Strymon Deco - Som de fita?!

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# nov/14


Gente, acabei de conhecer esse pedal e queria mais informações sobre ele, se alguém tem e tal, achei a proposta dele muito boa, daria aquela esquentada no som, deixaria o sinal da guitarra mais vivo pelo que eu percebi. Alguém já tocou e pode dizer alguma coisa sobre ele?



Abração

Nefelibata
Veterano
# nov/14 · Editado por: Nefelibata
· votar


Filippo14

Isso aí, na verdade me parece um simulador de Echoplex. Dá uma pesquisada e vc vai entender qual é a dele.

Abraço

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


Nefelibata

Então, o Echoplex não é só o delay? Ele faz mais coisa, o que eu achei legal dele é a esquentada que ele da no som, não distorce, só deixa mais organico, mais vivo. Gostei bastante desse drive leve dele. Os efeitos são legais também. Eu não precisaria por ter outraas coisas, seria mais fetiche esses efeitos, mas para quem precisa de uns efeitos na mão ele é maravilhoso.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Filippo14

Ele só simula a gravação em fita, segundo meus ouvidos, que representa uma amplificação absurda em agudos, e algum flanger pela sujeira/amassos dela.

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Achei que essa mudança que ele gera faz o timbre melhorar bastante, não gostou do efeito que ele produz?

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Filippo14

Cara, achei diferente... Mas no fundo acho que ele faz muito pouco que eu possa usar na prática... Só vejo espaço pra esse efeito no progressivo/experimental...

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Eu deixaria ele ligado o tempo inteiro hahahahha, a parte do drive. Achei que para gravação ele é muito bom, seria uma espécie de pré-amp, daria vida para o som

Nefelibata
Veterano
# nov/14
· votar


Filippo14

Então, o Echoplex não é só o delay?

Por isso que eu disse pra vc dar uma pesquisada. =D

O Echoplex "era" uma unidade de delay da época como qualquer outra. No entanto, este tinha um pré amp que dava essa esquentada no som, até quase um cabelinho de drive que o pessoal gostou muito na época.

Muitos até deram um jeito de separar o pré amp do delay em si pra usar esse efeito aí que vc gostou, de esquentar o som. Assim, o echoplex acabou mais famoso pelo seu pré amp quente do que pelo delay.

Hoje a MXR, que é dona da marca echoplex, até lançou um pedal pré amp que simula isso com esse nome.

Indo pro strymon, é um efeito legal, mas de uso muuuuiiiitoooo limitado. Esse efeito vc consegue com os controles da guita, amp e pedais. Ao vivo, no meio de uma banda, com amps, distorções e PA meia boca, não faria a menor diferença.

Se vc ligar um tube screamer com drive quase mínimo e tirar um pouquinho do tone vc jah tem um efeito muito parecido de calor no som, mas sem o lance do flanger da fita.

Bom, minha opinião é essa: É legal, mas "inútil" demais pelo preço de um strymon.

Abraço

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Filippo14

Depende o som até dá uma cara legal... Fazer uma passagem "com som de fita", ao invés do popular "som de rádio" (mid boost)...

No meu "pop" não rola muito bem...

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


A Echoplex originalmente era da Maestro uma subdivisão da Gibson, eu tenho uma Fulltone Echoplex das primeiras a válvula, e esse pedal nem chega próximo. A Echoplex além da repetição tem o hold , que segura a pilha de repetição como se ouve em Desert Rose do Eric Johnson, e a modulação gerada pelo campo magnetico do motor no cliclo da fita de gravação. um pedal que chega próximo além do memory man é o rheel echo da danelectro.

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


Filippo14

Não concordo com muita coisa que foi falado. Eu achei o pedal bem interessante e vou comprar um assim que pintar.

Velvete
Veterano
# nov/14
· votar


MMI
Ha ha ha sempre nos surpreendendo... Na contramão da história natural dos argumentos aqui.

Abraços

Nefelibata
Veterano
# nov/14
· votar


Filippo14

Baseei minha opinião na parte que vc comentou que gostou mais, que foi a saturação da fita; para tanto eu procuraria outras formas de esquentar o som.

Quanto ao efeito de delay, mais as modulações deste pedal, realmente a strymon mata a pau e é difícil conseguir uma simulação melhor. Mas é algo muito específico, pq ele "só" faz isto.

Se vc gostar muito desse delay de fita e seus desdobramentos, vale a pena. Senão, compensa pegar um timeline, um timefactor, ou um tc eletronics X4 (mais barato, mas ótimo), que qualquer um destes vai te dar uma simulação muito boa de vários delays vintage, mais os modernos e digitais.

Além disto, há que se considerar que esses efeitos desse pedal vão alocados num lugar só da cadeia de pedais e isto pode criar situações chatas. Por exemplo, essa saturação vc pode querer no início da cadeia, mas o delay vai embolar com os drives e modulações depois e vice versa; outros efeitos podem não casar com essa saturação no fim da cadeia.~

Resumo da ópera: Um brinquedo MUITO legal, nota 11, mas caro e com limitações de ordem prática.

MMI

Convém partilhar opinião contrária para que todos possam também refletir, aprender e quem sabe rever posições! Também por ser a finalidade de um fórum.

Abraços!

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


Nefelibata

Então, eu já tive o Flashback e gostei absurdos, puta pedal de delay. Atualmente eu uso o G major 2 para os efeitos e um memory man por fetiche só, o rack já resolveria todos os meus problemas. Eu achei esse pedal muito legal para gravação, essa simulação de pré-amp eu achei muito bonita. Vi uma solução mais barata que um pré-amp bom nesse Strymon Deco.

Realmente, usar um efeito desses ao vivo não mudaria nada, mas ao vivo, se o tiimbre for razoável, dando uma nota 7 vai, não muda nada para um timbre nota 10. Ao vivo, claro.

A questão é que na hora de gravar tudo importa, todos os detalhes são importantíssimos, então um pedal desses é uma mão na roda para ligar no amp, ligar a guitarra direto em linha com esse pedal para depois mandar para o amp, adicionar esses efeitos de fita do pedal. Ele supre a necessidade de uns 4 plugins. Se for no site da Waves para ver o preço desses plugins de fita, você se espanta com o preço, o pedal sai mais barato.

Agora eu começei a entender porque o pessoal curte tanto o Echoplex hahahhaha. Que pedal seria esse da MXR, você sabe?

Ismah

Hahaha concordo que eu curto muito progressivo e um pop mais antigão, cairia muito bem esse pedal para mim.

MMI
Então, achei um pedal bem legal, faz muitas coisas. Ao vivo realmente não faria diferença nenhuma usar ele ou qualquer outro pedal que nãoo simule essa fita, mas como eu disse lá em cima, para gravação ou aquela busca do timbre perfeito, esse pedal é muito bom.

pedrolake
Não esperava tudo isso do Memory Man, realmente eu acho o som de delay dele muito bom, uso ele poucas vezes, mas ele tem um som muito dele que fica muito bom em varios lugares. Não me arrependo nem um pouco de deixar ele no set junto com o G major2

Abração

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Filippo14

Ainda pra gravar, acho que ele faz muito pouco... Insertaria, como disse, num trecho da master, para efeito mesmo. Mas nada de especial, esse som, não é desejado a tempos. Até num show tributo a The Beagles, ficaria mais próximo do que se tem registrado deles.

Nefelibata
Veterano
# nov/14
· votar


Filippo14

Agora eu começei a entender porque o pessoal curte tanto o Echoplex hahahhaha. Que pedal seria esse da MXR, você sabe?

Se chama Echoplex mesmo. É um pedal do tamanho do phase 90 e um knob apenas, de ganho. Mas eu achei que esse strymon tem um efeito de saturação muito mais bonito que o da MXR, ao menos por esse vídeo aí.

A questão é que na hora de gravar tudo importa, todos os detalhes são importantíssimos, então um pedal desses é uma mão na roda para ligar no amp

Se vc busca ele para gravações aí a conversa é outra. No ambiente de estúdio vc tem a flexibilidade de fazer o que quiser, então vale muito a pena! Pode usar ele antes do amp pra dar esse calor no som e depois tb pra usar os efeitos de delay e flanger, que são ótimos.

Então, eu já tive o Flashback e gostei absurdos, puta pedal de delay.

