Clube dos Analógicos - aqui não tem vez pra 0 ou 1!

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# out/14


Acho merecedor existir esse "clube". Afinal tanto se refuta de pedais digitais serem piores ou melhores que os analógicos. Minha proposta sempre foi te um set totalmente analógico - estou muito perto disso - e um digital (multiefeitos).

A ideia é postar - e provar - uma lista de pedais analógicos, consultar se modelo X é ou não. E tudo mais que envolver esse assunto. A ideia não é que seja questão de melhor ou pior, mas de saber quem de fato é analógico.

Mas o que é digital e o que é analógico? Todo pedal digital tem um conversor A/D (analógico digital), que converte um pulso elétrico em código binário (0 ou 1), e então matematicamente o sinal é alterado (processado). Um analógico usa meio físicos para chegar no resultado.

É interessante entendermos o que cada efeito é e como funciona, para poder julgar se ele preta ou não.

Então que comece a farrá! E logo de uma forma polêmica:

Boss Delay Machine (TRUE ANALOG DELAY)

Dessa famíla conheço os DM1, DM2, DM3, DM100, DM300

São delays baseados em BBD...

--------------------------

Achei uma ótima explicação para como eles funcionam:

Dentro destes (CI's) estão longas cadeias de chaves e capacitores, na verdade, os capacitores estão eles capacitâncias ocorrendo nas junções de uma série de transistores. Um sinal de entrada chega com um sinal de clock no primeiro capacitor, mas é apenas por uma fração de segundo - assim o próximo capacitor se "lembra" desta carga por uma pequena fração de segundo. Na próxima transição do clock, esta carga se move para baixo da cadeia para o próximo capacitor, e o primeiro capacitor é carregado com qualquer que seja o sinal de entrada nesse momento.
Em um chip BBD, o tempo linear é convertido em um conjunto finito de pontos da amostragem do clock na entrada. O mesmo clock converte esses pontos de volta para tempo linear na saída.

Segue o original em inglês se alguém puder sugerir uma tradução melhor.


Inside, These are long chains of switches
and capacitors, actually, the capacitors are the capacitances occurring
at the junctions of a series of transistors. An input signal gets
clocked into first capacitor, but it's just there for a fraction of a
second - so the capacitor remembers this charge for a tiny fraction of
a second. On the next clock transition, this charge moves down the
chain to the next capacitor, and the first capacitor is charged to
whatever the input signal happens to be at that moment.
In a BBD chip, linear time is converted into a finite set of points by the sampling clock on input.
The same clock converts these points back into linear time on output.

IN http://hoodoovoodoolounge.darkbb.com/t1471-analog-delay-pedals

-----------------------

Bom, ali já podemos concluir pq eles degeneram o timbre a cada repertição (o mesmo se aplica ao tape echo, mas de forma diferente):

Baixa resolução de sample. Não cheguei a calcular mas acredito que seja por volta de uns 4bps.

No caso dos DM, o MN3005 é o BBD, e o MN3101 é o clock. Os outros dois são o NE570N (noise supressor) e o NEC4558 (dual op amp).

Tem vários que operam assim. Assim que for juntando os nomes posto aqui (a lista vai subindo de versão).

Delays analógicos 1.0

Boss DM1
Boss DM2
Boss DM3
Boss DM100
Boss DM300
EHX Memory Man

DiegoGplay
Membro Novato
# out/14 · Editado por: DiegoGplay
· votar


Creio Eu que com um analógico destes, não se deva conseguir grandes tempos de delay.

Antes de discriminar tudo que é digital, deve-se levar em consideração, que um sinal digital não está propenso a sofrer defasagem. Ele só trabalha com extremos, ou existe sinal ou não existe!
O que é bastante interessante para um efeito delay.
Os problemas de qualidade podem ocorrer na fase de conversão do sinal.
O que pode ser amenizado com o uso de um integrado de qualidade!

Ou seja, para algumas aplicações o sinal analógico é muito superior, e a simulação digital sempre vai ser útil para muitas coisas.

thmenezes_RJ
Veterano
# out/14
· votar


Gostei. Tenho uma sugestão aí pra galera: não tragam pra este tópico a já mais do que batida discussão analógico x digital. Essa discussão está em todo o lugar por aí, e ela não faz muito sentido.

Vamos nos ater aqui à postagens de pedais analógicos ou "supostamente" analógicos. Pra conhecer melhor mesmo, aprender. Um pedal de delay foi um ótimo exemplo pra começar.

BrotherCrow
Membro Novato
# out/14
· votar


DiegoGplay
Creio Eu que com um analógico destes, não se deva conseguir grandes tempos de delay.
Cara, eu tenho um Memory Boy Deluxe e realmente, no modo "normal" (controlando o tempo de delay no knob) os tempos são bem curtos. Mas ele também tem um tap tempo, e com o tap vc consegue tempos bem maiores, só que com uma degradação do sinal considerável. A questão é que, dependendo do estilo que você toca, essa degradação dá um charme "lo-fi" que acaba sendo um dos meus aspectos preferidos do pedal.

Sobre o tópico em si... eu tenho um set todo analógico, e alguns pedais digitais. Não acho que um seja tão melhor que o outro. O fetiche com analógico é injustificado. Analógico e digital têm prós e contras.

Por curiosidade, o meu set analógico:
-Fender Blender (octafuzz, tem que ficar no começo da cadeia pra prestar)
-Visual Sound Route 66 (clone de tubescreamer e compressor)
-Top Tone DG2 (handmade sensacional, lembra um pouco o RAT mas é um clone do Cornish P2)
-Electro Harmonix Small Clone
-Electro Harmonix Memory Boy Deluxe

Tem mais um monte de pedal aqui em casa, mas isso é o que eu uso com mais frequência.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


DiegoGplay
Antes de discriminar tudo que é digital

Leia novamente

"A ideia é postar - e provar - uma lista de pedais analógicos, consultar se modelo X é ou não. E tudo mais que envolver esse assunto. A ideia não é que seja questão de melhor ou pior, mas de saber quem de fato é analógico." ;)

thmenezes_RJ

Captou bem a ideia. Parabéns!

TODOS

Esqueci de um bem conhecido: MXR Carbon Copy

Delays analógicos 1.0

Boss DM1
Boss DM100
Boss DM2
Boss DM3
Boss DM300
EHX Memory Man
MXR Carbon Copy

AllanGouveia
Membro
# out/14
· votar


Ismah
eu não tenho e nunca testei, mas como um dos focos do tópico é perguntar.... me diz aí o que vc acha do fire kronos delay... ele tem aquele chip que aumenta o tempo de repetição o que o torna "digita"... vc acha que poderia-se o considerar um delay analógico?

pergunto isso por causa da propaganda dele hehe

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


AllanGouveia

Diria que preciso ver o circuito pra te responder. Pra mim havendo conversão para binário é digital.

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


Pedal de drive em geral são analógicos? Exemplo Boss SD-1 e Ibanez TS-808.

Para ser analógico teria que ter uma válvula lá dentro não é?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/14
· votar


Filippo14
Pedal de drive em geral são analógicos? Exemplo Boss SD-1 e Ibanez TS-808.

A maioria deles. Mas existem alguns digitais sim.

Para ser analógico teria que ter uma válvula lá dentro não é?
Não necessariamente.

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Mas um pedl analógico não seria um pedal que faz o efeito acontecer de forma mais natural? Não teria que ter alguma coisa que saturasse o som dentro do pedal?

Ismah
Veterano
# out/14 · Editado por: Ismah
· votar


Filippo14

E tem. Geralmente um par de diodos, que corta os topos e vales da onda. Ou alguns - raros - usam a clipagem do transistor (mesmo princípio do fuzz), aliada a um diodo.

Jeff.guitar
Membro Novato
# out/14
· votar


Filippo14

Para ser analógico teria que ter uma válvula lá dentro não é?

Daí seria um pedal valvulado.
E ainda mesmo tendo uma válvula, poderia ser um pedal digital kkk'

Digital:
É uma placa que tem como circuito integrado chamado de DSP (processador digital de sinais), da qual processam sinais com amostragem do valor da tensão e por equações matemáticas. Elas são compactas e podem modular vários efeitos por isso é comum esse circuito digital nas pedaleiras.

Analógico:
Comum ter apenas um efeito, são geralmente simples obtendo efeitos com componentes eletrônicos como transistores, resistores, capacitores, diodos... as vezes válvulas e chave seletoras.

