Fonte 1Spot dando pequeno ruído em Eventide Modfactor

    Autor Mensagem
    alfacorrea
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: alfacorrea


    Olá a todos. Agradeço quem puder ajudar.

    Recentemente montei uma pedaleira e resolvi usar a Fonte da Visual Sound para alimentar meus pedais.

    São eles: 4 pedais da Landscape e 1 pedal Eventide Modfactor.

    Eu sei que o Modfactor consome 500mA de corrente e ele vem com uma fonte própria e também vi que o plug é centro positivo, ao contrário do "padrão Boss". Para ligar a Modfactor com a 1Spot tem um cabinho que inverte a polaridade.

    Juntando a corrente máxima de todos os pedais, não chega a 1.000 mA e a fonte 1Spot aguenta 1.700 mA. Dessa forma acredito que posso excluir ser algum problema de "fraqueza da fonte". hehehehe

    Ocorre que o Modfactor tá dando um ruído de fundo, tipo um zumbido, um pouco mais agudo que um humming, do tipo bem semelhante a interferência causada por uma lâmpada fluorescente.

    Quando eu deixo os outros pedais alimentados pela 1Spot e coloco somente o Modfactor com a fonte original, o ruído simplesmente para totalmente.

    Já liguei a pedaleira em diversas tomadas da casa e já fiz teste ligando e desligando quase todos os equipamentos que minha casa tem e o ruído da 1Spot na Modfactor não termina.

    O chato é que comprei justamente essa 1Spot para não ter que ficar usando 2 fontes separadas e estou vendo que não está dando certo.

    Na quinta feira (dia de ensaio) vou dar uma checada nestas ligações lá no studio onde ensaio, pra ver se é problema da minha casa.

    Mas acredito que não seja problema da rede elétrica, pois se com a fonte original o ruído acaba, isso seria indício de que a fonte seria o problema.

    Faz alguma diferença a fonte original ser de "transformador" e a fonte da 1Spot ser de "circuito"?

    Obrigado a quem puder dar alguma dica.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    alfacorrea

    alguma diferença a fonte original ser de "transformador" e a fonte da 1Spot ser de "circuito"?

    Fazer, faz e muito. Acredito que por "de circuito", vc se refira a chaveada. FOGE dessas fontes, pra pedais elas não prestam pra pedais - pedaleiras até que vai.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    alfacorrea
    problemão mesmo, difícil saber. vou falar o que eu acho que pode ser o problema.

    a fonte não esta dando conta do consumo, não sei se mediu a tensão quando tudo ta ligado, confiar na etiqueta da fonte não é bom.

    O + e - de um é diferente do outro, mas o terra do plug do cabo é comum....vai saber se isto não pode ta dando problema! talvez não mas....

    pode fazer o seguinte, ligue o Modfactor na sua fonte 1Spot, e em paralelo com ele ligue alguma carga, que puxe a mesma corrente dos outros pedais, ai veja se o ruido aparece, se aparecer é a fonte não dando conta. se for pra testar uma coisa primeiro, eu testaria o ripple dessa forma.

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah

    Valeu pela dica. Vc poderia indicar uma fonte que seja "de transformador" e que seja efetivamente excelente para pedais? Vc sabe porque estas fontes chaveadas dão este ruído? Tem explicação simples de entender para não experientes em eletrônica.

    Luiz_RibeiroSP

    Valeu pelas dicas. Vou por partes...

    Consegui nos manuais técnicos o consumo de cada um dos pedais que tenho: 500 + 50 + 55 + 55 + 80 (tudo em mA). Somando essa bagunça toda atingimos 740 mA de consumo total.

    Não acredito que estas informações do fabricante sejam tão descompromissadas com a verdade. A Visual Sound informa que a 1Spot aguenta 1.700 mA o que representa MAIS QUE O DOBRO de todos os meus pedais ligados ao mesmo tempo. Putz... Mas acho que não é essa questão de consumo. Vc concorda?

    Essa questão da polaridade dos pedais, de repente pode ser alguma coisa. É bem verdade que nenhuma das fontes tem o pino central (terra) e também é bem verdade que meu aparatamento não tem aqueles aterramentos do quadro de luz com as tais das barras de cobre enterradas no subsolo, etc, etc, etc...

