Pedais Exóticos - Crazy Science!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/14


Puxando pela memória, lembrei de algumas esquisitices "top" e resolvi apresentar aos que não conhecem.

Pedais exóticos, loucos, bizarros...

Não creio que o desenvolvimento de pedais de efeitos, em meados dos anos 60, acontecer no mesmo período do uso aberto de drogas recreativas, como a Marijuana e o LSD, sejam mera coincidência.

Afinal, se músicos "bem lokos" produziram o que conhecemos, musicalmente, o que aconteceria com os técnicos e engenheiros eletrônicos embalados pelas mesmas substâncias?

Não acho que alguém trancafiado numa oficina movido a Big Mac, faria alguma destas coisas...

Alguns, apesar de permitir um uso restrito, são muito interessantes... vou começar com alguns poucos, se o tópico despertar interesse vou colocando mais, porque a lista inicial que fiz, já deu uns 20...hehehe.

E aí? O que achou? Lembra de mais algum? Coloca aí também!!

Comente, aprenda, se divirta!

Ludwig Phase II

Imagine um pedal sintetizador, fabricado no início dos 70, por uma fábrica de baterias? Pois é... na verdade não é um "sinth" de verdade, mas uma simulação por filtros de vários efeitos.

> Quem usa/já usou? No passado não lembro, mas foram redescobertos por Primus e Sonic Youth



Rosac Nu-Fuzz-Wa

Pedal Wah junto com Fuzz, "bem loko" de 1965.

> Quem usa/já usou? Não sei, mas acho que já ouvi...hehehe



DeArmond Tremolo Control 601

Anos 50, segundo sei, primeiro tremolo produzido em escala. Ao invés de circuítos convencionais para a produção do tremolo, ele tem um rotor que "chacoalha" uma ampola com mercúrio, e o contato das vibrações deste metal líquido se movendo é que produz o efeito de tremolo. O problema é que o mercúrio vai perdendo suas características originais e se deteriorando.

> Quem usa/já usou? Billy Gibbons, Ry Cooder e Duane Eddy.



Metasonix KV-100 "The Assblaster"

Este não é um equipo antigo, mas quem desenvolveu não estava normal...hehehe.

> Quem usa/já usou? Não faço a miníma ideia!



ADA Flanger

Aqui tenho que abrir um parentese. "Este é um dos melhores Flangers já produzidos é Lendário!!"... mas ele possui regulagens extensas, que o levam do belo ao bizarro!

> Quem usa/já usou? Muita gente...É um clássico!



EMS Synthi Hi-Fli (com swell)

Já foi chamado de "Freak Sound", é uma unidade oitavadora, temperada com fuzzes e sweel. Coisa de chapado!

> Quem usa/já usou? David Gilmour em Dark Side e Steve Hackett em alguns trabalhos no Genesis.



Por hoje é só.....se curtirem vou postando mais. Tem muita coisa, louca, bizarra e interessante!

JJJ
Veterano
# jul/14
· votar


Tinha um brazuca, década de 70, da Sound (é... Quem pensou em Malagoli, acertou!) que era um pedal de wah com distorção. Até aí tudo bem... Mas ele tinha um botão "sirene" que eu acho que tocava uma sirene mesmo! Muito bizarro! kkkkkk

Lembra dele, Lelo?

Esse aqui.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Lelo Mig
Excelente tópico!
Manda a lista toda!

Fuzzes tem muitas "pérolas", vou postar alguns ainda famosos:

O Grande Pai de todos os pedais de fuzzes, Maestro Fuzz Tone FZ1:





Mosrite Fuzzrite, usado por diversos músicos à época do lançamento (e ainda hoje) e antecessor do Muff:



Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


JJJ
Não só lembro, com tive um...hehehe. Infelizmente, estava em um bag, junto com alguns outros pedais e equipos, dentro do carro de um baixista de uma antiga banda, e o carro foi roubado.