Obs.: Achei o tópico interessante =]
Ao que se diz em qualidade do som, acho que depende do pedal e não se é analógico ou digital.
Imagina comprarar um pedal da Strymon (digital) contra um Landscape (analógico).
Analógico vs digital seriam caraterísticas de construção e timbre.

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Filippo14

"Para ser analógico teria que ter uma válvula lá dentro não é?"

Amigo, existe uma "besteira" muito difundida, que se têm Transistor não é analógico e se têm Válvula não é digital!

Não acredite nestas bobagens! Isso são conceitos, principalmente, de guitarristas e não de quem conhece eletrônica.

Válvulas, basicamente, entre variadas funções, são usadas como Diodos, Triodos, Trans Resistores e etc.... usar um Diodo que não seja uma válvula, não muda nada em termos de ser analógico.

Num circuíto analógico, os sinais podem assumir diversos valores, dentro de determinados intervalos e usar um Diodo ou um Trans Resistor, que não seja uma válvula, o circuíto continua sendo um circuíto ANALÓGICO!

Trans Resitor = Transistor!! (Aí meu Deus!!, que medo!! tira isso do meu pedal!!) = Preconceito = Ignorância.

Como nosso amigo Jeff.guitar bem descreveu, tu faz um circuíto digital, coloca uma Válvula "bunitinha" lá prá acender feito uma "lampadinha" e engana os guitarristas que sempre acham que entendem de tudo, mas não sabem poha nenhuma.

Obs: Circuítos Digitais empregam apenas dois níveis de corrente (ou tensão) para definir os valores. Ou seja, sistema binário!

Lógica binária 0 ou 1, que nosso amigo Ismah usa no seu enunciado.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

Fale mais do transistor. Me interessei no funcionamento dele. E pra responder o Filippo14, comecei a pesquisar os drives, e vi que (até por serem poucos componentes) é o mais complicado que peguei na frente...

Entre outras coisas, me soa difícil de entender como colocando uma resistência maior no "lixo" do sinal que vai pro terra, altero o nível de ganho. Seria pelo processo de divisão de tensão?

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"Fale mais do transistor. Me interessei no funcionamento dele."

Foram inventados na década de 40. Começaram a se popularizar na década de 50. Usando a lógica equivocada que expliquei acima para o Filippo14 teríamos de dizer que um Fuzz Face do Jimi Hendrix, por exemplo, seria um pedal digital. Um erro absurdo, porém comum.

Transistores são os principais componentes na revolução eletrônica iniciada nos anos 60.

Transfer Resistor ou Trans Resist (resistor/resistência de transferência) é a origem de seu nome.

Assim como as válvulas são, principalmente, amplificadores de sinais elétricos (entre outras variadas funções).

A corrente elétrica passa entre coletor e emissor e varia dentro de determinados parâmetros determinados pelos projetistas. Esta variação da corrente ocasiona a amplificação do sinal. Amplificar é transformar um sinal mais fraco em mais forte.

A ideia é receber um sinal fraco (como o de um microfone) e torna-lo mais forte, sem alterar suas características, mas com potência suficiente para, por exemplo, excitar um alto falante. (o chamado Ganho).

Ahhh!! você descreveu a válvula!! ---- Não, eu descrevi o transistor!!

Se vão em circuítos analógicos e fazem a mesma coisa que as válvulas, porque foram inventados e usados?

Justamente para substituir as válvulas que são caras, frágeis, grandes, geram muito calor e dão muito problema em alguns circuítos.

Mas a resposta é igual a das válvulas? Não!

Existem diferenças na forma como os sinal é modificado e no sub produto dele (harmônicos e etc).

Melhores para algumas coisas, piores para outras.

Obs: Muita gente costuma confundir Transistor com CI - Não têm nada a ver!!

Alex guitar man
Veterano
# out/14
· votar


Sem falar que é possivel sistemas digitais usando válvulas! É claro que falos de maquinas de soma e etc, algumas portas logicas.

Gloria ao VOVO ENIAC

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Alex guitar man

Dá pra fazer ainda um processador com válvulas. A ideia é a mesma (sempre sim ou não). To alugando um cômodo de 100x400m caso queira tentar.

Lelo Mig

Em prática confere aquilo que falei? No caso ele se baseia num divisor (variável) de tensão DC, estimulado pelo sinal de entrada?

