Review: Fulltone OCD v4

    Autor Mensagem
    Michel_Wylde
    Veterano
    # jun/13


    Como é que eu tenho esse pedal:

    Primeiro eu comprei um wah wah Clyde Deluxe, e fiquei muito apaixonado pela marca, timbrão, resistente, enfim, aquele pedal que vc sente confiança que nunca vai te deixar na mão. Aí eu estava precisando de um pedal de booster e o OCD te dá isso e ainda um overdrive mto bom mesmo!


    Versões:

    Este pedal foi feito em quatro versões, cada uma tendo algumas melhorias no circuito (e o tom ligeiramente diferente). A versão inicial era muito grave e nervosa, com um pouco de corte de médios, na versão 2 o problema foi corrigido, a versão 3 tem médios muito mais fortes, e a versão 4 tem o som transparente de tudo com a maior quantidade de harmônicos. Mudanças cosméticas incluem LED vermelho na versão 4, em oposição à outra azul na versão anterior. Duas versões que são considerados as melhores: 3 e 4, então, se vc tiver a chance, recomendo testar ou comprar(GAS... hehehehe)


    Modos LP e HP:

    A Fulltone faz e anuncia este pedal como um pedal de overdrive (que emula válvulas), e pode realmente emular o tom do bom e velho JTM45 no talo. Eu acho que este pedal é feito para nos "lembrar" sobre amplificadores vintage quando eles tinham canais normais e brilhantes. Este pedal também tem dois modos semelhantes a esse conceito:

    - Modo HP: o timbre tem um acréscimo de graves bem baixos, que encorpam bastante o timbre, além do aumento do drive, do volume e de médio-agudos (mais precisamente na faixa de 3.5Khz), “para sons mais British, a la Vox e Marshall”, segundo o manual do produto.

    - Modo LP: o timbre soa mais flat que em HP, mas, aos meus ouvidos, não tão “neutro” quanto apregoa o manual, que chega a afirmar que essa opção “tem incrível precisão de reprodução do som original de sua guitarra e amplificador... ou seja muito pouca coloração ou alteração”... reitero, não acho que LP soe tão transparente assim, mas decididamente bem mais flat que HP... com a chave em LP, o timbre do OCD apresenta, genericamente falando, algumas das nuances mais comuns da maioria dos drives, motivo pelo qual, na minha opinião, é a mais indicada para o uso do pedal como booster, ainda que isso não impeça, evidentemente, que se use também a opção HP... obviamente, isso vai da preferência do freguês, e este freguês que vos escreve prefere o modo LP para usar o pedal como booster, apenas isso.


    Som:

    Vamos falar um pouco sobre o som do pedal. Se eu pudesse descrever o som em uma palavra seria "rico". Rico em harmônicos, som gordo, que realmente faz maravilhas em todo bom amplificador valvulado. Este tipo de projeto é definitivamente feito para todos os amplificadores valvulados, porque eles trazem o melhor proveito destes. Eu acho que isso é um pedal extremamente versátil e pode ser servido para boster(oferecendo um ganho de +30 dB), tons suaves, tons suaves Overdrive e tons de overdrive mais pesado e encorpado(mas não chega a ser um distortion). O Pedal é true bypass como seria de esperar de um fabricante classe "A".

    O que não funciona bem:

    Uma coisa que realmente não funciona bem no pedal é quando você passa das 3h no knob de ganho. Se você ir mais longe do que isso, ele irá embolar 'um pouco' o som. Esta é a única coisa que este pedal não é muito bom, mas longe de ser ruim.

    O que funciona bem:

    Como booster, ou pedal de overdrive(para te dar mais brilho). A transparência e a resposta da dinâmica do pedal é excelente, dando o controle completo sobre o tom. Consegui tocar 'metal' com esse pedal, mas reitero, ele não é o mais recomendável para isso.


    Tensão:

    OCD pode ser executado em qualquer tensão de 9v a 18V. Este tipo de 'praticidade' é muito bom devido a dois motivos:

    1. Você não tem que pensar em tensão quando ligar, o OCD aceitará qualquer tensão a partir de 9v.

    2. Ligá-lo em 18v senti um leve aumento de volume, tem mais headroom, mais clareza, fica mais aberto(não é agudo), menos comprimido.


    Impressão geral:

    Excelente pedal, recomendo a todos terem no pedalboard. Por ser extremamente versátil, de qualidade, rico em som, harmônicos e dinâmico. Os ajustes de ganho superior a 3h tendem a embolar um pouco, mas nada que se vc souber controlar e adaptar ao seu equipamento, ele vai se comportar mais agradavelmente. E por último, lembrando que ele fica top pra empurrar amps valvulados. O preço que encontrei foi R$450,00.

    Lord-g
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Michel_Wylde
    Cara que REview O.o deu até vontade de pegar um ^^.

