Zoom A3 VS Fishman Spectrum DI - Opniões e Dicas

    Autor Mensagem
    fabinhovioleiro
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: fabinhovioleiro


    Olá amigos,
    gostaria de compartilhar com vocês a minha dúvida!
    Estou querendo comprar um pedal para usar com meu violão,
    é um violão folk, mas fiquei bem indeciso entre dois modelos:

    Zoom A3 - Fishman Spectrum DI

    Realmente um não tem muito a ver com o outro em certos pontos,
    em outros são muito parecidos, desde recursos e pequenos ajustes.

    Se alguém tiver um pedal desse, ou puder me dar alguma opinião, fico agradecido, assim quem sabe decidir entre eles.

    - Um detalhe, eu tenho um Pedal Boss ME-25 não é para violão,
    mas uso ele no violão, gosto dele pela praticidade.
    Agora quero complementar com um pedal específico para violão.

    Valeu Abraço.

    Ismah
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Ficaria com o Fishman pela construção. Mas confesso que achei bem interessante o Zoom. Possivelmente num teste cego eu ficaria com ele.

    Bog
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    fabinhovioleiro

    Antes de tudo, observe as funcionalidades. O Aura não é uma pedaleira de efeitos. Ele tem EQ, anti-feedback, compressor, e afins. No centro de tudo, está o "despiezador" (que algumas pessoas equivocadamente pensam ser simulações de violões: cuidado, não são!). A Zoom tem as mesmas funcionalidades, mas também tem outros efeitos, como reverb, chorus e delay. A geração anterior da Zoom (A2) tinha também simulações de violões, mas elas não são grande coisa - ao que parece, tentar atenuar as características da captação piezo é mais interessante do que ficar tentando simular este ou aquele modelo de violão.

    xavy
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Boa tarde cara,

    já passei por uma fase de querer comprar esses objetos comercializados que prometem fazer mágica com o som de nossos violões plugado.

    A verdade é que aprendi uma coisa com muita gente boa aqui do fórum, inclusive o Bog, que respondeu anteriormente. O som do violão plugado jamais será idêntico ao que ouvimos quando tocamos sem usar caixas ou amplificadores. Já tive a Zoom A2, gostei da experiência, mas não passou de uma pedaleira multiefeitos pra mim. No fim de muitos testes, percebi q gosto mais do som do captador do violão do q da simulação simples q a Zoom me fornecia.

    Acredito, nunca usei, que os Fishmans também não façam tanta diferença assim, mesmo porque se exagerar na dose de "despiezação", o som vai ficar artificial demais.

    Estou pensando em adquirir pedais individuais que farão o mesmo serviço: um bom reverb e outro de chorus, que acredito ser o único efeito que podemos usar com violão, gosto pessoal ok?

    Como o pessoal costumava me dizer, não podemos te indicar o que comprar ou não, mesmo porque gosto musical é muito singular. A A3 ou o DI que você citou, pretendem cumprir a mesma função, mas eu arriscaria na A3 pela versatilidade de se usar o reverb+chorus.

    Boa sorte na escolha, e se adquirir o produto, qualquer um q seja, retorne e diga o que achou, fazendo um breve review para futuros usuários do fórum.

    tcassian
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Fabinho, bom dia.
    Permita-me fazer minhas considerações com relação aos dois produtos citados. Primeiramente é um prazer iniciar aqui no fórum, já que é minha primeira aparição por aqui rsrsrsrs...

    Vamos lá: Falando do Aura Spectrum DI, o mesmo não tem efeitos e também não é um simulador de violões. Ele trabalha com uma gama incrível de tipos de timbres de marcas, modelos e tipos de microfones que fizeram tais captações. O Interessante do Spectrum DI é que você pode usar um violão com uma captação inferior e timbra-lo de forma a ficar como um violão muito melhor. Lembrando novamente que ele não vai simular, mesmo poque podemos mesclar o som original do captador do violão com ele. É um aparelho muito bom, mas tem que ser bastante estudado, pois para timbrar e chegar a um som bacana não dá pra só chegar, espetar e tocar.

    Falando sobre a Zoom A3: Tem um pouco menos tipos de violões do que o Aura para usar como um pré, mas este sim é um pedal de efeitos. Além dos efeitos mais comuns para violão (Chorus, Reverb e Delay), ele conta com alguns recursos que deixam o som do violão bem interessante, como Equalizer entre outros. O A3 tem várias possibilidades como por exemplo, ligar o violão no cabo e também microfonar e mandar o sinal no mesmo aparelho. É meio complicado explicar assim, mas é um recurso que muitos violonistas usam.

    Considerações Finais: São dois aparelhos muito diferentes. O Spectrum DI é apenas um pré que dá para nós a possibilidade de tocarmos um violão "normal" com a qualidade de um violão "Top". O A3 já é mais para efeitos e algumas outras coisas que nos auxiliam, como o recurso da microfonagem e até mesmo o recurso de Boost, que nos dá a possibilidade de ter um volume a mais para um solo ou outras coisas.

