Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Testei um monte de fontes de alimentação aqui e o resultado foi CATASTRÓFICO!

Autor Mensagem
      MauricioBahia
      Moderador
      # out/12 · Editado por: MauricioBahia

Tirem as crianças da sala!

Resolvi fazer uma "limpa" nas gavetas onde guardo fontes, assim como fios, cabos, pilhas velhas e estou horrorizado.

Aqui em casa eu tenho umas 5 (ou mais) fontes multiuso antigas (aquelas de camelô), outras de telefones Panasonic, também antigas e algumas de pedaleiras multiefeitos. Quase TODAS de 9v apresentavam valores absurdos desde ~2v a ~16v. Mesmo mudando a tensão na fonte (3v, 6v, 7,5v, 12v, etc.) nas tais multiuso. Em 2 ou 3 simplesmente a tensão não mudava, mesmo virando a chavinha!!!! Outras, a tensão oscilava de maneira absurda no display do multímetro!!! E detalhe, meu multímetro é bem confiável: Minipa ET-2042C.

Duas fontes Panosonic de 12V (modelo KX-A09), que eram de telefones sem fio, marcaram 18,5V.

A Zoom AD-0006D, que tenho há uns 5 anos, bateu incríveis 16V quando deveria ficar em torno de 9V! Uma Hayonick FTP 185 de 18V bateu "somente" 25,3V!!! Ridículo!

Já a outra fonte Zoom, que veio com a G2Nu (Zoom AD-16 A/D) bateu quase 9V. OK. Assim como uma Dunlop ECB 004 (regulada de 18V), Landscapes PS-5/PS-12, a da RP-70, (PS200R 120-b) 9,6V, a pro AMT V1 (M7-15US12R-A) 12V e a de 24V que veio no EHX 44 Magnum (KSS06-2403000D), conforme especificadas, funcionaram corretamente em suas devidas tensões. A Eventide 9V A40912, que veio na Modfactor, apresentou 13,7V.

Em suma, presumo que essas fontes "suspeitas" (muito baratas) e mesmo de marca, ao longo do tempo, devem começar a pirar por oxidação ou sei lá o que e, potencialmente, danificar nossos equipamentos se eles não forem protegidos contra tensões mais altas. Portanto, CUIDADO!!!!!!

Só pra finalizar, a tensão que sai da tomada da minha casa marca 130v quando deveria marcar 127V... Fazer o que?

Fica aqui o triste relato!!!

ps. joguei TODAS as fonte multiuso vagaba, antigas (até pq não tenho novas), no lixo. Vão com Deus! ಠ_ಠ

LeandroP
      Moderador
      # out/12
      · votar

MauricioBahia

Eu corro dessas fontes multiuso. Eu tenho uma de 1 ampere que marca 9v. Usei muito ela com meus pedais e nunca notei nada de estranho. Fui medir a tensão e o multímetro mostrou 12v.

°.°

oBruno
      Veterano
      # out/12
      · votar

Boa iniciativa! ^^

Filcrow
      Veterano
      # out/12
      · votar

Já to com medo de uma onner véia de guerra que tenho aqui.

MauricioBahia
      Moderador
      # out/12
      · votar

Pode ser essa a explicação pq um monte de pedais pifam da noite pro dia conforme relatos de usuários daqui! Enfim, a fonte tá pirada!!!!

Keith.Scott
      Veterano
      # out/12
      · votar

Landscapes PS-5/PS-12
      Sabia que podia confiar nessas belezinhas!
      E viva as Landscapes!!!!! o/
      ;)

MauricioBahia
      Moderador
      # out/12
      · votar

Editei o texto que tava uma zona!!! Fiquei literalmente tenso ao medir as tensões! hehehe

LeandroP
      Moderador
      # out/12
      · votar

Eu comprei uma caixa patola (caixa plástica) e montei um esqueminha pra distribuir energia pros meus pedais. E com a fonte que eu tenho, coloquei ela dentro desta caixa, e me facilita a vida demais. As fontes geralmente tem um tamanho absurdo e ocupa todo o espaço da tomada, não permitindo a ligação de outro equipamento. Então por conta disso fiz um rabicho pra ligar na tomada. Também deixei uma tomada a disposição, caso eu precise utilizar uma fonte com voltagem diferente. Fiz uns rabichos pra ligar os pedais no case e também coloquei um interruptor luminoso na fonte. A minha fonte é do tipo bivolt, mas não é automática. Já deixei uma janela aberta na caixa plástica pra mudar a voltagem da alimentação, mas ainda não montei como quero e por isso ela só funciona em 110v.

Segue algumas fotos na minha pedalboard provisória:

foto #1

foto #2

foto #3

foto #4

Lelo Mig
      Membro
      # out/12
      · votar

MauricioBahia

Realmente são pouco confiáveis, o mesmo vale para estabilizadores, transformadores, no breaks, filtros de linha "sem nada dentro", e etc...

Esse é um mercado extremamente promiscuo e tratam consumidores feito idiotas, já que poucos irão pegar um multímetro e medir como você fez.

Como trabalho com isso, mantenho o hábito de medir sempre.

Quanto aos 130 V da tensão de sua casa, uma fonte estabilizadora de verdade, pode até queimar dependendo da entrada, mas não pode variar a saída em função da entrada, ou seja se ela é 9 V, ela tem que estabilizar em 9 V (com uma tolerância dentro do padrão) seja com 110 V ou 130 V de tensão.

Segundo as normas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a variação entre 98 V a 132 V é aceitável, então sua casa esta dentro dos padrões regulatórios.

MauricioBahia
      Moderador
      · votar

Lelo Mig

Fiquei com dó da molecada comprando essas fontes de camelô sem saber o que estão levando, de fato. Ligando seus seus pedais novos, felizes e serelepes quando, de uma hora pra outra, PAF... Param de funcionar ou ouvem chiados estranhos/oscilações/perdas!

Acredito que muita gente deve pegar aquela fonte multiuso do pai, velha e plugar em seus pedais. Que Deus os proteja!

LeandroP

Foi chocante o teste! o.o

;)

LeandroP
      Moderador
      # out/12
      · votar

MauricioBahia
      Foi chocante o teste!

heuahe concerteza °.°

Thyago_Trajano
      Veterano
      # out/12
      · votar

MauricioBahia
      Legal cara...eu gostaria de fazer os testes nas minhas! Eu possuo um multímetro aqui em casa, você poderia me informar como faço pra realizar esse teste?

abs

Del-Rei
      Veterano
      # out/12
      · votar

Caraca, mané..... Nunca medi essas fontes, e realmente achava que não eram lá grande coisa. Mas agora fiquei pasmo: "A Zoom AD-0006D, que tenho há uns 5 anos, bateu incríveis 16V quando deveria ficar em torno de 9V"

Pelo menos a fonte da Landscape que tu testou funcionou bem, né? Hehehe... Estou mais aliviado.

Aliás, nas fontes da Landscape, por acaso tu testou todas as saídas? Se não testou, vou ver se faço um teste desse!

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
      Moderador
      · votar

Thyago_Trajano

Com calma explico. Muito bom vc ter um multímetro! Mas o alerta está dado. MUITO CUIDADO com fontes de camelô!

Abs

Calime
      Veterano
      # out/12
      · votar

Thyago_Trajano

Tá com a faca e o queijo nas mãos, só falta botar em prática...nada misterioso, acho legal vc procurar umas apostilas de eletrica/eletrônica básicas, vai achar mtas funcionalidades pro multiteste. Não por acaso possuo três, um deles igualzinho ao do MauricioBahia, outro mais simples e um Fluke (uma das marcas mais conceituadas) que é top.

O simplezinho (tbm da minipa) tá sempre a tira colo comigo, dentro do carro. Faço questão de medir principalmente qdo vou tocar fora de casa. Umas três vezes me livre que tragédias por conta dele.

Flavio Jr.
      Veterano
      # out/12
      · votar

Eu também fiquei total revolts essa semana
      primeiro usa uma zoom que era fraca pra kct não 350 ma nunca
      dai comprei uma de camelo depois de um ano de uso esplodiu
      dai comprei um uma digitech semana passada, não funcionou legal, não vinha 9v nem aqui nem na china, fui na loja reclamar, não me trocaram a fonte
      Joguei tudo no lixo to so nas baterias agora

quando me sobra um dinheiro vo pega uma ladscape pb8 com bag
      axo muito legal pra transportar e tal e com uma fonte boa

lindoso
      Veterano
      # out/12
      · votar

Landscape é mito, gosto mto da minha ps5...so o bag que acho meio facada...enfim..

Zebrão
      Veterano
      # out/12
      · votar

Pior é que isso deve afetar horrores nos timbres dos pedais, pois acredito que não foram feitos pra trabalhar com "voltagem estranha", quando não queima, numa boa hipótese o som deve ficar bem distante do proposto.

Keith.Scott
      Veterano
      # out/12
      · votar

lindoso
      Landscape é mito
      Em que sentido????

Leomju
      Veterano
      # out/12
      · votar

MauricioBahia
      Você deveria receber o prêmio internacional de utilidade pública... hehe.

Bem, na verdade os pedais de guitarra, mesmo os mais baratos, são equipamentos caros demais, então, compensa realmente investir em uma fonte de qualidade.

Sabe, de repente as Pedal Power da Voodoo Lab e as Dunlop DC Brick começaram a ficar mais baratas a meus olhos!

Valeu bahia!

Bog
      Veterano
      # out/12
      · votar

Gostei do tópico estilo "serviço de utilidade pública".
      Não gostei do resultado. =(

Victorblues
      Veterano
      # out/12
      · votar

bateria de 9 v já..rss

Party Boy
      Veterano
      # out/12
      · votar

Putz...

Antigamente eu ligava um DS-1 boss com uma fonte de 12v pra dar uma distorção mais forte, rsrs

Eu tinha uma fonte Hayonik 9v / 500mA, q os caras de lojas juram ser a melhor fonte multiuso para pedais aki e um belo dia ela pifou do nada. O transformador nao aguentou 2 pedais ligados juntos, um tube drive da fuhrman e um smashbox da ibanez (q consome ridiculos 14mA de corrente). Como pode ser a melhor fonte se nao aguentou dois pedaizinhos? Nao é possivel q o tube drive puxe 486 mA...

Resultado: tirei o retificador da fonte e comprei um transformador parrudo pra ver se aguenta, fechei tudo numa carcaça de fonte de computador. Bonito nao ta, mas já funciona há um ano...

filipelemisz
      Veterano
      # out/12
      · votar

E quanto a fonte Fire Power Bridge Pro? Fica no nível das internacionais?

Alex guitar man
      Veterano
      # out/12
      · votar

Fontes que não são estabilizadas podem dar até o dobro da tensão do que a nominal, mas ao aplicar uma carga próximo a amperagem que ela foi feita pra trabalhar, a tensão cai

sebber
      Veterano
      # out/12
      · votar

MauricioBahia

Agradeço a você pelo post. Eu mesmo uso uma fonte de camelô na minha boss me-25, mas fique agora com receio, então vou priorizar a compra da fonte original.

flw

sobrevivente
      Veterano
      # out/12
      · votar

MauricioBahia
      Belo post, man! Volta e meia eu usava essas fontes, agora não mais. =]

Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # out/12
      · votar

Já usei essas "fontes" aí: Resultado: Chiados, pedais queimados, etc...

MauricioBahia
      Moderador
      · votar

Thyago_Trajano: Eu possuo um multímetro aqui em casa, você poderia me informar como faço pra realizar esse teste?

Simples. Mas antes de tudo é preciso verificar na fonte de ela tem saída (output) AC (corrente alternada) ou DC (corrente contínua). Caso não tenha escrito explicitamente qual o tipo de corrente, há símbolos característicos, conforme o link para a imagem que posto abaixo.

Sabendo disso, você gira o botão (chave rotativa) do multímetro para a área correta para a medição. Se a fonte é 9V DC eu giro o botão pra área de corrente contínua, colocando em 20V (ver figura). O mesmo procedimento serve para corrente alternada. Feito isso, pego as pontas de prova colocando uma ponta no furo do plug da fonte e a outra na parte externa ao mesmo tempo. Então o multímetro irá lhe mostrar o valor em volts.

http://imageshack.us/a/img443/3870/multimetro.gif

Coloca a palavra "multimetro" no Youtube que a busca lhe apresentará um monte de exemplos.

Qual a marca e modelo do seu multímetro? Não veio com manual?

Leomju
      Bog
      sebber
      sobrevivente

Espero ter ajudado! :)

Abs

MauricioBahia
      Moderador
      # out/12
      · votar

Alex guitar man: [...] mas ao aplicar uma carga próximo a amperagem que ela foi feita pra trabalhar, a tensão cai

Como assim? Pode dar um exemplo?

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Testei um monte de fontes de alimentação aqui e o resultado foi CATASTRÓFICO!

305.572 tópicos 7.892.492 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital