Como usar Booster de Volume(Clean Booster) e Ganho(Overdrive) no canal de Drive de Amp Valvulado?

Autor Mensagem
altirock
Veterano
# jun/12 · Editado por: altirock


Aew galera!
Acabei de adquirir meu primeiro valvulado consegui um bom negócio em um LC30 II (Alguns acompanharam minha busca).
Já havia ouvido muitos samples e já curtia muito o Drive dele, porém...

Eu uso o Seguinte Set de pedais:

Boss Dual Overdrive SD-2
Ibanez Distortion DS7
Dunlop Cry Baby 95Q
Korg PitchBlack PB-1
Boss Noise Supressor NS-2

O DS7 eu uso com o Drive no Zero, só pra dar um leve crunch e aumentar o sustain do canal limpo.
O SD-2 era minha distorção principal no meu SS (Fender Frontman 212R), como ele tem dois canais de Drive independentes eu deixava o canal Lead mais alto e o canal Crunch para as bases.

Agora pretendo usar o Drive do Amp, mas não tenho mais a opção de usar o SD-2 para o aumento de volume da forma q descrevi, pois ele somente satura mais a própria distorção do Amp.
Pesquisei bastante aqui no forúm e afirmaram que seria nécessário usar um booster limpo (por exemplo EH LPB-1 ou MXR MicroAmp)
no Loop de Efeitos do Amp (pois dessa forma o booster funcionaria após o Drive do Amp);

Isso me gerou várias dúvidas:

Usar o boost limpo no Loop de Efeitos é a melhor opção para aumentar o volume na hora dos solos?
Eu poderia usar o SD-2 configurado com o drive mínimo e aumentar o Level pra usá-lo como booster no Loop de Efeitos? (Teria algum problema? E se eu usasse com um pouquinho de Drive pra aumentar também o ganho do Drive?)
Percebi q para usar meu Pedalboard e o Loop de Efeitos eu precisaria de 4 cabos de guitarra, é isso mesmo?

Além disso vi um video explicando o uso do Loop de Efeitos, e ele usa um Concentrador de Cabos, qual é o nome desse equipamento?
Vi q tem fontes q possuem essas entradas e saídas P10 (por exemplo a Landscape ps12), elas funcionam da mesma forma q esse equipamento,
qual equipamento vcs indicam pra essa função (Concentrador de Cabos).
Segue o link do video: http://www.youtube.com/watch?v=Z6Lv4QSHJUA

Com esse meu Amp e esse Set de pedais, como vcs usariam esses equipamentos nesse cenário?

Peço desculpas pelo texto extenso, mas acredito q irá ajudar muitas outras pessoas com situações semelhantes.
Agradeço desde já a ajuda!
Abraços

gabiru034
Veterano
# jun/12
· votar


O aumento do volume vai gerar aumento na saturação, mesmo que você use um booster limpo, como o MicroAmp, na frente do ampli. No loop, tende a aumentar só o volume de saída, mas pode saturar as válvulas do power - vale a pena começar a testar com um volume bem baixo e ir subindo devagar.

Qualquer pedal, de uma maneira geral, pode ser usado no loop. O mais comum é aproveitar o pré pras distorções e o loop pros efeitos já sobre o som distorcido. Você pode testar o SD-2 no loop, sim. Comece com o level bem baixo e aumente aos poucos.

A ligação você pode fazer assim: Guitarra - (cabo) - pedais - (cabo no imput) - send - (cabo nas modulações/booster) - booster - (cabo no return). São, portanto, quatro cabos mais os cabinhos pra ligar os pedais.

Uma alternativa pra você explorar é sentir se o aumento da saturação não é o suficiente pra dar destaque nos solos; outra é procurar aumentar os médios na hora do solo, pra ajudar o som a aparecer na mix da banda.

Mas pense o seguinte: muitos dos amplis clássicos não têm loop. Como é que grandes guitarristas faziam pra aumentar o volume na hora do solo?

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


gabiru034
Mas pense o seguinte: muitos dos amplis clássicos não têm loop. Como é que grandes guitarristas faziam pra aumentar o volume na hora do solo?
Tem uma parada que chama "botão de volume"... hehehehehe...
Não sei se sim ou não, mas por exemplo, John Frusciante quando entrou no RHCP e Dave Navarro usavam DS-2 como distorção e não tinham um booster!!! Não sei se pq a banda não tem mais guitarristas, mas pelo que sei não usam booster!!!
Até queria um booster, mas logo desisti... rs...

altirock
Já testou usar o seu pedal como booster no input??? Ou o drive do amp como booster??? (ambos com o drive no mínimo e aumentando o volume). Mesmo que sature um pouco, vc poderia sentir a diferença... faz o teste!!!

altirock
Veterano
# jun/12
· votar


Ow gabiru034 também sempre tive essa dúvida... como eles destacam os solos, até mesmo em amps sem loop?

Will Bejar eu até testei um pouco dessa forma (ligando o SD-2 no Input, com o Drive Zerado e com o Volume alto), mas só aumenta a Distorção gerada pelo amp... a impressão q tive é q embola o som... mas tenho q fazer esses testes com mais calma.