Sir Vinex
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
Parabéns pelo tópico brother, ótima iniciativa!
Pode me incluir nesse clube também, vou acompanhar de perto...

Sir Vinex
Veterano
# out/14
· votar


Dá pra fazer ainda um processador com válvulas. A ideia é a mesma (sempre sim ou não). To alugando um cômodo de 100x400m caso queira tentar.
kkkk ainda vai faltar espaço em velho...

Jeff.guitar
Membro Novato
# out/14
· votar


Lelo Mig
Obs: Muita gente costuma confundir Transistor com CI - Não têm nada a ver!!
Quem confunde não sabe absolutamente nada de eletrônica.
Transistor faz parte de um CI - circuito integrado.
Como funciona um CI

Jeff.guitar
Membro Novato
# out/14
· votar


Em prática confere aquilo que falei? No caso ele se baseia num divisor (variável) de tensão DC, estimulado pelo sinal de entrada?
Não "divide" e sim controla.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Jeff.guitar

Direciona?!

Jeff.guitar
Membro Novato
# out/14
· votar


Ismah
Estamos falando do transistor né?
Ele tem 3 pernas: Transistor
Que são: Emissor, coletor e a base.
Diagrama Simples
Como funciona: quando é aplicada uma tensão ao terminal do meio em um transistor, ele permite que a corrente elétrica circule pelos outros dois terminais. A quantidade de tensão aplicada ao terminal do meio (ou terminal de controle) determinará qual será a intensidade da corrente que sairá pelo terminal de saída.
Cada transistor tem um tipo de funcionamento, na verdade, uma posição sobre seu funcionamento, que a lógica permanece a mesma.
Em questão de 'impedância" temos a seguinte lógica.
- Base Comum (Ganho em tensão, sem ganho em corrente).
- Emissor Comum (Ganho em tensão e corrente).
- Coletor Comum (Ganho em corrente, sem ganho em tensão).

Tem que tomar que tomar cuidado e ver se o transistor é NPN ou PNP que é só a polarização deles, no caso: Os transistor NPN o cletor é positivo e o emissor é negativo; a base deve ser polarizada positivamente; o PNP o coletor é negativo, o emissor é positivo e a base deve ser polarizada com tensão negativa.

Obs.: Se for fazer um pedal de overdrive baseado aquele som quando a vlavula satura, use o transistor Mosfet, na minha opinião é o melhor para esta aplicação. (Fulldrive da Fulltone usa)

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Jeff.guitar
A quantidade de tensão aplicada ao terminal do meio (ou terminal de controle) determinará qual será a intensidade da corrente que sairá pelo terminal de saída.

Considerando o esquema acima...

E seria a saída o coletor?

Ramsay
Veterano
# out/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Ismah

- Boss HM-2
- Boss DS-2
- Boss MT-2
- Boss OD-1
- Big Muff Germanium 4 vale??

Nenhum deles faz mais parte do meu pedalboard.

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


Ramsay

Não saquei a pergunta.

Ramsay
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Ismah

Foi nóia minha achar que o Germanium 4 não seria analógico.
Acho que perguntei isso, porque o comparei com um pedal de fuzz analógico que montei recentemente (está esperando caixa) e o Germanium 4 fez feio, muito feio, com um som bem inferior ao do pedal que eu montei, simples assim...

AllanGouveia
Membro
# nov/14
· votar


esse tópico ta ficando show!! Galera, falem de mais pedais aí... falem logo de algum pedal polêmico para o tópico crescer rápido hehehe

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


AllanGouveia

Polêmico? Qualquer Boss é polêmico. Um colega de fórum recebeu um e-mail dizendo que atualmente todos são digitais, salvo alguns drives, como o DS1.

Mas a ideia não é polemizar a causa, já que sabemos que dadas situações, e guardadas as devidas proporções, os digitais se sobrepõem os analógicos, e os analógicos aos digitais.

Ramsay

Ok, continuei sem entender kkk.

Mas quanto aos pedais, penso que como os amps, eles precisam casar com a guitarra e com a pegada do músico. Meu amigo tira um som fantástico de um Phaser 90, eu nem pro cheiro. A pegada dele é levíssima a minha uma marretada.

Ramsay
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Confesso que não sei o que vc não entendeu!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Clube dos Analógicos - aqui não tem vez pra 0 ou 1!