Programação de pedais digitais

Autor Mensagem
pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


O aplicação comum o Lombardi, é o 7.1, que tira algumas funções de pipeline.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


A conversa subiu de nível ashusahuashu

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake
Cara, teve o Lombardi 7.2, mas o foco dele era automação de processos de negócios, tanto que na 8 midaram o nome pra IBM BPM, enfim deixa pra lá que não é o foco aqui.

Ismah
Tu sumiu, ai a conversa virou "papo de programador", eu vou botar um video amanhã sobre sontese aditiva, não é programa, mas ajuda bastante enteder dela e de serie de fourrier pra processar sinal.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Fourier tá me deixando de cabelos em pé. Ainda não fez sentido tudo - e já estava enlouquecendo com Tesla.

Hoje preciso escolher o digital ou o analógico, na pior hipótese amanhã (quinta) meu presente de dia dos namorados chega (dado por mim mesmo que sempre vou me amar, já que da futura-ex, no máximo um "quetinho").

Sumi não... Fui a luta. Sou roadie e meu findi é corrido. Foram 3 dias acordado direto, e aí de ontem pra hoje, hibernei.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Hoje preciso escolher o digital ou o analógico, na pior hipótese amanhã (quinta) meu presente de dia dos namorados chega (dado por mim mesmo que sempre vou me amar, já que da futura-ex, no máximo um "quetinho").


Fourier tá me deixando de cabelos em pé. Ainda não fez sentido tudo - e já estava enlouquecendo com Tesla.

Bom, Fourrier matemáticamente e físicamente não é fácil, hoje em dia existe ramos dentro da Teoria do Caos e em Sistemas Complexos que são derivados de estudos e extensões de Transformadas de Fourrier.

Esse vídeo mostra um pouco do conceito de série de Fourrier usando vetores como se fossem osciladores harmônicos acoplados e se movendo no espaço.



Outro vídeo que dá os conceitos básicos facinho é esse aqui:




Aqui vai um vídeo de síntese aditiva que dá uma idéia de como você usa isso pra gerar síntese sonora.



pedrolake
Veterano
# jun/14 · Editado por: pedrolake
· votar


Ismah você está estudando qual das transformadas?

Porque pra digital se usa todas desde a simples a complexa.

Ai você terá :

-a transformada rápida de Fourier FFT

- a transformada discreta de Fourier DFT

- a transformada complexa de Fourrier CFT

- a transformada de Fourier de tempo discreto DTFT

Fora as varições das transformadas quando envole domínios

- Nesse caso a transformada em Z
-> Bilateral Z-transform
-> Unilateral Z-transform
-> Geophysical definition
-> Inverse Z-transform
-> Região de Convergência

Depois de Fourier começam a resposta de pulso finito, resposta de pulso infinito. Ponto fixo e ponto flutuante.

Pior que isso somente cálculo de cristais de silicio para projetar um processador ai vc cai em uma integral de 5 grau que vaira de -infinito a + infinito, fora questões de constante de Boltzman, constante de Plank e etcs

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Tenho a nítida impressão que vc catalogou mais sites que o google.

pedrolake

Cara basicamente eu não faço ideia onde estou. Fazendo coisas demais, ando confundindo coisas, portanto ignorem qualquer coisas estranha.

É eletrônica digital/programação, música (guitarra, teclado/piano), eletrônica analógica (culpa do valvulado que chega hoje), síntese aditiva e subtrativa, acústica (sinta-se culpado Nich) e russo (sim eu estou tentando aprender russo)...

Fourier entra na questão de síntese. Não cheguei a calcular nada, mas vejo que ele é o primeiro a conseguir realizar um cálculo e encontrar harmônicos - e suponho que o primeiro a provar que uma válvula não é linear quanto ao spectro de harmônicos.

pedrolake
Veterano
# jun/14 · Editado por: pedrolake
· votar


Iovosnck naporesvch,

Fourier vai além disso, ele ajuda a definir sua amostragem, conhecer os picos, máximos e mínimos e converter a onda senoidal para digital.

