Pedal lata de sardinha - Dod Overdrive - Review

    Autor Mensagem
    LucasBKuhn
    Veterano
    # fev/13


    Comprei um dos pedais do Engel no Mercado Livre, é o Pre-amp overdrive, numa lata amarela, e gostaria de fazer um review pro pessoal que vê uns pedais daquele preço e bem bonitos até, pra quem curte o estilo eu acho massa, e não sabem se dá pra confiar no preço e na procedência.

    Primeiro de tudo, esse Review é um caso à parte e por tanto eu vou também contar sobre o vendedor e sobre tudo o que envolve também a procedência do produto e a negociação.

    Negociação: Nota 6 - O vendedor é o mesmo cara que trabalha na confecção desses pedais, portanto o intervalo dos atendimentos são bem espaçados. Ele demora um pouco pra responder alguns e-mails e também ele, ao menos na minha negociação, deixou de mencionar alguns pré-requisitos no anúncio. Ele, por exemplo, embora tivesse acertado comigo pelo Mercado Pago, me pediu com que eu positivasse antes dele mandar o produto, pois ele usaria o dinheiro para trabalhar na lata. Isso faz com que o tempo dele postar o produto às vezes leve dois ou três dias, mas não se enganem, ele foi honesto durante toda a negociação, e ele me entregou sim o pedal funcionando em perfeitas condições.

    Visual: Nota 6 - Obviamente é um pedal artesanal, de longe a aparência dele é obviamente exótica e bonita, mas o pedal pra custar 50 reais tem de ter vários tipos de limitações de investimento. O contorno preto, por exemplo, no fundo do pedal é todo feito de EVA. Tem um LED que funciona muito bem, todos os itens necessários estão nas posições padrão e a lata de sardinha usada está em um estado de uso não tão nova que seja comprada para este fim e não tão velha que ela tenha ferrugem ou não tenha pinturas de tanto risco.

    Funcionalidade: Nota 9 - É um pedal bem direto, bem simples de se mexer, e a única ressalva é que não há demarcações no pedal indicando qual dos jacks é o in e o out e assim como não há inscrições das funções dos knobs. Tirando este fato, o pedal funciona perfeitamente, os knobs respondem incrivelmente bem ao toque e os jacks são macios e limpos. Uma nota extra para o switch, que pareceu ser muito resistente, e, diferente da maioria dos outros pedais que não usam uma plataforma pressionando o switch e sim o próprio switch, este switch é bem grande e bem, mas bem leve de se mexer. Outra nota extra para o extremamente verdadeiro by-pass, ele realmente não liquida em NADA o sinal em uma cadeia de pedais.

    Tonalidade: Nota 9 - Extremamente, absolutamente, subestimada a qualidade sonora destes pedais. Comparando ele ao meu BluesBreaker 2, ele tem ótimo ganho, e a saída dele é muito mais alta. O timbre dele é mais aberto, parecendo um Tubescreamer ou um overdrive boss, e as regulagens realmente afetam muito o timbre, dá pra se tirar vários timbres, desde ritmo de thrash metal até um simplório drive de country music. E realmente há de se elogiar muito o fato de que ele praticamente não gera ruído, mesmo no ganho elevado. O pedal realmente bate e muito o custo benefício da maioria dos pedais que eu testei antes de decidir experimentá-lo.

    Agora, explorando as probabilidades: Usei ele como único pedal dando o drive no talo para um amp no clean e ele gera timbres muito bons, e ele realmente não deve em nada em termos de qualidade sonora, não gera praticamente nenhum ruído. Outra possibilidade eu usei ele para ser um booster antes de um amp ou de um pedal de drive e o aumento de ganho é absurdo, realmente apavorante, é mais do que eu consegui de boost com um BluesBreaker 2. Mas a função principal dele é ainda melhor, usar ele como booster, só que DEPOIS do pedal de drive. Ele parece ter sido talhado PERFEITAMENTE para esta tarefa. Ligando ele neste modo ele pode tanto ser o ultra ganho necessário para solos como ele pode também aumentar bastante o volume para destacar o som naquela seção em particular. E nesta ala ele praticamente tem duas regulagens, o knob da esquerda regula qual o volume final no mix, quando este pedal estiver ativo, e o knob da direita regula quanto ganho a mais, quanto o pedal é capaz de adicionar em distorção. E no bypass o volume é absolutamente o mesmo do pedal direto no amp, o mesmo independente do que se regular no pedal.


    Pro pessoal que precisa só daquele ganho a mais ou de um drive perfeito e barato pra completar a parte que falta no seu set sem gastar dinheiro, esta é a melhor de todas as opções que alguém pode apresentar a vocês. Quem comprou outro desses certamente vai dizer a mesma frase que eu vou dizer, e que eu disse também pro Engel por e-mail:
    Depois que eu testei o pedal eu fiquei com a impressão de que eu roubei o pedal, de tão barato.

    E se o pessoal não gosta do visual, compra ou faz uma caixa e transporta o som, esse pedal é muito absurdo e afirmo que mil vezes comprar um driver e botar este driver pra distorcer do que botar um Metalzone som de lata ou um Jackhammer em distorção som de lata.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Depois que eu testei o pedal eu fiquei com a impressão de que eu roubei o pedal, de tão barato.
    depois que comprei meu gdi 21 por 170 chorando o preço pq antes da negociação tava por 190 eu que me senti roubado...

    janick
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    O pedalzinho da Sardinha do Engel é legal. Eu tenho um Fuzz Factory dele. Mas o defeito ABSURDO é o bypass estranho que o Engel faz que faz o pedal comer timbre ABSURDAMENTE do teu sinal. Fora isso, é um pedal bem honesto. Mas eu não colocaria ele no meu setup justamente por causa disso.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Mensonstratosx
    depois que comprei meu gdi 21 por 170 chorando o preço pq antes da negociação tava por 190 eu que me senti roubado...

    cara...eu paguei 50 reais, em um semi-novo! E ainda relutante...rs

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    LucasBKuhn

    O fato é que fazer um pedal desses é muito, muito fácil. Tem tudo mastigado na internet. Se o cara sabe soldar e entende como elaborar esses layouts, fechou. O que custa caro mesmo é o tempo de trabalho, o famoso "homem/hora".

    O grande desafio, pra mim, desses pedais ultra baratos ainda é a durabilidade e isso é um teste praticamente impossível de ser feito de forma conclusiva pois cada um usa de uma forma. Talvez tacando 10 pedais desses 100x na parede (ou pisoteando-os 100 veze) seja possível tirar algo conclusivo, mas aí os preços podem subir pois isso exige tempo!

    Enfim, bom uso e aproveite!

    Valeu pelo review!

    Marthin87
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Se timbrar bem ainda tira uma onda..
    Review legal.

    francisco2004
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Eu tenho um Envelope Filter do Engel. Logo na chegada dos Correios, o pedal não funcionava, aí resolvi abrir e vi que tinha um fio solto. Identifiquei o ponto de solda e soldei no lugar. As regulagens não são muito responsivas, enfim, não tem como fazer mágica.

    É um pedal barato indicado para quem tem orçamento apertado, leia-se: adolescentes que vivem de mesada ou estágios mal pagos. Os fios são finos e frágeis, mais finos dos que os encontrados num Boss SD1, só para citar um pedal que já abri.

    Seria legal o Engel construir uma versão premium dos pedais, sei lá, na lata de sardinha, mas com componentes de primeira, fios, soldas, jacks.

    Marthin87
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    francisco2004
    Boa ideia a versão "pro" dos pedais. Faz tempo que ele vende as latinhas e é mais conhecido que muitos handmades.
    Talvez falte interesse em aumentar a credibilidade do produto e consequentemente o faturamento.

    LucasBKuhn
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Eu, pessoalmente, não vi muitos defeitos, na verdade a única coisa que me incomodou mesmo é o fato do fundo ser feito em EVA, eu tinha ficado com a impressão que a Lata de Sardinha era só questão de estilo mesmo e que o fundo era feito com um plástico bem reforçado ou algo do tipo, talvez borracha.

    Única coisa que ele peca mesmo é a durabilidade e a construção, mas tirando isso o timbre dele não deve em nada a um OD1 em termos de qualidade, embora ainda eu prefira o meu BluesBreaker, porque ele tira um som mais clássico de Marshall mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal lata de sardinha - Dod Overdrive - Review