MXR Dist + GGG - Comparativo Capacitor Cerâmico x Capacitor Poliester [ÁUDIO]

    Autor Mensagem
    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Thyago_Trajano


    Olá pessoal,

    Pesquisei muito, e vi que há uma discussão em torno desse assunto: se há diferença de som em relação ao tipo de capacitores.

    Eu sou bem leigo no assunto, inclusive este é o meu primeiro pedal, feito por mim. Trata-se de um MXR Dist +, feito através do projeto disponibilizado pela GGG.

    Como eu não sabia se os componentes que eu comprei, estavam corretos, e pra testar funcionamento, decidi montar o pedal em uma protoboard.

    Sendo assim, eu fiz o teste, utilizando capacitores cerâmicos e capacitores de poliester, para analisar se realmente há diferença.

    No meu caso, em particular, eu percebi que o som com capacitores cerâmicos é mais rasgado, e o nível de ruído é um pouco maior. Particularmente, gostei mais do som com os capacitores poliester.

    Nas gravações eu utilizei a mesma equalização, tanto do amplificador (Meteoro Nitrous Drive 15w + reverb), quanto dos knobs do pedal (drive 15hs, volume 14hs).

    ÁUDIO

    A diferença é mais perceptível ouvindo ao vivo! A gravação foi feita com um microfone de computador, sem nenhum tipo de tratamento ou equalização posterior!

    Abraços a todos

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Thyago_Trajano

    Parece soar muito bem! Pelo chiado tá fora da caixa né?

    Bacana!!!!!

    ps. cara, sobre os componentes, pensa que você tem um pedal personalizado! :)

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    MauricioBahia
    Ainda está na protoboard, por isso o chiado! Até fiz o que me recomendaram aqui, e peguei um pote de sorvete, forrei com papel alumínio, e ponho por cima!

    Sendo que na ocasião aqui, já tinha tanto fio, a protoboard, e tudo mais, que nem tive saco pra colocar tudo no pote de sorvete!

    É...nem estou preocupado com esse lance de componentes não! Justamente por ser personalizado que eu montei numa protoboard!

    Já coloquei diferentes diodos e capacitores, pra ver o que fica melhor!

    Testei também com capacitores Poliester Metal (Azul), e ficou uma porcaria!

    Vou fazer um monte de teste, até decidir o que finalmente montar na placa...rs

    abraços

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Thyago_Trajano
    Eu acho que a diferença percebida não foi só por causa dos capacitores,mas sim por ser duas gravações diferentes. Já realizei gravações,mantendo a equalização e volume,mas em dias e horários diferentes.sempre teve diferenças.
    Os capacitores de poliéster e cerâmicos diferem em relação a tolerância do valor nominal. Os de poliéster são mais precisos e seus valores são mais próximos do nominal,por isso é muito usado em áudio. Os cerâmicos costumam ter tolerâncias altas,tendo seu valor real em torno de 30% de variação,em relação ao valor nominal.
    Eu já pude comprovar na pratica,medindo os valores dos dois tipos
    e percebi que os de poliéster variam em torno de 8%.
    Ex: suponha um capacitor de 10nF, ser for cerâmico seu valor pode estar entre 13nF a 7nF . já um de poliéster teria seus valores entre 10,8nF e 9,2nF. Isso faz com que seu projeto fique com a resposta em frequência mais próxima do projeto.
    Capacitores cerâmicos também podem alterar seus valores com a umidade,e com isso variando muito o som,em função do clima.

    Parabéns pelo projeto,eles ensinam muito.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Eu nem sei fazer teste em capacitores! Mas realmente já li muita gente falando que a variação é maior nos capacitores cerãmicos.

    Eu acho que a diferença percebida não foi só por causa dos capacitores,mas sim por ser duas gravações diferentes. Já realizei gravações,mantendo a equalização e volume,mas em dias e horários diferentes.sempre teve diferenças.

    Nesse caso, foi gravado praticamente na mesma hora! Gravei uma, troquei os capacitores na protoboard, e gravei a outra, sem alterar nem mesmo a posição do microfone!

    Capacitores cerâmicos também podem alterar seus valores com a umidade,e com isso variando muito o som,em função do clima.

