Correios - A loooooooonga saga de um pedal

Autor Mensagem
Gabezorx
Membro Novato
# abr/17
· votar


acabaramosnicks
Meu palpite: Monopólio, igual USPS.

sandroguiraldo
Veterano
# abr/17
· votar


ogner
Eu também...

Tiso
Veterano
# abr/17
· votar


Na verdade os correios só detém o monopólio de entrega de CARTAS. A logística de encomendas é aberta ao mercado. Empresas como TAM Cargo e Jad Log fazem exatamente a mesma coisa que os Correios fazem, mas por até quatro vezes o valor e um prazo ainda maior (lidava com este expediente, então tomei nota destes fatos). Os Correios conseguem manter uma faixa de preço tolerável graças à estrutura da empresa, consequente do volume de encomendas. Em números absolutos os casos de quebra e extravio assustam, mas em números relativos eles atendem a padrões de qualidade internacionais, acreditem ou não. Via de regra, uma empresa de correios é um projeto perfeito para imperar o caos. Mundo afora, os Correios de cada país costumam ser odiados como aqui odiamos as telecoms.

Privatizar os Correios pode parecer uma ótima idéia para nós, os classes-média que esperam nossos brinquedos do eBay ou do Mercado Livre. Mas a empresa tem um compromisso social de entregar qualquer correspondência, mesmo que o remetente seja um tiozinho de um mangue do Pantanal, mesmo que o destinatário seja um sertanejo de uma vila miserável. Por incrível que pareça, esta circulação primitiva de mesnagens ainda é realidade no país. Uma empresa do setor privado jamais arcaria com os custos necessários para o transporte de muitas das cartinhas que viajam pelo país.

No mais, as incompetências e desonestidades cometidas por funcionários não iriam parar de acontecer com a privatização total da empresa, já que ela não é completamente estatal e contrata seus empregados há muitos e muitos anos em regime CLT.

Uma coisa que me ajudou a ter a paciência de saber mais sobre os Correios foi a relação sempre tranquila que eu tenho com a empresa. Já realizei pelo menos 50 compras no Mercado Livre e 5 no eBay, além de 2 na Strings by Mail - todas com treta zero. Sei que estou em uma exceção estatística muito positiva - e a maioria das pessoas tem histórias desagradáveis com a empresa. Mas eu postei este comentário justamente para dar um contraponto às verdades desagradáveis que já foram ditas aqui.

JJJ
Veterano
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar


Tiso

É isso aí, cara.

E tem mais uma coisa: os Correios tem vários problemas, mas a culpa pelos ABSURDOS atrasos de encomendas internacionais, sem paralelo em qualquer país civilizado, é da Receita Federal (e/ou Estadual, como no caso de MG).

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


Tiso

Nada como uma pessoa ue entenda//saiba o esta falando!! hehehehe!!
Cada vez mais raro na nossa fauna.. heuhauhea!!

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


Tiso
Já realizei pelo menos 50 compras no Mercado Livre e 5 no eBay, além de 2 na Strings by Mail
No meu caso foram muitas mais. Pelo menos umas 10 no ebay, mais de 15 no aliexpress e inumeras no ML. NUNCA tive problemas graves. E fui taxado uma unica vez, tive a ir buscar um pedal nos correios ( acho isso é incoetencia, q gostamos, pois deveria ter pagado txs em varios produtos)


Sem querer ficar defendendo os correios, hein!! Apenas constatando.

Lelo Mig
Membro
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Tiso
JJJ
ogner

Como tudo, existem sempre os dois lados da moeda, e é necessário analisar, sempre, com isenção de paixões.

A questão social dos correios, frisada pelo nosso amigo Tiso é indiscutível. O Correio, acima de tudo, esta a serviço da população. No entanto, como tudo no Brasil, hoje a instituição que já foi nos anos 50 "o terceiro melhor correio do mundo" é uma bosta, cheio de vagabundos, que virou cabide de emprego nos anos 60 e 70 para um monte de "esquerdista cafona" e suas teorias sociais utópicas. Mesmo com a privatização, esta cultura é enraizada... então junte a parte negativa do privado e do público e temos o correio atual.

O Brasil cresceu, as ruas e CEPs cresceram, a população aumentou o espaço físico se estendeu. Mas, em compensação, a correspondência "ponto à ponto", de cartinhas e documentos, diminuiu e a informática agilizou a organização.

Mas, o correio consegue ser mais ineficiente do que no tempo em que havia um "apontador" com caneta na orelha, separando CEPs na raça e anotando em fichas de papel alojadas num arquivo de aço.

