Pedal Tunner? Tô ficando velho

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Sua questão é deveras interessante meu velho...
Mas acaba servindo pra todos os assuntos!

Vou resumir em algo que a grande maioria não sabe o que é:

Sinto saudade de limpar o vinil e depois levantar com cuidado a agulha e sentir o roçar dela com o discão. Aquilo que era som!!!
Pra mim, não tem CD Player que me passe essa sensação!

Obs: Garanto que tem guitarristas hoje, que nunca ouviram o som e o vibrar do diapasão!

Sinto saudade desse tempo de passar "pedra pome" nas cordas e tudo mais!

Inté! Belo tópico como sempre!

Keith.Scott
Veterano
# set/12 · Editado por: Keith.Scott
· votar


Lelo Mig
Quando eu era muleque (não que eu seja tãão velho, assim), aprendi a afinar meu violão "Malaga" com aquele diapasãozinho de sopro.... lembra?
Naquilo, eu só tinha a nota Lá... e o resto era por conta do ouvido!
Me ajudou muito... principalmente a "entender" como se afinava um instrumento na raça, e treinar meu ouvido pra isso!
Durante muito tempo foi assim... afinal, um afinador eletronico era muito pra mim, principalmente pro meu bolso.... (quanto mais um pedal tunner)!

Mas... o tempo vai passando... e as coisas fatalmente mudam!
E oq o Bog disse, [ uso sem remorso afinador de pedaleira e headstock (no meu caso, um pedal msm). Faço em 20 segundos o que fazia em 60. E como afinar não faz parte da diversão para mim, fica valendo a lei do mínimo esforço. ], vale pra mim tbm!!!

Atualmente, tenho dois TU-3... um no meu set de guitarra, e um no meu set de violão!
A grande verdade é que, muito mais do que afinadores, nos meus set's eles exercem a função de Buffer's de sinal, no incio da cadeia... e fazem isso muito bem! (Enfim... "mato dois coelhos com uma paulada só"!)

Entretando, eles só fazem parte do meu equipamento pq eu os adiquiri no exterior (e lá, eles são relativamente baratos... e com toda ctz, MUITO mais baratos do que no Brasil)....!
Se não fosse assim, te afirmo categoricamente que eles não seriam parte da gangue!! rs!

Ótimo tópico, Lelo!
;)

mjcmello
Veterano
# set/12
· votar


Tenho um afinador eletrônico na minha pedaleira por questões de praticidade (na verdade a melhor função pro meu afinador é dar um mute no som).

Sou da época em que se afinava pelo telefone (como já comentado aí antes). Como eu também costumava tocar junto com o s discos (LPs mesmo, bolachão) eu usava a música "For Whom the Bell Tolls" do Metallica como padrão.

Às vezes discuto com minha esposa (que toca na banda da Igreja comigo) que teima em dizer que o violão dela tá afinado só por causa do afinador embutido.

Drinho
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Minha dúvida é se vocês acham que a vale à pena gastar 200 contos num "pedal tunner"??

Ahh jamais!

MarcosMalmsteen
Veterano
# set/12
· votar


trocar a guitarra por um reco reco...

Rachei alto aqui no trampo! hauhauhauahuah mto foda

bom, tb acho desnecessário... o afinador q eu baixei pro android quebra mow galho e é free ahuahauhauh e ainda mais eu q to sem espaço no pedal board... e nao to afim de pegar um maior tao cedo.

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


Mas o Polytune da T.C. é da hora, manos! Se não fossem os R$600 que pedem nele...

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Minha dúvida é se vocês acham que a vale à pena gastar 200 contos num "pedal tunner"?? É tão útil assim?
Não e não...

Entre uma música e outra bato alguns acordes abertos tipo o A, D e o E (todos sem a terça) pra fazer a checagem. Aí, quando aplicável vai pra afinação!!! hehehehe

Eu peguei a prática de afinar rapidinho enquanto o vocal bate um papo com a galera... hehehehehe... usava afinador só na minha época da Zoom 505... depois disso só na "zorêia"...

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Marthin87

"Polytune da T.C. é da hora, manos! Se não fossem os R$600"

Mas nem se eu ganhar sozinho na loto pago 600 conto na porra dum afinador!!

O que ele faz além de afinar? Gela cerveja? Faz cópia xerox? Funciona como placa de vídeo?

Kaah_lol
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Toco violão e guitarra a pouco mais de 8 anos.. Aprendi a afinar de ouvido e só depois comecei a ter pedaleiras com afinadores.
Em showzinhos, no estúdio, etc. Faço tudo com o pedal tunner. Mas em casa, toco meu violão, mesmo tendo afinador no violão, afino de ouvido...
Mas, convenhamos... Em shows, não tem como vc afinar de ouvido com o barulho que a galera faz, as vezes o batera fica dando uns toques na bateria (o que atrapalha), e vc n tem como afinar, pq vai ficar dando o som das cordas no meio do show, é uma merda. Aí entra o pedal tunner. Com ele, automaticamente, coloco no mute e já começo a ver se a guita ta afinada. Em 10, 15 segundos, consigo dar uma "revisada" nas cordas. O que não conseguiria fazer de ouvido, com a mesma rapidez. Sem dizer que uso o pedal tunner pra trocar de guitarra. Ligo ele no mute, tiro o cabo e troco de guitarra. Muito mais rápido do que baixar o volume do amp, desplugar a guita, trocar e plugar de novo. Com o pedal tunner, eu consigo fazer isso em menos tempo. Ele faz mais que uma utilidade pra mim kk

Minha dúvida é se vocês acham que a vale à pena gastar 200 contos num "pedal tunner"?? É tão útil assim?
Não vale a pena. Não mesmo. Deveria ser mais barato, certamente. Ele facilita o trabalho do guitarrista no palco e isso é bom...
Se ele é tão útil, pra mim, é bem útil, mas no palco. Em casa, eu nem o uso...
Abraço

RoLP
Veterano
# set/12
· votar


O pedal afinador é extremamente importante para bandas que não querem parecer amadoras.
O fato dele cortar o som enquanto vc afina é totalmente necessário....fazer uma breve conferência antes de cada música...ou se for necessário, subir ou descer o tom da música quando surge um pedido da galera ou se seu vocal perde a voz por falta de retorno ou erro do técnico de som.
Não é uma questão de saber afinar de ouvido ou não....é uma questão de não atormentar o público ou atrapalhar alguém com suas afinações.
Tem bandas que utilizam várias afinações e nem sempre tem várias guitarras à disposição...e mesmo quando tem, normalmente não tem roadies para afinar atrás do palco, então, tem que conferir ao vivo antes de tocar, pois oscilações de temperaturas ou outras coisas podem fazer a afinação alterar.
Se podemos utilizar um elemento para deixar algo melhor no palco, porque não?

Filcrow
Veterano
# set/12
· votar


Saber afinar de ouvido é um aprendizado importante para o guitarrista, mas em uma apresentação é ridículo o publico ouvir você afinando... coisa grotesca! Uso um pedal de 200 conto que tem a função mute e não preciso gritar para o baixista "me dá um MI". Além disso não preciso me preocupar com baterias, pois ele é alimentado pela fonte que uso no board. Consigo afinar ele no escuro (já toquei em ambientes assim) por ter um visor maior e luminoso.

Lelo Mig
Concordo com você quanto ao preço, assim como tudo no Brasil que é absurdamente caro! Mas das vantagens que citei acima, você não conseguiu encontrar nenhuma delas no pedal afinador?

Kaah_lol
Veterano
# set/12 · Editado por: Kaah_lol
· votar


"Tem bandas que utilizam várias afinações e nem sempre tem várias guitarras à disposição...e mesmo quando tem, normalmente não tem roadies para afinar atrás do palco"

Disse tudo. Uso duas afinações (Drop D# e E Standard. As vezes, Drop D) e to sempre trocando de guita. O pedal tunner me ajuda muito nisso, pq posso usar o "mute" dele pra trocar de guitarra com mais rapidez, assim como passar a afinação das cordas no palco.

