【FIXO】 Artigos - Amostragem de sinais e pedaleiras digitais

Autor Mensagem
mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia

É o quinto sim. Eu citei que o quarto texto era pra ser o último da série "Amostragem x Pedaleiras Digitais", mas decidi fazer mais um, o quinto.

Na verdade estava pensando em escrever sobre pitch shifting, mas estou tentando manter a simplicidade do texto, por isso tá dando um trabalhinho a mais.


Luiz_RibeiroSP
Os conceitos são complexos sim. O termo "transformada de Fourier" envolve um bom conhecimento de matemática. Mas a ídeia do que ele representa é fácil de assimilar.

Só a titulo de curiosidade, a Zoom 505II tem uma taxa de amostragem de 31,25KHz.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/12
· votar


mjcmello
Me corrija se eu estiver errado.
O sinal da guitarra vai ser multiplicado por harmônicos, gerando uma serie de sinais repetidos em torno das frequências dos trem de pulsos. Após esta etapa, um filtro passa faixas, seleciona apenas o sinal desejado. tudo isso acontece com o período da taxa de amostragem. No caso da zoom 505II isso acontece a cada 32uS (período de 31,25Khz)

mjcmello
Veterano
# jul/12 · Editado por: mjcmello
· votar


[EDIT]

Escrevi um monte de coisa e repeti o que o Luiz_RibeiroSP tinha falado.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Sim, está certo.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
um filtro passa faixas

Pode ser um passa-baixas já que queremos filtrar de 0 a 15KHz.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
Após esta etapa, um filtro passa faixas, seleciona apenas o sinal desejado

Só mais um detalhe. Não é bem após esta etapa. A sequência ocorre assim:

1 - filtro passa-baixas - antialiasing. Corta as frequências acima da metade da frequência de amostragem para evitar o aliasing

2 - modulação com trem de pulsos (amostragem)

3 - quantização (conversão AD)

4 - processamento digital (o que queremos fazer efetivamente com o sinal)

5 - Conversão DA

6 - filtro passa-baixas - reconstrução

alexmachado
Veterano
# out/12 · Editado por: alexmachado
· votar


Caros, o que acham, dentro das questões abordadas, do FCB 1010 da Behringer?

MauricioBahia
Moderador
# out/12
· votar


alexmachado: Caros, o que acham, dentro das questões abordadas, do FCB 1010 da Behringer?

Qual relação o FCB tem com o assunto? Não entendi...

Abs

mjcmello
Veterano
# out/12
· votar


alexmachado

O FCB 1010 é um controlador MIDI, não? Pelo que me consta ele não processa sinal nenhum.

MauricioBahia
Moderador
# out/12
· votar


mjcmello: O FCB 1010 é um controlador MIDI, não? Pelo que me consta ele não processa sinal nenhum.

Pois é...

Homem Guitar
Veterano
# nov/12
· votar


Li os textos e tenho 2 perguntas pra fazer se vcs não se importam de
responder, to pensando em gastar uns 2000 reais em pedais (ou pedaleira)

1ª - Sem ser esses números como taxa de amostragem. Tem alguma outra
vantagem dessas pedaleiras como a HD500 (em relação a qualidade de
som e não dos efeitos, simuladores..) a outras pedaleiras?

2ª - Desculpa a ignorância, mas os shows que já fui, uns 10% eram com
pedaleiras top de mercado (ligadas em amp) e ouvia o som delas muito,
não sei como dizer, estéreo, sem aquele "punch" do instrumento. Parecia
um som de teclado, não o som em si, mas como ele era propagado nesses
lugares, de um jeito que até já cheguei a identificar ultimamente em duas apresentações o que o guitarrista usava na hora, pedaleira ou pedal, sem
saber antes (e por incrível que pareça não tenho bola de cristal e muito menos sou a mãe diná :). Vi que não sou o único que ouve isso. Mas vcs sabem o por que disso acontecer?


Obrigado.

mjcmello
Veterano
# nov/12
· votar


1ª - Sem ser esses números como taxa de amostragem. Tem alguma outra
vantagem dessas pedaleiras como a HD500 (em relação a qualidade de
som e não dos efeitos, simuladores..) a outras pedaleiras?


A grande a vantagem é justamente o poder de processamento dessa pedaleira, que permite algoritmos melhores e mais elaborados.


2ª - Desculpa a ignorância, mas os shows que já fui, uns 10% eram com
pedaleiras top de mercado (ligadas em amp) e ouvia o som delas muito,
não sei como dizer, estéreo, sem aquele "punch" do instrumento. Parecia
um som de teclado, não o som em si, mas como ele era propagado nesses
lugares, de um jeito que até já cheguei a identificar ultimamente em duas apresentações o que o guitarrista usava na hora, pedaleira ou pedal, sem
saber antes (e por incrível que pareça não tenho bola de cristal e muito menos sou a mãe diná :). Vi que não sou o único que ouve isso. Mas vcs sabem o por que disso acontecer?


Cara,aí não sei. Essas pedaleiras têm muios parâmetros pra mexer. Pra dar um punch legal tem que ter um ganho um pouco maior nos médios. Não basta só meter ganho nas distorções. Pelo contrário, ganho demais embola muito o som.

Silence
Veterano
# nov/12
· votar


Galera me respondam uma coisa ? qual pedal é melhor: Tri Metal ou Fullbore Metal?

Homem Guitar
Veterano
# nov/12
· votar


mjcmello

Entendi amigo, obrigadão aí pela a resposta e a atenção, ajudou muito. Vou ir de pedais de distorção mesmo mas com uns efeitos da Line 6 M13.

Abraço

Jo3
Veterano
# dez/12
· votar


NA opinao de vcs...qual desses é melhor:
Joyo analogic delay
Landscape EDy1
Giannini Dl 103 analog delay
Marshall eh1 ecohead

Jo3
Veterano
# dez/12
· votar


NA opinao de vcs...qual desses é melhor:
Joyo analogic delay
Landscape EDy1
Giannini Dl 103 analog delay
Marshall eh1 ecohead

Ian Anderson
Veterano
# mar/13
· votar


Eu procurando materias para arquitetar uma possivel pedaleira digitais... eis que caio aqui novamente

pessoal ta se puxando, com mais tempo leio o blog, curti a discussão

abraço

MauricioBahia
Moderador
# jun/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Já que o tema está em debate, um up, de leve. :)

Up pra quem quer aprender. Mas tem que ler né... Principalmente os artigos, com links na segunda postagem.

Abs

Alex guitar man
Veterano
# jun/15 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Queria fazer um test, um valvulado de 100w em 4x12 vs um pedaleira simulando o valvulado em uma POTENCIA (studio r) ligada em uma 4x12, e ver se realmente da diferença,...

pessoal compara som de pedaleira ligada em ampizinho ruim com a pressão sonora de um 4x12 no peito...

outra coisa é comfundir mudança de timbre com bom e ruim..

copmadguitar
Membro Novato
# ago/15
· votar


Queria fazer um test, um valvulado de 100w em 4x12 vs um pedaleira simulando o valvulado em uma POTENCIA
Alex guitar man
Na verdade a maioria das pedaleiras top (gt 100,pod,etc) soa melhor em pa ativa ou siatemas de pa justamente por conta das simulações de caixas.
muitos reclaman do punch ou da pegada dos simuladores ligando na caixa da guitarra com a simulação da caixa ativada !
ou a pedaleira é usada como multiefeitos em um ampli ou simulador em direct in !
geralmente quem faz esse teste muda o preconceito com as pedaleiras

ze_mau
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: ze_mau
· votar


Eu não analisei os textos a fundo , mas nunca tive essa "tara" por pedais "analógicos" como muita gente menciona . Eu tenho somente 4 stompboxes hoje em dia , 3 são digitais (da Digitech) , ou seja , são PEDAIS DIGITAIS e um é o GE 7 da Boss .


Eu NUNCA trocaria nem o Delay Digidelay da Digitech e nem sequer os Delays da minha Zoom G1 On ou o Delay de uma pedaleira Digitech que tenho (tenho 2 rigs independentes pq uso 2 amplificaores) por QUALQUER "delay analógico" da Boss ou Boutique , ou o que fosse . As pedaleiras tinham timbres cagados no começo dos anos 90


(ouvi umas , inclusive de amigos na época , e eu não gostava , especialmente das distorções) , mas hoje em dia a tecnologia avançou , numa Zoom G1 On tem sons que não deixam nada a desejar a Pedais Stompboxes separados na maioria dos casos , mas como tem gente que tem "tara" por qualquer coisa nomeada como "vintage" , sempre vai ter gente disposta a pagar fortunas por pedais feinhos e caros como vejo em muita lojas na Teodoro Sampaio .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Artigos - Amostragem de sinais e pedaleiras digitais