Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Correios - A loooooooonga saga de um pedal

      Autor Mensagem
      Gabezorx
      Membro Novato
      # 13/abr/17 16:45
      · votar


      acabaramosnicks
      Meu palpite: Monopólio, igual USPS.

      sandroguiraldo
      Veterano
      # 13/abr/17 16:46
      · votar


      ogner
      Eu também...

      Tiso
      Veterano
      # 15/abr/17 05:43
      · votar


      Na verdade os correios só detém o monopólio de entrega de CARTAS. A logística de encomendas é aberta ao mercado. Empresas como TAM Cargo e Jad Log fazem exatamente a mesma coisa que os Correios fazem, mas por até quatro vezes o valor e um prazo ainda maior (lidava com este expediente, então tomei nota destes fatos). Os Correios conseguem manter uma faixa de preço tolerável graças à estrutura da empresa, consequente do volume de encomendas. Em números absolutos os casos de quebra e extravio assustam, mas em números relativos eles atendem a padrões de qualidade internacionais, acreditem ou não. Via de regra, uma empresa de correios é um projeto perfeito para imperar o caos. Mundo afora, os Correios de cada país costumam ser odiados como aqui odiamos as telecoms.

      Privatizar os Correios pode parecer uma ótima idéia para nós, os classes-média que esperam nossos brinquedos do eBay ou do Mercado Livre. Mas a empresa tem um compromisso social de entregar qualquer correspondência, mesmo que o remetente seja um tiozinho de um mangue do Pantanal, mesmo que o destinatário seja um sertanejo de uma vila miserável. Por incrível que pareça, esta circulação primitiva de mesnagens ainda é realidade no país. Uma empresa do setor privado jamais arcaria com os custos necessários para o transporte de muitas das cartinhas que viajam pelo país.

      No mais, as incompetências e desonestidades cometidas por funcionários não iriam parar de acontecer com a privatização total da empresa, já que ela não é completamente estatal e contrata seus empregados há muitos e muitos anos em regime CLT.

      Uma coisa que me ajudou a ter a paciência de saber mais sobre os Correios foi a relação sempre tranquila que eu tenho com a empresa. Já realizei pelo menos 50 compras no Mercado Livre e 5 no eBay, além de 2 na Strings by Mail - todas com treta zero. Sei que estou em uma exceção estatística muito positiva - e a maioria das pessoas tem histórias desagradáveis com a empresa. Mas eu postei este comentário justamente para dar um contraponto às verdades desagradáveis que já foram ditas aqui.

      JJJ
      Veterano
      # 15/abr/17 10:09 · Editado por: JJJ
      · votar


      Tiso

      É isso aí, cara.

      E tem mais uma coisa: os Correios tem vários problemas, mas a culpa pelos ABSURDOS atrasos de encomendas internacionais, sem paralelo em qualquer país civilizado, é da Receita Federal (e/ou Estadual, como no caso de MG).

      ogner
      Veterano
      # 15/abr/17 12:23
      · votar


      Tiso

      Nada como uma pessoa ue entenda//saiba o esta falando!! hehehehe!!
      Cada vez mais raro na nossa fauna.. heuhauhea!!

      ogner
      Veterano
      # 15/abr/17 12:27
      · votar


      Tiso
      Já realizei pelo menos 50 compras no Mercado Livre e 5 no eBay, além de 2 na Strings by Mail
      No meu caso foram muitas mais. Pelo menos umas 10 no ebay, mais de 15 no aliexpress e inumeras no ML. NUNCA tive problemas graves. E fui taxado uma unica vez, tive a ir buscar um pedal nos correios ( acho isso é incoetencia, q gostamos, pois deveria ter pagado txs em varios produtos)


      Sem querer ficar defendendo os correios, hein!! Apenas constatando.

      Lelo Mig
      Membro
      # 15/abr/17 12:48 · Editado por: Lelo Mig
      · votar


      Tiso
      JJJ
      ogner

      Como tudo, existem sempre os dois lados da moeda, e é necessário analisar, sempre, com isenção de paixões.