FBlues_rock
Dois clássicos dos 60´s!

JJJ
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig

Tive um parecido, mas sem a famigerada "sirene". Era "só" wah e distorção. Tive também o Distorsound (que era só distorção). Eu gosto da Malagoli atual, mas esses pedais eram muito toscos! kkkkkkk

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Ainda vou ter no meu set um pedal tipo esse eveloper:
http://efxpedais.com/loja/produtos/space-noise/

E brincar de *Jr. Tolstoi também, hehehe!!!

*Ja vários shows de Lenine que ele simplesmente passa a musica sentado no chão batendo nas cordas e mexendo em knobs de algum pedal loucão!!

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


ogner

Eu vi uma pedaleira dele uma vez......o mais interessante, nem é tanto os pedais que ele usa, mas a forma como ele os usa. Ele faz umas experimentações interessantes, como usar um pedal de volume para controlar um Delay que fica direto em linha e fora da pedaleira.

Na pedaleira que eu ví, lembro que ele tinha um TS 9 e um delay deste aqui ó:



ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
SIm ele usa é bem criativo, as vezes enche o saco, mas de modo geral eu gosto dele bastante!! hehe!!

Ele usa os pedais de Mg music sim!! Esse é o Delay.

Ja tive o MonoVibe e o Tony Tender dessa marca, o primeiro é um Univibe que ate hoje não entendo muito bem pq vendi, coisa de guitarrista, o segundo é um fuzz nervoso demais, o Tone Bender deles..Esse não consegui usar. Só consigo usar FuzzFace, um inferno isso...hehe!!

Johnny Favorite
Veterano
# jul/14
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=JssVPfLNcTk

esse é um clássico

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Esse não é nenhum clássico nem inovador, mas gostei das combinações de fuzz, analog octave e ring modulator que mistura:


Esse já não me agrada nem um pouco, mas é bem exótico:



Bota a lista que ficou devendo, aposto que tem pedais muito mais interessantes que esse bando de fuzzes que postei! :)

d.u.n.h.a.
Veterano
# jul/14
· votar


Eu tenho sérios problemas com mistura de fuzz com filtros, ring modulators, etc.
Sou grande fã de fuzz e grande fã de ring modulators, tremolos mais doidões, filtros... Mas não suporto a mistura, não sei porque.

Atualmente tenho usado bastante amp no clean + reverse delay + univibe pra brincar aqui, sonzeira massa hahaha

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14
· votar


achei loko esse pedal

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14
· votar


esse aqui ja postei a um tempo, tava tentando fazer um.

amp-> equalizador->A/D 8bits -> D/A 8bits -> amp saída.



Adair Neto
Veterano
# jul/14
· votar


O Nick Reinhart, do Tera Melos, usa vários pedais exóticos e faz umas combinações muito boas.
Pedalboard (foto 1): http://31.media.tumblr.com/ec5f703f7d06cff931ba0ccced238f14/tumblr_mw4 d9u6Psa1r9zmi7o2_1280.jpg
Pedalboard (foto 2): http://31.media.tumblr.com/ffd142ba54d000d4f12c234fbb6fa95c/tumblr_mw4 d9u6Psa1r9zmi7o1_1280.jpg
Amps: http://33.media.tumblr.com/764b8b2f7c3bd965c1f7ed0d646ce86a/tumblr_mw4 d9u6Psa1r9zmi7o10_250.jpg


Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14
· votar


eu procurando um pedal tremolo, acho isso.



aproveitando, queria confinar usado na musica, how soon is now dos the smiths, é um tremolo mesmo.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Li, uma vez, que o Johnny Marr, quando gravou "How Soon is Now", usou os dois vibratos do Fender Twin Reverb, um em cada canal. Não sei se é verdade.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
vish, imaginava que ele usaria algo sofisticado porque tem recurso pra isso. acha que um tremolo BOSS da vida quebra meu galho?

