Montei Wampler Triple Wreck (breve review+fotos)

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# jun/12 · Editado por: Ramsay


Depois de ver no Youtube vídeos desse pedal e conseguindo um layout (mas, não o esquema) na internet, resolví montá-lo.
E esse pedal foi de longe o mais trabalhoso que eu já montei porque, apesar de não parecer, envolve um enorme número de peças, tipo, 34 capacitores e 33 resistores.

Foi uma tarefa árdua, e no final do mês passado a placa ficou pronta, mas, faltava testá-la e depois ter toda aquela outra tarefa árdua de furar a caixa e colocar a placa, os pots, as chaves 3PDT, os plugs e os Leds.

Então, depois de várias semanas e algumas dezenas de horas (não seguidas) eu conseguí terminar a montagem do pedal.

Apesar de não ter conseguido os Cis originais do projeto (JRC ou NJM 4580) eu utilizei os Cis 4558 que quase iguais em configuração interna aos 4580.

Quanto ao som do pedal, é excelente, mas, como a própria Wampler reconhece em seu site, no trecho que vou transcrever abaixo, ela reconhece que a maioria dos usuários acha que o Triple Wreck lembra mais o som de um 5150 do que um Mesa Boogie ou outros High-Gain, no que eu concordo plenamente!!

"This pedal is probably one of the tightest, thickest highest gain distortions you have ever heard... Many people have told us that it sounds more like a 5150 amp to them than a distortion pedal, that may very well be - All we know is that Brian designed it to just to be an ass kicking distortion pedal, heavier than everything else, meaner than everything else, and it is".

Aspectos positivos:

- Os pots são muito responsivos (principalmente os de mid e bass) e realmente eles alteram o som do pedal que tem graves que podem ser muito fortes, os agudos são honestos e o mid-range é extremamente variável o que propicia uma variedade de timbres que vão desde um Marshall a um Mesa Boogie (aproximadamente, é claro).

- Mesmo sendo um pedal High-Gain ele é muito silencioso e tem baixo ruído.

Aspecto negativo:

Com um compressor ligado antes (não sei porque) o pedal perde um pouco o brilho.

Abaixo, posto as fotos das etapas da montagem:

placa já montada na fase de testes e com pots provisórios:
http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay001-1.jpg

Imagem da caixa com os dois 3PDT:
http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay002-1.jpg

Imagens da placa montada já dentro da caixa:
http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay004-1.jpg
http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay003-1.jpg

Imagens do exterior do pedal apagado e aceso:
Peço que não reparem na estética, do pedal. Eu queria ter posto knobs tipo Fultone, mas, para pots com eixo estriado só achei esses das fotos.
http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay005.jpg
http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay006.jpg

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Ramsay: http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay003-1.jpg

Senti firmeza nessa foto hein...

Parabéns!

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


Ramsay
Boa!! Se ta funfando ta valendo!!

Pedal do capeta? tem esse drive todo mesmo?
http://www.youtube.com/watch?v=VBjfEkC2-qo

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


ogner: Pedal do capeta? tem esse drive todo mesmo?

Velho, tudo o que o Brett Kingman toca, soa bem... É que nem o caso do Greg Guitars!. Quem sabe, sabe...

Abs

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Mas sendo sincero esse pedal nao soa bem aos meus ouvidos nem nesse review do Brett.

Ramsay
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Sentiu firmeza, porque? qualidade da foto?
Se sim, obrigado!!

ogner

O pedal tem mesmo esse driver com muitos graves, ao contrário do Dr.Boogie (montei um que ainda faz parte do meu pedalboard) no qual o pot de graves é um mero enfeite, porque não altera quase em nada o som.

Vocês notaram que nos Cis tem escrito Brasil. Porque seria??

assacinodeemos
Veterano
# jun/12
· votar


Ramsay
Sentiu firmeza, porque? qualidade da foto?
Porque ficou muito bem montado e organizado


nos Cis tem escrito Brasil. Porque seria??

Porque são feitos no brasil

trashit hc
Veterano
# jun/12
· votar


Ramsay

parabéns!! tá muito bem montado, e organizado por dentro.

agora é esperar pelos sons!!

abs.

Ramsay
Veterano
# jun/12
· votar


Pessoal, eu afirmo que apesar de estar escrito "Brasil" nos CIs, eles não foram feitos no Brasil, pelo simples fato de que não existe fabrica de semicondutores no país.

strinbergshredder
Veterano
# jun/12
· votar


Ramsay
que show velho; muito legal ver tudo montadinho na placa e tal, ainda mais um projeto complexo como esse...

desculpe perguntar, mas quanto saiu o custo do projeto inteiro?

e teve dificuldade de achar algum componente específico?

tô perguntando pq eu vou começar a me aventurar no mundo handmade; vou começar pelo mini fuzz do bertola, e já me deparei com a dificuldade de achar a chave dpdt....

parabéns pelo pedal cara, agora estou no aguardo de algum vídeo ou som!

abraço!

Ramsay
Veterano
# jun/12 · Editado por: Ramsay
· votar


strinbergshredder

Valeu, e o som do pedal compensou o enorme trabalho que eu tive pra construí-lo!!

A única dificuldade em termos de componentes, que ainda permanece, é a obtenção dos CIs originais JRC4580, que até lá fora não é fácil de se encontrar.

Mas os RC4558 que eu usei são bem próximos e tem uma configuração interna quase igual a dos JRC4580 e a qualidade do som que eu obtive com eles só comprova isso.

Quanto ao custo total, incluíndo caixa+frete, placa virgem, pots, knobs, capacitores, etc, considerando que eu já tinha os 3 CIS (que por sinal custam barato) saiu na faixa de R$80,00.

gabiru034
Veterano
# jun/12
· votar


Ramsay,

que layout você usou?

Ramsay
Veterano
# jun/12
· votar


gabiru034

Usei o layout da Sabrotone. É só procurar lá na seção de "Distortion".

trashit hc
Veterano
# jun/12 · Editado por: trashit hc
· votar


Ramsay

Quanto ao custo total, incluíndo caixa+frete, placa virgem, pots, knobs, capacitores, etc, considerando que eu já tinha os 3 CIS (que por sinal custam barato) saiu na faixa de R$80,00.
que baita economia!! :)
e ainda tem o prazer de tocar num pedal que vc fez!


gabiru034
Veterano
# jun/12
· votar


Obrigado, Ramsay.

strinbergshredder
Veterano
# jun/12
· votar


Ramsay
caramba cara, que ENORME economia tu fez!!

comprando os componentes em loja, o mini fuzz que só tem 1pot, 2 resistores, 2 capacitores e 1 diodo, além de chave, jacks e jack p4 pra fonte; tudo me saiu aproximadamente R$15, sem eu ter comprado a chave ainda, e a caixinha...

poxa cara, parabéns mesmo por esse projeto; tô louco pra ver/ouvir uns samples!

ricardobj
Veterano
# jul/12
· votar


onde vc conseguiu os componentes??

maze
Veterano
# jul/12
· votar


Parabéns Ramsay, pelo pedal montado.

MauricioBahia
Velho, tudo o que o Brett Kingman toca, soa bem.
Já o Gearmanndude faz tudo soar mal. Alias, se algo soar bem no review dele, a chance de ser algo de qualidade é enorme. hehehe

Ramsay
Veterano
# jul/12 · Editado por: Ramsay
· votar


maze

Valeu, obrigado!!

ricardobj

Os componentes, com exceção dos CIs que eu já tinha, da caixa e das chaves 3PDT (compradas on-line), eu comprei em lojas de componentes eletrônicos.

clebergf
Veterano
# jul/12
· votar


Ramsay

Parabéns cara!!!
Muito bem construído, posta uns sons ae... o/
Como já falei anteriormente, curto muito esse pedal, e o meu drive de pedal favorito, por vídeos né, pq nunca toquei nele... xD

Ramsay
Veterano
# jul/12
· votar


clebergf

Obrigado, mas, quanto a sons, por enquanto, eu não prometo, porque apesar de ter um Fast Track USB (só uso pra Amplitube e Guitar Rig) e um microfone, eu ainda não tentei microfonar um amp.

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


Ramsay: Sentiu firmeza, porque? qualidade da foto?

Qualidade total!!!

:)

Ramsay
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia

Obrigado, Maurício!! mas deu uma trabalheira!!

Atualmente eu estou montando um pedal mais complicado ainda que esse!!

Por isso tô indo devagar e nem terminei de soldar os resistores ainda que são quase 60.

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


Ramsay
Bacana, heim cara!!! Deve ter dado uma trabalheira monstro!! Essa placa com centenas de furos, dezenas de componentes.... Eu mal consigo montar um pedal de overdrive banana, haha.

E ficou super bem montado, cara.
Posta um sonzinho pra gente... rola?

Um aceno de longe!!!

Ramsay
Veterano
# jul/12
· votar


Del-Rei

Valeu, velho, quanto aos sons vou ficar devendo, por ora.

clebergf
Veterano
# jul/12
· votar


Ramsay
Fast Track USB e um microfone

Já tem tudo o que precisa... xD
É uma ótima oportunidade para microfonar o ampli. :)

Joe cover
Veterano
# jul/12
· votar


Parabéns mano! Pretende comercializá-lo?

rafael_cpu
Veterano
# ago/12
· votar


Ramsay

Parabéns, Ramsay!
O TW é show mesmo. É um high gain lindo e extremamente silencioso (é de espantar).
E feito pelas próprias mãos, então... perfeito!

Quanto ao som do pedal, é excelente, mas, como a própria Wampler reconhece em seu site, no trecho que vou transcrever abaixo, ela reconhece que a maioria dos usuários acha que o Triple Wreck lembra mais o som de um 5150 do que um Mesa Boogie ou outros High-Gain, no que eu concordo plenamente!!

Concordo, ele é mais aberto que o Rectifier. E eu prefiro assim mesmo.

Com um compressor ligado antes (não sei porque) o pedal perde um pouco o brilho.

Não acontece comigo, Ramsay.
Quando ligo o CS-3 (início da cadeia) e o TW (fica no final da cadeia) não sinto isso. Inclusive, prestei bastante atenção neste aspecto, após ler seu post. Fiz testes e tal e não percebi essa perda de brilho.
Bom, talvez aos meus ouvidos...

ogner
Pedal do capeta? tem esse drive todo mesmo?

Cara, o pedal é exatamente aquele dos vídeos. Sem tirar nem por.
E um dos knobs leva o pedal a uma onda fuzz.... Interessante.

T+

Plank
Veterano
# ago/12
· votar


caramba, muuito trabalhoso isso. to tentando montar um ts808 e to com uma dificuldade imensa de fazer a pci, fico imaginando montar o triple wreck ...

enfim, parabéns e posta uns sons do pedal (:

Ramsay
Veterano
# ago/12 · Editado por: Ramsay
· votar


clebergf
Ainda não me atreví a microfonar. Além disso eu toco muito mal.

Joe cover
Não pretendo comercializá-lo porque eu trabalho e mal tenho tempo para montar um pedal pra mim.


rafael_cpu
Obrigado, mas, com o compressor ligado antes o som fica comprimido demais pro meu gosto.
Mas, além dos médios e agudos bonitos e equilibrados, os graves do pedal são colossais, retumbantes e o controle de médios atua muito e modifica bastante a característica do som.

Plank
Dá trabalho mesmo e qualquer erro bobo bote fazer com que o pedal não funcione ou apresente som ruim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montei Wampler Triple Wreck (breve review+fotos)