    Parabéns e valeu pela avaliação. +1

    Michel_Wylde
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Cara, muito obrigado! É um prazer ajudar o pouco que conheço :)
    Eh que esses dias eu tava pensando em retribuir de alguma forma, o tanto que este fórum já me ajudou, e resolvi fazer reviews de alguns equips que tenho. Pena que só posso fazer um review(post) por dia.
    Mas te recomendo assim que puder, testá-lo. Se possível, teste ao lado do zakk wylde overdrive e o tube screamer lol

    slash foda
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Michel_Wylde
    Cara que Review O.o deu até vontade de pegar um ^^. [2]

    Parabéns e valeu pela avaliação. +2

    Com certeza irei testar algum esse fds, assim que eu terminar de organizar algumas coisas no sábado.. hehehehe lol

    juanlmendes
    Membro
    # jun/13
    · votar


    slash foda
    se não tinha outra conta que ficou muita conhecida por sua guitarra que não chegou ?

    Keith.Scott
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Michel_Wylde
    Um dos meu TOP 5!! Sem dúvida!
    Nao me desfaço do meu de jeito nenhum!!!
    Bélo review, cara! ;)

    Leomju
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Michel_Wylde
    Já usei este pedal em estúdio, achei muito legal, realmente você foi preciso na observação, ele embola um bocado a ganhos elevados mesmo, é realmente o ponto fraco.

    O drive que mais gosto da Fulltone é o Fulldrive, excelente pedal, se mostra mais equilibrados inclusive a ganhos altos e tem mais opções timbrísticas.

    Grande review, direto e tal.

    valeu!

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Michel_Wylde

    Tenho um brinquedo desses faz uns oito meses e eu adoro ele também. Concordo com o que foi dito no review, principalmente em relação ao excesso de saturação que embola, se formos muito gulosos na distorção.

    Fiz até um comparativo rudimentar dele com concorrentes onde fica bem clara a tal limitação

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/296552/

    Como comecei a tocar uns sons mais pesados ultimamente, como alguma coisa de metal, o meu queridinho passou a ser o GT-2, mas até hard rock o OCD ainda é insuperável para mim.

    Digamos que o melhor ajuste no GT-2 para rock e hard ainda perde para o Fulltone em corpo e dinâmica. Para metal o jogo é outro, e o Sansamp dá goleada.

    Exemplo de timbre que eu tiro legal com o OCD + Gibson e o meu valvulado Ibanez é algo bem próximo de Guns. Com a mesma equalização, sem mudar nada (só alternando os pickups do braço e da ponte) eu tiro Sweet Child e Knocking). Fica bem parecido. Até empolga. OCD é opção segura de drive para rock e hard. Não tem errada.

    maxbqi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Michel_Wylde
    Cara, parabens pelo review. É um belo pedal. Quando mudei para latinhas, este foi o primeiro pedal que adquiri. Estou sem o meu pq me levaram, mas ainda pego outro.

    Uma observação. Este pedal não tem um bom sustain. Pelo menos na minha opinião com o equipo que tinha na epoca que o comprei. Vc observou isto?

    Lucas7Nunes
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Comprei um e ele é fantástico!!!!

    goonies
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Estou bem desapontado com esse pedal , não sei se pode ser problema do cabo. Estou usando 2 moster cable identicos e o pedal quando não está ligado, altera o timbre da guitarra. FIca um som médio perdendo o brilho, bem esquisito;

    Vou testar com outros cabos, mas moster cable é top né? acho dificil ser o cabo.

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14 · Editado por: vintagentleman
    · votar


    goonies

    Não me xingue: tem certeza que o OCD é original? Já ouvi falar de falsificações.
    Se verdadeiro for, você comprou de segunda mão? Pode estar com defeito.
    Outra coisa, não vá muito nessa de cabo de marca. Já tive problema sério com um Planet Waves. Esses Monster também não são infalíveis não bicho...
    Veja tudo isso e volte aqui. O pedal é ótimo. Não era pra dar isso não...

    goonies
    Veterano
    # set/14
    · votar


    vintagentleman

    Comprei em loja da teodoro novo na caixa. Mas sei la, pode ser que o vendedor trocou o circuito por um falso, vai saber.

    O foda é que realmente ele adiciona uns médios bem desagradáveis. TIra um pouco do brilho.

    Vou tentar com outros cabos, e cabos menores. Usando o DItto looper, não há alteração de timbre. Estou usando apenas 1 pedal por vez, mais nada na cadeia de pedais.

    To extremamente desapontado, pensando em comprar um Pedrone PentaSwitch para desligar o pedal da cadeia quando não estiver em uso.

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14 · Editado por: vintagentleman
    · votar


    goonies

    Essa de trocar o circuito é improvável. Mais fácil ser tudo falso ou ter algum defeito a sua peça.