    O Eventide Modfactor tem a polaridade de ligação "center +" e os outros pedais são do famoso padrão Boss que é "center -". Para fazer aquele rabicho (daisy chain) que vai interligando a alimentação de todos os pedais, é necessário usar um cabinho especial da própria Visual Sound que tem, de um lado o plug "center -" e do outro "center +". Esse adaptador faz a mudança da polaridade.

    Mas será que está dando problema no aterramento? É possível isso? Teoricamente (e para leigo entender, tipo EU) considerando que eu estou simplesmente invertendo a polaridade mecanicamente simplesmente com um adaptador, seria como se eu estivesse fazendo o aterramento do pedal no positivo da fonte??? Seria isso??? Putz...

    Quanto ao seu último parágrafo, não sei como fazer essa "carga" para ser ligada em paralelo com o Modfactor. Teria que produzir algum circuito ou componente que simulasse o consumo de 240 mA. Sei fazer isso não?!

    Eu tenho agora, em casa, 3 fontes possíveis de usar:

    a) a fonte Visual Sound 1Spot que tem 1.700mA mas que tá dando esse ruído esquisito

    b) a fonte original do Eventide Modfactor que tem 500mA

    c) uma fonte Landscape de 350mA

    O engraçado é que, usando o Modfactor ligado em sua fonte original e usando a 1Spot para alimentar o resto dos pedais, não dá problema algum. O chato é ter gasto uma graninha para comprar esta 1Spot justamente para ficar somente com 1 fonte no pedalboard e não ter dado certo.

    Valeu!

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: rafael_cpu
    · votar


    alfacorrea

    Amigo Correa, acho que está no manual da 1Spot, dá uma conferida.
    Sei que não se deve misturar pedais (centro + e centro -) na mesma fonte, mesmo com o cabinho que inverte a polaridade, porque pode causar ruídos, mal funcionamento.

    Ah, e se eu não me engano há recomendação da Eventide para se usar apenas a fonte proprietária ou uma outra homologada (não lembro qual é).

    Dá uma conferida aí nos manuais (1Spot e Eventide).


    T+

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    rafael_cpu

    Meu irmão... Nem tinha lido isso. Matou a pau... Ainda que não tenha explicação técnica para isso, nunca tinha me preocupado em ler um puro e simples manual de uma fonte chaveada... E pior que sou leitor assíduo de diversos manuais técnicos. Pequei pela minha soberba, de acreditar que não precisaria ler o manual de uma simples fonte chaveada. Vivendo e aprendendo...

    Agora que vi que está escrito no manual da 1Spot:

    Will the 1 SPOT power my pedal? If your pedal can operate with a single 9V battery, yes. If the power jack on the pedal is labeled 9VDC and uses less than 1700mA, yes, the 1 SPOT can power it.

    Most pedals use the barrel-style power jack with the polarity described above. For most others, one of the 1 SPOT Converter Plugs should work. Occasionally, some pedals do not share power very well with other pedals, but this is rare. In most cases, you can link your pedals with Multi-Plug 5 or 8 cables, having all of them sharing a 1 SPOT.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    alfacorrea
    Espero que tenha resolvido o problema, a carga que falei tem que montar uma rede de resistores....mas pode ligar todos os pedais e medir com multímetro. Se não tiver um, em uma técnica pode pedir pra fazer isso. Eu sempre faço isso, com qualquer fonte pra ter certeza que ela esta aguentando. AS vezes pode ser defeito de fabrica, acontece.

    Tendo certeza da qualidade da alimentação, eu iria ver conflito de ground, como os pedais tem polaridades invertidas poderia dar algum problema. Como foi dito e confirmado no manual, deve ser isso mesmo.

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    E, considerando que seja esse tal de "conflito de ground", existe alguma coisa que se possa fazer para resolver este problema ou sempre ficará este ruído e não se tem como resolver a incompatibilidade de "grounds"?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    alfacorrea
    Acho que não tem como, cada pedal tem um projeto. Teoricamente o ground dos dois projetos vai ser o mesmo, no caso sera o negativo da fonte com a carcaça do equipamento. O ground é isso, a referencia do circuito, em alguns casos pode ter a referencia como por exemplo +9V e 0, em outros pode ser -9v e 0. É estranho mesmo e eu também passei uns perrenhos com isso, por causa de um fuzz que montei.

