Novidade Chinesa na Área: Mooer Pedals!

Autor Mensagem
Iversonfr
Veterano
# abr/17
· votar


Ismah
eu não dou prazo de validade de 10 anos para nenhum desses " minie " pedais...

Porque? Imagino que tem pedais chineses bem construídos e úteis, sendo bem cuidados como qualquer outro não entendo porque não durariam como você sugere.

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


Ismah

eu não dou prazo de validade de 10 anos para nenhum desses " minie " pedais...

Não creio que sejam mais frágeis que os pedais da Behringer. E tem um camarada meu (Alan_Domingues) que possui um V-Amp até hoje, inclusive usa em algumas gravações.

Acho que isso vai muito de senso de conservação do próprio usuário, ajuda a prolongar a vida útil do aparelho.

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Iversonfr
renatocaster

Vamos ver! Mas são pedais de difícil manutenção. Eu não gosto de nada que seja assim, pois sempre me dei mui mal...

makumbator
Moderador
# abr/17 · Editado por: makumbator
· votar


renatocaster
E tem um camarada meu (Alan_Domingues) que possui um V-Amp até hoje, inclusive usa em algumas gravações.

Eu tenho um Bass V amp pro comprado em 2005 e que funciona até hoje perfeitamente (assim como uma FCB 1010 comprada logo depois). Uso com frequência pra tocar de madrugada com headphone.

Mas sempre tive sorte com equipamento. As coisas mais vagabundas comigo nunca quebram! hahaha!

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


Ainda tenho minha velha V-Amp2... está como nova. Aliás, ainda tenho minha mais velha ainda Zoom 505... na caixa, perfeita!

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


makumbator
JJJ

Pois é, amigos. Esse lance de equipamento barato e produzido em larga escala ser frágil é meio relativo. Mas também não podemos desconsiderar que existe o fator sorte nesse meio. Pode ser que dê um baita azar de pegar um exemplar com problemas.

Ismah

Eu não gosto de nada que seja assim, pois sempre me dei mui mal...

Entendo o seu receio, pois devido aos problemas anteriores que teve, vc evita. Realmente nesse caso faz muito sentido evitar, eu tbm ficaria receoso se eu tivesse experiencias ruins.

Iversonfr
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster
Esse lance de equipamento barato e produzido em larga escala ser frágil é meio relativo

Totalmente, ainda mais se a linha de produção tiver um controle bom. Acho muito mais propenso a dar problema um produto feito à mão que um industrializado. Tive problemas por exemplo com um pedal da Barber, mas tenho consciência que o produto é excelente e jamais deixaria de comprar algo dessa marca novamente por isso. É pura "sorte" em ser premiado com aquele errinho ou componente falho, que afinal tudo está sujeito.

Lelo Mig
Membro
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera, na boa?

Eu tenho isso aqui... funcionando perfeitamente até hoje!

Zoom 9000

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Parece que eu sou um dos poucos gutiarristas que não tem essa hype toda por pedais...

Tudo na vida exige cuidado e conservação para se manter funcional. Manutenções são eventualmente inevitáveis.

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


No caso dos SMD a manutenção beira o impossível.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Ismah
Cara, eu trabalho em uma fábrica de eletrônicos. Aqui é tudo SMD, TUDO.

Quando eu entrei 3 anos atrás, eu fazia parte da equipe de reparo, e a gente trocava componente SMD o dia todo sem problemas. Tudo o que vc precisa é do componente para substituição, uma estação de retrabalho (custa de 200 a 600 reais), uma pinça boa, e dependendo do caso é necessário pasta de solda e fluxo. (link com imagens no final do post).

Se o componente em questão for um CI específico do projeto, realmente, pode esquecer, joga fora o produto e já era. No caso de qualquer outro componente, eu acredito que não seja tão difícil assim de ser encontrado.

Pra vc que é um cara que gosta de aprender coisas novas e fuçar em tudo, recomento aprender um pouco mais sobre smd. O problema é que talvez tenha pouco material a respeito disponível (é uma suposição, nunca pesquisei).