    Hum...aqui em João Pessoa, a umidade geralmente é baixa! O clima é muito seco! Quer dizer que esse mesmo pedal, com capacitor ceramico, pode variar o som?

    abraços

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Thyago_Trajano
    Vixi vei, protoboard costuma dar mal contato,eu particularmente não gosto. O capacitor cerâmico pode mudar o som devido a tolerância ser muito grande e com a variação de umidade. Mas para medir filtros e resposta em frequência, com precisão, só em laboratório mesmo. Mas é legal testar componentes para ver diferenças. No MRX eu gostei de usar o CI OP07 da texas instrument, é o mesmo usado no RAT dist,depois que o LM308 saiu de linha. teste outros amp-op no lugar do 741 e vai ter timbres diferentes. outra coisa é perceber que o pedal pode chiar quando estiver no chão, quando levantar ele,vai perceber que o chiado diminui. Depois de conversar muito com colegas,chagamos a conclusão que isso acontece devido a capacitância da terra com o pedal, por isso é importante blindar bem e ligar no GND do circuito.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Legal o lance do CI! Eu vou testar com outros, pra ver qual som me agrada mais! O que complica é que aqui em João Pessoa, não acho quase nada, então tenho que pedir em loja virtual, e o frete sai 10x mais caro que o valor do produto!

    Eu pretendo testar o TL071 também! Você saberia me informar uma lista de CI's, que podem ser usados?

    Depois que eu soldei os componentes, percebi uma dimiuição do chiado! Quando eu coloco dentro de um pote de sorvete blindado com papel alumínio, o ruído é quase zero!

    Mas eu vou fazer ele em uma placa, normalmente! Por enquanto estou apenas testando, pra ver se sinto alguma diferença!

    A única coisa que está me incomodando, é que com ganho no máximo, o pedal parece uma serra elétrica! Como nunca testei o original, não sei dizer se é normal do modelo!

    Obrigado pelas dicas e abraços

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    desculpe pela demora em responder....

    Você pode usar qualquer CI compatível com a pinagem, de cabeça sei dos seguintes : TL071, TL081, 741, lm308(fora de linha), OP07, CA3140(mosfet,excelente em fontes)

    Pode comprar 2 de cada CI destes, em loja virtual,s e der sorte pode vender alguns CI,s em sua cidade.

    O som deste pedal não me agrada com o drive no talo, pode colocar outros diodos de recorte,como LED e germânio.No meu eu instalei uma chave de duas posições para selecionar os diodos que quero, da uma pesquisada que acha muitos exemplos. Recomendo que tente montar um RAT distortion, é bem legal o som.

    ogner
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    Cara, apesar do meu parco conhecimento eletrônico e curto empírico "no ramo" ( montei uma duzia de pedais ) sou dessa tb, um cabinho maior ja da diferença no som, hehehe. Sério!! Eu acho isso!

    O pedal que mais montei foi o TS808 da Tonepad, montei 5 e os 5 tem sons diferentes ( só fiquei com 2). Ate os que montei IDÊNTICOS, com mesmos componentes soam diferentes. Por isso, apesar da maioria dos pedais serem chupados dos mesmos de sempre, cada "coisinha" faz diferença no final.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ogner
    uahuahua, fez tipo Eric Jonhson!

    O legal de fazer seu equipamento é justamente em ter um timbre só seu.

    Mas porque fez 5 pedais do mesmo projeto?

    ogner
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Sou tarado por TS!! Ainda, a poucas semanas atras comprei o badass, só pra ter mais um!!
    hehehe

    Delay, ja peguei alguns ( sempre simples e diretos sem firulas, minha prais) e acabei voltando com o meu rebote 2 que montei tb, hehehe!!

    Fuzz que nao acertei montando um que fosse "o cara". Mas mesmo comprando alguns da fabrica acabei colocando no set um GGG que um outro cara montou e me desfazendo dos "de linha". Mas montei um Axis Fuzz Rev3 com muito capricho na escolha dos transistores que ficou redondinho. guardo com carinho!!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ogner
    Legal, o Fuzz foi o primeiro que montei,porque era o mais fácil. Como não sou chegado a fuzz presenteei um amigo com ele.
    Tinha vontade de montar um chorus, mas é tão complicado e dificil de comprar componentes, que desencanei por hora.

    Não querendo atiças sua GAS,mas acho que você iria gostar muito de um BOSS SD-2 dual overdrive. Um dos drives é idêntico ao TS, comparei no osciloscópio. Só por isso que não montei um,mas eu tenho guardado um JRC-4558 que tirei de um estabilizador. uma hora monto um.

    macaco veio
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    se os valores dos cap forem exatamente iguais (super exatamente com margens de erros exatamente iguais) num teste cego voce não iria sentir diferença entre poliester e ceramico substuindo no mesmo circuito, com equipamentos de alta precisao (osciloscopio e injetor de sinal) daria pra ver a diferença. Agora com uma margem de erro grande dessa, so de ouvido num circuito com meia duzia de componentes! é alimentar os mitos criados.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Obrigado cara...vou ver se encontro esses CI's, e compro pra experimentar. Na TiggerComp tem o LM308 pra vender, e por coincidência, o próximo pedal que penso em montar, é exatamente o Rat.

    O som deste pedal não me agrada com o drive no talo
    Eu também não curti...parece uma motosserra!

    abraços

    ogner
    É verdade...eu não entendo nada de eletrônica. Nem msm sabia que havia diferenças entre capacitores de mesmo valor. Acho que isso que deve estar dando diferença de timbre.

    abraços

    macaco veio
    Entendi...provavelmente os capacitores devem ter valores reais diferentes né!? É que eu senti uma leve diferença. Achei os capacitores cerâmicos, mais rasgados, principalmente quando colocado com pouco drive.

    abraços

    jpdiman
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Thyago_Trajano

    Os capacitores cerâmicos são famosos por ter o valor real muito diferente do nominal, já vi casos que a capacitância real era metade da nominal. Principalmente se for dos mais baratos.

    macaco veio
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    teoricamente os caps ceramicos são melhores em alta frequencia, deixam passar mais harmonicos do som (som da guitarra no caso) do que os de poliester ou eletroliticos, são melhores quando um super agudo tem que passar por eles, os de poliester barram mais os harmonicos, mas a diferença é muito pequena pra ser sentida na faixa de audio que conseguimos ouvir. Ceramicos são melhores pra soldar (são menos sensiveis ao ferro de solda) e são mais duraveis com o tempo (duram uma eternidade). Os menos duraveis são os eletroliticos, os de poliester tambem são frageis pra soldar e um pouco menos duraveis que os de ceramicos. Ceramicos e eletrolicos tem pessima margem de erro, poliester são bem melhores quanto ao valor, capacitor de mica são melhores ainda quanto ao valor.
    qualquer circuto pra guitarra funciona com capacitor que for montado, mas sabendo essas caractiristica dos caps e conhecendo a função deles em cada circuito, se sabe qual o melhor cap usar em cada parte do circuito.
    aqui vai uma analise do mxr dist+ do GGG:
    C1 - eletrolitico de qualquer valor acima de 1uF
    C2 - 0.01 se diminuir valor vai ficar mais agudo, tende a ficar mais grave aumentando ate 0.047 se aumentar mais que isso não fará diferença. (cap de qualquer material).
    C3 - filtro anti-estação de radio - melhor material ai seria o ceramico mas valores muito fora do valor ai marcado vai alterar o som pra mais grave ou mais agudo (0.001 ja ta matando os harmonicos da guitarra). ainda assim eu usaria ceramico, quem quizer pagar caro (e achar) use um de poliestireno (tão bom nos agudos quanto o ceramico).
    C4 - 0.047 - erro de valor aqui altera muito o timbre pois é um filtro em cima do ganho (poliester).
    C5 - 10p mesma função de C3 (ceramico) mas aqui erro de valor não vai afetar tanto, pode usar qualquer um ate uns 220p. 10p é pequeno, se começar pegar estação de radio aumentem o valor.
    C6 - 1uF - qualquer valor acima disso pode ser usado, nessa função se usar um de poliester pode ter um quinto do valor do eletrolitico (é regra) (seria 0.22).
    C7 - 0.001 - tonalidade, valor maior vai matando os agudos.
    o chip 741 é muito ruidoso, pode se usar qualquer outro mas da umas diferenças de ganho. (que seja simples, dual como 4558 não da).
    Fica ai as dicas pro pessoal.

    jpdiman
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Mais uma aula hein, macaco veio!

    Tem o TL071, acho que esses TL são os que estão em alta, vejo muitos projetos baseados nele.

    macaco veio
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ruido de chip é aquele som de fritação que fica no fundo, principalmente quando ta muito agudo, xxxxxxxxxx ou ssssssss, outros ruidos que possa haver não será do chip. E´por causa da qualidade dos transistores internos no chip, TLO71 é otimo e dos mais baratos e tem impedancia mais alta na entrada que é bom pra guitarras quando não se tem buffer (o sinal entra direto nele como nesse mxr dist+).
    Eu aprendi eletronica antes de aprender tocar guitarra (montando pequenos radios), ainda não havia circuitos de distorções em revistas. A mesma preocupação com as diferenças dos componentes que o pessoal tem nas distorções eu tive nas minhas montagens nos anos 70, não custa nada eu dar umas dicas.

    Ramsay
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    macaco veio

    Deu aula hein veio, parabéns!!

    Mas, quanto a capacitores, eu afirmo que para baixos valores os melhores que existem ainda são os de polistireno que são raros e caros.

    Para valores mais altos, os capacitores de tântalo, apesar de polarizados e mais caros, são bem melhores que os de poliester metalizado e os cerâmicos, tanto em precisão, como em qualidade de transferência do som.

    jpdiman
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ainda tem os de polipropileno, silver-mica, drop orange, tropical fish e muitos outros. Normalmente são usados em montagens de quando se quer um valvulado bem "mojolento". Acredito que pra montagem de pedal, pode-se usar o que encontrar, que a diferença é quase imperceptível.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    macaco veio
    muito bom o que você escreveu sobre os capacitores...vai me ajudar pacas!

    Quando ao chiado do CI, é o que eu acho que tá acontecendo...o som de "motosserra", deve ser graças ao chiado do CI lm741...eu percebo que realmente o chiado aparece no fundo....parece barulho de frigideira, quando se joga um bife em óleo quente...

    abraços

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    macaco veio

    teoricamente os caps ceramicos são melhores em alta frequencia, deixam passar mais harmonicos do som (som da guitarra no caso) do que os de poliester ou eletroliticos, são melhores quando um super agudo tem que passar por eles, os de poliester barram mais os harmonicos

    Não entendi essa parte, se a impedância do capacitor é Xc=1/2.(PI).F.C, como dois capacitores de mesma capacitância ,mas materiais diferentes, deixam passar frequências diferentes, ou seja tem resposta em frequências diferentes?

    macaco veio
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    como dois capacitores de mesma capacitância ,mas materiais diferentes, deixam passar frequências diferentes, ou seja tem resposta em frequências diferentes?
    A dois aspectos ai:
    Pela forma ficaria comprovado então que não importa o material de que o cap é feito, todos seriam iguais e responderiam igualmente a um sinal sonoro e não teria razão nenhuma pra sentir diferença no som e nem diferença nenhuma usando aparelhos de medição, então porque algumas pessoas insistem que há diferença sonora quando se trocam os caps por de outro material? Foi o que eu disse lá em cima, não dá pra sentir diferença, a diferença que alguem possa sentir é pelo erro de valores e não por diferença de material. Na internet existe o mito criado que há diferença (pra vender caps mais caros nos sites de amplificadores e pedais).
    Considerando o outro aspecto é que uma formula matematica é perfeita então supoe-se usar componentes de materias perfeitos que é bem dificil de existir. Coloque na formula um valor de F (frequencia) infinita, haveria algum material do dieletrico do capacitor que suportaria? existem perdas nos diferentes tipos de dieletrico. Dois capacitores de mesmo valor e materiais diferentes deixam as frequencias (que o sua capacitancia permite), passar por igual, mas quando vai chegando num limite maximo tendendo ao infinito a que se imaginar que vai haver um limite diferente para os diferentes tipos de materiais. Os harmonicos em teoria vao se dobrando ate o infinito. Então haveria diferença (pro ouvido do super homem). (em osciladores de alta frequencia alguns não oscilam dependendo do tipo de material do capacitor, então da pra medir).
    Thyago_Trajano
    a fritação de frigideira é essa mesmo, esta relacionada com a qualidade do silicio (algo assim) usado na fabricação dos transistores internos do integrado. Esse chiado fica mais evidente quando é exigido ganho muito alto de unico CI (como no mxr). Varia de qualidade do CI por diferentes fabricantes (um mesmo CI da texas difere de um da motorola por exemplo, um pode dar mais chiado que outro). trocando por um de menor ruido (mais caro tipo o NE5534) diminui um pouquinho (bem pouquinho), ou entao diminuido o ganho de amplificação do circuito (mas perde na distorção) ou limitando a faixa na regiao de harmonicos (aumentando C3 nesse circuito mxr). Ruido de motoserra tem a ver com alimentação e fonte, tem que pocurar onde esta causando.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    macaco veio

    pra vender caps mais caros nos sites de amplificadores e pedais
    Vi muitos anúncios deste tipo. Pior que criou-se uma mítica em relação a componentes,.

    Realmente "existem perdas nos diferentes tipos de dielétrico", não tinha pensado nisso.

    jpdiman
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    O marketing funciona pra mim, sou louco por uns Tropical Fish no Tone da guitarra, haha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MXR Dist + GGG - Comparativo Capacitor Cerâmico x Capacitor Poliester [ÁUDIO]