    Troque os cabos e teste novamente. Não era para fazer isso. O pedal é true bypass.

    Pagou quanto nele?

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Vou dar uma ressuscitada nesse tópico aqui pra não criar outro...

    Que o OCD é um belo pedal de drive, isso ninguém discute. Gosto muito dos timbres que dá pra tirar com ele, sozinho, que são bastante variados.

    Ocorre que eu tô com uma certa dificuldade de incorporar o OCD ao meu set (que é bem simplório, por sinal) porque o bicho é muito alto!!!

    Eu tenho que manter o knob de volume muito baixo (algo em torno de 9h, um pouco menos) e tenho a clara impressão de que isso afeta o desempenho do "drive" propriamente dito, já que parece que eu tô amordaçando o pedal.

    Alguém tem o mesmo problema? Alguma solução?

    o/

    vintagentleman
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Natanael_DM


    Tá esquisito isso aí. Teus cabos devem ser horriveis...

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    vintagentleman
    Definitivamente, não.

    Ramsay
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Natanael_DM

    Se vc postasse quais os pedais que compõem o seu set, com certeza, ajudaria.

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Ramsay

    Guitarra > Cry Baby > Sparkle Drive > Soul Food > OCD > Micro Amp > Amp

    Cabos simples, mas novos, funcionando bem.
    Nenhum dos pedais têm qualquer problema, individualmente.
    E nem o OCD, na real. Quando eu ligo ele sozinho, também sou obrigado a manter o knob de volume mais baixo. Por isso não descrevi o resto da cadeia. Não acho que exista qualquer problema nela. Talvez o lance do volume seja uma característica do próprio OCD.

    Ramsay
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Natanael_DM

    Cara, o Sparkle Drive tem alta impedância de saída.
    Por isso, sugiro que tente a seguinte configuração e depois nos retorna pra saber se resolveu:

    Guitarra > Cry Baby > Soul Food > OCD > Sparkle Drive > Micro Amp > Amp

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Natanael_DM

    Qual o número de série do seu OCD?

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Ramsay

    Me dei conta que na caixa do pedal tem uma espécie de manual de instruções! Hehehehehe! Pior é que tá escrito que usar o botão de volume na posição das 9h e, mesmo assim, obter um volumão é uma coisa normal... Logo, sem crise!

    De qualquer forma, eu já tinha tentado isso que tu sugeriu. Já troquei as posições de todos os drives (inclusive usando outros pedais que nem estão no set) e o OCD continua do mesmo jeito (o que faz todo sentido, considerando o que o tal manual diz).
    O Soul Food parece não sofrer qualquer influência.
    Acho que vou ter que achar um meio termo com relação ao volume do pedal. Não quero tirar ele do set!

    Valeu pela força. ;)
    o/

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Iversonfr
    Sem sacanagem, brother, o serial influenciaria em que, exatamente?
    o/

    Ramsay
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Natanael_DM

    Vc já tentou usar o OCD como último pedal, depois do micro amp??

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Ramsay
    Não. Mas usei a cadeia sem o Micro Amp e sem o wah, só com os três drives, com o OCD por último... Não mudou nada.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Natanael_DM
    Sem sacanagem, brother, o serial influenciaria em que, exatamente?

    Para isso
    Version by serial #
    Version 1: 000-4563
    Version 2: 4564-9473
    Version 3: 9474-16060
    Version 4: 16061-up

    Agora me deu curiosidade, vou mecher no OCD hoje kkk, para mim é o meu grande overdrive, simples, direto, drive lindo... agora sim, certeza, usar o OCD esta na lista de tarefas deste fds

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Natanael_DM

    Para saber qual é a versão do seu OCD. A versão 2 (que eu já tive) é muito mais alta que as outras, bastante mesmo. A V3 também é forte. O meu eu tb não passava das 9:00 se o ganho tivesse alto. De qualquer maneira nunca gostei do OCD com ganho alto pois na minha opinião ele embola e abafa o som desse jeito. Por isso usava com o ganho bem baixo para conseguir erguer o volume. Dessa maneira foi a que mais me agradou ao boostar um amp.

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Iversonfr
    Edson Caetano
    O meu é o 4, pelo serial. De qualquer forma, já tô tranquilizado pelo que li no manualzinho. É normal o volume alto.

    Mas, na real, eu não tô usando ele com ganho alto. É um overdrive leve, no meu setup e o timbre me agrada muito!

    o/

    Overdriver
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Overdriver
    · votar


    Uso o meu com pouco drive. Na verdade é um pedal de drive moderado, de muita personalidade, tem muito grave e muito volume também. Acho um pouco seco às vezes. Com o drive em 2h também fica legal, um som meio fuzzy e ao mesmo tempo transparente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Fulltone OCD v4