ampli

    Ou seja, a Saída 1 e a Entrada 2 estaria atuando como Loop (como se fosse o Loop de um ampli com send e return) ...
    A Saída 1 seria o Send e a Entrada 2 seria o Return ... O efeito B estaria no Loop ...

    E aí, alguém já fez???
    Ainda não fiz no meu mas estou com vontade de fazer ... Só tenho medo de dar pau no pedal ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Na verdade tenho 4 pedais aqui com entrada e saída em stereo (2 entradas e 2 saídas) ... e estou tentado a fazer a experiências ...

    Os pedais que tenho que dá pra fazer isso são:
    TC electronic Nova Modulator
    TC electronic Nova Dynamics
    Wavebox Triton
    Eventide PitchFactor

    Mas o medo de dar pau em um pedal é graaaaaande ...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Fernando de almeida

    Nunca tentei, mas conjecturando... penso o seguinte: (vou usar o TC Electronics Nova Modulator, como exemplo).

    Comumente você liga a guitarra num ampli. Usa o send do loop para o Input L do TC e retorna para o mesmo ampli pelo Output L no return do loop.

    E o output R você envia, pelo return, de outro amplificador.

    Isso faz com que Uma guitarra espetada em um ampli seja "espelhada" em outro ampli, onde ela não esta plugada.

    No manual da TC há uma especificação "If you connect a mono source only, ALWAYS use the left input!"

    Ou você pode entrar com duas cadeias de efeitos, ou um clean e outro com efeitos, pelos "in L e R" do pedal. Ele identifica dois sinais e os "trata como stereo".

    Certo?

    Então, creio eu, que ao "reentrar", o pedal irá identificar como dois sinais distintos (não sabendo que é o mesmo em atraso) e isso vai gerar um feedback em looping e sem controle.

    A ligação em si, não causaria danos ao pedal, mas este feedback "loopando" na velocidade do som......poderá ferrar algum componente do circuíto, porque, como para o pedal o sinal entrando "é novo" ele continuará aplicando efeito e ganho sobre um sinal que já possui efeito e ganho de forma logarítmica.....muito rapidamente.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig
    A ligação em si, não causaria danos ao pedal, mas este feedback "loopando" na velocidade do som......poderá ferrar algum componente do circuíto, porque, como para o pedal o sinal entrando "é novo" ele continuará aplicando efeito e ganho sobre um sinal que já possui efeito e ganho de forma logarítmica.....muito rapidamente.
    Então o meu meda é de dar pau mesmo ...

    Mas vejam o vídeo que eu achei abaixo ... É do canal da ElectroHarmonix e eles estão usando um EHX Freeze Soud Retainer no "LOOP" de um Delay Memory Boy:
    - Vejam a partir do 2 minutos


    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    E aí ... assistiram ao vídeo???

    O que acharam????

    Será que dá pra fazer o mesmo com os meus equipos???


    Já até pensei em algo mais doido (caso seja possível a ligação) ... Pensei em um esquema tipo Loop do Loop ... Como tenho 4 efeitos com 2 entradas e 2 saídas, seria Loop do Loop 4 vezes ...
    (se eu tivesse grana sobrando pra comprar equipos caso um ou outro queimasse, eu já tinha feito)

    rafael_cpu
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Fernando de almeida

    Guitar > Efeito "A" > Entrada1 Delay - Saída1 Delay > Efeito "B" > Entrada2 Delay - Saída2 Delay > Ampli


    É perfeitamente possível. E creio que não acarretará dano algum ao pedal.

    Mas ao se ligar o efeito do pedal utilizado como looper (delay ou outro qualquer) o sinal dessa segunda cadeia também receberá nova carga de efeito (delay ou outro), gerando o que o Lelo Mig mencionou.

    Para não embolar tudo, vai ter de deixar este pedal apenas como looper, isto é, desligado. Salvo, é claro, se o efeito final dessa cascata for interessante musicalmente.

    T+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação usando a conexão stereo de delay como loop - Já tentaram?