POD HD500 ou aguardar?

    Autor Mensagem
    STRONGHOLD
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: STRONGHOLD


    Olá o/
    Eu estava pensando em adquirir uma pedaleira nova, pois a minha antiga(ME-50) já não está conseguindo me satisfazer mais com seus timbres e "features".

    Andei pesquisando e estou entre a GT-100 e a HD500(dúvida bem clássica), só que a HD500 eu posso conseguir por um preço bem menor do que a gt-100 então teria que pegar a HD500(mas também por gostar bastante das simulações dela). Mas então que me surgiu um problema:

    A HD500 é do final de 2010, a boss já lançou esse ano a GT-100(me pegou de surpresa) e então fiquei meio com o pé atrás de a line 6 lançar uma nova pedaleira daqui a uns 6 meses(entendo que a linha HD ainda ta recebendo atualizações de firmware, bem recentes e com novos amplificadores) e eu gostaria de pegar algo mais "definitivo"(lê-se alguns anos) que recebesse updates ainda.

    As coisas que procuro na pedaleira é:
    - Looper (similar ao loopstation da boss) = mais importante.
    - Distorções e delays(shimmer é bem interessante também)

    Meu equipamento:
    - Washburn x-24f com um seymour duncan blackout na ponte
    - Laney lv 300T
    - BOSS ME-50

    Obs: quero uma pedaleira/rack pela praticidade, apesar de saber que posso estar "sacrificando" o som pela praticidade(em alguns casos)
    Obrigado o/

    Practus
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Practus
    · votar


    Dúvida atrós, meu caro!

    Eu tenho uma HD500, e posso dizer tranquilamente que ela é muito boa para o que se propõe, considerando a faixa de preço. As simulações são de qualidade, e os efeitos são bem variados, além das atualizações que podem adicionar um ou outro recurso novo, o que é bem interessante.

    Por outro lado, a GT-100 está matadora também. Já tive a GT-10, e uma coisa que eu adorava era a flexibilidade da cadeia de efeitos, aliado ao Internal/Wave pedal, Controle dinâmico do canal (pela sensibilidade do ataque). Isso tudo permance na GT-100, que continua com altíssima controlabilidade. O que era ruim na GT-10 ficou muito bom na GT-100 (simulações), mas a GT-100 não tem shimmer (efeito bem simples que a HD500 tem), mas aqui é outro papo...

    O Shimmer da Line6 não é tão fenomenal assim...cumpre a função, claro, mas comparando com outros, percebe-se algumas diferenças... Um dos melhores que ouvi é o da Axe-fx, mas aí estamos falando de um rack que não se compara às pedaleiras em questão. A Boss tem outro equipamento beeeeem diferente das pedaleiras em questão (estou falando da GR-55 - que eu também tenho), que tem a maior parte das funções da GT-10, e ainda com timbres PCM de diversos instrumentos. Ví um vídeo no youtube de um cara que conseguiu um shimmer com a GR-55 fenomenal... Ainda não descobri como ele fez isso, e ele não compartilha o patch, mas aí é outra história. Mas a GR-55 é um monstro completamente diferente de HD ou GT...

    Para pedaleiras normais, considerando ambas como estão hoje, e se eu tivesse que comprar alguma hoje, eu talvez fosse de GT-100 (justamente por ser lançamento mais recente, com simulações muito boas, com alta controlabilidade e pelos itens que eu sempre gostei da GT-10 que ainda estão na GT-100 também). Mas leva em conta que a Boss não é conhecida por soltar atualizações constantes agregando novas funcionalidades... pelo contrário!!

    Ainda, não sei se alguém pode ter escutado alguma notícia de bastidor sobre eventuais novos lançamentos em breve. Eu pelo menos não li/ouvi nada. Mas uma coisa é fato: A probabilidade de um eventual lançamento ser feito em conjunto com as NAMMs é altíssima, logo, se você puder esperar até o começo do ano que vem, terá mais chances de aproveitar um lançamento de um produto novo no mercado.

    De qualquer forma, boa sorte aí na escolha!

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Quanto à Line 6 eu não sei, mas em algum fórum um funcionário da Digitech disse que eles estavam preparando algo para os fãs das velhas GNX. Tenho que dizer que eu me incluo no grupo.

    Practus
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Practus
    · votar


    Interessante isso...Confesso que nunca tive nada da Digitech, mas a julgar por aquele blind test que você postou lá no tópico da GR-55, os timbres que pude escutar da GNX me surpreenderam bastante!

    Vou ficar de olho...

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Practus

    O detalhe daquele blind test é que tudo foi feito SEM CONFIGURAR as pedaleiras. Uma das coisas que eu mais gosto das pedaleiras da Digitech é que elas exigem menos fuçação para soarem bem, apesar de não terem a flexibilidade e programabilidade de uma GT da vida.

    STRONGHOLD
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Practus
    Bog
    Bah essas outras marcas eu não sei porque não me agradam(zoom, digitech), PARECEM tão digitais(não que sejam, mas é que o marketing da line 6 e da boss é melhor, então é psicológico só).

    Vou ficar nos vst por enquanto(baixei o jamvox e achei o timbre que gosto muito, um parecido com o mark IV / V que por incrível que pareça para mim, vem do vox ac 30), será que a tonelab EX é tão boa quanto o jamvox? Pena ela não ter loop, mas com a diferença de preço dava para pegar um da boss.

    Mas e sobre os efeitos da linha HD500?(ou "M13") São tão bons quanto as distorções? Porque eu tava muuuuiíssimo afim de pegar uma strymon timeline:
    http://www.youtube.com/watch?v=nQhbXC8ElFY
    http://www.youtube.com/watch?v=5gtSFCtdLYs
    Que para mim eu achei os efeitos absurdamente bons(pelo preço).

    Será que compensa o axe fx 2? Tem algumas comparações e dizem que a hd500 chega muito próximo, mas com o preço eu pegaria um mark V + timeline 0o.

    E dae me surge mais outra dúvida ainda, a microsoft vai lançar um tablet híbrido(tem suporte a teclado, teclado na capa do tablet, parecendo um ultrabook) que roda windows e tem um i5(ivy bridge) e entrada usb que eu estava pensando em comprar pois estou precisando de um substituto para meu notebook que já está antigo, daria para colocar vst(os que eu gosto) e usar como uma pedaleira.

    Resumindo... são muitas possibilidades, sugestões? O que vocês fariam?

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    STRONGHOLD
    será que a tonelab EX é tão boa quanto o jamvox

    A qualidade básica dos timbres das Tonelab é próxima da do JamVox. Comparei estes dias, e considerando que o sinal para o JamVox depende muito da interface / placa de som, a Tonelab se mostrou um pouco mais brilhante. A Tonelab também tem a compressão mais dinâmica e áspera quando o ganho é baixo. Eu gosto bastante da TL, mas ela é meio limitada na praia dos efeitos e programabilidade.

    Será que compensa o axe fx 2?
    tablet híbrido

    Nossa cara, entendo que seja fácil de ficar perdido com tantas opções, mas aí você já não está mais comparando Gol com Fiesta, está se perguntando se compra um Gol, uma BMW, ou uma moto. =P

    STRONGHOLD
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog
    Gostei do JamVox, principalmente pela parte JAM, e olha que nem mexi nele(os presets já me agradaram BASTANTE), acho que da para ficar com ele enquanto espero vir uma pedaleira/rack que me agrade 100%($$$).

    Mas vejo bastante gente em forums americanos comparando a HD com a axe fx, e não quer dizer que a axe fx é quase 5 vezes mais cara que é 5 vezes melhor que a HD(talvez ao vivo seja outra coisa... mas).
    http://www.youtube.com/watch?v=m4AQvDOGuqI
    http://www.youtube.com/watch?v=YmcHJq5hqHA
    http://www.youtube.com/watch?v=bsNkazGrSNk (ele diz que ta usando timbres diferentes, mas da para ver que a axe fx tem aquela magia, que acaba subindo o preço dela)
    Comparam até com o eleven rack(que não me agrada muito os timbres)

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu acho que as duas estão pau a pau e não é tão cedo que a Line 6 vai atualizar a linha.

