Montando um Zumbiboard handmade!

    Autor Mensagem
    Duds McCready
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Duds McCready


    Galera, estou criando esse tópico pra descrever minha ideia de miniboard que resolvi fazer por conta. Nunca tinha feito nada desse tipo antes, a ideia é / era justamente um protótipo, pra aprender as etapas, errar e aí ficar esperto para uma próxima tentativa. Então aí vão as etapas, resumidas, do meu pedalboard handmade.

    MATERIAIS:

    * Prateleira de Pinus (60x25x1,2); (Sim, não sabia que essa madeira é frágil, mas como a ideia sempre foi aprender e não fazer algo com material caro, optei por essa que estava 15 reais hehe)
    * Gibi velho do Walking dead;
    * Verniz acetinado;
    * Pincéis;
    * Furadeira / parafusadeira;
    * Lápis, trena e régua;
    * Serrote
    * Dorflex (vai ser importante depois de usar o serrote kkkk)
    * Lixa de madeira
    * Tecido
    * Velcro auto adesivo
    * Tecido para revestimento interno (usei linho, mas não sei se é bom e inclusive, aceito sugestões e dicas)
    * Sobras de madeira para testes (sobra dos cortes)

    Passo 1:

    Medindo o tamanho do pedalboard

    Primeira etapa é o planejamento do board. A ideia era fazer um mini board, com wah e drive somente, então medi de forma que ficasse com um espaço não muito grande entre os pedais e a medida que cheguei foi: 27cm x 25cm. Feito isso, dá-lhe calcular tudo, riscar a madeira e conferir tudo antes de poder começar a cortar.

    Passo 2:

    Board em partes

    Após a primeira etapa, chegou a hora de usar o serrote e em seguida o dorflex kkk, pq deu maior suador pra serrar no braço as partes e, apesar de ter ficado com algumas imperfeições, com auxílio da lixa de madeira, consegui deixar menos pior do que logo após lixado e aí está o resultado com as partes soltas.

    OBS: reparem que tem altos riscos ali, fruto de um primeiro cálculo errado heheh. É importante revisar tudo antes de serrar, senão ferra o projeto logo no começo.

    Passo 3:

    Acabamento em diagonal

    Aqui foi uma frescura, resolvi dar um acabamento mais maneiro, deixando as laterais em diagonal. Usei uma serra de cano mesmo para isso e apesar de trabalhoso e meio chato, o resultado até que ficou como eu esperava. Depois de serrar, mais lixa pra dar um acabamento melhor e tirar as lascas de madeira.

    Outra coisa, essa lateral direita menor, fiz por conta de usar o Wah 535Q da Dunlop, que tem o boost lateral. Hoje, no meu board, só consigo acionar com a mão... nesse aí pensei e abri a lateral pra quando puder, acionar com o pé sem problemas.

    Passo 4:

    Furando e parafusando

    Aqui veio, na minha opinião, meu segundo vacilo (o primeiro foi escolher a madeira errada =/). Fiz os furos guias, todos com cuidado e houve apenas um problema. Na lateral superior, a madeira acabou trincando. Com certeza pq meu furo guia ficou menor e ao parafusar, a madeira não aguentou, mas não vejo com muita gravidade isso.

    Madeira trincada

    Passo 5:

    Colagem das imagens

    Aí veio o terceiro vacilo. Colei as imagens sobre os parafusos, ou seja, se precisar trocar algum lado do board, terei de zoar o acabamento externo, mas como disse, ideia sempre foi de aprender e esses erros estão anotados e compartilhando com quem por acaso quiser fazer um por conta.
    Usei cola branca mesmo diluída em água e aí muita paciência pra colar e fazer o acabamento. Ficou longe de estar bom, mas pra primeira vez eu curti.

    OBS: Algumas bolhas de ar somem após a cola secar!

    Fim da colagem verso
    Fim da colagem frente

    Passo 6:

    Envernizando

    Hora de passar o verniz. O acetinado é meio amarelado e não deixa brilhando, por isso optei por ele. São 3 demãos, com intervalo de 12 horas entre cada uma. Ao final, eu particularmente achei sensacional, pq deu uma envelhecida maneira nas imagens. Dá pra comparar antes e depois com a imagem do verso do passo anterior, no mesmo ângulo.

    Fim do verniz verso

    Passo 7:

    Furo para cabo

    4º problema. Como o board é pequeno, busquei otimizar o máximo os espaços e com isso, colei o wah na parede do board. Isso fez com que eu tivesse que furar a lateral para plugar o cabo. Aí, quando utilizei a serra copo, veio a merda. Deu uma zoada nas imagens e por dentro, lascou bastante a madeira, mas provavelmente pq utilizei rotação meio baixa na furadeira. Novamente, valeu a experiência de ter errado hehehe

    Passo 8:

    Colagem do tecido interno

    Aqui colei o tecido na parte interna do board, na base e nas laterais. Aqui entrou uma figura importante. Uma namorada que manje de corte e costura haha. Ela cortou o tecido certinho pra mim, com sobras e aí só precisei colar e cortar as sobras (Passo 10) ;). Por fim, o uso da BARSA hoje em dia, fixar a colagem. Galera, quase esquecendo, aqui usei cola branca com água novamente e o tecido é linho, mas não achei a combinação muito boa. Devo comprar aquelas colas auto adesivas, que são mais resistentes, mas o resultado será o mesmo, só que com mais resistência, eu espero hehe.