Imagens:

estação de retrabalho

pasta de solda

fluxo

makumbator
Moderador
# abr/17 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

Você tem uma 9000? Hahaha! Eu tive uma USADA por muitos anos e depois vendi para um amigo. O engraçado é que ela ainda funciona. Vendi com aquele pedalboard que se comprava em separado:

http://medias.audiofanzine.com/images/normal/zoom-9000-381561.jpg

As primeiras gravações caseiras de guitarra que fiz foram com ela em um portastudio de K7 da Tascam que ainda está comigo e funciona (apesar de precisar fazer aquele procedimento de desmagnetização do cabeçote que o manual recomenda).

Bateu maior nostalgia agora!

Ismah
acabaramosnicks

É ainda possível trocar componentes. Tem um canal "famosinho" no youtube com um cara que trabalha com reparo de iphone, ipad, mac book pro, mac book air, etc...

https://www.youtube.com/user/rossmanngroup/videos

Ele tem equipamento de diagnóstico, esquemas técnicos, componentes importados diretamente por ele, etc...

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


acabaramosnicks

Obrigado pelo incentivo! Já quis matar gente por vezes demais trocando componente de máquinas de luz. LED de 1W, 3W e 5W dos canhões e ribaltas (washers), seguidores, elipsoidal mini-brute de LED, já troquei milhares... Mesmo com a pinça, não faz minha cabeça SMD, ficava com o PTH. Mas não vai ser assim... rs

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Ismah
Dica:
Para componentes muito sensíveis como Led que fica diretamente na pcb smd (procure aquele vídeo do Vox AmPlug aberto em funcionamento), é recomendável (não necessário) também o uso de um PreHeater (link abaixo).

No caso de componentes BGA grande... primeiramente, eu espero de coração que vc nunca precise trocar um desses hahahahaha nesse caso é praticamente indispensável o uso de um preheater pra ter um resultado bom, e se for ruim, as consequências podem ser catastróficas (digo por experiência própria).


Ibagens:

PreHeater

Componente BGA grande

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Ah, antes que eu me esqueça de dizer... uma boa pinça é indispensável para o retrabalho sair bem feito, paciência e tranquilidade também. Dá uma olhada nessas pinças:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757641739-jogo-de-super-pincas- esd-tipo-toyo-hikari-solder-dekel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-764437219-pinca-curva-116mm-hik ari-st-15-aco-inoxidavel-anti-magnetica-_JM


Essa é a que eu usava na época do reparo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742616701-pinca-anti-estatica-p rofissional-hikari-reta-hk-12-esd-134mm-_JM

A minha era meio que customizada, eu dei uma leve entortada nas pontas para o lado de dentro, eu gostava assim, mas normalmente o povo usa ela reta mesmo.

Ismah
Veterano
# abr/17 · Editado por: Ismah
· votar


acabaramosnicks

Eu fazia no ferro de solda, pasta e estanho. Nem sabia que existia essa parada de pre-heater. Com toda certeza só ignorância nossa para operar com SMD. Sou ciente que preciso me adequar.

Edit: A pinça é o mesmo caso. Eu usava uma de costura, semelhante a ESD15 do link.

Lelo Mig
Membro
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"Bateu maior nostalgia agora!"

Sim...eu também tenho a pedaleira.

Eu nunca usei muito, porque mesmo nos anos 80 e o deslumbre com as novas tecnologias eu sempre preferi pedais, por uma série de motivos.

Mas ela me foi útil em muitos aspectos... pendurada na cintura, com fones de ouvido me permitia praticar, compor, estudar e testar efeitos em minhas composições, aprimorar arranjos e etc. em qualquer lugar.

O pessoal atual pode não entender direito, mas em tempos em que não havia interação instrumento + computador e virtual, ter um rack de efeitos portátil era muito útil.

Hoje ela soa bastante artificial, digital demais e muito "metalizada".... mas algumas ambiências e delays são bastante aprovetáveis.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Ismah
Caro Ismah, quando eu falei lá em cima da estação de retrabalho, não tem nada a ver com ferro de solda. O negócio é tipo um bico metálico que sopra ar quente. Vou descrever pra vc como é o processo correto para troca de componente SMD:

- Esse ar da estação de retrabalho aquece "indiretamente" o componente, a PCB e a solda, e, depois de a solda ter chegado ao ponto de fusão (líquida), vc pode retirar o componente com a pinça com facilidade.