      A questão social dos correios, frisada pelo nosso amigo Tiso é indiscutível. O Correio, acima de tudo, esta a serviço da população. No entanto, como tudo no Brasil, hoje a instituição que já foi nos anos 50 "o terceiro melhor correio do mundo" é uma bosta, cheio de vagabundos, que virou cabide de emprego nos anos 60 e 70 para um monte de "esquerdista cafona" e suas teorias sociais utópicas. Mesmo com a privatização, esta cultura é enraizada... então junte a parte negativa do privado e do público e temos o correio atual.

      O Brasil cresceu, as ruas e CEPs cresceram, a população aumentou o espaço físico se estendeu. Mas, em compensação, a correspondência "ponto à ponto", de cartinhas e documentos, diminuiu e a informática agilizou a organização.

      Mas, o correio consegue ser mais ineficiente do que no tempo em que havia um "apontador" com caneta na orelha, separando CEPs na raça e anotando em fichas de papel alojadas num arquivo de aço.

      Assim como a Petrobrás, os Correios gozavam de grande respeito pela excelência na prestação de serviços. Os usuários tinham certeza que seus carnês, boletos bancários, correspondências e outras encomendas chegariam a seus lares com regularidade.
      Hoje, está muito difícil receber uma fatura antes da data de vencimento. E ainda, a presença de carteiros circulando nas ruas dos bairros fazendo entregas está cada dia mais escassa. E não é necessário ser pesquisador para constatar que a empresa não acompanhou o crescimento das cidades.

      Existem, acreditem, regiões no Amazonas, Pará, Acre que NÃO recebem correspondências há mais de 15 anos!!

      O Correio brasileiro, por um lado, é sim, uma merda e uma prova de que nem tudo pode ser terceirizado sem a mínima responsabilidade.

      Tiso
      Veterano
      # 15/abr/17 13:29
      · votar


      Daí vem a dificuldade de dimensionar a qualidade dos serviços da empresa. Ela opera em uma escala gigantesca, então chegamos as mais variadas conclusões, baseados nas mais variadas experiências. Mas penso que se ela fosse um lixo total, ela seria odiada unanimemente, como as telecoms.

      Mas tópicos como este me deixam muito feliz. Prezo muito a cominidade de membros praticamente fixos deste fórum. Não conheço outro caso de internet onde podemos ter visões multifacetadas de um mesmo tema com tanta civilidade e respeito mútuo.

      JJJ
      Veterano
      # 15/abr/17 15:39
      · votar


      Tiso

      É o que mantém esse fórum de pé...

      Lelo Mig
      Membro
      # 15/abr/17 16:47
      · votar


      Tiso

      Graças! A "meia dúzia" de civilizados (generalizando, porque aqui no FCC civilizados são a maioria) nos permitem discutir opostos, aprender com a diferença, e olhar o outro ponto de vista, que muitas vezes mudam o nosso.

      Raramente aprendo com quem pensa como eu... no geral, aprendo com o diferente.

      renatocaster
      Moderador
      # 15/abr/17 20:39
      · votar


      Tiso

      Empresas como TAM Cargo e Jad Log fazem exatamente a mesma coisa que os Correios fazem

      Mais ou menos. Não sei se hoje em dia alguma coisa mudou, mas quando cogitei usar o serviço da JadLog as dificuldades foram tantas (a começar pela exigência de ter que emitir NF, sendo eu uma pessoa física) que me fizeram desistir e voltar para os Correios. Mesmo com todos os pesares que já foram citados aqui e que já estamos careca de saber.

