Pedais - Uma Autópsia no Chinês

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig


Pedais – Autópsia no Chinês

Este tópico, por ser o esboço de um estudo que venho fazendo, será extremamente inútil e desinteressante para muitos.

Mas, justamente, por saber que alguns compartilham as mesmas curiosidades e dúvidas, resolvi publica-lo. Espero que tenha alguma utilidade.

Com esta enxurrada de pedais chineses, Byang, Eno, Mooer, Nux e etc., uma pergunta começou a me perturbar. São todos iguais? São todos fabricados pelo mesmo Xing?

- “Iguais”, sendo clones, com certeza são. O que não significa idênticos.
- Se são fabricados pelo mesmo Xing, então deveriam ser idênticos.

Como um filósofo, uma pergunta e uma provável resposta, nos leva a outros questionamentos.

- Se são idênticos, feitos pelo mesmo Xing, porque nomes diferentes e preços diferentes?
- Se são clones, então o que faz diferir preço e aceitação deles, se são todas marcas sem “grife”, sem endorses “famosos”, sem propagandas em publicações especializadas, ausência de marketing e etc.?
- Se são clones, não fabricados pelo mesmo Xing, mesmo sendo parecidos, terão diferenças!
- O mercado estadunidense, historicamente relutante ao que vêm de fora, principalmente “chineses”, cedeu aos Mooer. Todas as grandes lojas de instrumentos musicais colocaram Mooer em seu catálogo e ele já é visto em alguns pedalboards “influentes”, por quê?

Fazer a autópsia de alguns chineses poderá me dar algumas respostas!
Comecei a procurar “inside” de pedais chineses. Têm muito material, mas o que eu realmente queria, começou a ser mais complicado que eu pensava. Achar imagens em mesmo ângulo e etc., dos pedais não foi tão fácil...

Adotei os irmãos Eno e Mooer, porque são gêmeos idênticos por fora, mas o Eno custa 30 a 40% menos que o Mooer. Eno DR 1S e Mooer Black Secret, ambos clones do ProCo Rat.

Vejamos os cadáveres:

Eno & Mooer - Inside

Com base nessa foto (e outras que analisei), algumas coisas ficam bem claras.

1- Obviamente são muito parecidos. Afinal, são clones. Se abrir um ProCo Rat, ou um Hand made clone, também terá lay out e componentes parecidos. Isso não significa nada, e eu certamente já esperava.

2- A placa não foi feita pelo mesmo Xing. Mesmo que fabricados por Xings diferentes, a placa poderia ser igual. Isso é bastante comum no mercado de eletrônicos. Lay Outs de circuitos (não confunda com projeto) não possuem copyright, então é bem comum empresas diferentes usarem placas iguais. Mas, ainda que quase idênticas, não foram feitas pelo mesmo Xing.

3- Os componentes possuem diferenças. Ambos possuem o chip LM 308, assim como o Rat original (é óbvio... por isso são “Rats”...hehehe), mas a partir daí existem algumas diferenças até que significativas.

4- Estas diferenças no circuito e componentes levam a certeza, que apesar de clones, tem a mão de um técnico ou engenheiro Xing em cada um deles. Cada um promoveu pequenas alterações que achou melhor ou mais eficientes. Não são circuitos idênticos.

5- O Mooer usa capacitores de Tântalo e o Eno eletrolíticos de alumínio e alguns cerâmicos. Talvez isso seja o motivo do Mooer ser mais caros, já que usa componentes de maior custo.

A “grosso modo”, ainda neste esboço, podemos concluir que não são fabricados pelo mesmo Xing, possuem pequenas diferenças nos circuitos e nos componentes.

Se achávamos que “chinês” é tudo igual, a coisa não parece ser bem assim. Pretendo me aprofundar mais... Quem sabe retomo com mais alguns detalhes.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Já se esperava isso, mas há fatores diversificados. Entre eles, que existem diversas edições de um mesmo pedal - Boss que o diga.

Então como um filósofo, um a pergunta, gera mais perguntas.

Hangar18
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Bacana a autópsia, achei bem interessante!

Chegou a ver algo sobre os joyo?

Fisherman
Veterano
# nov/14
· votar


O que é quem? Ou, o quem é o que?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596488883-pedalera-waldman-gfx1 0-c-amplificador-de-fone-o-f-e-r-t-a-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598161228-mini-pedaleira-guitar ra-mooer-pogo-frete-gratis-encomenda-_JM

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


Gostei do tópico, sigo lendo !!!

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Fisherman

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598497720-v-amp-3-pedaleira-par a-guitarra-behringer-interface-de-aud-_JM

Te lembra algo?

