Como converter fonte de computador (12v) em 9v para usar no set de pedais?

    Autor Mensagem
    leo2505
    Veterano
    # mai/13


    Como consigo essa façanha?
    Não consigo mais pesquisar no site do handmades para ver se existe algum tutorial, pois não acesso a muitos anos e a conta foi excluída e o site não está aberto para novos cadastros. Pesquisei aqui no FCC e não achei nada relacionado também.
    Queria converter uma fonte usada de PC (pois como é estabilizada), reduziria o ruído nos pedais, além de ser mais seguro que minhas fontes da Hayonik :D

    leo2505
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    up

    JJJ
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Essas fontes não tem saída 9V. Só 12, 5 e (acho) 3.3. Portanto vai ter que modificar o circuito... Além de ficar com um baita trambolho feio de fonte! Acho que não vale a pena.

    leo2505
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    JJJ
    Essas fontes não tem saída 9V. Só 12, 5 e (acho) 3.3. Portanto vai ter que modificar o circuito... Além de ficar com um baita trambolho feio de fonte! Acho que não vale a pena.


    Então brother, é exatamente essa modificação que eu gostaria de saber... tenho um amigo, que tem um amigo... que trabalha com eletrônica e falou que não é difícil de fazer, e fonte e componentes é o que menos falta aqui, pois trabalho em uma empresa que um dos serviços é arrumar computadores, e uma das funções que disponibilizamos aqui é consertar fontes (substituir componentes que foram pro pau), aí tem uma porrada de fontes estouradas que estão como "sucata" (até que sejam arrumadas)... mas como não sou da área de eletrônica, só sei o básico, não saberia modificar uma.

    deboraiommi
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    leo2505
    Acho que vai ficar muito grande e feia , alem disso tem tantas fontes baratas e boas tipo a visual sound 1spot.

    Agora se vc realmente quer tentar coloque algum regulador 7809 e uma ponte de diodos,acho que dá pra usar os proprios capacitores da fonte mesmo

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    leo2505
    melhor usar uma fonte especifica para pedais, mas se quer fazer... é mais ou menos assim:
    1º- ligue o fio power good ao 5V. (fio roxo)
    2º-ligue um 7809 na saída 12v, para cada 500mA.
    3º tem um fio que comunica a fonte com a placa mãe, ele precisa ser ligado ao gnd.(se não me engano é um fio branco)

    fiz isso uma vez com uma fonte ATX, mas não foi para ligar pedal, o 7809 eu não usei. Fonte de computador não foi feito pra isso e você corre o risco de queimar seus pedais. Duvido que o amigo do seu amigo arriscaria te reembolsar caso seus pedais queimem por causa de uma fonte de 30$R, usa este $ pra pegar uma fonte adequada.

    leo2505
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: leo2505
    · votar


    deboraiommi
    Entendo, porém uma dessas estabilizadas, custa R$80+ só pra 1 pedal, e os pedais que eu tenho não são top de linha, só o preçõ da fonte da quase o preço do pedal hehehe
    Eu tinha ouvido o lance dos diodos e por isso fiquei na curiosidade por ser pouca coisa, após as modificações, seria só puxar as extensões e dar uma personalizada.

    Luiz_RibeiroSP
    É que assim, como descrevi no outro post... a fonte de pc que tenho aqui sairia de graça, e uma fonte de pc, como tem um circuito estabilizado, fuzivel, cooler pra refrigeração e tdo mais, não ficaria mais seguro do que a hanyonik que eu tenho?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    leo2505
    NÃO! ja vi essas fontes estourarem sendo usadas desta forma. chuto que vi unas 5. o 'de graça' pode sair caro, eu não faria isso se fosse vc

    maspn
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    O barato sai caro,

    Cuidado, Tu pode usar potenciometros e capacitores para cortar esta voltage de 12v para 9v (criando uma Resistência)... mas poderá gerar ruídos, o que não é um bom negócio para os pedais.

    Entende?

    E tu já calculou quantos Amperes cada saída de 12v irá oferecer... Talvez não seja o suficiente para os pedais.

    maspn
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: maspn
    · votar


    E te falei errado, não é capacitor, é um resistor 7808...
    irá te fornecer de 12v para 8v +/-...

    Compensa mais comprar uma fonte estabilizada...

    olha essa...




    Fonte Landscape Ps5 Pedal Supply Estabilizada 9v P/ 5 Pedais
    - R$ 85,00

    no Mercado livre...

    Desbravadorde...
    Membro
    # mai/13
    · votar


    - - ->Resposta aqui <- - -

    leo2505
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Desbravadorde...
    Ótimo, e você teve a capacidade de não ter nem lido que a resposta do google é justamente esse tópico.

    leo2505
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: leo2505
    · votar


    maspn
    E tu já calculou quantos Amperes cada saída de 12v irá oferecer... Talvez não seja o suficiente para os pedais.

    Eu tenho uns axcess e uns behringers... juntos a intensidade não dão 100mA... cada um, segundo o manual consome de 18 a 25mA. (edit: Tenho que ver bem certo em casa, quando chegar).

    Desbravadorde...
    Membro
    # mai/13
    · votar


    leo2505
    Essas fontes não tem saída 9V. Só 12, 5 e (acho) 3.3. Portanto vai ter que modificar o circuito... Além de ficar com um baita trambolho feio de fonte! Acho que não vale a pena.

    Circuito de 12V e 5V, para uma tensão especifica, no caso 9V, teria que mudar todo o circuito cara, tu poderias colocar um regulador de tensão simples, ou limitador, talvez, dependendo da fonte, usando um novo resistor, mudando a tensão de saída da mesma. Não é tão fácil assim. ;)

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    leo2505
    Achei um tutoria que pode ajudar, basicamente você tem que fazer a saída 12v abaixar para 9v com um regulador de tensão. Mas a modificação pode não dar certo dependendo do modelo e fabricante.
    Eu fiz isso em 2010 por isso não lembro muito do que fiz. Pode encontrar mais informação pesquisado sobre "fonte ATX para bancada"

    http://mbsborges.blogspot.com.br/2012/03/adaptando-fonte-atx-para-banc ada.html

    deboraiommi
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    leo2505
    deboraiommi
    Entendo, porém uma dessas estabilizadas, custa R$80+ só pra 1 pedal, e os pedais que eu tenho não são top de linha, só o preçõ da fonte da quase o preço do pedal hehehe
    Eu tinha ouvido o lance dos diodos e por isso fiquei na curiosidade por ser pouca coisa, após as modificações, seria só puxar as extensões e dar uma personalizada.


    Amigo , com 80 reais vc compra uma 1 spot no ebay e alimenta uns 10 pedais , se a grana ta curta compre uma hayonik mesmo ,que alimenta 4 pedais :
    http://www.mundomax.com.br/3000050080-fontes/fonte_para_4_pedais_bos95 0_hayonik

    Pesquisando vc encontra outras opções , dei exemplos de coisas que uso ha anos e tem funcionado.

    Não recomendo as fontes landscape.


    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como converter fonte de computador (12v) em 9v para usar no set de pedais?