A válvula por sua baixa resistência e alta sensitividade a transcondutância, somente trabalha com harmônicos pares.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake
Iovosnck naporesvch

Que tem o cara com isso?

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake
Pior que isso somente cálculo de cristais de silicio para projetar um processador ai vc cai em uma integral de 5 grau que vaira de -infinito a + infinito, fora questões de constante de Boltzman, constante de Plank e etcs

Sai pra lá capeta, eu não quero saber dessas Equações Diferenciais e de Integrais de ordem alta mais nunca na vida... kkkkkk

Brincadeira, com os Mathematica e Maple da vida ainda rola isso na minha vida, mas sem isso eu quero é distância, só lembro do japa que deu a matéria de métodos matemáticos e computacionais no Mestrado, a gente passava 3 meses fazendo uma lista de 3 questões, que quando botava no computador, saia alguns segundos de processamento se muito... kkkkkk

Ismah
Tenho a nítida impressão que vc catalogou mais sites que o google.

Não, só que eu sei usar ele bem direitinho, e em geral se eu tenho algum domínio do assunto dá pra decidir se um site ou vídeo tem alguma informação útil em menos de 30s. Outra é que eu dei monitoria disso durante o mestrado, logo tinha que ajudar os alunos de graduação do meu orientador a entender o que diabos ele tava tentando ensinar.

russo (sim eu estou tentando aprender russo)...

Russo é relativamente simples de falar, é mais foda é aprender o alfabeto sirilico, de certa forma é como o japonês, uma lingua relativamente fácil de falar e difícil pra caramba de escrever.

Fourier entra na questão de síntese. Não cheguei a calcular nada, mas vejo que ele é o primeiro a conseguir realizar um cálculo e encontrar harmônicos - e suponho que o primeiro a provar que uma válvula não é linear quanto ao spectro de harmônicos.

Na verdade ele não pensou em nada disso, os problemas que ele trabalhou foram de ondulatória clássica e termodinâmica. As primeiras válvulas surgiram quase 100 anos depois da morte do Fourrier. Mas pode-se dizer que ele quem descobriu o efeito estufa... kkkkkkk

Transformadas de Fourrier e Séries de Fourrier são a base matemática de um ramo da física chamada de osciladores harmônicos. Exemplos mais simples de osciladores harmônicos estão o movimento de uma mola com um peso na ponta, o movimento de baixa amplitude de um pendulo não amortecido, movimento de pêndulos duplos e por aí vai.

Pêndulos duplos e múltiplos pêndulos acoplados, também são um dos estudos de teoria do caos, já que eles tendem a ter um movimento não periódico (ao contrário dos pêndulos simples).





Se você ver no primeiro vídeo sobre séries de Fourrier que postei, ele faz uma analogia a esses pendulos múltiplos, quando ele diz, se você pegar um campo vetorial onde os vetores estão em movimento circular e eles se movimentarem para a esquerda ou para a direita, a projeção vertical dele vai ser uma senoide, com dois ou mais vetores nos tamanhos relativos aos harmonicos formando esse sistema, então a projeção do vetor soma do movimento deles você forma uma onda quadrada.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Não fui muito claro. Mas até onde entendi foi pelo princípios das ideias do Fourier que se descobriu que uma nota não é uma senoidal, e sim a somatória dos sen das freq multiplas da fundamental, os ditos harmônicos.

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Isso é a derivada da onda seinoidal, sobre espaço tempo T, é formada por conjuntos de sen das frequencias .

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Cara, que eu saiba, numa nota musical num sistema ideal, só produziria a senóide. Os sobretons surgem por conta da interação do material e o oscilador que gera o som. Por exemplo, no caso de uma guitarra a madeira, o metal, o osso, as outras cordas, etc, eles vibram junto com a corda, em geral em frequências diferentes, daí surgem overtons. Mas uma corda seria basicamente um oscilador harmonico amortecido que só gera a fundamental em condições ideais. Uma das funções da caixa em instrumentos acústicos é justamente por meio de uma bomba de ar amplificar o som e gerar harmônicos, por isso em geral bons luthiers sempre afinam as partes do instrumento para funcionarem melhor juntas.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

E aí que temos os caras a frente de seu tempo. Uma senoidal é hipotética, e nem se sonhava na época de Fourier com um gerador de sinal.

Lamento pedrolake mas nada sei da parte teórica do cara - e o cérebro anda bem congelado também.

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Ismah
E aí que temos os caras a frente de seu tempo. Uma senoidal é hipotética, e nem se sonhava na época de Fourier com um gerador de sinal.

Não cara, uma onda senoidal não era hipotética nessa época, existem estudos sobre osciladores que operam numa senoide que datam da Grécia antiga. O formato da função seno e cosceno são conhecidos pelo menos desde essas épocas. Obvio os trabalhos dessa época ainda eram bem arcaicos e foram muito refinados durante a renascença e o período racionalista/empirista dos séc. XVII e XVIII. Por exemplo um dos primeiros trabalhos sobre osciladores harmônicos dentro da física mais recente (sec. XV em diante) é de Galileu.

O primeiro oscilador harmônico simples descrito na formulação que conhecemos hoje foi descrito e idealizado pelo Robert Hooke em 1660, ele basicamente funciona de forma senoidal. Então o que Fourrier fez foi entender qual o mecanismo por trás de todos esses fenômenos e chegar a uma formulação matemática única. Já que até então cada oscilador tinha uma formulação específica que não era generalizável para todos.

Lamento pedrolake mas nada sei da parte teórica do cara - e o cérebro anda bem congelado também.

Isso é cálculo básico, uma derivada é a inclinação da tangente de uma curva, no caso o gráfico da derivada é o gráfico do valor de cada tangente em cada ponto da reta real. Um exemplo simples é a derivada da função quadrática x^2 (x ao quadrado), a derivada dela é 2x, então se você pegar a parabola do gráfico dessa função e medir o valor da tangente de cada ponto, você vai ter um gráfico formando uma linha inclina igual ao da função 2x.

Portanto uma derivada no tempo (dx/dt) é uma derivada em que você pega a tangente da curva da função f(x) ao longo do tempo (que pode ser um intervalo ou infinito) e plota o gráfico das tangentes em cada momento t, no caso tempo é o eixo X do gráfico e o eixo Y o valor da derivada de X (dx).

Um exemplo disso é que uma função seno em relação ao tempo, se você plotar uma função seno, a derivada dela será a função cos(x). Então se você pegar a tangente de cada ponto da função seno, você vai estar desenhando o gráfico de uma função cosceno. no caso a única diferença que no eixo x estará o valor do tempo e em y o valor da derivada.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Pode-se dizer que ele é o pioneiro a entender como tudo funcionava. E provar isso.

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Ismah

Sim e não, o Hooke, Galileu e vários outros conseguiram entender como funcionava um oscilador harmônico e chegaram a formulações para os tipos de osciladores que estudaram. A maioria dos físicos da época Hyugens, Newton, Galileu, Hooke e afins conhecia o funcionamento disso e tinham explicações para esses fenômenos e até já sabiam que eram basicamente manifestações de uma mesma formulação matemática, mas qual era essa formulação, ninguém sabia ainda.

O Fourrier achou essa formulação para intervalos finitos, mas as provas dele ainda não eram consideradas muito formais. Outro fator que as séries de Fourrier não foram criadas para nada que tenha a ver com som, ou sistemas elétricos, na verdade elas foram criadas para estudar alguns fenômenos em termodinâmica, elas explicam como se dá a propagação de calor em uma placa de metal, ele basicamente via a propagação de calor como uma função periódica composta pela soma de ondas oscilatórias, então o oscilador harmonico que ele estudava era basicamente esse. Só que a solução que ele encontrou era uma solução geral para qualquer oscilador harmônico.

No fim, quem formalizou de fato Séries de Fourrier foram o Riemann e o Dirichlet. Que além de encontrarem a formulação precisa delas, ainda introduziram as formulações para toda reta real (para uma série infinita), que é a transformada de Fourrier. Isso porque uma série de Fourrier não funciona para intervalos tendendo ao infinito.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

A descoberta de Fourier foi então semelhante ade Newton... Culpa do acaso...