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Luiz_RibeiroSP

Acredito que sim...mas pode usar uns macetes:

Cara, eu toquei essa música uma época. Eu usava um tremolo genérico "Clone Boss" que tinha na pedaleira junto com o Tremolo do ampli, acionado por footswitch e com velocidades diferentes. Não ficava igualzinho, mas enganava bem...

Se seu ampli não tiver Tremolo você pode usar um Delay em cima do Tremolo, prá gambiarrar.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
legal a ideia, não tenho amp com tremolo e não vou poder comprar delay agora, mas tenho um chorus que pode dar um ambiência no som, como se tivesse outra guitarra em cima do que eu toco, não sei se entende.
é, vou tirar uma coisa legal, é o que tenho, é o que vai ter que usar. valeu pela dica.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


Mais duas pérolas para fechar a noite!

DOD FX13 Gonkulator

Como diria Luciano Huck: Loucura! Loucura! Loucura!

> Quem usa/já usou? Acho que ninguém, nem o filho do dono da DOD.



DigiTech XP300 Space Station



Adair Neto
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Não sei quem usa o Digitech Space Station XP300, mas o Nick Reinhart (Tera Melos) usa o XP200. Eu citei ele neste post, dá uma olhada que você vai ver o pedal.

rafael_cpu
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig

Que doideira!!!
Um pedal mais louco que o outro uahsuashuash
Excelente tópico, parabéns!

T+

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
sua ideia de delay + tremolo deu certo, teste na loja e ficou bem legal. pena que não pude levar o delay, ai me viro com chorus mesmo. achei difícil domar o tremolo, pedalzinho estranho, acho que é por isso que não é popular. foi difícil achar um, rodei 6 lojas e só tinhas de 700R$ pra cima. peguei um BOSS TR-2. só não gostei dele atenuar um pouco o volume da guitarra quando acionado, mas funciona bem.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

"só não gostei dele atenuar um pouco o volume da guitarra..."

Normal...hehehe. Os pedais, normalmente, têm o efeito nomeado da maneira correta, quer dizer:

Tremolo é variação de volume. Vibrato é variação de Pitch (tonalidade).

Por isso, chamar "alavanca de tremolo" é um nome errado. O correto seria "alavanca de vibrato".

Eu li, certa vez, que esse erro ocorreu porque o Leo Fender inverteu as terminologias. Lembre que ele era Luthier e não músico.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Lelo Mig
então, o que eu estava esperando é que o volume máximo, dentro da variação, fosse igual ao volume da guitarra quando o pedal estive-se desligado. tava esperando por isso porque no chorus é assim. pelo menos eu não vi variação. mas o tremolo arrasta um pouco. e que pedalzinho caro! ou era um boss de 440, ou um todo chique de 700, ou outro de 3.000!. ta louco.

ps: não tem a ver com o tópico mas tenho que falar, eu vi um dumble overdrive special na teodoro! ele é montado na califórnia por um cara que teve autorização pra fazer isso. quase pedi pra ligar mas fiquei com vergonha uheuehue.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Tremolos são teoricamente simples. E eram pedais baratos. Mas, depois de esquecidos por um tempo, eles se tornaram moda, principalmente por conta dos "Indies" no 90, que reviveram o clima psicodélico e os usaram bastante. Aí surgiu uma penca de "tremolo de butique".

A moda dita o preço....até em pedais!

MauricioBahia
Moderador
# jul/14
· votar


Lelo Mig

Ótimo tópico!!!!

Obrigado. :)

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Pedal Wah junto com Fuzz, "bem loko" de 1965.
Isso me lembrou aquele efeito que o The Edge usa na introdução de "Elevation", que na verdade é um Fuzz cujo tone é controlado por um pedal de expressão, da mesma forma que se modula um wah-wah.

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


GÀSSSSSSSSSS:



Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


ogner

Esse pedal é fora de série! Cada vez que alguém acessa este vídeo, John Lord se revira na tumba!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais Exóticos - Crazy Science!