Duds McCready
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Eu também vejo o Afinador digital como um grande recurso para casos em que é necessária uma mudança de afinação de todas as cordas. Por exemplo se for tocar uma Kashmir na afinação da própria música. EU, particularmente, não necessito de mudar a afinação da guitarra para uma música (exceto alterar a Mi bordão para D), mas ainda assim estou querendo comprar o Boss TU-12EX. Motivo?! Regulagem de oitavas, mais precisamente heheh

Aprendi a afinar com um professor que me pedia para prestar atenção na oscilação das ondas sonoras, me bati, mas aprendi. Aí quando íamos ensaiar, dava um Lá para o baixista afinar e ele simplesmente não sabia nem se soltava ou apertava a corda...

Acho importante aprender a afinar pelo som e depois sim, se for afim, partir para um afinador digital.

Abraços!

rafamoraes
Veterano
# set/12
· votar


Aqui no FCC tem 2 tipos de gente:

1- O famoso purista. Aquele que só admite um guitarrista como sendo decente se ele plugar uma guitarra direto, sem nada no meio do caminho, num Fender Twin Reverb de 15 mil reais dos anos 60. Pra esse cara, nada do que surge com o passar dos tempos e o desenvolvimento de novas tecnologias presta. Só é bom o que foi feito há 40, 50, 60 anos atrás. Não importa se algo sirva pra facilitar a vida, afinal, guitarrista "de verdade" tira som na marra, tem ouvido absoluto, e só ele conhece de música. VST é uma bosta, só válvula que presta. Mas não consegue distinguir qual é qual se não tiver olhando...

2- Os G.A.S-manícacos. Não podem ficar sabendo de uma tranqueira nova que quer comprar. Na maioria dos casos só por status e pra entulhar no canto do armário. Nem sabe direito pra que serve o equipamento, e nem procura explorá-lo a fundo. Esse cara não se importa com o que realmente importa: o som, a música. Pra ele o que vale é estar na onda, na moda, ter aquela Fender Strato 1957, ou a Guita do Steve Vai, ou seja lá de quem, por que alguém disse que essa guita é massa... Da mesma forma, o pedal Behringer é uma bosta, mas o Fulltone é da hora. Só que se alguém gravar algo com os dois e mandar ele dizer qual é qual sem olhar, não vai saber...

Por isso galera, essa discussão do pedal tunner pra mim é beiteira. Vai ter o purista e o GAS-maníaco por aqui defendendo uma ou outra coisa.

Pra mim, o certo é o cara conhecer bem seu som, saber o que precisa, e ter sempre bom senso. Carregar quinquilharia é foda, mas a praticidade que um equipamento pode proporcionar também tem seu valor.

Radicalismos não são boa coisa. Não existe verdade absoluta.

Abraço

Hansen
Veterano
# set/12
· votar


Ah... tópicos de crítica ao novo, de novo... agora a vítima é a praticidade.

Vale lembrar que em vários vídeos antigos que vemos no Youtube têm guitarras desafinadas. Falo de coisas do Black Sabath, Ac Dc e Led Zeppelin.

Hoje em dia é mais fácil manter a afinação no palco, no estúdio, em qualquer lugar. E isso é bom.

rafamoraes
Veterano
# set/12
· votar


Hansen

É isso aí, claro que é bom!!! Pelo amor de Deus, pra que sofrer? Óbvio que o iniciante tem que ter aulas sobre como afinar o instrumento, e ele tem que treinar e aprender isso. Eu continuo treinando afinação quando tenho que afinar o violão, por exemplo. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.

filipe.barcelos
Veterano
# set/12
· votar


Eu tenho um TC polytune que pra mim eh uma mão na roda, tem várias funções interessantes nele tipo:
1- Afinar todas as cordas ao mesmo tempo.
2- o led do visor se adapta a luz ambiente, ou seja, quando tah muito claro ele tem uma visibilidade boa.
3- tem uma saída de que alimenta os outros pedais.
4- Mute para trocar de guitarra.
5- Posso colocar ele TBP ou buffer se precisar (utilizo como TBP pois tenho poucos pedais no board).


