Ligar pedaleira (ou multiefeitos) com pedais externos "estraga" o timbre? Mito ou verdade?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia


Oi pessoal,

Há muitas perguntas nesses sentido e acho que há um equívoco em termos de pensamento do que é uma pedaleira (prefiro chamar de multiefeitos).

Vamos lá, multiefeitos é um unidade que proporciona vários efeitos num só equipamentos. Simples não? Podemos classificar uma Line 6 DL4, uma Eventide Timefactor, uma Boss ME-25 ou Boss DD-3 na mesma categoria? Sim. São multiefeitos da mesma forma. O DD-3 da Boss citado, é um pedal ultra compacto, multiefeitos, dedicado para delay, só que com menos variação desse efeito em comparação com muitas multiefeitos!

Então por qual razão uma empresa faria uma multiefeitos que não "combinasse" com pedais externos?

O fato, pela minha experiência, com multiefeitos é que o problema está em timbrar e muitas vezes, configurará-la. Essa configuração de parâmetros, em muitos casos, tá lá no manual, que muita gente descarta. Vejo em muito manuais até desenhos ou esquemas de ligação onde mostra como ligar o equipamento de diversas formas. Algumas multiefeitos tem loop pra pedais inclusive.

Só como exemplo, qual seria o motivo da Boss desenvolver uma ME-70 ou ME-25 sem pensar em soar bem com sua linha de pedais?

Bom, tratar uma pedaleira como multiefeitos soa mais lógico pra mim e abre o espectro sobre esse tipo de equipamento. Racks não são multiefeitos? Ahhh tá, não vai "se dar bem" com pedais só por isso... Claro que soarão bem.

A classificação é: Multiefeito para o Chão (chamadas popularmente de pedaleiras) pq pisamos pra mudar os efeitos basicamente, e Racks que TAMBÉM são multiefeitos só que não pisamos direto neles.

Em suma, ligar pedaleira (ou multiefeitos) com pedais externos e "estragar" o timbre é mito! O lance é saber timbrar/usar o equipamento.

Ficou claro o que eu falei? Se alguém discordar ou quiser complementar, seja bem vindo!

Abs

ps. o Boss PW-10 é um multiefeitos em forma de Wha. É um pedal, é. Ainda tem (além de modelar vários whas famosos) Vibe, Fuzz, Voicing, OD-1, Big Muff, BD-2, etc. Poderia chamar de pedaleira? Pq não? Vai estragar o timbre se usar com um SD-1? Não!!!!!!!!

Thyago_Trajano
Veterano
# out/12
· votar


Eu só fico pensando em uma coisa...hoje, em meu set de pedais, utilizo antes da Distorção, um Compressor e um Wha Wha...mas digamos que eu tivesse apenas o pedal de distorção e uma pedaleira.

Há forma de configurar a posição do pedal externo no set da pedaleira? Pois se eu colocar a distorção antes do Wha e do Compressor, pelo menos em meu set, fica uma porcaria...

abraços

123nove
Veterano
# out/12
· votar


Cara, falou, e falou tudo!

To cansado de ver topicos aqui em que o pessoal "descasca a lenha" em quem liga pedal com pedaleiras!

Na minha opinião, um bom gutiarrista, além da agilidade e técnica, tem que saber explorar bem novos efeitos.

Um grande exemplo do que estou falando é o Tom Morello (Rage Against the Machine e Audioslave). Na boa, o cara tira uns efeitos muito loucos, se não me engano, ele tem uma guitarra que ele comprou só porque o captador tava "estragado" e tinha um som esquisito!

Cara, se você qusier juntar pedal com pedaleira, ou num extremo caso, juntar também com um Rack, e se for muito louco, ligar com o Drive do Amp pra ver o que vai dar, MANDA VER! Se é o timbre que você gosta, não pense em duas vezes em criá-lo!

Eu mesmo já liguei pedais behringer, com alguns onner, com uma V-Amp hehe! Ficou um lixo, mas não custa tentar.

geronimo.correa
Veterano
# out/12
· votar


Thyago_Trajano
Eu só fico pensando em uma coisa...hoje, em meu set de pedais, utilizo antes da Distorção, um Compressor e um Wha Wha...mas digamos que eu tivesse apenas o pedal de distorção e uma pedaleira.