Vc já viu o novo Alter Ego X4 vintage? É um flahsback X4 mas somente com simulações de delays vintage. Coisa linda demais.

Eu tenho o flahsback X4, aprovo e recomendo. É um dos poucos delays do mercado que oferece um analog true bypass pro sinal dry da guitarra, além dos delays ótimos e ainda ter um looper de brinde.

Abraço

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


O pedal Echoplex da Dunlop é um preamp/boost feito para se usar como um pré saturador da Maestro Echoplex transistorizada, não tem nada haver com a Echoplex original que era uma câmara de echo/delay. Na década de 70 bandas como Thin Lizzy, Slade usavam a Maestro Echoplex em modo bypass, para adicionar maior volume no sinal e conseguir sons mais quentes, e distorcer os Marshalls que tinham um overdrive farofa em relação aos de hoje em dia. Outro porém é que a Echoplex utilizava muitas válvulas e tinha um ganho um pouco alto para suprir as possíveis perdas.

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


Nefelibata

Pois é, isso que eu não queria...

Para falar de um pedal desses, primeiro é preciso saber do que se trata esses gravadores de rolo antigos, a saturação, etc. Quando se fala em adicionar um overdrive, uma distorção , os guitarristas já ficam todos ouriçados e pensando no que eles (nós...) estão acostumados, especialmente quando se trata de um pedal para guitarra. Tá bom, mas não tem nada a ver, isso aí é uma saturação de gravador de rolo, gravador este que era usado para todas as gravações de todos os instrumentos. Tem que esquecer um pouco esse lado "guitarra distorcida", mais ainda, não dá para levar em conta as bobagens que se lê e assiste no Youtube a esse respeito. E tem muuuuuuita bobagem.

Qual é a desse papo de gravador de rolo, analógicos, saturação etc.? Não vou me alongar, mas esse artigo que desconfio que quase ninguém vai ler, dá uma boa introdução.

Não é um efeito para se usar ligado o tempo todo numa cadeia de pedais, vai acabar atrapalhando. Ele só faz o "tape saturation", "lag" das 2 cabeças que se desdobra em um tipo de delay e chorus, por assim dizer e ficar mais resumido, tudo voltado para guitarra. Não tem o wow e flutter, o que provavelmente vem a ser uma vantagem para o propósito dele e o afasta de um simulador de tape recorder. Quem tem experiência com esse tipo de gravador e saturação vai entender que não é para ligar esse pedal como um outboard na master, mesmo sendo uma simulação de um efeito bastante interessante e desejável (e é um pedal de guitarra, não é um outboard!!!!)

Filippo14, você gostou desse pedal? Pense em usar só ele, vindo da guitarra e indo direto para o amplificador logo de cara. Se você me responder que não é bem o que pensou dele, não tem tanta serventia, o pedal não é para você. Até entendo que não é interessante para boa parte da galera do fórum.

Na maioria das vezes que se usou essa saturação, não era para se obter uma distorção hi gain, não era para se tirar esses sons que o extremo do pedal faz. É perfeito para um som limpo meio Barney Kessel, mais jazzístico pois tem muito mais definição que normalmente se obtém com pedais de drive (o Blue Boy Deluxe da MI Audio pode ser uma opção para isso, mas ainda é diferente). Ainda oferece um efeito tipo delay e chorus... Serve para jazz, som limpo de guitarra, uns sons experimentais viajantes etc. Mas não recomendo para sons de mais overdrive e distorção.

Saturação em master é diferente do que se pensa em guitarra. Pode vir de compressores/EQ analógicos ou de um outboard específico como o Thermionic Culture Vulture. Serve para dar uma "cola" na mix/master, serve para efeitos psico-acústicos, eventualmente um rolo pode dar um toque de low-fi (wow e flutter).

Por isso que não concordo com umas coisas que foram faladas e para mim é muito desejável. Para uma boa parte acho que não é do interesse...

Fui.

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


MMI, se não me engano as primeiras câmaras de echo e delay foram as Binson Echorec e Watikins copycat.

Eu já vi uma Binson Echorec em museu ela usava disco sólido de tungstênio para gravar, na boa teve ter sido uns dos primeiros HDs.


