Pedal que simule variação de posição do microfone em relação ao falante

    Autor Mensagem
    Del-Rei
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Del-Rei


    Entonces, pípou.

    Estava eu a brincar com esses simuladores virtuais de amps (Amplitubes da vida) e fiquei um tempo testando as variações de timbres enquanto movia os microfones em diferentes posições em relação aos falantes.
    Consegui resultados bem interessantes e queria tentar reproduzir isso no meu set, com algum pedal.

    O MauricioBahia sugeriu que eu poderia conseguir esses resultados usando um equalizador e efeitos de ambiência. Já testei com meu GE-7 e até consegui umas sonoridades diferentes, mas não é exatamente o que eu busco.

    Vou até tentar novamente com mais calma usar o equalizador e mais um reverb, mas alguém sabe se existe algum pedal específico pra isso, que simule essas variações de sonoridade como se fossem os microfones em diferentes posições?

    Obrigado, galera!!!

    Um aceno de longe!!!


    EDIT: Opa...
    Moderadores, por favor, corrijam o título do tópico.
    Eu digitei: "Pedal que simule variação de microfone em relação ao falante... Tem?"

    Mas o 'sistema' comeu os 3 pontinhos no final......

    Pode ser algo do tipo:
    "Pedal que simule variação de posição do microfone em relação ao falante"

    Valeu!!
    :)

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Del-Rei

    Queres saber se tem um pedal só pra essa função??


    Porque os simuladores de amp simulam a posição de microfone, mas só com 3 opções geralmente.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Del-Rei

    Achei algo interessante: AMT Chameleon CAB
    http://www.amtelectronics.com/products/guitar_series_fx_pedals/chamele on_cab/



    ______________________________

    Mais um: ADA MIKED GUITAR CABINET SIMULATOR

    http://www.adaamps.com/Products/ada-GCS2/GCS2.htm

    afonso727
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Puts grila, será que existe um pedal que o senhor MauricioBahia não conheça xD
    Brincadeiras a parte, velho você é o cara mais informado sobre pedais que eu ja vi em toda minha vida xD Parabéns aew mano

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Porque os simuladores de amp simulam a posição de microfone, mas só com 3 opções geralmente.

    Pois é... Eu já andei pesquisando alguns pedais/pedaleiras que fazem isso, mas não temos um controle mais flexível, geralmente são apenas posições pré-definidas....

    afonso727
    Esse Bahia é 'O' cara, hehe. Ele é rato de Google! Se existe, o Mauricio acha pra gente, hehehe.

    MauricioBahia
    Opa!! Salve!!
    Cara, tu sempre com as boas notícias, hehe.
    Vou assistir a este vídeo quando chegar em casa.
    O primeiro pedal me pareceu mais interessante, com mais flexibilidade de sonoridades. Mas vou avaliar melhor em casa!!
    Valeu mesmo pelo help, cara!!
    \o/ \o/ \o/

    Um aceno de longe!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    afonso727

    hehe. No fórum tem um pessoal que entende e conhece muito mais que eu, inclusive na prática. Tento sempre pesquisar bastante pra aprender, mas com certeza há uma infinidade de novidades!

    Del-Rei

    Dá uma olhada no vídeo. Talvez o pedal se aplique ao seu caso.

    :)

    Bog
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Del-Rei

    O que eu vou dizer pode soar como heresia para alguns, mas esta é uma daquelas áreas onde os digitais fazem coisas que não dá para fazer com os analógicos.

    Em simuladores como o Amplitube, esta parte do microfone não é somente uma equalização. Ela é feita com resposta a impulsos, o que traz, além do eq, um traço de ambiência. O Pod chegou na fama que tem, entre outras coisas, pelo controle Air, que é feito basicamente da mesma forma.

    Então, a pergunta é: você está em busca exatamente do que?