Falando assim parece simples, mas na hora do "vamo ve" tem muita coisa que influencia, inclusive o tipo de solda que foi utilizada na indústria e o projeto da PCB.
Normalmente, PCBs que tem muito aterramento distribuido acabam por dissipar com mais facilidade o calor da estação de retrabalho, nesse caso o preheater ajuda a manter a PCB toda aquecida (numa temperatura menor) pra vc poder concentrar o foco de calor no componente a ser retrabalhado.


Edit:
É desejável que a ponta da pinça seja pequena para que não ocorra troca de calor entre o componente que será retirado e a pinça, pois isso pode acabar esfriando a solda. Porém, não pode ser pequena demais, senão vc não tem firmeza pra pegar o componente. Claro que tudo isso que eu to falando depende de qual componente vc vai trocar... eu cheguei a trocar resistores e diodos que mediam 1mm x 0,5mm, daí tudo influencia.

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


makumbator
portastudio de K7 da Tascam

Tenho um aqui... kkkkkkkkkk

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


acabaramosnicks

Sim, eu sei disso. Mas eu só tenho ferro de solda, então preciso trabalhar com o que tenho. :D

Iversonfr
Veterano
# abr/17
· votar


Depois de frequentar esse tópico esses últimos dias, acabei pegando o Micro Buffer rs. Alguém aí tem experiência com ele?

Tenho um buffer ligado no send do loop que realmente traz o brilho de volta, porém noto leve perda de volume ao acionar o loop, o que espero compensar com o knob desse pedal que meu buffer não tem.

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


traz o brilho de volta

Não trás não, evita que "ele" se perca!

Vai funcionar como tu deseja SE ele tiver a opção de controlar o ganho de saída - aos meus olhos era mais negócio um booster para corrigir isso. Todavia, também depende o que está espetado no loop, se os pedais em uso já forem com buffer nativo, a melhora apresentada deve ser pouca ou nenhuma.

Iversonfr
Veterano
# abr/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


Ismah
Não trás não, evita que "ele" se perca!

Verdade, bem colocado rsrs. Então, eu tenho um booster, porém "perder" um pedal (mxr micoamp) pra simplesmente regular o som não vejo vantagem, pois uso o booster no loop justamente para subir o volume nos solos. Alguns pedais do loop são sim buffered, porém quando coloquei um Buffer específico logo na saída do send (o pedal fica em cima do ampli mesmo, sai do send um cabinho de 30cm e vai pra ele), a diferença realmente foi grande. Li que pedais dedicados fazem o trabalho melhor que os tipo Boss, não sei até que ponto é verdade, mas realmente foi absurda a diferença.

Não sei porque mas antes de colocar o buffer, um dos meus amplis sempre teve pouca diferença, tanto de brilho quanto de volume, já o outro ligado no exato mesmo setup só mudando o head, chega a inutilizar o ampli tamanha perda que surge quando ligo o loop, parece que fechei 50% do tone da guita. O buffer dedicado fez esse segundo ser usável de novo com meu setup atual de pedais que está bem grande, espero que esses 6db de ganho que o Micro Buffer permite resolva equilibrando mais ainda as coisas. Comprei porque vi no site qd entrei no link que postaram aqui, foi o primeiro buffer com knob de ganho que vi que não custa U$150 igual o Empress.

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Iversonfr

A diferença de sonoridade de um amp para o outro, são as impedâncias de entrada e saída diferirem. Querendo ou não, também são dois amps diferentes, se espera que eles reajam de formas diferentes.

A pergunta quanto a qualidade do buffer dedicado, é complexa. Se pode ter um circuito bom ou ruim, em qualquer circuito, em qualquer contexto. Eu não gosto, de SMD como já ficou bem nítido, então sou meio suspeito pra falar.
Mas sendo franco, é um pedal vindo do oriente, sabemos que por lá impera a lei do "fazer a maior quantidade em menor tempo possível, e pelo menor custo viável, visando o maior lucro". Logo, não é sábio dizer que é bom sem testar, mas dá pra ficar com um pé atrás. Não creio que existam anos de pesquisa, e sim uma cópia na cara dura de algum circuito já conhecido.

Tome cuidado para não cair na graça do placebo! Se tem 6dB de ganho (são 4 vezes a tensão do sinal original!), é certo que isso vá interferir na resposta sonora (de um valvulado nem se fala), e derrapar na curva de Fletcher-Munson... Obviamente, eu também queria um buffer para empurrar sinal " pra frente ", com mais intensidade... Pra quem usa 30m de cabo isso é muito necessário!

Paludo756
Membro Novato
# abr/17
· votar


O meu pedal da mooer não tem potenciômetros log, o que o torna chato de regular.

Iversonfr
Veterano
# abr/17
· votar


Ismah
Eu não gosto, de SMD como já ficou bem nítido, então sou meio suspeito pra falar.

Ah, não tenho crise com isso não, tem bastante gente aqui na região que mexe com SMD, então sem problemas. Isso tá mais com cara que é um trauma seu do que outra coisa rs.

"fazer a maior quantidade em menor tempo possível, e pelo menor custo viável, visando o maior lucro"

Generalizar assim acho errado. Meu sistema sem fio da Shure é China. Nunca deu problema, é excelente e dizem que a fábrica da Shure na China é a mais moderna de todas.

Analisando os Mooer em questão: O buffer da Radial Engineering que é uma das empresas mais tops que eu gosto, quase comprei por U$49 (normalmente U$75). Os Mooers como comentaram estão entre U$55 e U$70 (Paguei U$57 no Micro Buffer), e isso comparando um produto USA contra um China, que é desproporcional o custo de fabricação. Então nem de longe são pedais tão "baratos" assim. Não achei nada de review desse pedal que comprei, porém da marca em si é bem raro encontrar alguém falando mal. Vamos ver o que acontece quando chegar. Abs!

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Eu não gosto, de SMD como já ficou bem nítido, então sou meio suspeito pra falar.

É, o trauma é grande hein!


"fazer a maior quantidade em menor tempo possível, e pelo menor custo viável, visando o maior lucro"

Porém, quando se trata de eletrônicos fica mais fácil e viável (inclusive economicamente) de se atingir níveis aceitáveis de padronização de qualidade.


Iversonfr
Estamos esperando pelo review/feedback! hehehehe
abraço

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


vindo do oriente, sabemos que por lá impera a lei do "fazer a maior quantidade em menor tempo possível, e pelo menor custo viável, visando o maior lucro".

A grande maioria dos componentes e dos produtos eletrônicos diversos que consumimos hoje são produzidos na China. Se fora pra pensar assim então é melhor nem comprar mais computadores, celulares, TV's, câmeras, games, etc...

Para mim essa relação "produzido no oriente = feito nas coxas" é muito mais lenda do que qualquer outra coisa. É aquela coisa meio lenda urbana, que a gente cresceu acostumado a ouvir e tomamos pra si como verdade. Que nem aquela história de que video game estragava a TV, como dizia nossos pais ou avós anos atrás.

O que até podemos questionar principalmente com relação ao mercado chinês é a pirataria, as cópias não autorizadas, a mão de obra aplicada em condições extremamente adversas...

Agora, o produto final...tem o mínimo controle de qualidade, com certeza. Não é assim, sai fabricando e foda-se...afinal de contas, as empresas tem um nome a zelar, principalmente as mais famigeradas que são conhecidas ao redor do mundo.

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Iversonfr
renatocaster

Eu me referia a OEM's e Brands locais, como o caso da Mooer... Não a fábricas que produzem no oriente, ali as coisas são um pouco diferentes. Se tem certo investimento em pesquisa, quando as OEM's geralmente comprar projetos antigos de outras marcas e saem produzindo...

E não é uma pré-concepção minha sobre a coisa. As chances de um OEM oriental (não-japonês) quebrar são muitíssimo maiores que de uma marca qualquer.
Nunca fiquei empenhado com meu Vox Path10, vindo do Vietnã, mas a o Metal Zone da brand Groovin, parou de funcionar do nada: era a chave quebrada, e que simplesmente não existe no mercado.

acabaramosnicks

O:) kkkkk

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mai/17
· votar


Fala pessoal.

Segue um teste do Mooer preamp 005 - 5150.

Comprei esses dias o pedal. Absurdo.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novidade Chinesa na Área: Mooer Pedals!