Wah wah fraco ;/

Autor Mensagem
AnLP
Membro Novato
# jan/14


Bom dia galera,

Eu procurei aqui no fórum mas não encontrei respostas para o meu problema.

Seguinte, eu possuo um amplificador ruim, da Moug (GS20) e meu amigo trouxe pra mim Monster Cable (dois normais e alguns para os pedais) e um Wah Wah (Crybaby KH-95 - Kirk Hammett signature), uso também fonte da Landscape PS5. Eu utilizo o pedais assim: Guitarra > Wah Wah > BOSS MD2 > AMP

1 - Eu sinto que o Wah Wah está fraco, ele não "berra" WAH e as vezes é tão fraco que parece que está desligado (somente com a distorção do MD2), porém não está. Por que será? Alguém sabe me dizer?

2 - Esse guia me ajudaria? É confiável? http://www.growl.com.br/2012/05/regulagem-ajuste-do-wah-wah/

3 - Existe algum boost ou algo do gênero para melhorar o Wah Wah? Para que ele fica com mais WAH?

Obrigado pela atenção!

Desbravadorde...
Membro
# jan/14
· votar


AnLP

Pode ser que o problema esta até na regulagem do amp, que como é ruinzinho, deve ser meio chatinho de tirar um timbre aceitável.

Deve-se considerar que o Wah KH-95 ele é meio fechado, já que o timbre do Kirk é meio agudo e com muito drive, você tem que cuidar isto, é um Wah para funcionar bem com muita distorção. No clean ele é no máximo aceitável.

E booster para o WAH não tem, o que pode ter é um pedal booster para te dar mais sinal, daí ele dá um UP em tudo, mas não sei se este seria o caso.

Tenho quase certeza que o problema está na hora de timbrar as coisas.

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


AnLP

Tudo indica que seja o potenciômetro. Pode estar sujo. Pra limpar basta jogar limpa contatos ou álcool isopropílico no furinho do potenciômetro. Tem tópicos ensinando como fazer. Não use lubrificantes como WD pois, como são oleosos, acabam acumulando sujeira.

https://imagizer.imageshack.us/v2/456x364q90/801/potsfuro.jpg

Outra coisa, pode ser que a alavanca que gira o potenciômetro não esteja atuando de forma abrangente, o que diminui a prequencia som. É bom verificar.

Abs

papillon
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia
e aew brother, blzinha??
estou com um probleminha parecido..
recentemente peguei um wah da ernie ball, aquele verdinho... só que peguei ele usado saca, em um game que fiz em outro pedal...
só o que o meu problema eh uns estalados que fazem quando abro o wah em direção a chave liga/desliga... eh como se fosse aquele mal contato que acontece com o cabo da guitarra quando ta com problema..
será que fazendo isso que vc recomendou ao AnLP poderia ajudar a resolver o meu problema tbm??

CaraqueTocaGuitarraLogoAli
Membro Novato
# jan/14
· votar


AnLP
Limpa ele msm que resolve , já aconteceu com meu velho cgb-95

papillon
Mal contacto no foot , daqui a pouco tu vai nem conseguir ligar ele mais, se for comprar um novo aproveita e pega um true bypass

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


papillon

Se o chiado é antes de apertar o foot, então é no potenciômetro. Sim, basta limpar com os produtos que falei acima.

Boa sorte!

AnLP
Membro Novato
# jan/14
· votar


Só pra conferir... vai jogando aos poucos o limpa contato, espera e testa? ou só basta jogar um pouco, esperar e testar?

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


AnLP

Joga o spray 1x pelo furinho do potenciômetro e utiliza o pedal váaaaarias vezes pra que o limpa contatos espalhe por dentro do potenciômetro limpando os contatos. Dá uma testada depois de esperar uns 2-5 minutos pro liquido dar uma secada boa.

É isso:

Manutenção básica: Eliminando o ruído de potenciômetros!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/148828/#7581996

Falou!

Ismah
Veterano
# jan/14
· votar


Hum, não é o comum, mas tente por o wah na saída, invés na entrada.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/14
· votar


Tem um teste que talvez seja mais simples de fazer antes de abrir o wah, pluga o pedal em um amp melhor, onde você possa abrir mais o volume. Quando troquei o meu antigo amp de estudo pelo Crate GT212 (que não é lá aquilo tudo em termos de timbre) já senti uma diferença enorme.

Também é bom lembrar que dependendo da guitarra o efeito é mais significativo, por incrível que pareça. Eu tenho um Cry Baby 535 e quando liguei uma Eagle Strato fazia pouquíssimo efeito, pois a guitarra em si já era bem aguda.

AnLP
Membro Novato
# jan/14
· votar


Galera, só pra confirmar também... a dúvida pode aparecer idiota, pois eu não sei os nomes das partes de wah wah e etc.. o potenciômetro é o que liga e desliga o wah wah, certo? Aquilo que quando a gente pisa faz um "click", certo?

Abraço e obrigadão pela ajuda!
de verdade! :D

Ismah
Veterano
# jan/14
· votar


O potenciômetro, é um botão que gira, geralmente no wah ele é acionado por uma haste dentada.

O que liga e desliga é chamado de "chave" (3PDT ou DPDT, dependendo do circuito)

AnLP
Membro Novato
# jan/14
· votar


Então onde eu passo o limpa contato? Naquela rodela ou no todo ali?

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


AnLP

Eu já expliquei e coloquei um link pra uma foto! Vc leu?

O.o

AnLP
Membro Novato
# jan/14
· votar


Eu vi, mas vi uns outros também e falou pra jogar no potenciometro todo e esse ta falando pra jogar no furinho.. mas não vi furinho, dai estou na dúvida ;/

Ramsay
Veterano
# jan/14 · Editado por: Ramsay
· votar


AnLP

O fato é o seguinte:
1) Nem todos os potênciometros tem aquele furo que o Maurício falou, e então vc tem que abrir o Wah pra borrifar o spray naquele espaço que tem junto aos 3 terminais do potênciometro.

2) Eu não acredito que só o spray de limpeza vá resolver o problema de "fraco efeito".

3) Esse Wah Crybaby que o seu amigo trouxe é novo ou usado??
- Se for novo é defeito de fábrica e daí só levando a um técnico pra resolver.
- Se for usado, então podem ser três coisas:
A) Componentes alterados, tipo resistores, transistores, e capacitores.
B) O potênciometro do Wah estar desgastado ou alterado. (tem que trocar).
C) O potênciometro está bom, mas, devido aos componentes alterados a atuação do potênciometro foi deslocada provocando o fraco efeito.

No caso dos itens A e B só se resolve o problema levando o Wah a um técnico especializado.
No caso do item C vc pode abrir o Wah e modificar a posição da engrenagem grande em "C" em relação ao eixo da engrenagem do potênciometro, até um ponto em que o efeito de wah fique normal.

MauricioBahia
Moderador
# jan/14
· votar


Ramsay: Nem todos os potênciometros tem aquele furo que o Maurício falou

Bem lembrado!!

Valeu. :)

AnLP
Membro Novato
# fev/14
· votar


Obrigadão mesmo, caras! :D
Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# fev/14
· votar


AnLP: Eu vi, mas vi uns outros também e falou pra jogar no potenciometro todo e esse ta falando pra jogar no furinho.. mas não vi furinho, dai estou na dúvida ;/

Foi mal! Não havia entendido sua postagem.

Enfim, deu certo?

Abs!

papillon
Veterano
# fev/14
· votar


MauricioBahia

caramba esse meu wah eh osso de limpar!
ele não tira a tampa embaixo, só tirando a parte de cima dele!
o circuito dele fica exposto embaixo da parte movel do wah, no entanto não consigo identificar onde esta o Potenciometro!
alguma dica? alguem aqui tem esse Wah da ernie ball?


http://farm5.staticflickr.com/4136/4735397009_4d67672659_z.jpg

papillon
Veterano
# fev/14 · Editado por: papillon
· votar


Aewwww!!!
consegui limpar!!!
vlw demais galera, valeu a pena sair pra comprar 1litro de alcool isopropilico (vai durar pro resto da minha vida! hehehehe)
deu um pouco de trabalho pois o wah não tira a tampa de baixo so a parte da frente onde tem o input e output, dai não tem mt angulo para injetar o alcool dentro do pot, mas consegui com a ajuda de uma seringa e mt paciência eheheheh
agora ta lindo! sem ruido algum!!

vlw!!!

PS: as fotos não estão das melhores pois tirei com meu cel, mas da pra entender o q eu estava dizendo...


http://imageshack.com/a/img855/5640/457n.jpg

http://imageshack.com/a/img819/9372/pwrk.jpg

MauricioBahia
Moderador
# fev/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


papillon: 1litro de alcool isopropilico (vai durar pro resto da minha vida! hehehehe)

Tenho um frasco de 1L há dois anos e nem usei 1/10 dele. hehehe

Boa que conseguiu.

o/

Ismah
Veterano
# fev/14
· votar


Pelo que entendi o teu pedal trabalha com uma "correia". O potênciometro pode endurecer de novo e por isso ele fica fraco (a correia escorrega), uma dica é trocar ela também.

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15
· votar


Estou tendo um problema bem parecido com o meu Behringer Hell Babe. Tá sei q o pedal não é nenhuma maravilha mas ele funciona mto bem quando o meu Metal Zone está desligado mas quando ligo a distorção o wah fica quase imperceptível. Por que isso?

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


crdiegorota

Vale para o começo... Todos sugeriram defeitos, mas esqueceram do óbvio: compressão.

Tente ligar o pedal de wah depois do drive. O sinal comprimido tende a eliminar o efeito do wah.

Alex guitar man
Veterano
# jan/15
· votar


Metal Zone está desligado mas quando ligo a distorção o wah fica quase imperceptível. Por que isso?
Todos sugeriram defeitos, mas esqueceram do óbvio: compressão.


Não aconteceria se fosse 3 estágios de 12ax7 saturando

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Alex guitar man

Eu fui/sou uma má influência pra vcs kkk

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15
· votar


Já tentei colocar depois da distorção, mas mesmo assim não fica legal além do efeito do wah ficar bizarro.

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


crdiegorota

Errrrr defina bizarro.

crdiegorota
Membro Novato
# jan/15
· votar


Ao invez de fazer wah wah faz wih wih. kkkkkk
Mas mesmo assim o efeito fica muito fraco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Wah wah fraco ;/