Som da guitarra com muita pressão!

Autor Mensagem
Eliseu_Augusto
Veterano
# abr/14


Rapaziada, usei a busca e não encontrei a informação que busco nos topicos!
é o seguinte: tenho uma Tonelab LE adquirida recentemente, uma Ibanez S420 e um meteoro Nitrous Drive.
ao equalizar minha pedaleira, montar meus presets e tudo mais, me senti satisfeitissimo com o resultado! só que quando fui tocar fora, em outro amp, o som saiu com muita pressão! como se a pedaleira estivesse entupida de grave até a valvula! mudei a configuração de saida do AMP3 para o AMP1. refiz os presets, tirei um pouco dos graves e novamente me senti satisfeitissimo com o resultado! só que fui tocar fora e ainda com os graves baixos e a configuração de saida no AMP1(que deixa o som mais magrinho, sem tanto corpo como o AMP3) e ainda assim o som continuou com uma pressão absurda!! e isso com a EQ do amp em flat! ai não sei o que pode estar ocasionando isso. por favor, me ajudem!!
e me perdoem se houver alguma ignorancia da minha parte na hora de equalizar meus sons!
abraços!

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Um cabo mais grosso pode ajudar a diminuir a pressão...

Alex guitar man
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah

kkkkkk

Eliseu_Augusto

Defina pressão

Lord-g
Veterano
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto
Qual meteoro Nitrous Drive. é o seu e qual foi o amplificador que voce tocou?

pedrolake
Veterano
# abr/14
· votar


Ajuste a pedaleira com bond fones de ouvido, assim o resultado tende a nao tee discrepancia entre amplificadores

Eliseu_Augusto
Veterano
# abr/14
· votar


Alex guitar man
pense que como se o drive sobressaisse não pelo volume mas pelo exagero de graves! é como se fosse isso, só que com o grave no 2,5 ou no 3!

Lord-g
esse pequeno Meteoro NDR15 de 30w! toquei num Laney LV 300, num Peavey Bandit 112 e em um Midnight da Warm Music.

pedrolake
Obrigado man!!

juanlmendes
Membro
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto
esse meteoro tem 15 watts rms e nao 30watts rms, a unica coisa 30 watts nele e o consumo

Lord-g
Veterano
# abr/14 · Editado por: Lord-g
· votar


Eliseu_Augusto
Cara seu meteoro tem 1 Falante de 8"
O Peavey Bandit tem 1 Falante de 12"
O Laney LV 300 tem 1 Falante de 12"

Considere:
1-ambos são mais potentes que o seu
2-ambos tem falante de 12" o que dá uma massa sonora um pouco maior e com graves e médios mais acentuados.

Bom acho que isso já resume, aumento no diâmetro do falante aumenta significativamente a pressão sonora.

Bons sons.

Eliseu_Augusto
Veterano
# abr/14
· votar


Lord-g
entendi. só que tocava numa Boss ME 70 e nunca tive problemas com isso nos mesmos amplificadores!
então o som é naturalmente assim? não rola nada pra diminuir essa pressão sonora?

Lord-g
Veterano
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto
Cara regulagem, infelizmente cada ampli responde uma forma dependendo da regulagem do equipamento (pedais/pedaleira e afins).

LeandroP
Moderador
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto

Isso é normal. Você deve ajustar os pressets da sua pedaleira na passagem de som. Infelizmente o papo não é "plug & play". A não ser que você toque em casa exatamente com o mesmo equipamento que tem no palco (e olhe lá). Vai se acostumando com este tipo de situação.

Eliseu_Augusto
Veterano
# abr/14
· votar


LeandroP
mas como eu ajusto isso? diminuo o master da pedaleira e aumento do amp, ou o contrario...teria alguma dica ou algo assim pra me dizer?
abraço

lemingue
Veterano
# abr/14
· votar


Um cabo mais grosso pode ajudar a diminuir a pressão... Hahahahaha

Eliseu_Augusto
Veterano
# abr/14
· votar


lemingue
que cara vacilão kk

lemingue
Veterano
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto

Geralmente eu não posto nada sobre isso... mas... não adianta cara... para cada lugar e volume que fores tocar, o som muda. Imagine então se você usa outro amplificador...

