Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Usando a Roland GR-55 ao vivo

      Autor Mensagem
      erico.ascencao
      Veterano
      # ago/14 · Editado por: erico.ascencao


      Sou mais um que se rendeu às maravilhas das simulações digitais em nome de um set mais prático e fechei negócio com uma Roland GR-55. Meu objetivo é usá-la num set mais simples para ensaios e pequenas apresentações, eliminando a necessidade de levar o meu pedalboard principal (que é bem grande e pesado) e o violão.

      Entretanto, percebi em quase todos os reviews da Roland GR-55 que os usuários dificilmente a empregam em situações ao vivo. A maioria dos usuários usa a pedaleira como ferramenta de estúdio, logo as gravações dos vídeos são todas feitas em linha ou pressupõem uma ligação num sistema de caixas de PA. Na saída OUTPUT, é possível configurar em qual equipamento ela será conectada: linha, combo de guitarra pequeno, combo de guitarra, stack, Roland Jazz Chorus, amplificador de baixo, etc.

      Eis o meu dilema: gostaria de usar os sons de guitarra num amplificador de guitarra e os sons de teclado e violão num PA, usando as duas saídas output (direita e esquerda) que só podem ser configuradas para um tipo de equipamento. Para isso, já arquitetei uma mutreta para montar patches usando o controle de pan pra direcionar sons guitarrísticos para um lado e os sons PAzísticos pro outro, viabilizando a ligação que eu desejo fisicamente. Mas em termos de configuração da saída como eu mencionei anteriormente, eu teria que escolher uma opção que necessariamente não atenderia os dois lados.

      O que vocês acham? Eu conseguiria bons timbres de guitarra num PA usando todas as ferramentas de simulação? E tentando fazer a ligação em amplificador de guitarra e em PA, daria pra "forçar a barra" configurando a saída, por exemplo, pra PA e ajustando os sons de guitarra pra soarem bem em amplificador de guitarra?

      Lord-g
      Veterano
      # ago/14
      · votar


      erico.ascencao
      Fala mano!

      Eu posso dizer que estou pendendo para o lado da tecnologia também.
      Li bastante coisa no vguitarforums e vi uma galera boa usa a GR mais outro equipamento: GR55 + GT10, GR55 + GT100, GR55 + 11Rack, GR55 + AXE FX , GR55 + POD HD, e afins. Boa parte pega a saida de guitarra da GR manda pro Pre/Pedaleira/Simulador pra ir pro amp e os outputs da GR pro P.A.

      Eu to querendo usar ela mais minha Zoom G3, farei este mesmo caminho:
      Guitarra => GR 55 => Wah => Amp Input => Amp Send => Zoom G3 => Amp Return e a as saidas da GR 55 mandando para o P.A.

      De inicio minha ideia era apenas usar timbres acústicos e alguns sintetizados no P.A e guita pura indo pro amp mas vi que as possibilidades são grandes poder por exemplos mandar os sons modelados pra saída de guitarra... vixi loucura ^^

      Mas tem lugar onde não posso levar meu ampli aí terei de usar tudo dela tbm ou ela + a G3.

      Aguardo impressões da galera tbm a minha acho que pego daqui a um mês ^^.

      Agora o mais legal de tudo é que meu centro de controle será uma FCB 1010 ! isso mesmo conseguirei controlar tudo com ela menos o Wah wah !!!
      Abraço

      erico.ascencao
      Veterano
      # ago/14
      · votar


      Lord-g
      A minha expectativa é que os recursos para guitarra dentro dela sejam os da Boss GT-10. Andei vendo uns vídeos no Youtube de gente tocando com a GT-10 em amplificadores de teclado (muito semelhantes às caixas de PA) e gostei dos resultados. Já os demos do Alex Hutchings eu achei uma bosta, aqueles drives high-gain soam muito abelhudos e embolados.

      A minha GR-55 ainda vai demorar pra chegar. Quando chegar, vou fazer uns testes com amplificador de guitarra e uma caixa da Staner que eu tenho aqui. Fico pensando é na sensação de tocar num ensaio sem o som vir do ampli de guitarra...

      Filippo14
      Veterano
      # ago/14
      · votar


      O GK-3 pode ser conectado ao input da guitarra ou não. Liga o GK-3 na Gr-55 e manda para um PA e pega o input da guitarra mesmo e manda para seu equipo de guitarra mesmo. Já fiz isso em casa e fica legal.

      Usei a GR-55 com minha JPX-6. Como ela tem piezo, eu ligava o piezo em um PA, a GR-55 em outro PA e meu setup de pedais no meu amp. Ficou animal... ahahaha.

      Abração

      erico.ascencao
      Veterano
      # ago/14
      · votar


      Filippo14
      Inicialmente eu não queria usar nada além da GR, ou seja, meus sons de guitarra, violão e teclados sairão dela. Para ocasiões onde valesse a pena levar mais equipamentos, aí sim poderia rolar uma ligação destas.

      valdenirsantana
      Membro Novato
      # 31/out/17 12:27
      · votar


      Olá erico.ascencao,

      Acabei de comprar a minha e também tenho essa necessidade, encontrou alguma solução?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usando a Roland GR-55 ao vivo

      303.709 tópicos 7.859.266 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital