Landscape Echo Delay (EDY1) - Minha opinião

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Renan Gonçalves Flores


    A partir de hoje estarei publicando a minha opinião pessoal sobre certos pedais que eu adquiri, a fim de ajudar outras pessoas e também trocar informações sobre. Vou começar com o referido pedal de Delay da Landscape.
    Sobre mim: Tenho 21 anos e toco violão desde os 13. Atualmente toco contra-baixo numa banda de jovem guarda e guitarra em outra de rock e R&B. Não gostava muito de pedais, usava só o amp. Mas há cerca de um ano, ano meio, entrei em contato com os pedaizinhos e descobri a incrível gama de possibilidades que eles possibilitam.

    LANDSCAPE ECHO DELAY EDY1 (clique aqui p/ página do produto)

    Origem: Nacional
    Tipo de Delay: Digital
    Atraso: 50 a 800ms
    Controles: Tone, Repeat, Time e Level
    Conexões: Entrada, saída e entrada p/ fonte (plug P4)
    Preço médio: R$180 a R$200
    Carcaça: Metal
    Bypass: Digital (chave de 2 pólos)
    Alimentação: 9V DC centro negativo c/ plug P4 (padrão Boss)
    Compartimento p/ bateria: Sim
    Consumo: 55 mA

    Prós: Preço, robustez, baixo consumo, controle de tom, tecido de aderência, fácil acesso ao compartimento de bateria, versatilidade, funciona bem com baixo
    Contras: Bypass digital, não existe chave pra trocar entre tempos curtos e longos (já explico isso), apesar de indicar que a taxa de repetição vai até infinitas repetições isso não ocorre, plugs de plástico
    Aplicações: Guitarra e baixo. Desde um rockabilly até algo mais extremo, como Pink Floyd ou U2
    [EDITADO]Nota: 6,0 (Fui muito bonzinho em dar 7,0 rs)

    De uma coisa eu tenho certeza: o mercado nacional de pedais tem crescido muito e bem nos últimos anos. Temos desde pedais artesanais feitos em latas de sardinha, cópias quase idênticas de pedais consagrados mundialmente até modificações dos circuitos originais, colocando dois ou três pedais dentro da mesma lata.
    Sou um grande entusiasta dos pedais nacionais, seja pela qualidade dos mesmos ou principalmente pelo preço. Cá entre nós, não é todo mundo que tem grana pra comprar um Boss ou um Eletro-Harmonix. Muitas pessoas não querem seguir carreira, ganhar dinheiro fazendo música. Às vezes só querem tocar em bares nos fins de semanas, em igrejas, gravar um CD, etc. Para pessoas assim (e eu me incluo aí), um investimento de R$500 num pedal de overdrive pode soar violento. Por outro lado, pedais de "super mercado", como Behringer e Groovin, têm um preço acessível, mas uma qualidade muito baixa. É exatamente aí que entram os pedais nacionais, seja os caseiros ou o de empresar como a Landscape.

    Eu estava procurando um pedal de delay versátil, com o qual eu pudesse ter tanto aquela ambiência típica do rockabilly até repetições maiores. E tudo isso por no máximo R$200. Inicialmente estava inclinado a adquirir um Giannini Axcess Delay Analógico. Tenho outros 2 da Giannini e são bem legais. Mas um anúncio no Mercado Livre me levou a adquirir um Landscape usado.
    Inicialmente o pedal impressiona pela robustez. Caixa metálica, knobs de qualidade, botão liga desliga faz um puta dum estalo, parecendo aquelas máquinas de escrever antigas. Embaixo, um na parte inferior e outro na superior, tem dois pedacinhos de tecido aderente, muito bom pra fixar no set de pedais. Já os plugs de input e output são feitos de plástico: barateamento de matéria-prima ou desleixo?
    Antes de plugar a fonte tentei ver se o sinal passava direto pelo pedal. Mais uma foda: o pedal não é true bypass. O que é uma coisa idiota, pois uma chave de 3 pólos 3pdt custa R$10.
    Pluguei a fonte e mandei pro amp sem ligar o efeito. Nenhum chiado. Comparei o som da guitarra direto pro amp, usando apenas um cabo, com a guitarra passando pelo pedal. Minha impressão é de que o pedal come um pouco dos agudos, mas é coisa mínima (se é que não foi impressão minha).
    A primeira coisa que eu fiz no pedal foi botar tudo no talo. Outra foda: o controle de repeat indica que vai até infinitas repetições. Mentira. Isso me frustrou um pouco, porque eu gosto de fazer alguns ruídos usando repeat e time.
    O botão de time realmente é bem longo, chegando a quase 1 segundo (800 ms). O que pode ser ruim para ajustes finos, uma vez que qualquer mexidinha no knob muda muito o espaçamento (se ele vai de 50ms a 800ms num giro de quase 360º, isso significa que a cada 1/4 de volta que você dá no knob o espaçamento muda em cerca de 200ms). Isso poderia ser resolvido com uma chavinha pra alternar entre tempos longos e curtos. Mas hein? Um amigo meu tem um Delay da Chorus (sim, uma marca chamada Chorus, mas é de Delay). Os controles são os mesmo e ele vai de 50ms a 1s. Do lado do knob de time, tem uma chavinha que serve pra alternar entre tempos curtos e longos. Se ela estiver na posição curto, você pode deixar o time no talo que ele não passa de 500ms. Se a chavinha estiver no longo, então o mínimo de tempo passa a ser 500ms e o máximo 1s.
    O botão de tone é uma mão na roda, e permite que você controle o tom do efeito (mais grave ou mais agudo). Já o botão de level eu não senti muita diferença entre 1/4 e 3/4 de efeito. Só da pra notar mesmo antes de 1/4, onde o efeito fica mais baixo, e perto do máximo onde o efeito chega a ser mais alto que o sinal original.
    Um dos motivos de eu querer um pedal de delay mais longo: One of These Days do Pink Floyd. Sou fascinado por esse contra-baixo. Então plugei o pedalzinho no baixo. E não é que os dois conversaram bem? Claro que perde algumas frequências, mas mesmo assim vou estar utilizando esse pedal para algumas gravações com o baixo.