Há forma de configurar a posição do pedal externo no set da pedaleira? Pois se eu colocar a distorção antes do Wha e do Compressor, pelo menos em meu set, fica uma porcaria...


Depende da pedaleira... a GT8 eu sei que tem, a outras GTs devem ter também... você liga o pedal no "loop" da pedaleira... ai no FX chain você consegue colocar os efeitos em qualquer ordem que você quiser. Abraço!

geronimo.correa
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia

Mandou bem! Concordo contigo! Abraço!

Bog
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia

Eu acho que tenho 3 coisas para adicionar.

1. O velho mito da conversão AD e DA. Tem muita gente que acha que o problema está aí. Uns chegam ao absurdo de afirmar que conseguem ouvir os "degraus" no sinal. Isso mostra ignorância a respeito de como esta conversão realmente acontece, porque no final da cadeia, os tais degraus simplesmente não existem. Como em quase tudo, existem conversões piores e melhores, mas tem gente que toma as piores como representantes do todo.

2. Nível de volume na entrada. Você mesmo fez uma vez um tópico sobre isso. Existe um limite para o alcance dinâmico previsto para um sistema que converte sinais analógicos para digitais. Exageros no volume podem fazer o sinal clipar.

A 3 eu comento embaixo.

Thyago_Trajano
Há forma de configurar a posição do pedal externo no set da pedaleira?

Apenas em alguns casos, como nas Boss GT e no Pod HD500. Você precisa de um loop de efeitos com posição configurável. Do contrário, a pedaleira já vai receber o sinal modificado pelo pedal, ou vai mandar para o pedal um sinal já modificado por ela. E este é o ponto 3 da minha lista: acho que a principal limitação de usar pedaleira com pedais externos surge quando a ordem dos efeitos fica "estranha". O mais comum é exatamente você querer usar um pedal de drive antes da pedaleira, mas aí coisas como wah, compressor e pitch shifter acabam depois do drive, fora do seu lugar mais tradicional. E ligar o pedal de drive depois de reverb, delay e chours só piora as coisas...

MauricioBahia
Moderador
# out/12
· votar


Thyago_Trajano

Qual é sua multiefeitos?

Valeu!

Thyago_Trajano
Veterano
# out/12
· votar


geronimo.correa
Depende da pedaleira... a GT8 eu sei que tem, a outras GTs devem ter também... você liga o pedal no "loop" da pedaleira... ai no FX chain você consegue colocar os efeitos em qualquer ordem que você quiser. Abraço!

Muito bom então...eu imaginava que tinha algo do tipo! Eu até hoje só tive pedaleira furreca, que nem Loop tinha!

abraços

Thyago_Trajano
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia
Qual é sua multiefeitos?

Valeu!

Nenhuma...só era uma dúvida mesmo, que eu sempre tive, em relação a utilizacao de pedais + multiefeitos! Eu só possuo pedais, mas não tenho preconceito, nem de marca, nem se é true bypass, se é analógico, digital, ou se foi montado por asiáticos ou deuses..rsrs

O importante é soar bem né...muito bom o texto, e muito pertinente o tópico, haja visto que a quantidade de pessoal que toca nesse assunto é grande...

abraços

MauricioBahia
Moderador
# out/12
· votar


Thyago_Trajano

hahahah! Saquei. Mesmo sem loop é possível contornar o problema configurando presets. Você que usar o compressor da multiefeitos e não tem como encaixar um Boss SD-1 via loop, pluga ele na frente da bendita multiefeitos (ou multiFX, hehe). Ainda é possível criar presets (ou patches) pra diversas situações. Enfim, é experimento. Quem não tem cão caça com gato e manda ver. Pelo menos eu, penso assim.

Sobre Wha, muuuuitas vezes ele pode soar bem MESMO depois de pedais de distorção. Aliás, Fuzz é um pedal é comumente o primeiro da cadeia.

Abs

Alan_Domingues
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia

Eu sempre usei drive com multi efeitos e sempre gostei do resultado final.

Acho que você citou o problema mesmo.

A galera compra o equipamento e nem busca saber o funcionamento do mesmo.

Acho que temos hoje em dia uma avalanche de equipamentos que acaba atordoando a galera. Sei lá.

Alan_Domingues
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia

Enfim, é experimento. Quem não tem cão caça com gato e manda ver.

Isso ai!

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alan_Domingues
Bog

Uma "pedaleira" tipo POD HD 500 (eu não gosto de termo "pedaleira" pra esse caso) é uma multiefeitos, assim como um Boss OD-20, assim como uma Line 6 DL-4 ou um Wha PW-10 da Boss.

A questão é que muita gente não classifica multiefeitos com um pedal (grande, médio ou pequeno) com um monte de efeitos embutidos.

;)

Bog
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia

Eu acho isso estranho também. Vi uns tempos atrás um vídeo desses produtores que gostam de postar no YouTube falando mal de como as pedaleiras faziam isso e aquilo, e de como tudo ficou melhor quando ele passou a usar um Boss OD-20. Só que as simulações do OD-20 são *MUITO* parecidas com aquelas encontradas em outros produtos da Boss.

Uma hipótese é que o problema real é o excesso de configurações, modos de saída, simulações de amps e afins. O usuário iniciante ou mais old school fica perdido. Eu tenho que admitir que, na minha experiência, os pedaizinhos costumam ser mais plug and play.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Eu tenho a impressão que de alguma forma ficou convencionado que soa ruim usar pedais externos com multiefeitos tipo GT-10, por exemplo. Mas isso não tem o mínimo sentido pra mim. Impedância? Uma cacetada de efeitos (noise gate/compressor/simulador de amps/etc.) ligados ao mesmo tempo.

Enfim, o cara que tem uma Line 6 M9 no set, por exemplo. Ele teria que abandonar seus pedais velhos de guerra, pois a multiefeitos prejudicaria o timbre? Isso me parece um desserviço pros músicos. Não acredito que o problema esteja no equipo.

Abs

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia
Enfim, o cara que tem uma Line 6 M9 no set, por exemplo. Ele teria que abandonar seus pedais velhos de guerra, pois a multiefeitos prejudicaria o timbre?
O guitarrista que acompanha o pink floyd (naõ me lembro o nome agora) usa uma m13 no final da cadeia dos pedais. E sabe quais são os pedais ? BOSS. Ele praticamente empurra tudo com um BD 2. E tem gente que adora falar mal desses aí também...
Então o set dele é : pedais de drive Boss analógicos +efeitos digitais. Típico set de iniciante de FCC! KKKKKKKKK. Esqueceram de falar pra vender Boss porque não presta , comprar um drive de butique e vender essa multi FX da line sux ( como chamam lá fora) e comprar um carbon copy e uns analógicos bacana. Esses inciantes, viu....

Bog
Veterano
# out/12
· votar


Led Zé
Esqueceram de falar pra vender Boss porque não presta , comprar um drive de butique e vender essa multi FX da line sux ( como chamam lá fora) e comprar um carbon copy e uns analógicos bacana.

Hehhe, e tem que ser tudo true bypass.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog
Led Zé

Na boa, parece até que tirar um som é a coisa mais difícil do mundo. Por sinal, outro dia fui num show de uma banda boa pra caramba e um dos guitarristas tava com uma Zoom 505, mandando muito! Eu lembrei do FCC na hora. O cara quando é boa tira som até de caixa de fósforo! :)

Abs

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


Concordo com tudo que foi dito aqui. Ou melhor... escrito.
Só comentários alto nível, rs.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Revisei meu texto! Como tinha erros de todos os tipos! CREDO!

;)

ProdigyBoy
Veterano
# out/12
· votar


Eu usso um mxr dynacomp antes + uma Me-20 ( porque esse pedal multiefeitos ñ deixa voce usar um compressor junto com uma distorção do proprio pedal multiefeitos) Fica show de bola... deixo minhas distorções menos sujas e o dyna ajuda a manter o sustain... ficou uma boa combinação...

marcioguita
Veterano
# out/12
· votar


Uso minha rp255 como wha ou whammy com dinacomp e dr drive,nao
vejo problemas.

lessofme
Veterano
# out/12
· votar


já ouviram lincoln brewster?

http://www.youtube.com/watch?v=WXn-iwOHWMY&feature=related

Ele tem um timbre SENSACIONAL e usa apenas uns pedais da boss ligados em uma POD X3 Live... e a POD ligada no P.A.

Jochims
Membro
# mar/13
· votar


Galera, desculpe reviver o tópico, mas queria só confirmar uma dúvida Hehe.