Binson

O bom dessas câmaras é que davam uma abrida no som deixando ele mais vivo e com mais cor, e o echo e delay tinham uma profundidade enorme e soavam muito orgânicas não como alguns delays plásticos de hoje em dia.

Hoje em dia é meio que inviável ter uma dessas além do tamanho e do consumo, mas a antiga Alesis tinha umas digitais que eram muito boas e quebravam um galho enorme.

lutty
Veterano
# nov/14
· votar


Não é mais barato e facil usar um EP Booster, da Xotic?

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


Depende, as câmaras de echo geravam uma saturação diferente da saturação que suja o som, ela gera uma saturação harmônica, por exemplo Neil Young em alguns discos usava essa saturação se ouvir com bastante atenção o som não é totalmente limpo e sim os picos harmonicos estão alterados geralmente é algo bem sutil, mas em alto volume pode dar a falsa sensação de um oitavador, como se ouve na gravação Like a Hurricane, Powderfinger do Live Rust - Neil Young. Um pedal que explorava essa saturação era o Octave divider mas ele tinha muito mais ganho que as câmaras de echo.

Nefelibata
Veterano
# nov/14
· votar


MMI

Para falar de um pedal desses, primeiro é preciso saber do que se trata esses gravadores de rolo antigos, a saturação, etc. Quando se fala em adicionar um overdrive, uma distorção , os guitarristas já ficam todos ouriçados e pensando no que eles (nós...) estão acostumados, especialmente quando se trata de um pedal para guitarra. Tá bom, mas não tem nada a ver, isso aí é uma saturação de gravador de rolo, gravador este que era usado para todas as gravações de todos os instrumentos. Tem que esquecer um pouco esse lado "guitarra distorcida", mais ainda, não dá para levar em conta as bobagens que se lê e assiste no Youtube a esse respeito. E tem muuuuuuita bobagem.

Então, era mais ou menos isso que tentei passar pra ele. Não é um pedal de drive. Não é um pré amp. Tanto que falei pra ele arrumar um pedal de drive ou boost específico que tem aos montes. Pra este propósito citei o pedal Echoplex da dunlop, que pra serve de fato como um pré amp, com o viés procurado por ele.

Talvez tenha me expressado mal. Se for só pra esquentar o sinal da guitarra, no contexto guita->amp, drives e efeitos, não seria a praia dele, pq, sim, a saturação da fita é diferente de uma saturação/clipagem de sinal e era isso que eu dizia q não daria muito certo pro uso de pré amp ou drive que chegou a ser sugerido aqui.

Mas, depois ele disse q pensava na questão de estúdio de gravação. Aí teria como achar usos mais práticos pro pedal nessa questão de mix/master. Basta ler lá com um pouco menos de preconceito as postagens.

Abraços

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


MMI
Saturação em master é diferente do que se pensa em guitarra. Pode vir de compressores/EQ analógicos ou de um outboard específico como o Thermionic Culture Vulture. Serve para dar uma "cola" na mix/master, serve para efeitos psico-acústicos, eventualmente um rolo pode dar um toque de low-fi (wow e flutter).

Eu usaria ele de todas as formas possíveis. Entendo que não é a mesma coisa, mas ele soa com um Q a mais. É como usar um overdrive mínimo, num vocal, caixa, dá um tchan a mais. O que é um tcham a mais? Não sei, é um tcham a mais rs

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


Nefelibata

Eu vi!! Esse alter ego x4 deve ser muito foda, deve ser animal, eu atualmente se fosse pra escolher um seria uma briga dificil, entre o flashback e o alter ego ahahaha. O Rack tem essas vantagens, eu crio meu som de delay, eu escolho se vai ter filtro ou não de deterioração para os delays e modulações em geral, consigo tirar um delay limpíssimo até um delay com som de rádio no fim ahahhaha, mas eu vendi com dó o flashback e se fosse fazer um set bem mais enxuto, com delay, chorus e drive, um dos dois estaria nesse set!

MMI
A minha ideia pelo som que eu vi desse pedal não é a de substituir um TubeScreamer por exemplo. Eu pensei nele muito mais nos sons clean. O jeito como o cara ligou nesse video esse pedal no clean que me agradou muito. A distorção total dele pouco me importou, distorção por distorção eu uso a do meu ampl que para mim é maravilhosa. A questão que eu mais gostei nele é usá-lo ligado durante uma gravação de guitarra durante a track inteira. Ele deixou a guitarra com harmônicos mais bonitos e aquele som mais quente e definido, não distorceu, só deixou mais vivo. Esse tipo de som eu acho legal de usar. Foi o que eu falei, de brinde ainda viria sons de flanger, chorus e delay que eu achei ótimos. Pegar uma track de guitarra e regravar em outra track com esse pedal ligado para qualquer um dos 4 sons que ele proporciona iria dar uma cara muito melhor para a guitarra, foi isso que me atraiu nele. Ao vivo foi como eu disse, pouco importa, ele de fato não faz a mínima diferença.



Eu sei que ele não é um pré-amp e nem que ele substitui um pré-amp, mas para quem já tem uma mesa com um pré-amp nota 7 como eu, com esse pedal não tem a necessidade de comprar um pré-amp nota 9, ele da uma cara mais bonita para o pré-amp da mesa, deixa mais vivo sem a necessidade de gastar 2500 dólares em um pré-amp mais caro ppara gravar as guitarras (voz é um caso a parte).

Nefelibata
Veterano
# nov/14
· votar


Filippo14

O Rack tem essas vantagens, eu crio meu som de delay, eu escolho se vai ter filtro ou não de deterioração para os delays e modulações em geral, consigo tirar um delay limpíssimo até um delay com som de rádio no fim ahahhaha

Brother, se vc ligar o X4 no USB vc consegue fazer isto tb. Tem um programinha da TC que mexe em tudo quanto é parâmetro do delay e vc cria o som que quiser, assim como faz com o rack. Aí vc salva seu "preset" no pedal como um toneprint.

Abraço

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


Nefelibata

Sim, a questão é que o rack me permite fazer isso com vários delays e modulações e aliando isso com um controlador de chão eu crio varios presets sem serem apenas 4 como os toneprints do flashback.

Nefelibata
Veterano
# nov/14 · Editado por: Nefelibata
· votar


Filippo14

Rack é foda! =D

No meu caso que só toco ensaio e toco por aí, sem precisar de mtas firulas, tá de bom tamanho o X4.

Abraço!

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


Nefelibata

Exato, eu precisava de um número maior de presets e o rack me proporcionou isso, mas não vi grandes diferenças sonoras entre o rack e o flashback, na verdade nem sei se senti alguma diferença hahahah. O Flashback é ótimo.

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


Nefelibata

Tanto que falei pra ele arrumar um pedal de drive ou boost específico que tem aos montes

Mas ele não é um drive ou boost específico.

Nefelibata

Basta ler lá com um pouco menos de preconceito as postagens.

Que preconceito nas postagens? Tá maluco????

Filippo14

Eu pensei nele muito mais nos sons clean.

Esse pedal é para você. Vai valer a pena.

Só uma coisa... Um bom pré nem tem tanto essa questão de saturação, um bom pré vai bem além disso. Gosto de muitos prés bem transparentes também, alguns tem um som bem legal. Se você for mais longe, para ter isso bem à mão já iria pensar num Neve Portico 5042 + um pré + um compressor + um EQ...

Os racks da TC são muito bons, já tive. O G-Force é bem legal, mas não quero mais. Mesmo assim, em matéria de efeitos, é sensacional.

Seja feliz com seu Deco, você vai curtir gravar com ele, nessa praia de som limpo com uma pitada de crunch de simulador de tape. Eu encerro aqui porque já tem gente fazendo comentário infeliz...

Abç

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


MMI
O que seria esse Neve Portico 5042?

Eu tenho uma mesa mackie de 16 canais, o pré dela é bacana, mas eu estava pensando em comprar um Avalon. O foda é que o preço no Brasil é absurdo e o dolar ta horrivel para comprar lá fora de qualquer forma. Tenho dois compressores que meu prof de guitarra me emprestou, pelo que ele me falou eles são bons. Quanto a EQ, eu não manjo nada de marcas e ainda nem estou gravando direito (sou cagado o bastante para meu IMac fuder o hardware), então estou esperando para comprar esse tipo de equipo, mas o móvel do rack ta vazio e estou querendo encher ahhahaha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Strymon Deco - Som de fita?!