    Enfim, não são aparelhos milagrosos não. São recursos muito bons para quem procura melhorar ainda mais seu som. Agora, sabemos que violão com corda velha, sem regulagem ou se a nossa técnica não for boa, eles equipamentos não consertam nada rsrsrs.

    Espero ter ajudado e se precisar de mais alguma coisa que esteja a meu alcance, estou aí pra ajudar!!!

    Grande abraço e que Deus nos Abençoe!!!

    fabinhovioleiro
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Obrigado á todos pela dicas e opiniões:

    Faz tempo que postei a mensagem e não retornei,
    já tomei minha decisão após alguns testes e pesquisas por todo o planeta!

    Eu comprei a pedaleira da BOSS ME-25
    e o pedal FISHMAN AURA DREADNOUGHT
    O pedal da boss já comprei pensando em uma guitarra no futuro breve,
    e o fishman para o violão, porém posso usar ambos no violão.

    Vou descrever meu sistema de som:

    Uso um Taylor 214ce, mas com a captação original desativada.
    Porque? simplesmente porque não tem qualidade como o violão !
    Me desculpe para quem tem esse Taylor e gosta da captação original,
    esta é minha opinião apenas, pois conheço bem fishman e lrbaggs, e ambos são o que tem de melhor em relação a captação, em exceção os Taylors a partir dos modelos 614, ai a captação é top de linha outro nível !

    Uso no meu Taylor 2 captações,
    lrbaggs elemente vtc no rastilho e lrbaggs m1a na boca,
    fiz diversos testes e os pedais se saíram melhor no captador M1A.

    É um captador magnético de alta qualidade e funcionou muito bem nos pedais, claro que tive a necessidade de timbrar alguns efeitos e limpar o som, pois a boss tem muita coisa pra guitarra mesmo.

    Quanto ao pedal fishman, baixei o software gratuito do modelo no site,
    que vem com uma grande variedade de violões, confesso que no inicio fiquei bem perdido, mas depois tudo correu bem, ele é um excelente pedal.
    Tem atualizações também, mas estas são pagas, $30,00 Dólares para atualizar baixa pelo site mesmo.

    Como eu uso 99% das vezes o violão plugado e a trabalho, procuro sempre ter o máximo de qualidade possível, não querendo deixar o violão com som acústico mas com uma qualidade final aceitável.

    Para quem quer ter um som acústico plugado,
    eu recomendo 3 modelos de captação.
    1° LR BAGGS LYRIC ( mic )
    2° LR BAGGS ANTHEM ( mic + rastilho + individual )
    3° LR BAGGS ANTHEM SL ( mic + rastilho + semi individual )

    Estes 3 modelos são com microfone,
    o mais top é o lyric, já testei os três modelos,
    mas uso o ANTHEM SL na minha viola caipira,
    já testei no violão também, confesso que fiquei muito surpreso com o resultado final, zero de microfonia, isso em palco grande com banda!

    O preço não é agradável, mas bem parceladinho vai de boa, rsrssr!
    Eu compro sempre que posso parcelado.
    Já usei 4 modelos de fishman inclusive com microfone,
    mas não é bom dá muita microfonia e acabei ficando sem poder usar o mic no palco, mas tocar em casa ou lugares bem pequenos até vai.

    Mas o LR BAGGS é o top dos top, dá show no fishman,
    bom essa é minha experiência, se alguém quiser perguntar alguma coisa,
    fique a vontade, valeu abraço.

    sukipinotropikus
    Membro
    # fev/14
    · votar


    Ola pessoal, estou vendo todo mundo postando a respeito de violões mesmo, o meu problema é um pouco diferente. Eu tenho uma guitarra music man jp6 ( john petrucci ) e ela tem um sistema piezo... e de certa forma da pra eliminar o uso de um violão e a troca de instrumentos em shows. Eu andei pesquisando e vi que o próprio petrucci usa um fishman sixteen mas gostaria de saber de vcs o que seria mais prático... pois o DI ja é melhor que o sixteen em recursos e achei o A3 da zoom bem interessante tbm mas vem a ideia de: Zoom contra um fishman. Qual vcs acham que seria melhor no meu caso?

    Gabriel Dino
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    fabinhovioleiro

    Bom dia! Gostei muito do seu relato!
    Tenho um violão Condor CT 1000. Ele possui captação e o equalizador da Fishman. Quero dar um UP no meu timbre. Dei uma pesquisada na Aura, na Zoom também. Porém achei interessante os produtos da L.R. Baggs para violão. O que você usa atualmente? Ao seu modo de ver, seria interessante trocar a captação primeiro ou talvez comprar um pré amplicador? Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Zoom A3 VS Fishman Spectrum DI - Opniões e Dicas