Assim como a Petrobrás, os Correios gozavam de grande respeito pela excelência na prestação de serviços. Os usuários tinham certeza que seus carnês, boletos bancários, correspondências e outras encomendas chegariam a seus lares com regularidade.
Hoje, está muito difícil receber uma fatura antes da data de vencimento. E ainda, a presença de carteiros circulando nas ruas dos bairros fazendo entregas está cada dia mais escassa. E não é necessário ser pesquisador para constatar que a empresa não acompanhou o crescimento das cidades.

Existem, acreditem, regiões no Amazonas, Pará, Acre que NÃO recebem correspondências há mais de 15 anos!!

O Correio brasileiro, por um lado, é sim, uma merda e uma prova de que nem tudo pode ser terceirizado sem a mínima responsabilidade.

Tiso
Veterano
# abr/17
· votar


Daí vem a dificuldade de dimensionar a qualidade dos serviços da empresa. Ela opera em uma escala gigantesca, então chegamos as mais variadas conclusões, baseados nas mais variadas experiências. Mas penso que se ela fosse um lixo total, ela seria odiada unanimemente, como as telecoms.

Mas tópicos como este me deixam muito feliz. Prezo muito a cominidade de membros praticamente fixos deste fórum. Não conheço outro caso de internet onde podemos ter visões multifacetadas de um mesmo tema com tanta civilidade e respeito mútuo.

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


Tiso

É o que mantém esse fórum de pé...

Lelo Mig
Membro
# abr/17
· votar


Tiso

Graças! A "meia dúzia" de civilizados (generalizando, porque aqui no FCC civilizados são a maioria) nos permitem discutir opostos, aprender com a diferença, e olhar o outro ponto de vista, que muitas vezes mudam o nosso.

Raramente aprendo com quem pensa como eu... no geral, aprendo com o diferente.

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


Tiso

Empresas como TAM Cargo e Jad Log fazem exatamente a mesma coisa que os Correios fazem

Mais ou menos. Não sei se hoje em dia alguma coisa mudou, mas quando cogitei usar o serviço da JadLog as dificuldades foram tantas (a começar pela exigência de ter que emitir NF, sendo eu uma pessoa física) que me fizeram desistir e voltar para os Correios. Mesmo com todos os pesares que já foram citados aqui e que já estamos careca de saber.

macaco veio
Veterano
# abr/17
· votar


Mundo afora, os Correios de cada país costumam ser odiados como aqui odiamos as telecoms.
Fale só em nome do Brasil, aqui nos USA voce não precisa ir ao correio para enviar uma carta (pagar contas por exemplo), simplesmente voce põe o envelope selado (o selo pode ser comprado na loja da esquina) na sua propria caixa de correio que o entregador ao passar na sua caixa pega sua carta e deposita no correio pra voce.
Ao receber uma encomenda se voce não estiver em casa o correio faz 3 tentativas por 3 dias todas deixando aviso na sua porta sempre no mesmo horário, se no terceiro dia voce ainda não estiver em casa, ai sim voce precisará ir a agencia buscar. Voce tem a opção de escrever no papel o aviso deixado na sua porta se quer que a encomenda seja deixada na porta. Uma vez autorizei o correio deixar na porta um teclado de 400 dolares que ficou na porta por umas 4 horas numa rua movimentada em casas sem muro e um bairro não muito seguro (roube uma entrega de correio que voce pega uma cana feia). Uma vez recebi uma carta pedindo para participar de uma pesquisa de audiencia de TV com 5 dolares em dinheiro dentro para pagar o trabalho de responder o questionario e enviar de volta. Os entregadores dirigem um pequeno caminhão do correio super confortavel para fazer as entregas. Tenho o que reclamar de um correio desse?

Tiso
Veterano
# abr/17
· votar


Que ótimo. Deve ser realmente sensacional. Mas "mundo afora" diz respeito ao mundo todo - e não ao país onde você está vivendo.

Lelo Mig
Membro
# abr/17
· votar


macaco veio

Cara, não vivo nos E.U.A, não tenho estofo de uma vivência rotineira para avaliar o correio deles...

Mas, o que posso "ver", aqui do Brasil é a tradição do correio estaduniense. Vendas e compras pelo correio (coisa meio nova no Brasil e mais comum após os anos 90 e internet) são populares nos EUA desde o início do século XX.

Qualquer revista, jornal e etc, dos anos 40, 50, 60 já eram recheadas de lojas com vendas via correio.

