[WYC] Fonte com saídas independentes

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # jul/14


    Amigos, desde que fiz a conta e vi que gastei mais de 2k contos em latinhas, cabos etc (sem falar os 3k do amp), e por erro meu torrei uma Sylvania 6BQ7 e alguns capacitores do MRTD (alimentei ele com 24VAC, devido a fonte estar em 110, mas ligada em 220).

    Todos recomendam que use uma fonte com saídas independentes, o que evitaria o curto em todos os pedais (o que ocorre caso usar daisy chain), caso um entre em curto (pra evitar outros problemas quero por tudo em TBP).

    Afinal o que é uma fonte com saídas independentes?

    Simplesmente um trafo com secudários diversos se sobrepondo (Voodoo Labs mandou a conta dos direitos autorais).

    ------------------

    Sim, é verdade que terei X VAC na saída; Assim, para transformar o AC em DC precisarei de uma ponte de diodos (retificação), um capacitor para filtragem, e um regulador de tensão.

    Assim, precisaria de um trafo com 10 saídas (ou mais se assim quisesse). Dessas 10, (os valores finais, creio que preciso usar um valor para compensar o que vou perder na retífica), seriam:

    - Uma 12VAC

    Barbada. Um coil e fim.

    - Uma 12VDC
    - Oito 9VCD


    Aqui o método é o mesmo para ambos, apenas alterando alguns valores de componentes.
    Os 9 secundários, precisaria de 9 pontes de diodo, 9 reguladores de tensão e blá blá blá.
    ----------------------
    Alguns projetos que encontrei, trabalham com trafos independentes, no meu caso seria 1 de saída 12VAC para alimentação geral (algo como 5A devem bastar) e 10 de saída XVAC*, com pontes de diodo independente.

    Tem mais detalhes desse projeto no GGG

    *X devido a compensação por causa da ponte de diodos.
    ------------------
    As duas opções eliminam o problema de neutro comum. Mas deve dar uma fonte muito boa.

    Alguns links

    Tópico do Handmades sobre fontes.

    Projeto com uso de trafos individuais.

    O que me leva a crer que poderia usar uma fonte de 14+14V por 1~2A externamente e trafos ainda menores no PB.

    Projeto do GGG de uma fonte de 4 saídas isoladas.

    Provavelmente seguirei nessa linhagem, mas com uma fonte "extra" que falei acima.

    Projeto do João Emílio "Big Louis", da Big Effects
    ----------------------
    Minha projeção de preço é bem baixa. O difícil mesmo é encontrar quem faça o trafo.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Pra ter saídas independentes creio eu que o trafo não pode ter seu secundário com base em um neutro apenas, ex:

    3---------12
    3----------9
    3
    3----------0

    Mas sim ter bobinas totalmente separadas:

    3---------12
    3---------0

    3---------9
    3---------0


    É isso não é?

    Mas ainda não entendi porque as saidas independentes, por que motivo ._. se uma saída entrar em curto, seu aquecimento ira destruir a outra..

    2Humbucker
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: 2Humbucker
    · votar


    Ismah
    Tudo o que você falou está certo, mas isso não resolve seu problema de queimar seu equipamento por ligar a fonte na tensão errada, já que a saída do secundário de um transformador depende diretamente da entrada do primário.

    Se a tensão na entrada do trafo aumenta, digamos, variando de 110 VAC para 127 VAC, é função do regulador de tensão manter a saída constante em 9 VDC, ou o valor que seja.

    Um outro ponto que você não levou em consideração é que não basta fazer o enrolamento com a quantidade calculada de espiras, nesse caso de um trafo com enrolamentos se sobrepondo no secundário a interação dos campos magnéticos sobrepostos deve ser levada em consideração, e somente alguém com muita experiência ou o conhecimento adequado vai conseguir fazer esse enrolamento de forma correta.

    Para essa quantidade de saídas você pode usar um trafo com uma amperagem alta no secundário, em torno de 3 amperes e center tap, com 14 VAC em cada tap e derivar as tensões desejadas daí.