    1. Do efeito de ambiência integrado ao eq?
    2. Do efeito de ambiência leve?
    3. Das variações de eq?
    4. De cancelamentos de fases e outras esquisitices em stereo?
    5. NDA

    Edu_Afram
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    no embalo do que o Bog disse, outra coisa que deveria levar em conta é onde você vai ouvir isso, o amp provavelmente é mono..
    bem diferente de um fone de ouvido, dependendo do que você quer fica dificil de reproduzir, ou menos perceptível.

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MauricioBahia
    AMT Chameleon CAB

    Ah, garoto bom! Eu curti esse pedal, cara.
    Achei que as variações dos knobs Magnet e Position bacanas... Dá pra brincar legal. E foi bacana que ele usou o pedal que simula o Vox, teoricamente, ficaria mais fiel ao meu som.

    Só achei estranho que o pedal é full-time, não tem chave liga e desliga, né? Ou entendi errado? Francamente, AMT!!!!!
    :/
    De qualquer forma, estou sondando esse pedal... Se arrumar algum usado no e-Bay, eu arrisco. Pena que não tem mais vídeos dele.


    Bog
    O que eu vou dizer pode soar como heresia para alguns, mas esta é uma daquelas áreas onde os digitais fazem coisas que não dá para fazer com os analógicos.

    Eu já esperava que a solução fosse na área digital, como simulação mesmo. Eu acho fantástica essas 3 opções de microfonação que o Amplitube dá:
    http://imageshack.us/photo/my-images/442/amplitube3cabinet.jpg/


    Então, a pergunta é: você está em busca exatamente do que?

    Cara, CREIO que seja a número 1.. Esse resultado do Amplitube é uma combinação de Eq + ambiência, correto?

    Bog
    Edu_Afram
    Não precisaria ser nada em stereo. Mas acredito que mesmo em mono dá pra simular bastante coisa. Até porque já usei fone mono no Amplitube, e o resultado é muito bom também.
    Na verdade, nem senti diferença pro fone stereo.

    Galera, obrigado pelo help!!

    Um aceno de longe!!!

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Del-Rei
    Só achei estranho que o pedal é full-time, não tem chave liga e desliga, né? Ou entendi errado? Francamente, AMT!!!!!

    O simulador da AMT é um simulador de gabinete. Simuladores de gabinete são normalmente usados para realçar/atenuar/cortar certas frequências quando se liga a saída de um preamp (inclusive pedaizinhos de drive sozinhos) direto em linha. O principal objetivo é evitar abelhice. Com isso, é normalmente uma peça do equipamento que está sempre ativa, e não um efeito que você ativa no meio de uma música ou coisa do tipo.

    O que há de se notar é que simuladores analógicos como este da AMT são simplesmente equalizadores especializados. Em tese, você poderia obter o mesmo resultado com um equalizador totalmente paramétrico (com ajuste de Q e infinitas bandas). Claro, você não vai encontrar um desses para usar fácil assim, e nem consegue o mesmo resultado com um equalizador gráfico de 7 bandas.

    Esse resultado do Amplitube é uma combinação de Eq + ambiência, correto?

    Sim. Infelizmente, eu não conheço nenhum pedal isolado que faça isso. Em fóruns gringos, tem gente que vive implorando por um pedal que pudesse fazer o processamento de máscaras de filtros que descrevem a resposta a impulsos (resumidamente, "IRs, ou impulse responses"). A mágica do Amplitube consiste basicamente em mesclar IRs.

    Um equipamento que faz algo vagamente parecido é a Digitech GSP1101 com um firmware beta não-oficial. Mas ele só processa IRs isolados, sem mesclar.

    Agora, você tem que ter em mente que os IRs são conseguidos microfonando-se a saída de um sistema de som. No caso do Amplitube, eles estão completamente presos às simulações de gabinetes e falantes. Ligar estas simulações em um amp normal de guitarra implica em ter duas vezes as atenuações e cortes, o que normalmente resulta em som abafado.

    No fim das contas, eu concordo com o que já te disseram: o jeito mais fácil de conseguir um efeito parecido em um set mais convencional é trabalhar com eq e um bom reverb de ambiência. Acho que a Zoom G3 funciona bem para isso - tem um equalizador paramétrico de 2 bandas e aquele efeito Air.

    ogner
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    To pensando em pegar um pedal que simula gabinetes e aposentar os VSTs!!

    Espetar meus pedais e já era!! Nao uso 10% dos recursos dessas coisas!!!

    Esses mais completos com mais possibilidades são bemmm interessantes!!

    Ebay'it!!!!
    o/

    ogner
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: ogner
    · votar


    Uhmmmm, sera que tem algum layout DIY perdido pela net não hein!!!??

    MBahia, caçador?? Se achar posta ae!!! hehehehe!!

    EDIT:
    Achei um:

    http://www.generalguitargadgets.com/diagrams/lxhlpl.gif

    ogner
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meus problemas se acabaram??



    ahuehuhauhea!!

    MMI
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Caramba, esse MauricioBahia sabe tudo de latinhas mesmo. Nem desconfiava desse pedal! Esse AMT Chameleon Cab é muito bacana, me deu um certo desconforto de GAS aqui... O que eu conhecia e que faz esse papel muito bem, mase caro demais é o Two Notes Audio Engineering Torpedo VB-101.

    Esse pedal achei bem bacana, mas não sei até que ponto valeria a pena, ao menos para mim, apesar de eu ter gostado. Eu estou com uns mics aqui em casa e andei mexendo com eles. E já começo a achar que o som de um mic dinâmico sozinho não me convence muito mais na frente de um amp.

    ogner
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MMI
    E já começo a achar que o som de um mic dinâmico sozinho não me convence muito mais na frente de um amp.

    Tudo em nome da praticidade, falta de espaço adequado, falta de tempo!!

    A vida urge!! hehehehe. Ou a falta dela!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    MMI

    Hehehe. Essa AMT é demais! Simula tudo rapá. Só faltam fazer um Feeling Simulator. :)

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    MauricioBahia
    Del-Rei

    Caras, não conhecia este pedalzinho...achei bem legal!!

    Dei uma fuçada aqui, o V1 tá 150 doletas e o Chameleon não achei.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Lelo Mig: Dei uma fuçada aqui, o V1 tá 150 doletas e o Chameleon não achei.

    Esse V1 é demais. Mas olha só, essa série de pedais (JFET Guitar Preamp Series) são verdadeiros pré-amps. Ou seja, foram idealizados para serem ligados no power amp! Inclusive o V1 tem loop de efeitos (paralelo inclusive) e send/return.

    Tópico dos AMT: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/229311/

    Abs

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Só faltam fazer um Feeling Simulator.

    kkkkkkkkk aí eu compro um clone °;°

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Bog
    não um efeito que você ativa no meio de uma música ou coisa do tipo.

    :/
    Triste isso, heim....

    e nem consegue o mesmo resultado com um equalizador gráfico de 7 bandas.

    Mas que vacilo...... Hehe.

    Ligar estas simulações em um amp normal de guitarra implica em ter duas vezes as atenuações e cortes, o que normalmente resulta em som abafado.

    Isso que você diz, seria se eu pegasse o Amplitube e jogasse no meu amp, né? De qualquer forma, não rola tocar com notebook e pedais. É muita trabalheira, hehe.

    o jeito mais fácil de conseguir um efeito parecido em um set mais convencional é trabalhar com eq e um bom reverb de ambiência

    Beleza, já estava suspeitando, hehe.
    Valeu mesmo peloa ajuda, cara!!


    MMI
    Two Notes Audio Engineering Torpedo VB-101.

    Aqui não abre Youtube agora, mas em casa eu vejo.... Pelo que tu disse, é caro, né??

    Lelo Mig
    Dei uma fuçada aqui, o V1 tá 150 doletas e o Chameleon não achei.