Minha dúvida é se vocês acham que a vale à pena gastar 200 contos num "pedal tunner"??


quem dera se fosse 200 conto ... rsrs

abs!

esdras_63
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Eu não uso afinador de pedalboard também não. Uso uma zoom 505 (essa mesmo!!) pra afinar antes de tocar. Depois disso, já era, jogo ela de lado, plugo a guita no board e pronto. Saiu a afinação de uma corda ou exagerei na alavanca? Arrumo de ouvidão mesmo. Pra mim, só servem de enfeites.

Conheço uns amigos da mesma idade que eu (14 anos) que só querem saber de tablatura, video aula, afinador, guitar pro e depois me perguntam se com 2 anos de guitarra já da pra começar aprender a afinar de ouvido kkkkkkk.

Obs.: Acho que nasci na década errada kkkkkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


rafamoraes

Não sou purista nem G.A.S maníaco. Estou no meio termo. Apenas fiz o tópico para perceber justificativas que ME satisfizessem, claro, cada um tem suas opiniões distintas e necessidades diferentes. Não procuro uma verdade absoluta. A intenção do tópico foi alcançada. Fazer "alguns" parar para pensar no que consomem e sua utilidade.

Até agora, em meu caso pessoal, os contras são maiores. Um bom afinador de headstock me parece a melhor solução custo/benefício....(opinião absolutamente pessoal).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Cara, somos da mesma época e digo uma coisa: É uma pena que afinadores tenham se popularizado tão tarde..........
Abç

maze
Veterano
# set/12
· votar


Eu aprendi a afinar com o TUUUU do telefone, tive um diapasão daqueles que você sopra (tipo um apito) e quando tocava em banda afinava pelos outros instrumentos. Afinar pelos harmônicos era quase um status. hehehe

Hoje, eu anseio por um Korg Pitchblack, justamente pelo que o Bog falou: não perder tempo com afinação.

Filcrow
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Eu achei seus questionamentos bastante vagos.
Qual a diferença grotesca entre afinador de headstock e pedal tuner?
Qual a enorme desvantagem do pedal ao ser modo de ver?

Um afinador de headstock... legal, é como um afinador eletrônico de minha época mais prático e bonitinho...aprovo.
Prático? Num é a mesma coisa? liga e afina....
Beleza? ...

Já afinei por pulso de telefone também, muitas vezes. Mas tem que dar uma acertadinha pelo "bom senso" porque o pulso do telefone é padrão 423 Hz.

Que prático!

Minha dúvida é se vocês acham que a vale à pena gastar 200 contos num "pedal tunner"?? É tão útil assim?

A sua pergunta deveria ser... é dispensável? Se eu estivesse apertado financeiramente, poderia dispensar... mas quem tem gasta no que quer... Tem gente que paga 1000 reais em um delay e usa uma regulagem apenas... no mundo da GAS, o afinador não é o maior gasto inútil nos dias de hoje.

Atrapalhar o aprendizado do guitarrista iniciante
Realmente é fato, mas isso qualquer afinador eletrônico, pedal ou de headstock atrapalha.

Perda sinal e ruídos
Eu juro pra você que quanto mais eu me dedico e estudo, melhor fica meu timbre. A perda de sinal por um pedal afinador é o de menos na maoria dos casos. Acredite ele não vai arrebentar com sua performance!

Até agora o único fator negativo que você citou foi o fator preço.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


Pedal tuner é o que há. Rapidez e praticidade no palco.
Achava que quando conprasse uma guitarra melhor, meus problemas com afinação estariam resolvidos. Ledo engano...
Afinar a guitarra.é uma coisa que faço toda vez que eu pego nela e usar tuuuuuuu telefone não é nada pratico. Prefiro meu tuuuuner.