    Eu tenho uma HD 500 comprada antes da GT-100 ser lançada.

    Apesar de não conhecer muito a GT-100, hoje eu escolheria ela, já que a Roland dá um suporte muito maior aos usuários brasileiros do que a Line 6, que tá nem ai. Se der algum pau na pedaleira, com a GT-100 você estará melhor amparado. Mas apenas por esse motivo. Efeitos eu acho que é mesmo nível...

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    STRONGHOLD
    não quer dizer que a axe fx é quase 5 vezes mais cara que é 5 vezes melhor

    Mas isso vale para tudo quanto é equipamento de guitarra. Quanto maior a faixa de preço, menores os incrementos de qualidade percebidos. É como se o preço subisse em progressão geométrica, e a qualidade em progressão aritimética

    STRONGHOLD
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: STRONGHOLD
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Exato! É uma das coisas que me preocupa e bastante, vejo muita reclamação sobre o suporte da line6 e sobre algumas HD virem com defeito(tava pensando em pegar ela usada pois já vai estar "testada"). A minha me-50 já tem mais de 5 anos e nunca deu nenhum defeito e se eu vendesse como nova ninguém desconfiaria, gosto muito dos produtos da roland no geral.
    Mas vá que da uma louca na line 6 e lança uma HD 1000? 0o
    Posso fazer uma pergunta sobre a tua HD500? Eu tava pesquisando e achei até que bastante reclamaçõeszinhas sobre o limite de efeitos nela, até um vídeo o cara foi montar um preset ao vivo e disse algo como: "ops não saiu o delay pois já estava no limite de DSP", você tem encontrado problemas com esse limite?
    Bog
    Entendo, mas só fiz um comparativo para ver que as multiefeitos mais acessíveis ao público já estão chegando perto das profissionais(que nem os outros equipamentos). Mas mudando um pouquinho de assunto, você conhece algum rack com phrase looper, tirando o axe fx?(ouvi bastante gente falando bem do digitech gsp1101, mas ele não tem loop que eu saiba e nem o eleven rack) Eu gostaria de tudo em um lugar só para ficar mais prático e só conheço esses racks.

    obrigado aos que responderam, estão me ajudando bastante o/

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    STRONGHOLD

    Uma coisa que talvez seja relevante nesta coisa de assistência é que a Roland do Brasil é uma filial da matiz. Apesar de não trabalhar com desenvolvimento (somente vendas e assistência), ela tem uma ligação "umbilical" com a matriz.

    Já a Line 6 é distribuída pela Habro, que basicamente importa e distribui produtos de um monte de marcas.

    Não tenho certeza, mas talvez por causa disso, o acesso a peças e esquemas seja mais direto por parte da Roland.

    STRONGHOLD
    Mas mudando um pouquinho de assunto, você conhece algum rack com phrase looper, tirando o axe fx?

    Não conheço...

    -Dan
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tb penso em adquirir a HD500, ainda mais depois de perceber que ela tem midi in e midi out.

    Alguem a usa como interface de controlador midi?

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Posso fazer uma pergunta sobre a tua HD500? Eu tava pesquisando e achei até que bastante reclamaçõeszinhas sobre o limite de efeitos nela, até um vídeo o cara foi montar um preset ao vivo e disse algo como: "ops não saiu o delay pois já estava no limite de DSP", você tem encontrado problemas com esse limite?

    Então cara, eu não sou profissional, muito menos tenho banda, toco por hobbie, então sempre que uso ela, costumo pegar patches prontos da internet, não tenho muito saco pra montar patch não hahaha

    Mas olha, não acho limitado assim não. Tem uns timbres do The Edge que vem de fábrica, se você analisá-los, alguns nem tem toda a cadeia cheia de efeitos. Sabendo regular dá pra tirar um som bem bacana. E olha que o The Edge usa efeito pra caramba...

    O Roger do Ultraje vem usando ela e tira uns timbres legais pra caramba!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a POD HD500 ou aguardar?