    Passo 9:

    Pés de borracha

    Hora de fixar os pés de borracha, foi tranquilo. Só fiquei esperto para, como a madeira é mais frágil, coloquei eles de forma que ficassem bem no meio do wha, que é o pedal de maior pressão para acionar e com maior área. Acredito que não terei problemas, fiz uns testes aqui e não quebrou haha. Novamente, furos guias e em seguida parafusando, pra fixar mais facilmente.

    Passo 10:

    Corte das sobras de tecidos

    Cortei com tesoura e estilete a sobra dos tecidos. Se repararem bem, ficou um acabamento bem ruim, mas essa foi a parte que não faço a mínima ideia em como deixar com acabamento bem bacana. Talvez se dobrasse o tecido pra dentro ou cortasse sem sobras, ou alguém possa ter sugestão aí tbém!!

    Passo 11:

    Quase lá... mas deve ficar assim

    Resultado quase final, pois faltam os pedais hehehe

    Nos jornais, colocarei um Ep Booster Xing Ling e um Mooer Reecho. Santa China, fazendo minipedais hehehe. Achei que a distribuição ficou boa. Como ainda não está 100% finalizado, voltarei a postar aqui assim que eles chegarem e ligar todos, fixar com velcro ou etc.

    Espero que ajude alguém que queira construir seu próprio pedalboard.

    O transporte devo fazer em Bag mesmo, tipo essas de notebook. Se não fizer um case mais pra frente... Vamos ver...

    Abraços!!

    guitarfilth
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Muito animado você hem?!?! Puta trampo, mas ficou bem legal, parabéns.

    Duds McCready
    Veterano
    # set/14
    · votar


    guitarfilth
    Opa, fazia tempo que estava querendo meter a cara e montar um board do zero, mas meu objetivo principal ainda é um case... esse foi só o começo heheh, vamos ver o hardcase! Deu uma trabalheira mesmo, mas fiz bem com calma, praticamente só nos finais de semana, tirando algumas empolgações momentâneas de meio de semana hahah

    Que massa que curtiu, valeu brow!!

    Abraços!

    JJJ
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Bom, eu sou suspeito pra falar dessas coisas diy... hehehe

    Muito legal!

    Só achei muito pequeno... Pra dois pedais, nem precisa de pedalboard, NMHO...

    Duds McCready
    Veterano
    # set/14
    · votar


    JJJ
    Valeu!!! Concordo que board pra 2 pedais pode soar meio exagerado, mas primeiramente a ideia era pra aprender mesmo a montar, ou seja, um protótipo, projeto piloto, que no fim, ao invés de conter 2 pedais, conterá quatro "colocarei um Ep Booster Xing Ling e um Mooer Reecho", além de drive e Wah hehe.

    Abraços!!!

    f14gomes
    Membro
    # set/14
    · votar


    Curti as imagens de gibi no board e a coragem de meter a mão na massa.
    Parabéns!!!

    Del-Rei
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Duds McCready
    Hehehehe!!!

    Enfim, nasceu a criança!!
    Ficou show, heim! Esse lance do gibi ficou sensacional, rs!

    Mini boards rulezzzzz!!!
    \m/

    Um aceno de longe!!!

    Duds McCready
    Veterano
    # set/14
    · votar


    f14gomes
    Curti as imagens de gibi no board e a coragem de meter a mão na massa.
    Valeu!!! Pois é, me enrolei um monte antes de começar, mas vou dizer que a experiência é mto maneira!!

    Del-Rei
    Praticamente né. Agora só resta a receita colaborar, liberar os pedais pra eu fixar e aí sim finalmente terminar kkkkk.

    Valeu brow!

    Abraços!!

    dieegovieira
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Tenho um projeto feito no sketchup caso queira como base posso estar te passando as imagens, ainda não comecei a produção dele mas estou comprando as ferragens.

    Lord-g
    Veterano
    # set/14
    · votar


    dieegovieira
    Blz Cara?
    Tenho interesse tem como mandar?

    dieegovieira
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Quem quiser o projeto basta me enviar um recado pelo fórum com o email, não sei se é permitido postar arquivos aqui no fórum.

    Voltando ao tópico achei fascinante a ideia do revestimento com folhas de quadrinho um visual bem único mesmo!