Eu tenho uma ME 70 da Boss, e uso 2 pedais analógicos (Drive + Distorção). Ligo a pedaleira direto no Loop de efeitos e os pedais analógicos direto no input, única forma de soar bem no meu caso, já testei de várias formas e o pedal sempre perdia sinal, ficava terrível, aí testei no loop e ele parou de perder sinal, Blz!!
Agora, o problema surgiu ao usar o Wah, devido a sequência de uso dos efeitos ele está muito ruim, perde sinal total e fica muito estranho, ligando ou desligando o pedal de dirve/distorção. Como a ME70 não tem ajute de sequência, tenho alguma solução para o caso, ou tenho que abandonar o uso do Wah? Ou no caso, terei que ter outro pedal de Wah separado ligado no Input??

Abraços.

amilanezi
Veterano
# abr/13
· votar


Jochims
Sem ajuste de sequência complica um pouco, pois tira muito de flexibilidade.

Não sei se tem outro geito, mas como a sequência da cadeia de efeitos é importante, não sei não, mas vai acabar inutilizando o pedal de exp da tua ME 70.
Tente colocar os analógicos em série com o loop de efeitos ao invés de colocar no input só pra ver o que acontece, não sei se vc já testou isto...

o/

fla3d
Veterano
# abr/13
· votar


Jochims
Eu tenho a ME-25 e o wah dele fica inutilizado usando os outros pedais, uso só como volume mesmo e tenho um cry baby, que por sinal tem timbre muito melhor.
Só daria pra usar se a pedaleira tivesse send-return.

amilanezi
Veterano
# abr/13
· votar


E voltando ao tópico de assunto tão pertinente do MauricioBahia...

Ainda acho que tudo se resume a "casamento de impedâncias", e o problema é que isso leva sempre ao "divórcio" hehehe...principalmente para aqueles que não tem paciência de testar outras configurações e até mesmo mexer na regulagem simplesmente...

A regulagem entre os componentes do seu set (amp, guitarra e pedais ou pedaleira) é a chave do mistério para se obter um bom timbre, e claro a qualidade dos equipos define a qualidade final do timbre, porém é possível de se tirar bons timbres, com bom custo benefício em equipos.

Estudar um pouco também ajuda, entender em que efeito que cada controle disponível do seu setup altera o seu timbre, os pots da guitarra são muito bons também pra regular seu timbre...fulano "soca" tudo no "talo" e nem percebe que acaba de "matar" uma grande possibilidade de regulagens, coisa deste tipo...

Na minha opinião, isso é puro mito, não estraga timbre não...e tudo é uma questão de casamento de impedâncias, testes, regulagens e muita paciência, de forma que o resultado final agrade a você e se encaixe no seu estilo de som.

Se outros também gostarem do som que você tá tirando, melhor ainda.

o/

andredraw
Veterano
# set/16
· votar


Olá a todos.

Peço a ajuda dos amigos

Tenho uma Boss ME-70, estou querendo comprar uns pedais de overdrive e deixar a pedaleira apenas pras modulações.

Lendo o Forum, eu entendi que a maneira mais usual de fazer isso seria:

Guitarra > OD > Input Ampli > Send Ampli > Input Pedaleira > Out Pedaleira > Return Ampli



Entretanto, li que as pedaleiras não aguentam um sinal muito grande e podem queimar.


O que isso significa? Como eu posso evitar isso? Eu preciso deixar o volume do amplificador baixo?

E em show um pouco maiores? Volume baixo o tempo todo?

Muito obrigado!

Edu_Afram
Veterano
# set/16
· votar


No seu caso, se for ligar no loop do amp, acredito que não tenho risco, pois não estará injetando sinal no input da pedaleira. E mesmo ligado um após outro, acho difícil da problema... é só prestar atencão em clipagem, mas acho que é tranquilo.

SkyHawk
Membro
# set/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


andredraw
Eu uso vários pedais na entrada da minha pedaleira sem qualquer problema. Tenho 2 fuzz, 2 overdrives, 2 distorçoes e um EQ com alguns dbs de ganho e não tenho qualquer problema. Acho muito díficil um sinal desse tipo queimar alguma coisa, sinal de guitarra é muito fraco para isso, mesmo com ganho empurrando.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligar pedaleira (ou multiefeitos) com pedais externos "estraga" o timbre? Mito ou verdade?