    Considerações Finais
    É um pedal bem legal. Só fiquei puto com a desonestidade ao indicar que o repeat vai até infinito, quando não vai. Outra coisa que também não gostei, mas aí é pessoal: o pedal é muito difícil de abrir. Sempre que eu compro um pedal, gosto de abrir e fuçar, ver a qualidade dos componentes e das soldas, ver o que eu posso modificar no pedal. Tentei abrir pra ver se ia ser muito difícil trocar a chave de 2 pólos por uma de 3, mas ainda não descobri como abrir essa bagaça.
    Apesar da mancada do repeat, é um pedal sincero. Não é nenhum Memory Man, mas acredito que consiga até mesmo se equiparar a um Boss DD-3 em alguns aspectos (mas é claro, se você tiver grana para o Boss, prefira este).
    Se você não tem muita grana e procura algo bom e durável (e não se importa com a porra do repeat), eu recomendo. Com certeza estarei usando esse pedal durante muito tempo.

    Espero ter ajudado. Sintam-se livres para criticar ou corrigir qualquer coisa.

    james.gurley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    1- Esse giannini é analógico só no nome.
    2- Esse Landscape realmente é bem melhor que qualquer Beringher da vida.
    3- O pedal não ser true by pass não é algo idiota, pois não é só uma questão de troca de chave.
    4- É um pedal honesto, bom para ser o primeiro delay, mas fraco para ser o delay definitivo.

    EduBluesMan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Sem críticas parceiro.
    O review ficou maravilhosamente bem feito, dotado da imparcialidade necessária à instrução dos interessados.
    Parabéns... estaremos esperando ansiosamente as suas próximas e festejadas colaborações.

    Saudações corinthianas

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Bacana o review! Completinho e bem sincero. :)

    Mas olha, ser ou não true bypass não quer dizer nada, pelo menos pra mim. O importante é o conjunto. Muitas vezes um som, alterado, com menos agudos pode até compensar dependendo do amp! Cara, tem diferenças que são desprezíveis e mesmo 1 pedal TBP pode alterar o timbre, dependendo do amp. Lembro de fazer inúmeros testes quando eu era paranoico com isso. Comprava o pedal e á comparar. Hoje eu nem penso em fazer isso pois sei que no final das contas não vou usar o equipo assim.

    Sobre repetições infinitas, eu não vejo qq utilidade prática, mas se o pedal diz que as produz, deveria honrar com a veracidade do manual.

    Já os plugs de input e output são feitos de plástico: barateamento de matéria-prima ou desleixo?

    Se eu entendi bem você está falando da porca que fixa os jacks à caixa? Se for muitas empresas usam, inclusive gabaritadas como a AMT e Digitech. Isso é comum e eu acho que pode até ser uma boa pois não enferruja! ;)

    Abs e keep rocking!!!

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    MauricioBahia
    A porca é de metal, o plug, a parte que entra em contato com o jack, é que é de plástico.
    Esse lance de repetições infinitas é pra gerar ruído. Experimenta fazer isso: bota a repetição no máximo, aí quando o som estiver tocando, mexe no controle de tempo. O som vai acelerar ou desacelerar, e isso mexe na altura do som, gerando alguns ruídos interessantes pra colocar no fundo de gravações estilo psicodélico ou prog.

    RuanbestXx
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Nossa,não acredito que li tudo fico muito bom,acho que é o Review mais completo do fórum hehe .

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    RuanbestXx
    Obrigado. Tive a ideia de fazer esses reviews em cima de minha própria experiência, questões bobas que muitas vezes não tem no site do fabricante: o plug é P4? Qual o tipo de alimentação? Qual o tipo de bypass? Etc. Fora os podres que o fabricante jamais vai revelar. Nesse ponto o FCC me ajuda muito, então resolvi retribuir e ajudar também.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Renan Gonçalves Flores: o plug, a parte que entra em contato com o jack, é que é de plástico.

    Cara, mas isso é normal. Há jacks da alto nível que são de plástico! Você tá falando disso?

    http://www.neutrik.com/en/audio/plugs-and-jacks/jacks/m-series/

    Abs

    james.gurley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    O jack é de plástico mas não tem nada de ruim nisso, muitos pedais caros e excelentes tem jacks nesse padrão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Landscape Echo Delay (EDY1) - Minha opinião