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
A descoberta de Fourier foi então semelhante ade Newton... Culpa do acaso...

Não, nenhum dos dois descobriu nada por acaso, o Newton pode até ter inventando o Cálculo Diferencial e Integral pra ganhar uma aposta, mas de resto tudo dele era muito deliberado. A lei da gravitação universal por exemplo é fruto de anos estudando os trabalhos de Kepler e Galileu.

Só que assim como o cálculo, as leis da dinâmica e da cinemática criadas por Newton tiveram diversas aplicações em outras áreas da própria física e da matemática. O mesmo ocorreu com o Fourier, o trabalho dele foi feito para uma coisa, mas uma hora percebeu-se que tinha várias outras aplicações.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Ainda defendo a história da maçã kkkk

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
A história da maçã é verdade e não é. O Newton já estava estudando a gravidade a partir dos trabalhos de Galileu e Kepler, o problema é que os dois não tinha a matemática necessária para chegar nos princípios gerais do que eles estavam lidando, o Newton foi um dos inventores dessa nova área da matemática, o Cálculo, só que eles descreviam a gravidade. O Newton pela época da maçã, já entendia que essa força era proporcional ao inverso da distância entre os corpos, mas não tinha uma resposta para a origem dessa força, logo já se sabia que corpos se atraiam, mas não se sabiam porque, e perguntava-se se o campo de atração da terra poderia se estender até a lua.

Um dia, depois de passar o dia tentando resolver isso sem sucesso, quando foi tomar chá com alguns amigos, entre eles o William Stukeley. Que fala que eles tomavam chá e uma maçã caiu da arvore e ele teria perguntado a si mesmo de maneira reflexiva, porque a maçã só cai para baixo e não em outras direções, e ao longo do restante da conversa, teve o palpite de que talvez ela só caísse em direção a terra porque talvez a massa fizesse parte do problema da redução da força com a distância.

Levou 20 anos para ele chegar a uma explicação que confirmasse esse palpite de que a massa realmente era uma das variáveis da função, e com isso ele conseguiu calcular que o campo gravitacional da terra se estendia sim até a lua com força suficiente para mantê-la em órbita da terra.

Então, a maçã existiu, mas nem de longe foi algo que mudou muito o curso da pesquisa dele. É como a invenção do avião, na época tantas pessoas estavam pesquisando isso, que uma hora alguém iria conseguir. O Newton chegaria na mesma conclusão com ou sem maçã, já havia indícios disso pelo menos 100 anos antes dele e ainda levou 20 anos para ele chegar realmente ao que se tornaria o Principia Mathematica.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Voltando a programação... Alguma indicação de livro que me tire do zero, para a programação em uma linguagem de aplicação possível em DSP?

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Como falei, o começo é algum cursp de python, java ou c nos Coursera da vida. Tem a série de livros da qual faz parte o think python e o think java, o think java não tem gratuito, mas a versão digital do think python é, segue o link.

http://www.greenteapress.com/thinkpython/thinkpython.html

Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


nichendrix

Qual a parte de livro (físico) te incomoda? ashusahuh

EDIT: Te convido a participar lá da minha nova empreitada, sobre circuitos analógicos.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Isso é um livro, tem versão física e digital, a fisica vc paga uns 100 reais pra fazer chegar na sua casa, a dogotal chega de graça a escolha é sua.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Tenho dificuldades em ler no desktop/note. Apesar que ando lendo religiosamente o PDF de valvulados.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Pois você está "lascado" porque pra programar você vai ter que ler muito as documentações das bibliotecas e da própria linguagem, e isso só existe em versão digital.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


Galera, alguem ja ouviu falar em usar GPU de computador como DSP?
Pela grande capacidade de calculo em tempo real?

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man
Galera, alguem ja ouviu falar em usar GPU de computador como DSP?
Pela grande capacidade de calculo em tempo real?


Usar até já, mas que diabos tu vai processar? Tipo, a maioria das GPU de hoje tem poder de fogo suficiente pra brincar com simulações bem mais complexas que DSP comum usado pra som.

mjcmello
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man

Existem bibliotecas pra isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Programação de pedais digitais