    Mas pensando no plug da fonte, haverá apenas uma mudança de polaridade, não sei explica o que pode ser especificamente, porque para isso precisa ligar todos os pedais, checar a alimentação para ver se ha uma interferência gerada, analisar o tipo de interferência com equipamentos adequados(osciloscópio pelo menos) e baseado nisso constatar o problema. Complicadinho mesmo. O que recomendo é levar, se possível, todo o conjunto na assistência técnica da fonte e explicar o problema e assim tentar resolver. se não houver uma autorizada onde mora, procurar uma que seja de confiança. troca uma ideia com o técnico, em 3 lugares diferente e se sentir confiança leva o equipamento.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    rafael_cpu

    O que vc diz tem sentido, a referência de terra pode não ser mais a mesma, logo o chassis pode estar sendo energizado.

    Um capacitor polarizado, de uns 3uF, ligado entre a saída do pedal e o negativo do cabo pode ajudar.

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    alfacorrea
    Ismah

    Pois é, amigos. Dever ser por isso sim.
    Em fontes de outras marcas há também esta restrição nos respectivos manuais (não misturar center + com center - ).
    Infelizmente, Felipe, acho que vai ter que voltar a usar a fonte da Eventide exclusivamente para o Modfactor e a 1Spot para os demais pedais.

    T+

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Agora é que o bicho pegou mesmo...

    Recentemente adquiri e estou usando (pedais novos e velhos) os seguintes equipamentos:

    1) Line 6 DM4 - alimentação de 9v AC 1200mA
    2) Landscape Echo Delay - 9v DC centro negativo 55 mA
    3) Eventide Modfactor - 9v DC centro positivo 500mA
    4) Electro-Harmonix Holy Grail - 9v DC plug P2 (tipo headphone)

    Meu irmão... Cada pedal tem uma fonte diferente... São 4 pedais e 4 fontes diferentes... Que saco...

    Tô quase pensando em passar a Modfactor só por causa dessa incompatibilidade de "polaridades/fontes/grounds".

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    alfacorrea

    Poxa... esse é o problema das fontes proprietárias e/ou cujas polaridades ou plugs são diferentes.
    É um detalhe que às vezes incomoda. No seu caso são 4 fontes para 4 pedais!!! Aí tem que ligar tudo num filtro de linha (ou régua mesmo), às vezes ainda precisa de adaptadores para isso...

    Eu acabo sempre preferindo pedais com alimentação padrão Boss (center - ) por isso.
    Uso duas 1Spot (que são pequenas) uma para os pedais que estão no loop e a outra para os que estão no imput.

    A questão dos plugs, se não muda a polaridade, tudo bem, porque a 1Spot (pelo menos no Combo Pack) vem com vários plugs diferentes... mas a polaridade pode causar estes ruídos ou mal funcionamento.


    Se desfazer de um equipo deste nível não sei se é a melhor opção, hein, amigo.

    E agora? Putz...

    T+

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Vou desenvolver uma caixa, tipo gaveta, para colocar todas as fontes dentro e deixar presa na pontinha do pedalboard.

    Ou então vou comprar uma fonte daquelas do tipo da pedaltrain, que são vazadas e vou prender as fontes por baixo das ripas de sustentação.

    Vou ver...

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    alfacorrea

    Uma coisa no estilo da Voodoo Labs, ou Caline não te ajudaria?

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    http://i680.photobucket.com/albums/vv169/alfacorrea/Mobile%20Uploads/2 014-07/A54D8F81-13D8-4B21-A37E-B9CA66E051CF_zpsoyb2f3c0.jpg

    Vejam aí qual foi o jeito. Comprei o pedalboard da Fire, que tem inclinação e coloquei as fontes por baixo.

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    http://i680.photobucket.com/albums/vv169/alfacorrea/Mobile%20Uploads/2 014-07/7325CB84-4016-422F-9BC1-42BC9DA3BD38_zpsspkg9fto.jpg

    Visto de cima esconde mais a fiarada e fica mais bonito. Espaço embaixo para um TS-9 e em cima para um Electro-harmonix B9.

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Pô, ficou show!
    Problema resolvido...

    Tem até uma chavinha das travas da guitarra estrategicamente escondida ali embaixo rsrsrsrs.

    T+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fonte 1Spot dando pequeno ruído em Eventide Modfactor