    Seus 12 VAC saem de um tap e em paralelo a isso você manda pra um estágio de retificação e filtragem que irá no final entregar 12 VDC. como o trafo entrega 14 VAC na saída seria necessário um resistor de porcelana ou fio com alta potência para fazer a queda de tensão de 2V.

    Já no outro tap vc pega os 14VAC e manda em paralelo para quantos estágios retificadores/filtragem/regulação forem necessários na sua saída. Pois assim vc não sobrecarrega com uma alta corrente um grupo só de componentes e passa a dividir isso em vários grupos.

    Bom isso é só uma ideia de como eu faria isso.

    shoyoninja
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Vou fazer um comentário do ponto de vista prático.

    O isolamento no trafo dos diversos canais de energia só vão ter um impacto na redundância da fonte, que poderia funcionar mesmo caso um dos enrolamentos falhe (mas falando sério, quantas vezes você já viu um secundário de uma boa fonte de pedais abrir?).

    Para uma melhor proteção dos pedais, e ainda garantir uma boa redundância, talvez seja mais vantajoso economizar com o trafo de diversos enrolamentos e utilizar o LM317 como regulador de tensão. Talvez separando em múltiplos canais depois da retificação e filtragem. (múltiplos LM317).

    Menor ruído, melhor retificação e boa proteção contra falhas e curto (isso vai proteger a fonte, e não os pedais).

    Abraços!

    2Humbucker
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    shoyoninja
    Para uma melhor proteção dos pedais, e ainda garantir uma boa redundância, talvez seja mais vantajoso economizar com o trafo de diversos enrolamentos e utilizar o LM317 como regulador de tensão. Talvez separando em múltiplos canais depois da retificação e filtragem. (múltiplos LM317).

    Com certeza isso é uma maneira de se fazer, mas será que toda a corrente necessário sobre uma única ponte e filtro não geraria um certo aquecimento?

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man
    Pra ter saídas independentes creio eu que o trafo não pode ter seu secundário com base em um neutro apenas

    Isso se chama center tape ou derivação central - no bom português.
    A princípio achava isso, mas enquanto escrevia o post vi que estava errado, e acabei tendo que alterar o post todo, alguma coisa pode ter passado batido.

    Mas sim ter bobinas totalmente separadas

    Exatamente. Esse é o princípio das fontes Voodoo Lab. As bobinas (referidas como secundários), devem ser independentes.

    Mas ainda não entendi porque as saidas independentes, por que motivo ._. se uma saída entrar em curto, seu aquecimento ira destruir a outra..

    O porque é o mesmo do porque alguém compra uma Voodoo Labs: pedais que não se entendem se ligados em daisy chain (alguns drives e fuzz de germânio), isolação caso o pedal entre em curto.

    Verdade, a bobina forma um resistor de baixa dissipação (ainda mais se for uma das primeiras), mas creio que isso não se aplique a um trafo assim pequeno.

    2Humbucker

    isso não resolve seu problema de queimar seu equipamento por ligar a fonte na tensão errada, já que a saída do secundário de um transformador depende diretamente da entrada do primário.

    Verdade. Mas foi isso, que me fez pensar em por fim na gambiarra que tenho hoje, e me fazer querer gastar mais umas dilmas para proteger tudo.

    Quanto ao uso de "fontes paralelas" ligadas em um trafo de 14+14, vc captou minha ideia. Quanto a isso creio que um 14+14 (ou direto um 12+12) por 3A (2A + 1A para o consumo exclusivo do MRTD) deve bastar.

    shoyoninja

    Avaliei em diversos lugares o trafo, todos ficaram na casa dos 50-80 reais.
    E de qualquer forma quero usar um transistor para regular/estabilizar a saída.

    2Humbucker
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah
    Verdade, a bobina forma um resistor de baixa dissipação (ainda mais se for uma das primeiras), mas creio que isso não se aplique a um trafo assim pequeno.