      macaco veio
      Veterano
      # 16/abr/17 14:24
      · votar


      Mundo afora, os Correios de cada país costumam ser odiados como aqui odiamos as telecoms.
      Fale só em nome do Brasil, aqui nos USA voce não precisa ir ao correio para enviar uma carta (pagar contas por exemplo), simplesmente voce põe o envelope selado (o selo pode ser comprado na loja da esquina) na sua propria caixa de correio que o entregador ao passar na sua caixa pega sua carta e deposita no correio pra voce.
      Ao receber uma encomenda se voce não estiver em casa o correio faz 3 tentativas por 3 dias todas deixando aviso na sua porta sempre no mesmo horário, se no terceiro dia voce ainda não estiver em casa, ai sim voce precisará ir a agencia buscar. Voce tem a opção de escrever no papel o aviso deixado na sua porta se quer que a encomenda seja deixada na porta. Uma vez autorizei o correio deixar na porta um teclado de 400 dolares que ficou na porta por umas 4 horas numa rua movimentada em casas sem muro e um bairro não muito seguro (roube uma entrega de correio que voce pega uma cana feia). Uma vez recebi uma carta pedindo para participar de uma pesquisa de audiencia de TV com 5 dolares em dinheiro dentro para pagar o trabalho de responder o questionario e enviar de volta. Os entregadores dirigem um pequeno caminhão do correio super confortavel para fazer as entregas. Tenho o que reclamar de um correio desse?

      Tiso
      Veterano
      # 16/abr/17 16:08
      · votar


      Que ótimo. Deve ser realmente sensacional. Mas "mundo afora" diz respeito ao mundo todo - e não ao país onde você está vivendo.

      Lelo Mig
      Membro
      # 16/abr/17 20:04
      · votar


      macaco veio

      Cara, não vivo nos E.U.A, não tenho estofo de uma vivência rotineira para avaliar o correio deles...

      Mas, o que posso "ver", aqui do Brasil é a tradição do correio estaduniense. Vendas e compras pelo correio (coisa meio nova no Brasil e mais comum após os anos 90 e internet) são populares nos EUA desde o início do século XX.

      Qualquer revista, jornal e etc, dos anos 40, 50, 60 já eram recheadas de lojas com vendas via correio.

      Fico imaginando, pelo peso da tradição histórica, a confiança que a população americana não deposita na instituição.

      sobrevivente
      Veterano
      # 17/abr/17 07:18 · Editado por: sobrevivente
      · votar


      Comprei o BFFX Atmosphere Compressor em 22/03 e tô aguardando até agora! Tá quase fazendo um mês para uma encomenda que deveria fazer o caminho SP/SC em no máximo 2 semanas. Tá louco, tá quase dando o tempo de importação da China...

      ki_suco
      Veterano
      # 24/abr/17 15:07
      · votar


      Guitar Fetish... duas pontes, tarraxas, nuts, ...

      Data Local Situação
      24/04/2017 10:42 Fiscalizacao Aduaneira - Fiscalizacao Aduaneira/BR Encaminhado
      Em trânsito para RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR
      10/04/2017 07:54 UNIDADE INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Encaminhado
      Em trânsito para Fiscalizacao Aduaneira - Fiscalizacao Aduaneira/BR
      10/04/2017 07:53 UNIDADE INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Conferido
      Recebido/Brasil
      08/04/2017 07:36 ESTADOS UNIDOS Encaminhado
      Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional - BRASIL/BR
      08/04/2017 07:34 ESTADOS UNIDOS Conferido
      Recebido na unidade de exportação
      07/04/2017 13:22 ESTADOS UNIDOS Postado

      JJJ
      Veterano
      # 24/abr/17 15:33
      · votar


      ki_suco

      Já teve um tempo que comprei corpo de lá e veio sem imposto. Agora até palheta entra na dança...

      Buja
      Veterano
      # segunda às 16:38
      · votar


      JJJ
      Ihhh justo agora que estou no processo de compra do corpo de teleca (amarelão rsrs) + 2 braços e muitos hardwares...vo levar taxa em tudo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Correios - A loooooooonga saga de um pedal

      302.070 tópicos 7.824.094 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital