Giannini Axcess Afinador (TU-125) - Minha opinião

Autor Mensagem
Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/12


GIANNINI TU-125 G-Tuner (clique aqui p/ página do produto)

Origem: Nacional
Sensibildade mínima: 1 hert
Controles: Flat (p/ afinações mais graves) e Pitch (ajuste do A4)
Conexões: Entrada, saída e entrada p/ fonte (plug P4)
Preço médio: R$120 a R$140
Carcaça: Metal
Bypass: Truebypass (chave de 3 pólos 3pdt)
Alimentação: 9V DC centro negativo c/ plug P4 (padrão Boss)
Compartimento p/ bateria: Sim
Consumo: 90 mA

Prós: Pedal robusto, bem sensível, ótimo acabamento, visor grande e com cores que se destacam do fundo preto, truebypass
Contras: DEMORA DE RESPOSTA e isso fode legal, acesso mais difícil ao compartimento de bateria (isso é comum em todos os pedais Axcess da Giannini, mas vem cá, quem é que usa bateria em pedal?)
Aplicações: Guitarras, contra-baixos, violões e afins. Bom para apresentações, onde você não tem tempo de ficar afinando o instrumento. Também serve pra dar "mute" na guitarra.
Nota: 7,0

Não adianta. Pode botar tarraxa com trava, ponte floyd rose com lock nut e o que mais aparecer no mercado: guitarra desafina. Claro que esse tipo de problema é atenuado num instrumento bom, mas não é todo mundo que tem dinheiro pra comprar uma Les Paul Custom ou uma Ibanez Art Core. As principais vítimas somos nós, iniciantes que tocam Condors, Eagles e afins. Em casa ou num ensaio, podemos parar alguns minutos pra reafinar o instrumento, mas e numa apresentação? É aí que entram os pedais afinadores. Entretanto, um bom pedal afinador é bem carinho. Fazendo jus ao nome, a linha "Axcess" da Giannini possui um pedal afinador bem acessível. Simples, e mesmo com alguns contras, cumpre o seu papel.
Sou um cara tesudo nos bends. Gosto de fazer a cordinha esticar um tom, ficar dando vibrato, subir mais meio tom e depois voltar lentamente, ainda por cima usando tapping. Então não tem jeito, depois daquele solo eu preciso reafinar o instrumento. Eis aí que surge a primeira e maior deficiência do pedal: o atraso. O pedal demora pra escutar a nota e isso é extremamente irritante. Principalmente naqueles ajustes finos, de menos de 1/4 de tom, você sobe com toda delicadeza e a porra da agulinha continua marcando a mesma nota. Você continua subindo delicadamente e nada. Você para a corda e toca de novo, e então o pedal acusa que você passou quase meio tom. Às vezes é um inferno afinar a corda G. É um pedal que precisa descobrir as manhas de usar.
Mas tirando esse (GRANDE) defeito, de resto o afinador é bom. Muito resistente, já dei umas pisadas monstras e ele parece pedir mais. Não percebi nenhuma mudança no timbre do instrumento. Tem um visual bonitão, todo preto gothic bat caverna. O visor é grande e as luzinhas se destacam bem do fundo, até os míopes vão gostar. Funciona bem tanto pra contra-baixo quanto guitarra, violões e similares.
Ainda não saquei como se usa os controles de pitch e flat. Aperto e parece nada acontecer. Como eu comprei usado, mandei um e-mail pra Giannini, mas eles não responderam. Mas como eu não uso afinações com acidente (D#, C#) e nem toco música indiana o pedal me serve perfeitamente. Quando acionado, o pedal também funciona como um "mute", muito bom quando você não quer nenhum ruído do instrumento quando aquele gordão estiver agradecendo a prefeitura por ceder o espaço para as bandas do bairro e toda aquela lambeção de bolas. Tirando a demora de resposta (acredite, tem hora que irrita) parece ser um pedal razoável pelo seu preço. Behringers e Groovins estão na mesma faixa de preço e a carcaça é de plástico. Tem um outro pedal da Landscape que é um pouquinho mais caro que parece ser muito bom também. Mas enquanto eu não testá-lo e não tiver grana pra comprar um Bossdavida, vou estar recomendando esse pedal para iniciantes e até mesmo amadores.

vinibassplayer
Veterano
# jul/12 · Editado por: vinibassplayer
· votar


assino em baixo!!!

mas na verdade, ñ achei o tempo de resposta grande, ñ...
daria uma nota maior.

RuanbestXx
Veterano
# jul/12
· votar


Cara,pra mim oque mais influencia na desafinação do instrumento é a má colocação das cordas,não adianta tu ter tarraxas com trava,tarraxas blindadas,tarraxas de ouro puro,e o caralho a sete , se tu colocar as cordas do jeito errado vai desafinar isso é um problema principalmente para os iniciantes , que vão la comprar as cordas e botam do jeito errado e de minuto em minuto tem que afinar .
Voltando ao seu tópico,ficou muito bom mesmo .