    Cara, meu ataque de GAS forte acabou quando comecei a montar meu apto, hehe. Ainda mais que estou chegando à conclusão que um bom tratamento de EQ pode fazer milagres nas variações de timbres, hehe.

    Um aceno de longe!!!

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Del-Rey,

    Vc se incomodaria de me dizer que equipamentos vc tem, para que eu possa ao menos entender sua necessidade.

    Não que eu tenha nada a ver com isso, mas estou achando o que vc está querendo tão detalhista e específico que não consigo ainda entender bem qual a necessidade disso que vc quer.

    Não leve a mal, mas um cara que chega nesse ponto de pergunta, deve estar com uma pedaleira de uns 20 e poucos pedais, é isso?!

    Um aceno do outro lado da rua...

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    alfacorrea

    Na verdade, tenho 2 sets, hehe...
    Um pra quando posso usar o drive do amp, e outro pra quando não posso atochar o volume e tenho que tocar mais baixo, então uso drive de pedal.

    Mas basicamente meus pedais titulares são:
    Crybaby GCB95 > Famulus Red Witch > Barber Half Gainer > Boss DD-20

    Meu som é simples e direto, cara, sem firulas.
    O que eu quero é conseguir variações de timbres, tanto com drive quanto sem drive.

    Sacou?
    ;)

    Um aceno de longe!!!

    MMI
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Del-Rei

    Pelo que tu disse, é caro, né??

    1599 euros na Thomann, tem também um mais simples, o Torpedo Live que é 899 euros. Tem um interessante, em pedal também, mas ainda assim é caro. Pelo menos na minha opinião é caro...

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    MMI
    Putz. Mas isso não é "caro".
    Isso é um estupro, isso sim.

    Agora fiquei bem curioso. Depois assisto o vídeo desse Two Notes.

    Bom, mas acho que em breve sairá um pedal que tente simular especificamente essas variações. Os simuladores virtuais estão muito na moda, e algumas features deles chamam atenção. Como o Bog falou, há gente pedindo já.

    Mas vou testar com mais calma algumas configurações do EQ e reverb. E meu reverb é do amp... Talvez, se eu gostar do resultado, vou ter que comprar uma dessas Zoom G da vida.
    Mas vou testar antes.

    Um aceno de longe!!!

    Velvete
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ogner

    Tenho o Bad Monkey e essa saída dele com simulador de gabinete parece ser um bom quebra galho (ainda não testei nessa opção), o problema é "casar" o delay antes do overdrive né...

    Abraços

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MauricioBahia
    Putz.... Estava de olho nesse leilão:

    http://rover.ebay.com/rover/0/e11010.m43.l1123/7?euid=24c4735fa6444105 afb83f756ea8a016&loc=http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem%26i tem%3D271026549365%26ssPageName%3DADME:B:WNA:US:1123

    Esperei até os últimos segundo pra dar "O" lance... Quando dei o lance a internet aqui no trabalho deu aquela travadinha, saca?
    :/

    E estava num preço bem em conta.
    Vamos aguardar....

    Um aceno de longe!!!

    ogner
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Velvete
    Nao sei se no meu caso atrapalharia nao...e no caso quiça eu usaria ele só como simulador de falante mesmo e espetaria um ts antes. Ae da pra colocar na sequencia que eu quiser....ontem quese peguei um no ebay...50 mais 15 de frete...mas com a greve do brasil todo desisti.

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ogner
    ontem quese peguei um no ebay...50 mais 15 de frete...mas com a greve do brasil todo desisti.

    Ih, cara... Mas até esse pedal chegar aos Correios, a greve já acabou, começou novamente e acabou de novo, hehe.

    Um aceno de longe!!!

    Velvete
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ogner
    Del-Rei

    Praticamente toda a linha da Digitech (acho), possui essa saída para mixer.

    As modulações com "out 2" para stereo também servem pra isso.

    De qualquer forma, obdecendo o convencional, o Digiverb seria uma boa opção como último pedal da cadeia de efeitos.

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal que simule variação de posição do microfone em relação ao falante