    Parabéns pela iniciativa.

    sobrevivente
    Veterano
    # set/14 · Editado por: sobrevivente
    · votar


    dieegovieira
    É permitido sim (claro, desde que não envolva programas piratas ou afins), sobe o arquivo em algum lugar e passa o link pra gente. \o/

    dieegovieira
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    A ideia do projeto é transformar a case em pedalboard, a base da case é o pedalboard (acho que ficou claro :D)

    O pedalboard possui alguns mods: A possibilidade de colocar entrada/saida nas laterais e socket de energia para facilitar ainda mais a conexão. O pedalboard depois de configurado será um plug and play.

    Materiais
    - Conectores Neutrik (NJ3FP6C), são dois conectores (entrada e saida).
    - Socket AC Power
    - Fecho borboleta ou de engate (vai depender dos testes ou seu gosto)
    - Velcro

    Obs.: Os demais materiais ficaram a disposição do marceneiro que irá me ajudar na construção, não sei exatamente o que será usado, assim que possível atualizo as informações.

    Fiquem a vontade para modificar o projeto, só não deixem de compartilhar.

    Programa utilizado: Sketchup (Versão gratuita)

    Imagens
    Download - Mediafire

    Duds McCready
    Veterano
    # set/14
    · votar


    dieegovieira
    Valeu brow! Eu, particularmente, nunca tinha visto ideia assim para pedalboard, aí resolvi arriscar hehehe.

    Depois vou dar uma olhada no seu arquivo aí.

    Valeu! Abraços!

    Duds McCready
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Putz, vacilei e não postei fotos finais do trampo...

    Foto 1

    Foto 2

    No final das contas o q era pra ser para 2 pedais ficou para quatro heheh. Me surpreendeu, na verdade, pq o projeto inicial era para somente dois pedais mesmo.

    Abraços!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Duds McCready
    ficou bacana.
    arrisco uma sugestão, pode colocar uma iluminação led nela. tem até uma fonte com leds.

    http://www.joyoaudio.com/en/product/show_174.html

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Duds McCready
    Hahaha!!
    Fantástico isso aí!
    100% handmade! Acho que tu já pode inclusive comercializar pedalboards pra galera, hehe.

    Muito bom mesmo, cara!!
    \o/ \o/

    Um aceno de longe!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Duds McCready
    Cara, se me permites, acho que vc devería trocar o booster e o echo de lugar, um pelo outro, pois booster é um pedal que vc precisa acionar sempre, de maneira rápida e segura (sem tocar nos controles dos outros pedais).
    Abç

    Duds McCready
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Duds McCready
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Sabe que eu cheguei a cogitar de colocar leds mesmo, mas achei que a chance de não dar certo seria de 100% e aí desisti hahah. O problema dessa fonte é que ela é muito grande e espaço nesse board é o que falta haha. Valeu pelo comentário!

    Del-Rei
    Hehehe, longe disso. Trampo foi meramente desafio pessoal mesmo pra criar uma caixinha pro set B haha.

    Mauricio Luiz Bertola
    Bertola, obrigado pela dica e concordo contigo que pedais menos utilizados devem mesmo ficar nessa "zona de risco" hehe. Não sei se é possível perceber pelas fotos, mas o booster tem um calço e é possível ser acionado com certa "segurança" longe dos controles do Joyo VOD. Claro que há o risco disso acontecer, mas por enquanto não tive problemas quanto a isso.

    Abraços!

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: sandroguiraldo
    · votar


    Duds McCready

    Só tenho três palavras pra você amigão:


    Clap, clap, clap

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Duds McCready
    Legal. Não ví o calço.
    Isso dá melhor posicionamento para o booster.
    Muito bom!
    Abç

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Duds McCready
    Por que achou que não daria certo por led? se tiver dificuldade de soldar pode pedir pra um técnico.
    E existe muita opção para led. pode usar uma fita, que apesar de ter alimentação padrão de 12V, com 9V funciona para esta aplicação. Eu usaria led redondo comum, colocaria 2, um de cada lado em furos laterais, esconderia os cabos com um acabamento externo e colocaria um plug fêmea para ligar os leds com a fonte do pedal.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Duds McCready

    Hahaha, ficou show de bola! Muito bem bolado o board! :)

    Duds McCready
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Sabia que eu tinha mais fotos do andamento, mas não estava achando no meu celular. Consegui recuperar algumas desse processo de fixar os pedais.

    Foto dos calços

    Foto dos calços fixados

    Foto do nível dos switches

    sandroguiraldo
    Valeu!! Legal saber que a primeira tentativa de fazer um pedalboard deu certo haha.

    Mauricio Luiz Bertola
    Carreguei umas fotos que mostram os calços e o nível dos pedais.

    Luiz_RibeiroSP
    Pq pra primeira vez acabei me contentando com o "simples" (por medo mesmo de estragar o que estava andando bem haha), que na verdade pra mim não foi tão simples hahaha. Mas a ideia dos LEDs é muito boa e quem sabe crio coragem para colocar mais pra frente.

    renatocaster
    Fala Renato!! Blz?! Hahaha, doideira né, mas foi bem divertido fazer tudo. A ideia era um set B mesmo, simples e eficiente haha.

    Abraços!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando um Zumbiboard handmade!