Moro numa região têxtil, é bem comum ateliês fabricando pra marca que quiser o modelo X de roupa - minha mãe fazia isso... Se chama terceirização...

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


marcando

Sir Vinex
Veterano
# nov/14
· votar


marcando²

amilanezi
Veterano
# nov/14
· votar


Acompanhando de perto.

o/

tomarock
Veterano
# nov/14
· votar


Muito legal a iniciativa!! Eu estou tendo uma experiência de comprar alguns pedais joyo e nux de fora pra ver se realmente compensa. Por enquanto... chegou meu nux time force em ótimo estado, e o pedal é bom de verdade. Faz muito mais do que o preço que se paga.
Depois chegou um time core, que não liga. Mas é muito bem construído.
E ontem chegou um joyo ultimate drive funcionando. Gostei do drive... vai até um hardrock numa boa, e o timbre é agradável. Não conheço o OCD original, mas pelo que andei ouvindo, passa perto. Porém não acende o Led. Rsrsrs...vou levá-los hoje na eletrônica hoje pra ver se consigo resolver meus problemas.
Começo a ter certeza que pedal chinês é loteria pra ele chegar com sua integridade física inabalada. Mas por enquanto, só do time force estar funcionando 100%, tá valendo a aventura.

Velvete
Veterano
# nov/14
· votar


Marcando pra acompanhar

Fisherman
Veterano
# nov/14
· votar


tomarock
Dei sorte. Meus 3 pedais da Joyo estão funcionando perfeitamente.

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


Ismah
"diversas edições de um mesmo pedal - Boss que o diga."

Sim, mas não parece o caso aqui, devido a diferença dos componentes, inclusive a opção pelo tântalo ou alumínio.

Hangar18
"Chegou a ver algo sobre os joyo?"

Ainda não, mas quero conhecer/entender melhor sobre esta "onda" chinesa. Eu tenho uma visão um pouco diferente, porque venho de uma geração (que a maioria aqui não viu), quando tudo que era japonês era considerado porcaria. E olha onde eles chegaram. Creio que os chinas vão começar a surpreender nos próximos anos.

SkyHawk
Valeu!!

Nefelibata
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

tudo que era japonês era considerado porcaria

Poooooiiisss é... Eu tenho falado isso aqui no cifraclub faz muitos anos!!!

Ainda tem muito lixo, mas, querendo, tem coisa boa faz tempo, a exemplo das melhores squiers e epiphones.

Pra essas guitas e afins alcançarem os produtos top só falta material de primeira e um cuidado especial com acabamento (especialmente fretboard, no que se refere ao tema da guitarra, by dilma).

Abraços

Nefelibata
Veterano
# nov/14
· votar


Fisherman

Na minha mão jah passaram uns 10 joyos e todos funcionaram 100%.

No entanto, por certos detalhes que não cabem comentar no tópico agora, os mais novos estão melhores.

Abraços

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


Na linha do Rob Chapman: China is great if you know what to buy !!!!

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
não parece o caso aqui, devido a diferença dos componentes, inclusive a opção pelo tântalo ou alumínio.

Eu também não, mas quis dizer que talvez sejam clones de edições diferentes, dos pedais originais. Não posso crer que tenha a mão de um engenheiro, sendo que geralmente deram continuidade ao que já faziam - como a Biyang (algo assim kk)

Hangar18
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
Hangar18
"Chegou a ver algo sobre os joyo?"

Ainda não, mas quero conhecer/entender melhor sobre esta "onda" chinesa. Eu tenho uma visão um pouco diferente, porque venho de uma geração (que a maioria aqui não viu), quando tudo que era japonês era considerado porcaria. E olha onde eles chegaram. Creio que os chinas vão começar a surpreender nos próximos anos.


Eu não peguei(não me lembro) dessa época do japoneses porcaria, mas já me surpreendi com os chineses. Meu set é praticamente todo chinês, por isso te perguntei,kkk
https://www.flickr.com/photos/106207058@N03/15711919059/

Abçs, acompanhando!

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


Hangar18

Cada vez que vejo um pedal "colocado deitado" num case me dá um calafrio!...Acho que tenho TOC!

MauricioBahia
Moderador
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Legal o tópico. Sou um desses curiosos! hehe

É cara, eu até brinco com meus amigos que há uma classificação: "china ruim", "china médio", "china bom" e "china ótimo!". :D

Com um país de mais de 1 bilhão e 300 mil habitantes não é possível que seja tudo somente "china". No Brasil, somos 200 milhões e há dezenas de marcas que clonam o projeto, só pra eu me situar. Imagino que seja mega ultra insana a competição por lá e nem tenhamos a noção exata do universo de pedais Xing! Sei que tem fábricas que fazem pra um monte de marcas numa só tacada e só estampam o logo. Acho até que já postei fotos... Vou dar uma olhada.

Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# nov/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig

Ahhh! Lembrei o nome: Belcat! Fabricava ou fabrica pra Giannini. Olha só:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/235996/p4#7714561

Imagem do Fuzz Axcess ou FUZ-520, citado no link acima: http://img600.imageshack.us/img600/7366/fz110axcess.jpg

Mais sobre: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/270391/#7861246

Belcat: http://belcat.com/html/products/effects/fuz510.html

Abs

SrMouraSilva
Veterano
# dez/14
· votar


marcando⁴

rcorts
Veterano
# dez/14
· votar


Hangar18

Não sei nada sobre os Joyo, tecnicamente falando, mas já tive 2 pedais Joyo muito bons, nada a reclamar.

Nefelibata
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig
MauricioBahia

Pela necessidade/vontade de ter um chorus estilo CE-2 da boss, acabei comprando um Mooer Ensemble King, novo na loja por 200 dilmas.

Estimulado pelo tópico fui procurar sobre os mooer e vi muitos bons reviews, inclusive na gringa.

O pedal é basicamente o CE-2 mas tem controle de mix entre o sinal da guitarra e o efeito. Muito bom pra quem, como eu, soh gosta de um tiquinho de chorus, a la Gilmour. É truebypass, pequeno e parece ser muito bem construído. O único contra é que os dois knobs pretos são tão pequenos q não é possível visualizar como estão setados em pé.

Inclusive o Lelo Mig acho q estava falando em outro tópico que queria montar um set bom e barato, então, super recomendo esse chorus.

Abraço

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig
Cada vez que vejo um pedal "colocado deitado" num case me dá um calafrio!

Tenho um case de 130x30cm xD~

Del-Rei
Veterano
# dez/14
· votar


Opa... Eu tenho um Mooer Green Mile.

Contribuindo um pouco... Segue o bonitão por dentro:
Mooer Green Mile.

Um aceno de longe!!!

f14gomes
Membro
# dez/14
· votar


faz sentido a ideia do Ismah de que cada um copiou uma versão diferente do original...rsrs
Mas é claro que rolou algum técnico ou engenheiro porque foi tudo adaptado pra caber numa carcaça menor.

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig
Você diria que a construção desses chineses (Joyo,Eno, Nux, etc...) é melhor do que a dos Behringer?

Lelo Mig
Membro
# dez/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


NeoRamza

Cara, posso contar uma estorinha rápida aqui?

A Behringer andou fabricando alguns artigos que pisaram na bola em termos de qualidade? Sim!...Mas, isso, de certa forma, todo mundo já fez. Contudo há muita coisa boa feita pela Behringer... e um consequente "trabalho" forte de alguns concorrentes para "ferrar" o nome Behringer.

Acontece que Uli Behringer é um gênio. É engenheiro de som, pianista desde os 4 anos de idade e comete proezas eletrônicas desde criança, quando já fazia reparos e ajustes numa oficina de eletrônica dentro de seu quarto, onde começou a ganhar dinheiro consertando de equipamentos de áudio a máquinas de café.

Você ouve alguém depreciar os nomes Midas Consoles , Klark Teknik ou Bugera? Pois é, interessante né? pois elas também são do Uli Behringer.

Até aí, sussa. Só que quando ele montou sua fábrica na China e começou (prá colocar em prática sua ideia de "produtos bons a baixo custo") a vender 2,5 milhões de produtos/ano......começou a incomodar o mercado... e muito!

Choveu processos (alguns ganhou outros perdeu) por cópias e etc.

Resumindo, a Behringer não é o supra sumo da qualidade, mas tem muitas coisas boas e muito do que se fala mal é porque seu nome sofre preconceito.

Não acho Mooer, Eno etc........melhores nem piores. Mas, não acho um Zvex ou Pigtronix melhor ou pior.

Nomes, grifes, aclamados ou axincalhados prá mim não significam nada. Meu negócio e na prática!

Obs: Não possuo nenhum equipo pessoal da Behringer, mas na empresa que presto serviço, há algumas mesas pequenas, microfones, direct box entre outras coisas, dimensionados para determinados eventos. Nunca nenhum me deixou na mão.

Uma curiosidade: Sabe porque o símbolo da Behringer é um Ouvido?

Porque o apelido dele, dado por seu professor de piano é "O Ouvido"

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig


Pai? Pensas igualmente a mim em 90% das coisas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais - Uma Autópsia no Chinês