Izzo Musical - Péssimo atendimento (defeito crybaby)

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# jun/12


Olá amigos,

aqueles que acompanham o fórum devem ter visto um tópico em que peço ajuda pra sanar um ruído (humm) no meu cry baby GCB95.

Como comprei novo nos EUA, mandei email pra dunlop perguntando o que fazer. A dunlop me atendeu bem, orientou e disse q qualquer coisa era pra eu entrar em contato com a IZZO MUSICAL que é a distribuidora, que eles resolveriam por ser a representante.

Aí, mandei email pra izzo e olhem soh a resposta:

Bom dia.

A Izzo é a distribuidora da marca e somente revende para as lojas. Não somos assistência técnica.

A Izzo dá garantia no reparo ou troca de produtos adquiridos no Brasil e com até 90 dias de uso. Para esse processo, o consumidor procura a loja onde comprou e a loja por sua vez, nos encaminha o produto em garantia.

Indicamos uma assistência técnica parceira que poderá entrar em contato:

www.electon.com.br

Att,

Descrição: Descrição: cid:image001.jpg@01CA3870.544C9C80

Elaine Feitosa
Serviço de Atendimento ao Cliente| SAC


Tel: +55 11 3797-0100 R:0120
sac@izzomusical.com.br
www.izzomusical.com.br

Resultado: Eles fizeram aquilo que toda empresa distribuidora brasileira faz... em outras palavras disseram que isso não eh problema deles, que mesmo q eu tivesse comprado aki eu deveria ter ido atrás da loja... e eles dizem isso mesmo tendo eu sido orientado pela própria dunlop a falar com eles... pq, pro direito, em se tratando de representação comercial, a izzo eh como se fosse a Dunlop no brasil.

Vejamos art. 1º da Lei 4.886/1965:

Art . 1º Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprêgo, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmití-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.

A má vontade da empresa eh tão grande q mesmo eu avisando isso eh perigoso eles não quererem resolver meu problma e deixarem chegar ao ponto de ir ao juizado especial, mesmo eu dizendo q vou!

E a burrice eh tão grande q o honorário do advogado vai sair bem mais caro do q me arrumar um pedal q novo no ML sai por menos de 300 reais.

PARABÉNS IZZO!!!

Mandei email ´pra dunlop explicando a negativa deles... vamos ver qq acontece.

Abraços, desculpem o post longo

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


Ps. Detalhe, o site da assistência q eles passam pra eu me virar não existe!

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


Nefelibata

Só de ouvir o nome dos representantes dessas marcas grandes no brasil me dá nojo ... eu compro tudo de fora pela internet, mesmo coisas grandes...

se pifar não tem problema eu pago o conserto em uma assistencia que nao tem nada a ver com eles mas não dou um centavo pra esses caras...

e se possível evito dar dinheiro pro governo também... (pena que essa parte é mais difícil)

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata
Cara, mas eles tão mais do que certos. Você comprou um Crybaby LÁ FORA, não foi importado pela Izzo Musical, eles não tiveram participação nenhuma nisso, e agora que o pedal deu pau vc quer mandar pra eles acertarem? Eles não são assistência técnica de nada, eles apenas importam o produto. Conforme o código do consumidor, vc teria direito à reparos ou ressarcimento apenas se tivesse comprado com eles.

Comprou la fora porque era barato, agora paga o preço. Eu mesmo já tive este mesmo problema, mas estava ciente que comprando lá fora, a menos que eu mandasse para a própria marca, eu não poderia cobrar assistência de ninguém mais.

Neste caso, quem ta querendo dar o migué é a Dunlop, porque o pedal é fabricado por eles e quem dá a garantia é a fábrica, então vc deve tratar com eles, não com uma importadora que não tem nada haver com a história.

Extremamente nada haver esse artigo que você postou ai, e vc ta viajando achando que eles tem alguma obrigação de dar um jeito no teu pedal, se, como já disse, eles não tiveram participação alguma na negociação ou importação do mesmo.

Pedal aqui é mais caro? É, mas pelo menos se der um pepino vc tem pra onde correr!

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


a izzo eh como se fosse a Dunlop no brasil.

Então cara, não é não.... as representantes dessas marcas são importadoras... não é a Jim Dunlop que ganhou sobre o seu pedal nao importa a parte do mundo que você esteja onde provavelmente voce teria uma solução....

se os caras nao ganharam em cima do seu pedal... pode esquecer

e quer um conselho...

nem se envolva com essa raça... arruma uma assistencia tecnica por sua conta e pague o conserto.... manda lá no hobbert que além de arrumar ele já poe uns 10 indutores e deixa o wah wah turbinado

além de você poupar seus neuronios voce nao se envolve com essas pessoas.... que só querem saber de dinheiro

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


Pedal aqui é mais caro? É, mas pelo menos se der um pepino vc tem pra onde correr!

nos primeiros 90 dias só....

se pifar no 91° você toma naquele lugar.... e outra

cry baby qualquer handmaker ai arruma numa boa...

gege_correa
Veterano
# jun/12
· votar


The Red Special
Cara, mas eles tão mais do que certos. Você comprou um Crybaby LÁ FORA, não foi importado pela Izzo Musical, eles não tiveram participação nenhuma nisso, e agora que o pedal deu pau vc quer mandar pra eles acertarem? Eles não são assistência técnica de nada, eles apenas importam o produto. Conforme o código do consumidor, vc teria direito à reparos ou ressarcimento apenas se tivesse comprado com eles.

Comprou la fora porque era barato, agora paga o preço. Eu mesmo já tive este mesmo problema, mas estava ciente que comprando lá fora, a menos que eu mandasse para a própria marca, eu não poderia cobrar assistência de ninguém mais.

Neste caso, quem ta querendo dar o migué é a Dunlop, porque o pedal é fabricado por eles e quem dá a garantia é a fábrica, então vc deve tratar com eles, não com uma importadora que não tem nada haver com a história.

Extremamente nada haver esse artigo que você postou ai, e vc ta viajando achando que eles tem alguma obrigação de dar um jeito no teu pedal, se, como já disse, eles não tiveram participação alguma na negociação ou importação do mesmo.

Pedal aqui é mais caro? É, mas pelo menos se der um pepino vc tem pra onde correr!


Pior que é verdade... Na verdade se você comprou pela internet, a loja nem deveria disponibilizar o envio para o Brasil, uma vez que aqui tem a importadora da marca... o que dava pra fazer é pra ver na loja onde você comprou nos EUA se dá pra fazer alguma coisa... difícil... melhor arrumar por conta mesmo. Abraço!

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho
Chorei com a loja e consegui 1 ano de garantia no meu amp!
Mas não vem ao caso. O negócio é que ele ta cobrando de quem não tem nada haver com a história. Melhor ele ir procurar um handmaker como o Hobbert ou EFX pra ajeitar o pedal dele e ainda adicionar umas funcionalidades a mais!

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


The Red Special
Drinho

Entendo o pensamento de vcs. É o pensamento comum mesmo. E eu tinha certeza de q isso ia causar polêmica qdo postei.

Mas ocorre o seguinte. Na representação comercial, o representante assume todas as responsabilidades pelo representado. Isso é a lei e decorre do sistema legal, não somente deste artigo que eu citei.

Isso de a Izzo não ter tirado lucro da operação não tem nada a ver com a minha relação jurídica de consumidor do produto e marca q eles representam.

Eu comprei a partir do brasil de vendedor americano.

De qualquer forma a responsabilidade é da dunlop. Se tivesse dunlop no brasil eu teria q tratar com eles. Mas não têm. Tem representante. Logo a responsabilidade recai sobre a representante q responde pela dunlop.

Como de fato a própria dunlop afirmou q eles tem q resolver o problema.

A título de exemplo o STJ (superior tribunal de justiça) já decidiu a respeito e julgou no sentido de que o produto comprado no exterior tem garantia no brasil, mesmo comprando pessoalmente lá fora (não é o meu caso). A decisão do recurso foi unânime no ano passado. (Recurso Especial n 63.981/SP). Sou advogado, sei do q tou falando.

Abraços

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


Todos

Tou vendo q o tópico vai ser mais educativo do q pra desabafo... pro pessoal parar de ser prejudicado por essas importadoras/distribuidora/representantes sem vergonha q tem no brasil.

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Chorei com a loja e consegui 1 ano de garantia no meu amp!

Mas que bom né! E o pior é que você teve que chorar pra ter 1 ano de garantia... é o fim da picada....

Mas pedal bicho... é 3 meses e OLHE LÁ!

mas é isso ae...

Olha gente continuem comprando fora.... se pifar pague o conserto mas não deem dinheiro pra essa raça!

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


A título de exemplo o STJ (superior tribunal de justiça) já decidiu a respeito e julgou no sentido de que o produto comprado no exterior tem garantia no brasil, mesmo comprando pessoalmente lá fora (não é o meu caso). A decisão do recurso foi unânime no ano passado. (Recurso Especial n 63.981/SP). Sou advogado, sei do q tou falando.

caramba disso eu não sabia velho....

porra então poe pra foder com essa izzo ai

AFINAL STJ FALOU TÁ FALADO!

na realidade o que falei não é nem meu pensamento... penso que a empresa deveria ter representantes que solucionassem pois o produto é da dunlop!

mas aqui se o representante não ganhou azar o seu!

Aqui representar se resume a vender o produto e dar 90 dias de garantia pra não pegar tão mal....

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho

pois eh, ainda os 90 dias não eh "dado"... os 90 dias é regra q tah no código de defesa do consumidor... a gente sabe... se eles pudessem nem isso davam...

mesmo pq, instrumentos principalmente, é uma coisa melindrosa... uma guitarra mal feita eh pra ser considerada defeituosa (tipo trastes tortos, mto comum) mas não... dão noventa dias pro coitado... e mtas vzs quem compra instrumentos assim é novato e não entende direito do assunto... ae qdo kra aprende q aquelas características de guitarra barata são na verdade defeitos ´jah eh tarde demais pra fazer alguma coisa (braço q não alinha, ponte q não funciona, traste mal colocado, chiados, ruido)

e pior, acontece o aquilo q vemos hj, o pessoal considera "normal" vc comprar um produto defeituoso (guitarra ruim)... e se vc quiser um produto que funcione (guitarra boa) tem q pagar caro...

ae quem jah tem um mínimo de experiência sabe q pra comprar vc tem q testar 10 instrumentos do mesmo modelo e marca pra achar o menos defeituoso. triste

rafamoraes
Veterano
# jun/12 · Editado por: rafamoraes
· votar


Nefelibata

Mas ocorre o seguinte. Na representação comercial, o representante assume todas as responsabilidades pelo representado. Isso é a lei e decorre do sistema legal, não somente deste artigo que eu citei.

Cara, tb sou do Direito, me desculpe, mas vc tá equivocado. Mostre qual é a lei que diz isso... O próprio artigo que vc citou diz que "Exerce a representação comercial autônoma [...] quem desempenha, [...] a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmití-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios."
É um trabalho de MEDIAÇÃO. Para que essa mediação ocorra, o produto tem que ter sido distribuido pela Izzo, no caso. Como você vai querer jogar a responsa para o representante/distribuidor sendo que teu produto não foi comprado sob a distruibuição/representação da Izzo, ou seja, comprado direto do exterior???

Ora bolas, cara pálida, aí é teta demais, né? Compra mais barato lá fora pra fuigir dos zilhões de encargos que incidem sobre o produto oficialmente distribuído aqui dentro e aí depois vai querer achar que o representante é obrigado a te dar assistência? Faça me o favor...

Além disso, não vi esse julgado do STJ, mas provavelmente a decisão seja no sentido de que o vendedor estrangeiro deve SIM prestar o serviço de garantia, e não seu representante (no teu caso). O representante dá assistência sobre o produto adiquirido junto a ele mesmo, e não do produto comprado fora do país, ou seja, fora de qualquer responsabilidade do representante nacional (no caso a Izzo).

Eu até concordo contigo em parte, pois os encargos aqui são abusivos, o consumidor é o mais fraco, as empresas (Dunlop, Izzo, etc) só querem dinheiro, etc etc etc. Mas isso não justifica querer transferir a responsabilidade da assistência ao representante sendo que vc não comprou o produto distribuído por ele, né...

Abraço

alanstu
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata
Meu leva em um tecnico de eletronica que conserta monitor de computado e fonte, ele vai cobrar uns 10 reais pra fazer isso. deve ser algum capacitor que zuou.

Nefelibata
Veterano
# jun/12 · Editado por: Nefelibata
· votar


rafamoraes

Então kra, essa decisão do STJ foi pacificadora... e não eh da forma como vc pensou... ela eh sobre um caso igual ao meu.

O kra comprou um computador lah fora e deu pau. Dae o STJ mandou a REPRESENTANTE da empresa aki no brasil se responsabilizar. Não mandou a empresa lá fora vir no brasil consertar nada.

Em outras palavras, o stj usou o CDC pra responsabilizar a empresa brasileira pelo produto comprado lah fora de empresa estrangeira.

Edit: Ahh, sobre a representação comercial, vc tah ignorando que esse artigo fala de pessoa jurídica ou física e como vc mesmo destacou, ela não precisa estar relacionada diretamente com o negócio pra ser considerada representante.

Fora isso ainda tem o CDC.

Marcelo Bico
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata
Bicho, uma pergunta:
se a Izzo for realmente o responsável pela garantia, eles pedirão nota fiscal da compra. Tratando-se de item comprado fora, será que não pediriam a declaração de importação, que é a legalização do seu pedal em território nacional?
Não sei se isso tem fundamento, não. É só uma pergunta de curioso.

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


Marcelo Bico

Eu tenho a nota emitida pelo vendedor nos EUA.

Em todo caso, essa história de nota fiscal é relativisada. Nós vivemos uma cultura do papel, da nota fiscal... em que a pessoa acha q eh obrigada a provar q comprou legalmente.

Na realidade, quanto à garantia, ela soh serve para provar a data que vc comprou e onde.

Mas se um dia vc precisar de assistência e não tiver a NF, não se preocupe.
Vc tem direito do mesmo jeito. Quem tem q provar que a garantia acabou ou que o produto é ilícito é o fornecedor (ou o fisco, conforme o caso).

Isso decorre do princípio da boa-fé objetiva e no da regra geral de inversão de ônus da prova no direito do consumidor.

Abraços

rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata

Cara então bote a Izzo no pau, é só isso q vc tem a fazer, de acordo com essa informação q vc tem sobre a decisão do STJ. Mas só vai compensar mesmo financeiramente se vc conseguir um danos morais/materias, né... De qualquer forma, mantenha-nos informados a respeito, pq se vc estiver certo, 1° que será um precedente fantástico para outros casos similares, e segundo que eu vou ter q rever meu entendimento a respeito dessa matéria... hehehehe

Abraço

rafamoraes
Veterano
# jun/12 · Editado por: rafamoraes
· votar


Nefelibata

Vi o Acórdão do STJ aki agora. No caso, a Panasonic do Brasil foi obrigada a dar a assistencia sobre uma câmera Panasonic comprada nos EUA. Mas tenho certa vênia quanto a aplicar esse entendimento no teu caso...

No caso do STJ, a empresa era de mesmo nome, no caso Panasonic (ele queria responsabilizar a Panasonic do Brasil por conta de uma câmera Panasonic comprada nos EUA); No teu caso, é a Izzo sendo responsabilizada pela Dunlop, ou pelo vendedor que te vendeu nos EUA; Isso pode não atuar a teu favor...

Por outro lado, o que faria a decisão te ajudar seria o fato de que ó entendimento do STJ (pelo que entendi) é de que o fornecedor (no caso a Izzo) faria uma espécie de propaganda/divulgação dos produtos comercializados no exterior (pelo simples fato de os comercializar por aqui). Dessa forma, seria ela obrigada a dar assitência a esses produtos comprados no exterior.

Mas essa decisão é de 2000, será que já não tem algo mais atual a respeito não? Inclusive no STF (que é a última palavra sobre tudo no fim das contas)?

Não sei, acho q se vc tiver afim de enfrentar essa guerra, pode se preparar bem. Mas continuo achando que só vai valer a pena se rolar um danos morais/materiais junto.

Abraço

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes

Bom dia! então kra, STF não vai ter pq a matéria é infraconstitucional e direito do consumidor.

Jah acho difícil ter decisão a respeito de direito do consumidor no STJ, pq normalmente essas coisas ficam mais no âmbito dos juizados especiais... tb por causa do valor dos produtos, na maioria das vzs pra empresa não compensa pagar um advogado pra peticionar junto ao STJ... compensa pagar o produto pro kra e blz

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata

De qualquer forma a responsabilidade é da dunlop. Se tivesse dunlop no brasil eu teria q tratar com eles. Mas não têm. Tem representante. Logo a responsabilidade recai sobre a representante q responde pela dunlop.

Você precisa aprender a diferença entre representante comercial (distribuidor) e subsidiária-filial-subsede- ou seja lá o nome que possam vir a usar.

Um exemplo:

Eu compro 1 kg de carne de um açougue em São Bernardo do Campo, mas a carne está estragada, aí eu quero trocar a carne num açougue em Diadema porque eles distribuem produtos da Friboi... tá errado isso aí...

O que a Izzo poderia fazer era te auxiliar no contato com a Dunlop, lembrando que quem dá a garantia de um produto é quem o fabrica, o importador é um mero facilitador entre o consumidor e a marca.

Com um pouco de boa vontade eles podem te dar outro pedal e cobrar uma reposição da Dunlop, mas não acho que eles tenham obrigação de fazer isso.

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


sandroguiraldo

acho q vc não leu o tópico todo e não viu a decisão do STJ.

o importador é um mero facilitador entre o consumidor e a marca.

Não é. O importador é responsável pelo produto tanto quanto o fabricante quando não é possível contatar o fabricante no brasil.

Eu compro 1 kg de carne de um açougue em São Bernardo do Campo, mas a carne está estragada, aí eu quero trocar a carne num açougue em Diadema porque eles distribuem produtos da Friboi... tá errado isso aí...

o meu caso eh bem diferente disso aí. realmente, do jeito q vc tah falando não tem como trocar. Mas, esse não eh o caso. Um açougue nao tem nada a ver com o outro... eheheh

Você precisa aprender a diferença entre representante comercial (distribuidor) e subsidiária-filial-subsede- ou seja lá o nome que possam vir a usar.

Eu e o STJ precisamos aprender entao.

O representante comercial eh responsável solidário com o representado nas relações de consumo.

Ainda sobre isso, vale ver o art. 3 do Código do Consumidor, define que “fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços”.

rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


sandroguiraldo

Concordo contigo. Embora o Nefelibata tenha citado esse julgado favorável, ainda entendo que, pelo menos a principio, quem tem que segurar essa pemba é o vendedor dos EUA, remetendo pra Dunlop.

De qualquer forma, o caminho é assim:
Deu defeito? Procura o vendedor. O Vendedor manda pro distribuidor, que por sua vez manda para o fabricante, que é quem repara o defeito.

Mas no caso do amigo, não vejo nenhum outro caminho a não ser via Justiça, pq a Izzo provavelmente não vai mudar de idéia sem uma decisão juducial que a obrigue...

Aí é akele lance, tem que ver se compensa isso... Melhor procurar alguém que arrume por aki mesmo e pagar, eu já teria feito isso. Se fosse algo de valor maior, até pensaria em correr pro Juizado. Mas nesse caso, acho que não compensa.

Abraço

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes

Entendo a posição de vcs... realmente é uma situação muito inusitada, nova... toda situação nova causa confusão... e a lógica simples das coisas remete àquilo q eh o corriqueiro, ou seja, buscar o fornecedor diretamente relacionado com a venda.

Sobre entrar na justiça, acho q nao vale a pena, somente farei isso se eles realmente "pedirem", pq o total descaso eh q me deixa puto... se eu o fizer, será juizado especial, então nao tem custo... soh o tempo, que é precioso demais.

jpguitar
Veterano
# jun/12
· votar


Eu quero ver a onde isso vai parar...também compro algumas coisitas dos EUA, quero ficar por dentro..rs

Nefelibata
Veterano
# jun/12 · Editado por: Nefelibata
· votar


jpguitar

eauheauhea... kra a discussão eh boa.

Interessante notar q na fundamentação da decisão o ministro disse q se as empresas querem se beneficiar do mercado globalizado, vendendo ao mundo inteiro etc, eles tem q ter responsabilidade sobre isto.

Mas como o brasileiro eh mto ignorante teve até um ministro com voto vencido q chegou a dizer absurdos como "se o cara comprou lah fora dentro da cota e não pagou impostos, comprando mto mais barato, deveria arcar com esse risco de ficar sem garantia..." ridículo isto... uma coisa não tem nada a ver com a outra... mas infelizmente mta gente faz essas relações esdruxulas entre preço, tributo e a responsabilidade do fornecedor.

Edit: Exemplo disto eh a questão dos brindes! Se uma loja te der um brinde e vier com defeito ou causar danos vc pode trocar/consertar!

rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata

O grande lance é que o CDC deve ser interpretado sempre em benefício do consumidor, seguindo a premissa de que este é o lado mais fraco na relação de consumo... Isso é um dos fundamentos pra se obrigar a Izzo a se responsabilizar subsidiariamente, ou seja, quando não é possível responsabilizar o vendedor (a loja nos EUA e a Dunlop).

Mas como essa "moda" ainda não pegou, só acionando na justiça mesmo. Seria bom vc e outros tantos botarem pra lascar mesmo pq talvez num futuro a moda pegue, e os distribuidores/fornecedors/etc passem a aceitar a responsabilização "de ofício", sem que seja preciso se matar na justiça.

Abraço

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes

Concordo plenamente! O pessoal tem q começar a buscar essa solução pra que a jurisprudência seja criada e essa matéria fique esclarecida e incontroversa... então os importadores e distribuidores passarão a cumprir "voluntariamente".

Por enquanto eu respondi o email da Izzo mostrando minha indignação e dizendo q foi a própria dunlop que mandou eu falar com eles. E a dunlop não tirou o dela da reta, tentou me ajudar regularmente e por fim disse q a izzo deveria me ajudar.

E mandei um email também pra dunlop explicando a negativa da izzo pra ver se gera alguma atitude dela.

Normalmente empresas americanas atendem bem e prezam pelo pós venda. De repente eles mandam a izzo se mexer.

To no aguardo das respostas de ambas.

rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata

É isso aí, mantenha-nos informados!

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Izzo Musical - Péssimo atendimento (defeito crybaby)