Fico imaginando, pelo peso da tradição histórica, a confiança que a população americana não deposita na instituição.

sobrevivente
Veterano
# abr/17 · Editado por: sobrevivente
· votar


Comprei o BFFX Atmosphere Compressor em 22/03 e tô aguardando até agora! Tá quase fazendo um mês para uma encomenda que deveria fazer o caminho SP/SC em no máximo 2 semanas. Tá louco, tá quase dando o tempo de importação da China...

ki_suco
Veterano
# abr/17
· votar


Guitar Fetish... duas pontes, tarraxas, nuts, ...

Data Local Situação
24/04/2017 10:42 Fiscalizacao Aduaneira - Fiscalizacao Aduaneira/BR Encaminhado
Em trânsito para RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR
10/04/2017 07:54 UNIDADE INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Encaminhado
Em trânsito para Fiscalizacao Aduaneira - Fiscalizacao Aduaneira/BR
10/04/2017 07:53 UNIDADE INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Conferido
Recebido/Brasil
08/04/2017 07:36 ESTADOS UNIDOS Encaminhado
Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional - BRASIL/BR
08/04/2017 07:34 ESTADOS UNIDOS Conferido
Recebido na unidade de exportação
07/04/2017 13:22 ESTADOS UNIDOS Postado

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


ki_suco

Já teve um tempo que comprei corpo de lá e veio sem imposto. Agora até palheta entra na dança...

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ
Ihhh justo agora que estou no processo de compra do corpo de teleca (amarelão rsrs) + 2 braços e muitos hardwares...vo levar taxa em tudo

Del-Rei
Veterano
# jun/17
· votar


Objeto apreendido

Caraca, essa eu nunca tinha visto.

Vendi meu transmissor wireless. Enviei do RJ pra AL.


09/06/2017
08:35
MACEIO / AL Objeto apreendido por órgão de fiscalização ou outro órgão anuente

Objeto encaminhado
de Unidade Operacional em Rio De Janeiro / RJ para Unidade de Distribuição em MACEIO / AL
06/06/2017
22:17

de Agência dos Correios em Rio De Janeiro / RJ para Unidade Operacional em Rio De Janeiro / RJ
06/06/2017
17:15

Rio De Janeiro / RJ Objeto postado
06/06/2017
14:21

Alguém já tinha visto isso??

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# jun/17 · Editado por: JJJ
· votar


Del-Rei

Acharam que era novo e estava sem nota... acho que é isso.

Buja

Chegaram as peças? Passaram batido ou caíram no imposto?

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


JJJ
Chegaram as peças? Passaram batido ou caíram no imposto?

As pecinhas todas passaram batido, e levaram na faixa de 40 dias.
Chegaram cada uma num dia diferente, indiferente do dia da compra.
Comprei captador da ponte e do braço na mesma loja, Amoon.
Mas nao sei porque cargas dagua enviaram em pacotes separados, e um chegou bem antes que o outro.

O corpo e braço foram taxados. O valor do corpo é 100 doletas e do braço 80 doleta. Deu 180 dolares, e foi taxado em R$ 328,00 tudo, somando imposto +icms+taxa correios+taxa armazenagem etc etc etc.
Cobraram taxa de armazenagem porque resolvi pegar tudo no mesmo dia, e o braço tinha chegado antes.

Engraçado é que cada pecinha que eu comprei veio uma palhetinha de brinde. Um mimo das lojas ne. Agora to cheio de palheta kkk. Veio uma amarelinha muito boa. Boa pegada, bonitinha, nao desliza. Presentinho legal.


Era o que eu ja esperava mesmo. Voce pdoe até nao ser taxado por um item de mais de 50 dolares, desde que nao seja celular, e nem seja grande.
Como corpo e braço chamaram mais "atencao", pingou taxa em cima.

makumbator
Moderador
# jun/17
· votar


Del-Rei
09/06/2017
08:35
MACEIO / AL Objeto apreendido por órgão de fiscalização ou outro órgão anuente


Muitos estados do nordeste são mais implacáveis em tentar caçar objetos sem nota fiscal. Por esse motivo alguns vendedores do Mercado Livre evitam vender para certos estados da região. Esse comportamento já tem alguns anos

thiago stteffen
Veterano
# jun/17
· votar


http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/correios-tem-novo-prejui zo-de-r-2-bilhoes-e-recebem-aval-para-pdv.ghtml

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-04/correios-tive ram-prejuizo-de-r-21-bilhoes-em-2015

http://economia.ig.com.br/empresas/2016-06-09/sem-caixa-correios-vao-p recisar-de-financiamento-para-pagar-salarios.html

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2016/0 6/30/correios-pedirao-r-6-bilhoes-ao-tesouro-242311.php


empresa orgulho de todo br

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


thiago stteffen
É mto triste a situação. Mais triste ainda é saber que isso tudo vem somente da corrupção. Tenho amigos que trabalham nos correios, tem filho pequeno, paga financiamento de apto, tem um carrinho popular.