    Se o curto que ele se refere fizer com que a bobina do secundário fique ligada em curto, a corrente vai subir rapidamente, o trafo vai aquecer, e alguém vai chiar ai, possivelmente seu secundário aonde a corrente é maior. E aí amigo, isso pode virar um incêndio, literalmente.

    Mas esse risco é mais apreciável no seu pedal que pede 12 VAC, nos outros que são alimentados com DC provavelmente vc vai acabar queimando o regulador de tensão.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    2Humbucker
    erá que toda a corrente necessário sobre uma única ponte e filtro não geraria um certo aquecimento?

    Dissipador de calor mandou um beijo.

    2Humbucker
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah
    Bom, são uns 3w isso é bastante coisa, o suficiente pra fonte queimar os dedos se o dissipador não for bem dimensionado.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    2Humbucker

    Nada que um Fusível de 250mA (ou menos) não resolva.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah

    ? :)

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Não faria nem cócegas no trafo - lembre-se que ele é praticamente um bloco maciço!!!

    2Humbucker
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man
    Ismah
    Teria que ser um daqueles de 8" ou 10", tipo de PC.

    Ismah
    2Humbucker
    Nada que um Fusível de 250mA (ou menos) não resolva.


    Bom eu estava falando da potência térmica q possivelmente seria dissipada sobre a ponte de diodos. Não entendi o q vc quis falar de fusível aí.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah

    o plano é ele ficar no dissipador rsrs. mas tmb acho que não ajudaria..

    2Humbucker
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    lembre-se que ele é praticamente um bloco maciço!!!

    Só pra constar, na verdade o trafo é feito de várias chapas finas de metal "coladas". (sim, eu sei que sou chato!)

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    2Humbucker

    Por isso o praticamente, e elas não são coladas. São "socadas" a força (na base do carinho de um martelo, mesmo), e esmaltadas.

    Mas me referia ao conjunto todo (bobinas).

    Bom eu estava falando da potência térmica q possivelmente seria dissipada sobre a ponte de diodos. Não entendi o q vc quis falar de fusível aí.

    Vc dizia acima....

    Se o curto que ele se refere fizer com que a bobina do secundário fique ligada em curto, a corrente vai subir rapidamente, o trafo vai aquecer, e alguém vai chiar ai, possivelmente seu secundário aonde a corrente é maior. E aí amigo, isso pode virar um incêndio, literalmente.

    Esqueci de citar, por isso a confusão.

    Aqui um fusível de 250mA resolve (até menos na verdade, algo como 100mA), se a bobina entrar em curto, ele queima antes de danos maiores, e interrompe a corrente, terminando com o curto-circuito.

    Teria que ser um daqueles de 8" ou 10"

    Nem esse não ajudaria. Ele poderia vir a derreter no núcleo/centro igual, por causa que até chegar fora a aquecer o centro já aqueceu muito mais. E só derreter o esmalte a gente já teria problemas, graves problemas.

    Mergulhar ele em nitrogênio é uma opção, mas não sei como se comportaria a eletricidade. Vou vender um rim e fazer a experiência, posto os resultados depois :P

    Alex guitar man

    O dissipador ajudaria (e o cooler também), mas não no caso do trafo, e sim da ponte retificadora. Que é para onde sugeri o dissipador de calor.

    Só não um mini-micro-cooler como que vc mostrou, esse nem sei pra que serve (calculadora?!)... Precisaria ser algo maior, como 2 polegadas em diante.

    EU usaria ainda o dissipador, porque o cooler é mais uma carga (infíma, mas é uma carga) pro trafo... E mais uma coisa pra dar problema, motores costumam dar loop em drives na sua freq de rotação.

    Todos

    Umas bagaceirices que penso/quero colocar são dois voltímetros, e um amperímetro.

    Um dos voltímetros vai mostrar o input (14VAC), e a corrente total. E o outro vou colocar uma chave para selecionar as saídas e fazer leitura delas (esse é possível que não use, pq é muita mão).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [WYC] Fonte com saídas independentes