Equalizador sensivel [:'(]

    Autor Mensagem
    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14


    Piadas à parte, tenho um um MXR M-108, mas isso também se aplica para GE7 e outros.
    Sou o único que acha muito brutal o efeito doss faders dos EQ para guitarra?
    Digo, as vezes quero só dar uma equilibrada leve no som. Se precisar dar um boost ou cortar sutilmente uma frequencia, seilá, 1db ou menos, não tem como. Ao mecher milimetricamente aquela porcaria já vai lá uns 3db de diferença e muda totalmente o timbre.
    Alguém já pensou sobre isso? Dúvido que exista uma solução, mas, é um assunto à se debater.

    NeoRamza
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Nunca achei isso um problema. Até acho que quanto maior o range melhor (gosto pessoal). Já tentou usar um equalizador digital?

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Acho que isto é fora da equalização tradicional e eq paramétrica, ai você entra em filtros notch, que são mais sensíveis e mais complexos que os equalizadores. Tem fabricantes com soluções, como CIS já projetos para isso ai você pode estudar esses CIs e usar potenciômetros e chaves para desenvolver de acordo com o que você pensa

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    NeoRamza

    Uso o EQ no final de tudo só para "polir o timbre", é só um leve retoque, não para criar um timbre novo.
    Nunca testei não, algum exemplo?

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    pedrolake

    notch filter? acho que você me mal interpretou, o que eu quero é justamente o contrario disso.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Existem vários tipos de notch filters, os mais famosos sãos os barradores, mas há os dynamic notch filter, ORMSBY filter para bandas de frequências sobre ganho em db, Além de variações sobre esses circuitos como full band pass, frequency pass control, Db gain control over band.

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    pedrolake

    Realmente não tinha ouvido falar em notch filter antes, fiz uma busca rapida no google e me apareceu como 'Band-stop filter'.
    Mas enfim, existe algum pedal que possa me dar esse resultado?

    NeoRamza
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Nunca testei não, algum exemplo?
    Só consigo pensar em VSTs.

    Eu vejo que a grande vantagem do MXR é ser sensível demais. Talvez uma solução para você seja um equalizador de range menor, mas eu não conheço nenhum.

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    NeoRamza

    Sim, essa seria uma solução com certeza. Mas também não conheço nenhum.
    Qualquer EQ em VST seria uma solução também, mas né, não adianta também. haha

    Seilá, só fico pensando, por que alguém ia querer dar mais de +-5db? isso modificaria ridiculamente o timbre, perdendo toda a naturalidade e peso(entenda-se equilibrio talvez). Qualquer EQ utilizada profisionalmente, é muito raro passar de +-3db, no caso de um molde de timbre claro.. mas mesmo para limpar as frequencias que soam mal 5/6db já é mais do que suficiente.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Quando comecei a fuçar em eletrônica de áudio comprei o Livo Nichols Boscorelli, atualmente fiz um acordo com a editora e tenho ele em pdf segue o link, lá tem muitos projetos principalmente com equalizadores, filtros e etc

    https://drive.google.com/file/d/0BzjGQLE5VTeeWFlRV0hiMTlNaWs/view?usp= sharing

    Outro muito bom é do Craig Anderton :

    https://drive.google.com/file/d/0BzjGQLE5VTeeN0luWlFINVQ0OTg/view?usp= sharing

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Para diminuir o gain, vc pode dar o efeito inverso nas freq vizinhas... Se ainda achar pouco, coloque um EQ 31 bandas stereo em rack e deixe sobre o amp. Acho isso muito bom pra quem faz uso do que deseja, e pode colocar ainda uma segunda eq e alternar com um pedal.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Melhor faz que nem o ELP (Emerson Lake and Palmer) na década de 70 usavam um eq de 70 bandas

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    pedrolake

    ELP é uma banda e tanto, um dos poucos que não curtiam coisas normais... Queria saber o que eles usavam pra usar também kkkk

    No caso, o 70bandas não se encontra tão fácil, se não eu comprava...

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Eu acho que não, o ELP tinha uns putas sintetizadores feitos pela Korg e Moog, e varias outras empresas, os bichos eram enormes, se mau via os cara no meio de tanto rack

    Acho que o eq de 70 bandas deve ter sido encomendado, porque atualmente de 50 bandas é sofrível para achar

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    O de 50 tá na mesma coisa que os 70... Não se acha...

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Esse que é o ponto, se quiser tem que bater a cabeça e fazer do it yourself

    o livro do nchols boscorelli ten un quad parametric

    https://drive.google.com/file/d/0BzjGQLE5VTeeWFlRV0hiMTlNaWs/view?usp= sharing

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    pedrolake

    Tomei nota, já tem 7 livros pra mim ler... Sinta-se culpado.

    projetoD
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Olá pessoal, desculpe-me ressuscitar esse tópico, mas com um grande problema. Tenho um violão com amp LR Bagg, porém quando conecto meu violão numa mesa o som sai EXTREMAMENTE baixo, ou seja, quando banda está completa não dá para ouvir o violão. Testei um violão de uma amigo e o dele saiu um som top. Será que é um problema no amp? Fiquei em dúvida também sobre o notch filter, será que ele influencia em algo? Pois não sei bem como ele funciona (se alguém puder me ajudar com informações sobre esse equalizador agradeceria!).

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Pode ser só falta de volume, como problema de mixagem. Isso não está em tuas mãos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalizador sensivel [:'(]