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/12
· votar


vinibassplayer
Pra chegar no 10 precisa ser O pedal. Eu não daria 10 nem pra um Big Muff Pi. Aqui a linha é dura. .____.



MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Renan Gonçalves Flores

A GAS tá matando hein! hehe

Duas considerações:

1) a captação do afinador e, consequente sua performance, é mais eficaz se o captador da ponte estiver selecionado e o controle de timbre com agudo no máximo, assim como o volume.

2) O vídeo não está completo. Veja que ele apenas amarra a corda, mas não faz o procedimento de ajuste. Isso significa, acabar com as folgas que sempre surgem, sejam com cordas novas ou se fica sem tocar por algum tempo. Cordas, cedem! Essa "Gibson" vai desafinar no primeiro bend!

Esse é o movimento (cuidado pra não arrebentar a corda) que falta pra completar o vídeo (que não é de uma Gibson...): http://imageshack.us/a/img28/1835/l2f7.jpg e que podemos ver sendo feito pelo guitar tech do Lenny Kravitz aqui: http://www.youtube.com/watch?v=IxL3JAnmgX8&feature=player_detailpage#t =541s

RuanbestXx: Cara,pra mim oque mais influencia na desafinação do instrumento é a má colocação das cordas,

Eu tenho certeza. Colocação e ajuste. Não pode haver folga nas tarraxas e todas as partes que a cordas faz contato deve estar lubrificadas.

Abs

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
Deixa eu ver se eu entendi: toda vez que você for tocar, é preciso dar essa esticada em toda extensão da corda algumas vezes até a afinação estabilizar?

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Renan Gonçalves Flores: Deixa eu ver se eu entendi: toda vez que você for tocar, é preciso dar essa esticada em toda extensão da corda algumas vezes até a afinação estabilizar?

Pior que é cara! Pelo menos comigo, isso acontece 100% das vezes!

Faz o teste e me diz se acontece contigo! ;) Alguma corda vai ceder!

Abs

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/12
· votar


Achei um vídeo onde um velhinho muito simpático ensina.



brunolegionario
Veterano
# jul/12
· votar


Ninguem falou mas a qualidade das cordas tambem influencia muito.

Usava no meu violão ate então D'addario e Nig da vida... e todos os dias que pegava pra tocar tinha que afinar mais de meio tom ou ate um tom mesmo fazendo os procedimentos normais de esticar a corda apos coloca-la, dar aquelas especie de pequenos puxões e tals, deixa-la afinada e tals...

comprei uma Dean Markley agora o violão fica afinadinho o tempo todo, e quando desce a afinação é realmente bem pouco, às vezes irrelevante.

Qualidade da corda de outro mundo mesmo (fora o timbre, durabilidade etc).

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Renan Gonçalves Flores

Viu ele fazendo o movimento que mencionei, várias vezes? Na verdade ele força as cordas, depois de fixadas, em oposição as tarraxas pra não deixar folgas. São essas folgas que muita gente culpa as tarraxas! É que nem cadarço de sapato. Você aperta muito bem, mas se andar o dia todo é bem capaz de soltar!

;)

Mr.Guitarlherme
Veterano
# jul/12
· votar


E não esquecer que quando for trocar as cordas ir trocando uma a uma, se tirar todas pra ir colocando todas depois você acaba danificando o braço de seu instrumento.

Led Zé
Veterano
# jul/12
· votar


Eu tenho esse pedal afinador e vou te falar...Eu o chamo de pedal maconheiro. É muito lerdo, tem hora que ele confunde as notas ( você dá um E e aparece um G#) mas é pequeninho, tem bateria e quebra um galho .

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Eu também comprei esse pedal achando que ia ser do mesmo nível do delay que eu comprei da mesma marca.

Achei fraquinho. Demora, confunde as notas e ainda dá um estalo quando ele liga e desliga.

pOkiz
Veterano
# jul/12
· votar


Esse negócio de tirar todas as cordas danificar o braço é furada.

Desafinação se deve muito ao ambiente também, a guitarra é feita de madeira, se está em um dia com a umidade maior, ou mais frio ou mais calor, a madeira sofre com isso e consequentemente há essa desafinação.

Vai falar que nunca aconteceu isso com você, tá lá tocando na boa, guarda a guita e no outro dia pega ela pra tocar e tava trastejando em algum lugar... no outro dia toca de novo e já parou o trastejamento... a madeira é bastante influenciada pelo ambiente.

Não estou dizendo que é só isso o fato de desafinar mesmo em instrumentos top. Como ja dito, tem o fato de má regulagem, instalação das cordas etc.

Led Zé
Veterano
# jul/12
· votar


Renan Gonçalves Flores
Quando acionado, o pedal também funciona como um "mute", muito bom quando você não quer nenhum ruído do instrumento quando aquele gordão estiver agradecendo a prefeitura por ceder o espaço para as bandas do bairro e toda aquela lambeção de bolas.
Uahahuahuahuahauahuahauahauahuahauahauahuahauahuahauhaua!!

Menson_irmão
Veterano
# jul/12
· votar


Caraca,eu fazia o q o MauricioBahia falou sem saber o pq, pelo menos sempre tive certo XD

Tom.Morello
Veterano
# jul/12
· votar


Caraca,eu fazia o q o MauricioBahia falou sem saber o pq, pelo menos sempre tive certo XD (2)

rafamoraes
Veterano
# jul/12
· votar


Puts, tava pensando em comprar esse afinador pq to faz tempo precisando de um pra usar no palco, mas com essa lerdeza dele... deixa quieto! Talvez melhor um Artec que é quase o mesmo preço, ou pegar mesmo um top como o Boss ou o Pitch Black...

Abraço

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/12
· votar


pOkiz
Pode crê, não sei se é mt viagem, mas acho que minha guitarra desafina mais em dias quentes.

rafamoraes
Mano, se puder pegue o Boss. Mas se não puder te dou outras duas alternativas:

1) Tenta o da Landscape. Custa uns R$200 contra R$400 de um Boss.

2) Coloca um pedal A/B Box. Na outra saída você coloca um afinador comum, desses de bolso. O único ruim é que você precisa abaixar toda hora que quiser ligar ele.

Não te recomendo aqueles afinadores de headstock pra ao vivo. Baterista nunca para de tocar aquela porra, e o afinador pode sofrer interferência principalmente das bumbadas (esses afinadores trabalham com a vibração do instrumento).

rafamoraes
Veterano
# jul/12
· votar


Renan Gonçalves Flores

Já pensei mesmo no lance do A/B box, pensei em fazer um handmade aki mesmo e usar meu afinador Fender básico AG-6... Mas ainda não sei, de repente pego um pedal/tunner mesmo.

Abraço

sandroguiraldo
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
Menson_irmão
Tom.Morello

Eu faço isso também, mas com bends bem fortes em todo o braço.
Como uso corda 0.10, a afinação estabiliza mais rápido também do a 0.09

DC82
Veterano
# jul/12
· votar


Alguém conhece o afinador da behringer ? estéticamente é mais parecido com o da Boss, mas é bem mais barato.

CaioRobertoBR
Veterano
# jul/12
· votar


Só por curiosidade (e net lenta), qual é a guitarra do video do Renan Gonçalves Flores, pela foto congelada do video é bem parecida com minha Condor.

Valeus.

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/12
· votar


CaioRobertoBR
No primeiro vídeo é uma Gibson Les Paul, e no segundo uma Fender Stratocaster.

mcolferai
Veterano
# ago/12
· votar


Comprei esse pedal um tempão atras usei ele , e logo que acabou a garantia do treco, estragou, agora ele fica travado, quando liga ele nao aparece mais nada na tela, sei la muito estranho, nao indico esse pedal, e estou sem afinador desde entao, isso faz um ano ja. Se alguem tiver tido o mesmo problema que eu e conseguiu achar alguma solução da uma ajuda ai.

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


mcolferai
Esse pedal é um LIXO. Serve só pra quem toca em casa. NUNCA irei usá-lo ao vivo. Não confio nele nem a pau.

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Esse pedal é um LIXO. Serve só pra quem toca em casa. NUNCA irei usá-lo ao vivo. Não confio nele nem a pau.
você usou esse pedal por quanto tempo?

Eu comprei um esse mês e por enquanto estou totalmente satisfeito... não vi nenhum desses problemas que citaram...

não demora, não é impreciso e não faz nenhum estalo... quanto a durabilidade, só o tempo vai dizer...

o Bertola tem um a mais tempo que eu, de repente ele pode dizer se ainda ta funcionando...

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


Deco_ufrj
ão demora, não é impreciso e não faz nenhum estalo...
Tem certeza que é o mesmo ? kkkkkkkkkk. Que bom te serve , cara. Pra mim é lixão. Toma couro até do afinador da x v- amp.

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


Led Zé
vc ainda não me respondeu quanto tempo você usou o afinador...

Tem certeza que é o mesmo ? kkkkkkkkkk. Que bom te serve , cara. Pra mim é lixão.
veja com seus proprios olhos:


mcolferai
Veterano
# set/12
· votar


Quanto a barulho ele faz sim um POP quando acionado, sendo que todo pedal true bypass faz isso, mas é o d+, precisao na afinação etc nunca senti nada d+, mas a durabilidade é horrivel..

Estraga facilmente. Bom por isso custa tao barato.

Ele é bonito achei legal quando comprei visor bem grande, mas do que adianta se funciona por pouco tempo e estraga.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Giannini Axcess Afinador (TU-125) - Minha opinião