Plank
Veterano
# set/12 · Editado por: Plank
· votar


concordo completamente com o tópico. alias, acho que a melhor coisa que eu fiz até hoje foi ter emprestado o meu afinador de headstock ao meu amigo que nunca me devolveu.

aprendi afinar no começo por esses afinadores online como esse aqui e hoje posso garantir que tenho um ouvido muito mais preciso do que muitos amigos meus que tocam até a mais tempo que eu.

ter um afinador é importante, mas pagar 200 reais não vale a pena

condor guitar
Veterano
# set/12
· votar


Comprei um desses de headstock pq meu amigo chegou me oferecendo um por 10 conto kkkk ai eu comprei sem falar que tava novo.

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Filcrow

"Qual a diferença grotesca entre afinador de headstock e pedal tuner? Qual a enorme desvantagem do pedal ao ser modo de ver?"

Quero deixar claro que minha opinião não representa uma verdade, ok? Apenas uma opinião!...vamos lá:

1- Custo elevado para seu fim.
2- Um aparelho à mais para comer sinal.
3- Um aparelho à mais para gerar ruído.
4- Um aparelho à mais para alterar timbre.
3- Um espaço à menos na pedalboard.

"no mundo da GAS, o afinador não é o maior gasto inútil nos dias de hoje"

Eu não vivo no mundo da GAS, vivo no mundo da música! Meus equipos são para meu som, não para exibição do que posso ou não consumir. Eu não sou colecionador, sou músico.
O munda da GAS e demais consumidores compulsivos absolutamente não me interessa.

"A perda de sinal por um pedal afinador é o de menos"

Não tenho um, não posso emitir opinião.
Mas, em meu timbre pessoal, qualquer perda é uma perda e se posso elimina-la...faço. Não me interessa o mais prático e sim o mais sonoro. Se a praticidade não altera meu som....aceito de bom grado.

Filcrow
Veterano
# set/12 · Editado por: Filcrow
· votar


Lelo Mig
Eu não disse que você vive no mundo da GAS, mas quando vc propoe que o pedal afinador é um gasto desnecessário, automaticamente você se refere a GAS. Porque ter algo que não é necessário (como o afinador de 200 conto), é GAS.

Antes de citar os itens 2 3 e 4, você mesmo disse que não é purista. Agora você já demonstra ser. Como já te disse a interferência do pedal é mínima e igual a qualquer outro pedal. Se for espaço (caso o guitarrista tenha 16 pedais), talvez seja interessante outra opção, assim como o custo elevado.

Não tenho um, não posso emitir opinião
Como você abre um tópico para discutir algo que nunca teve? hehehe

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Filcrow
"Como você abre um tópico para discutir algo que nunca teve?"

Justamente para conhecer as opiniões, vantagens e desvantagens, o que cada um pensa e diz à respeito.

Não é o que mais se faz nesse fórum? Perguntar sobre equipos e etc?

Mas, se não deveria, desculpe... de boa, não vou deixar de pagar uma cerveja a um camarada porque ele tenha algumas diferenças...rs.

rafamoraes
Veterano
# set/12
· votar


Existe algum afinador de headstock que seja decente? Os que eu vi até hoje são umas belas porcarias, demoram uma vida pra definir a nota, captam vibrações até do além, menos as do instrumento... rsrs Já vi muita gente sofrendo com esses piercings de headstock... heheheheh

Imagino que se houver algum realmente bom, deve custar bem caro (tipo uns 200 ou 300 conto?), o que já começa a fazer com que ele, segundo uns aqui, não compense também...

rsrs

Uso um tunner analógico da Fender, aqueles simples, que não é pedal. Mas ainda quero tacar um pedal tuner no meu pedalboard sim. Apenas pra palco, é claro. Faz muuuuuuuuuuuuuita falta.

Abraço

filipe.barcelos
Veterano
# set/12 · Editado por: filipe.barcelos
· votar


rafamoraes
Tem alguns afinadores de headstock que são bacanas, tem até um tópico sobre esses tipos de afinadores

EDIT: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/277476/

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Pedal Tunner? Tô ficando velho