O negócio é fuçar mesmo, cada vez que a configuração muda. Isso é bom pois você, de certa forma, acaba treinando o sou ouvido e aprendendo um pouco mais sobre frequências, e etc.

O que funcionou para mim, em todas as situações, no final das contas foi: drive de amplificador (valvulado de preferência) e efeitos no loop. Fica muito mais fácil regular os "inputs e outputs", frequências e etc...

Pedaleiras que nem essa aí pode ser que sejam mais "estáveis" se forem utilizadas como pré, ligando direto no power dos amps, via entrada dedicada ou loop return.

Abs.

lemingue
Veterano
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto

A piada até que foi boa... hehehe

Eliseu_Augusto
Veterano
# abr/14
· votar


lemingue
estaveis em que sentido?

LeandroP
Moderador
# abr/14 · Editado por: LeandroP
· votar


Eliseu_Augusto

Difícil pra eu dizer o que você deve ajustar, mas já que você falou em pressão sonora, imagine dois amplificadores de 20watts cada, sendo um com auto-falante de 8" e outro de 12". O amplificador com auto-falante de 12" terá naturalmente a mesma potência, visto que ambos são de 20watts. Porém, o auto-falante maior tem mais "pressão" e consegue projetar uma quantidade maior de graves. Provavelmente seu amplificador tenha uma carência maior de graves (em função do seu tamanho) e por isso seus pressets são feitos intuitivamente com mais ganho nessas frequências. Quando você liga num amplificador com uma caixa maior, com um ou mais auto-falantes, liga no PA (mesa de som), etc, tudo aquilo que você "exagerou" no presset caseiro vai soar ainda mais intenso.

Como via de regra, ao levar a sua pedaleira pra um show, deixe a sua equalização no flat, no meio, na posição zero. Nem pra mais e nem pra menos. E na passagem de som você aumenta as frequências que julgar necessárias, e suprime as que não precisar ou estiver exagerada.

Eliseu_Augusto
Veterano
# abr/14
· votar


LeandroP
ta ok irmão, obrigado pela dica!! realmente faz muito sentido! vou tentar isso essa semana! Brigadão!

lemingue
Veterano
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto

Não serão influenciadas por outro preamp. Se você ligar no input "normal" de outro amplificador, seja um combo ou head, você terá dois prés em série. Se ligar no loop return ou power input, o som do pré será apenas o da sua pedaleira. Os botões do pré do amplificador ficarão inoperantes. Não leve a mal, mas se não sabes ainda nada sobre isso, tens que fuçar mais sobre ligações de pedais, efeitos, amplificadores e afins. No manual da tua pedaleira deve ter no mínimo um esquema das formas de ligação possíveis (as mais básicas) e, tem zilhões de tópicos sobre isso aqui.

Abs.

Eliseu_Augusto
Veterano
# abr/14
· votar


lemingue
pra falar a verdade, eu ja conhecia sobre esses tipos de ligações. mas, sinceramente, nunca lembro disso na hora hehehe mas muito obrigado pela dica também irmão!
Abs

DOF Hard
Membro Novato
# abr/14
· votar


lemingue

To com um pequena duvida...

Esse tipo de ligação. (pedaleira no input e nao no loop), pode gerar algum tipo de buffer inconveniente mesmo com todos os controles de pré do amp em flat (visto que mesmo em flat o som adquire a equalização pré definida no mesmo)??
Nao poderia ser esse o problema do autor do tópico?

Se sim, qual a melhor solução para amps que nao possuem loop?

Obs: todo e qualquer simulador de caixas da pedaleira deve estar desligado..confere?

Agradeço desde ja

lemingue
Veterano
# abr/14
· votar


DOF Hard
Se sim, qual a melhor solução para amps que nao possuem loop?
Ligar no input e deixar o som clean e "flat".

Obs: todo e qualquer simulador de caixas da pedaleira deve estar desligado..confere?
Supondo que já tens uma caixa, sim. Esses simuladores aí são para quem vai tocar com fone de ouvido, gravar direto, tocar direto na mesa, sem um falante específico para a guitarra.

Dá pra ligar no input, se o pré for clean. Só que o pré do amplificador vai timbrar no som.

LeandroP
Moderador
# abr/14 · Editado por: LeandroP
· votar


Eliseu_Augusto
Obs: todo e qualquer simulador de caixas da pedaleira deve estar desligado..confere?

Seguindo a reposta do lemingue: Supondo que já tens uma caixa, sim. . Por outro lado, se o que você ouvir for inspirador e o que a música pede for aquele timbre que você está ouvindo, é bom usar simulador de caixa também. Eu tenho um clone do Sansamp GT2 que tem simulação de microfonação. Não dá pra desligar o efeito. Escolho o que mais me agrada dentro da situação que me encontro e mando ver. O importante é o que sai nos auto-falantes.

DOF Hard
Membro Novato
# abr/14
· votar


lemingue
Valeu pelo esclarecimento, sim, tenho um amp aki, nao é grandes coisas mas da pra enganar.. hahah valeu


LeandroP
Pois é cara, tenho a mesma impressão... quando eu desligo a simulação de caixa da pedaleira (mesmo ligando no input do amp) sinto que o som fica meio abelhudo, por outro lado, quando ligo a simulação, tenho um excesso de graves, que por mais que eu os diminua, o som embola quando toco as cordas mais graves da guitarra..nao da pra entender..

LeandroP
Moderador
# abr/14 · Editado por: LeandroP
· votar


Eliseu_Augusto
meteoro Nitrous Drive
sinto que o som fica meio abelhudo

Já experimentou em outro amplificador?

Dê preferência a um amplificador com um auto-falante maior. Este cubo é legal, já usei ele em algumas situações (ensaio) e me serviu bem. Só que eu usei ele sem pedal nenhum, só a distorção do ampli, apenas pra passar as partes das músicas e pronto. Não é um amplificador de referência pra você timbrar a sua pedaleira. Eu pensaria em trocar de amplificador, tendo em vista que você tem uma guitarra e uma pedaleira legal. No fim das contas, quem entrega o som é o amplificador, certo?!

Lu_Soares
Veterano
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto
Também acho que o seu amp é o "problema" , o melhor investimento nesse nosso "ramo" é um bom amp, experiência própria.

Alex guitar man
Veterano
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto

Eu ja tive esse amp cara,e é um pouco complicado mesmo, o clean dele é legal, mas não casa com pedais, sua coloração é complicada e ele não tem nada de graves :/

Não que seja um amp ruim..

DOF Hard
Membro Novato
# abr/14
· votar


LeandroP
meteoro Nitrous Drive
sinto que o som fica meio abelhudo


Acho que vc me confundiu com o autor do tópico.. eu nao tenho um Nitrous drive nao cara HAHAHAHAH

Mas tenho um Marshallzinho mg30dfx.. com falante de 10". que nao tem taaaaanta diferença assim...
a principio achava q o problema poderia ser o falante, e se resolveria em um falante de 12", mas infelizmente nao resolveu,

levei a pedaleira pra alguns show, que tinham amps com falantes de 12" e tive o mesmo problema...

enfim, nao consegui resolver só com a pedaleira... tive que comprar duas latinhas e ligar no loop dela, usando assim só as modulações..

ah.. a pedaleira ja foi legal um dia (uma boss me-8 antigaaaaaa) e a guitarra uma Epiphone LP standard (é a melhor coisa que tenho no set) haha..fazer oq neh..

abçs

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Eliseu_Augusto

Seja claro quanto a suas perguntas... Pra mim pressão é a força em que um corpo atua sobre o outro, em razão da área... Como vc explicou melhor seru problema, vou me retratar...

É bem interessante o comportamento que vc descreve... Mas o tamanho do falante parece ser sim o culpado...

E corrigindo o Lord-g, a pressão (SPL) sonora aumenta ao todo com a associação de falantes e sua posição no ambiente - coloque seu amplificador no centro, a uma certa altura do chão, de uma sala vazia e depois coloque num canto junto ao chão... terá um ganho de 9dB apenas fazendo isso...

Com um falante maior, vc tem ganho relatibo no SPL de frequências mais baixas (e uma perda mínima nas altas)... Por isso no contrabaixo é comum o uso de falantes de 15"... Mas 4x10" equivalem (praticamente) a 2x15" porém ocupam um espaço bem menor...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som da guitarra com muita pressão!