Se for demitido, a coisa vai apertar bastante.

thiago stteffen
Veterano
# jun/17
· votar


É mto triste a situação. Mais triste ainda é saber que isso tudo vem somente da corrupção. Tenho amigos que trabalham nos correios, tem filho pequeno, paga financiamento de apto, tem um carrinho popular.

Se for demitido, a coisa vai apertar bastante.


Buja, boa tarde. O grande problema que é que a corrupção é generalizada. Não quero ficar puxando assunto partidário pois o fcc é um dos unicos lugares da internet que a gente ainda pode conversar sem cair nessa conversa, porém há de ser dito que aquilo é um cabide de empregos e aproveitado por todo e qualquer partido que esteja no comando.
Eu moro em SP capital e diferentemente dos amigos foristas, já tive problemas e muitos com os correios.

Realmente, o serviço de entregas de coisas que não são correspondência já são praticados, porém deveria ocorrer em maior escala.

Admito que a situação ficaria ruim para os funcionários, isso seria realmente péssimo. Principalmente pq a grande maioria destes funcionários ralam pra caramba, mas são gerenciados por levas de corruptos colocados lá pelos "amigos".

Abrs.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


A coisa é mais simples do que voce pensa.

neste caso que minha irmã fez a compra na loja IHERB dos EUA e mandou para mim pela empresa de transporte DHL mandei cancelar e devolverem a compra.

fiz isso porque a DHL não iria abrir mão das taxas cobradas, ofereceram desconto de 50%, mas isenção nao. cancelei a compra, ponto final.

a IHERB só trabalha com essa DHL como transportadora, não tem opção dos CORREIOS. agora, qualquer compra que se faça no exterior abaixo dos 100 us$ e que seja despachado pelos correios, voce pode contestar a tributação (caso seja taxado) na própria agencia dos correios.

demora uns 30 dias, mas sai a isenção. se por acaso insistirem, procure o tribunal de pequenas causas. reúna o papel recebido pelos correios com a tributação e o formulário de contestação e a lei federal impressa no papel.

vai demorar mais ainda, mas não é tão complicado, não precisa de advogado e não tem taxas.

Por G4rf13ld in https://www.pedal.com.br/forum/todas-encomendas-sendo-taxadas_topic721 82_post1502803.html

Del-Rei
Veterano
# jun/17
· votar


makumbator
JJJ
Pois é. Dei uma pesquisada na internet e percebi que o nordeste está tenso com essas fiscalizações. O próprio comprador me falou que é comum nas compras dele aparecer essa informação de apreensão do produto.

Um aceno de longe!!!

Fernando
Veterano
# jun/17
· votar


Caras, to preocupado. Comprei um pedal dos EUA, mas segundo o rastreio foi pra HOLANDA (??) e está parado lá desde então. É USPS Priority. Alguém já viu isso? O vendedor disse que é normal essas "voltas", mas nunca vi isso na vida... To bem preocupado.

June 22, 2017, 9:41 pm Processed Through Facility ISC CHICAGO IL (USPS)
June 24, 2017, 9:48 am Arrived CHICAGO, UNITED STATES
June 24, 2017, 4:00 pm Departed CHICAGO, UNITED STATES
June 25, 2017, 12:50 pm Departed AMSTERDAM, NETHERLANDS

Your item departed a transfer airport in AMSTERDAM-SCHIPHOL, AMSTERDAM, NETHERLANDS on June 25, 2017 at 12:50 pm. The item is currently in transit to the destination.


JJJ
Veterano
# jun/17
· votar


Fernando

Já vi dar voltas. Mas essa é uma baita volta, hein?... rs

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Fernando
O Priority nao é o servico de entrega exclusivo. A USPS pode inclusive fazer aquele esquema de frete aproveitado, entrega primeiro onde a rota for mais viavel ou economica. Claro que ir pra Holanda é meio estranho, mas o que importa é chegar na sua casa em 15 dias. Tanto faz se vai pra lua e volta, ai ja é a lojistica deles sacô!.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Correios - A loooooooonga saga de um pedal