Vou testar o SD-2 no Loop, vou testar melhor no Input também.
Tenho show no sábado, preciso resolver isso até o FDS, talvez para esse show eu use só o canal limpo do amp e continuo usando o SD-2 da mesma forma q eu usava no SS. Mas pelo jeito a melhor saída seria comprar um Booster limpo e ligar no Loop.

Pow bacana ver as opções q vcs estão sugerindo!
Estou aqui acompanhando!

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


altirock
gabiru034
É sério, mano... faz o seguinte, coloca o volume da guitarra no 8 e regula ela pra chegar num som que vc curte muito pra bases e etc... aí quando for o solo, manda o volume no 10!!!

eu até testei um pouco dessa forma (ligando o SD-2 no Input, com o Drive Zerado e com o Volume alto), mas só aumenta a Distorção gerada pelo amp... a impressão q tive é q embola o som... mas tenho q fazer esses testes com mais calma.
Já testou o canal sujo do amp como "boost"??? Liga o drive no inpt normalmente, e o outro canal do amp, vc deixa com drive no mínimo dos mínimos e aumente o volume!!!

gabiru034
Veterano
# jun/12
· votar


Então, altirock e Will Bejar, eu falei da questão dos amplis sem loop pra gente pensar junto, mesmo.

Muitas vezes surgem soluções tecnológicas quando nem sequer havia um problema a ser solucionado. É claro que sei pra quê serve um loop e o considero muito útil, mas acho que pensar em outras soluções nos faz melhorar como guitarristas.

A ideia do Will Bejar de usar o pot de volume da guitarra é ótima. Aliás, quando aprendemos a usá-lo, as músicas passam a ter muito mais dinâmica, os ensaios e os shows são muito mais legais e, principalmente, nosso set de pedais pode ser reduzido pra caramba. Eu me sinto ainda um aprendiz nesse aspecto (e em muitos outros) mas tenho me divertido a rodo com o pot de volume.

Altirock, acho que se você reduzir um pouco o ganho do canal drive do ampli e reduzir um pouco o volume na guitarra e, quando for solar, abrir o volume da guitarra, vai conseguir o destaque no solo que você precisa sem embolar o som do jeito que está embolando.

Enfim, nos conte a que solução chegou.

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


Muitas vezes surgem soluções tecnológicas quando nem sequer havia um problema a ser solucionado. É claro que sei pra quê serve um loop e o considero muito útil, mas acho que pensar em outras soluções nos faz melhorar como guitarristas.

A ideia do Will Bejar de usar o pot de volume da guitarra é ótima. Aliás, quando aprendemos a usá-lo, as músicas passam a ter muito mais dinâmica, os ensaios e os shows são muito mais legais e, principalmente, nosso set de pedais pode ser reduzido pra caramba. Eu me sinto ainda um aprendiz nesse aspecto (e em muitos outros) mas tenho me divertido a rodo com o pot de volume.


\o/

Felippe Rosa
Veterano
# jun/12
· votar


altirock
Olha, eu uso um Boss SD-1 como booster depois da minha Boss Me 70, fica excelente com drive, dá um aumento significativo nos médios e no sustain, e nos cleans não satura muito, se você maneirar na pegada fica bem legal, e para solar no clean fica bem interessante, recomendo muito.
Abçs

pOkiz
Veterano
# jun/12
· votar


Com meu Alien Rocket 30 e minha Vintage V6, com volume 10 consigo um crunch, com volume 8 ja é som clean, a não ser que eu desça a mão nas cordas. Abaixo de 7 ja começa mudar significamente a dinâmica até, por fim, zerar o volume.

O melhor jeito é o loop mesmo, já que as valvulas de potência são mais difíceis de saturar.

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/12
· votar


altirock
eu tenho um Laney LC5 há 3 anos. Cara, se as valvulas do power saturarem, não há o que voce faça que tire a distorção do amp, e se voce procurar um clean, voce não vai achar.
É fato que a distorção é linda, um som extremamente cativante, mas se voce precisar de clean, meu caro, voce se fudeu.
Minha sugestão: se seu amp só tem um canal (o LC 15 só tem um, o LC30 eu não sei) use os seus pedais de drive como "canais de drive". O overdrive como canal crunch e o fuzz ou distortion como um canal com mais ganho, pra bases.

Aí para os solos, perca um tempo tentando descobrir uma combinação que pisando nos 2 pedais de drive, destaquem o som da sua guitarra. Nessa hora, o tone (chutado por muitos) é fundamental.

Deixe o send/return para delay, chorus e reverb.

E sim, voce vai precisar de 4 cabos, mas esse equipamento que voce descreveu é interessante, não tinha pensado nisso.

altirock
Veterano
# jun/12
· votar


Então Felippe Rosa, usando os pedais q possuo no canal limpo é tranquilo, poderia continuar usando da mesma forma q eu fazia com me SS, mas a questão é q eu pretendo usar a distorção do amp mesmo.

SpectrosGuitarman, o LC30 tem 2 canais, o Clean com o ganho no 2/3 não satura não, só se subir muito o volume, mas não será o caso, até pq a minha ideia é usar o canal sujo com o Drive do Próprio amp mesmo.
De timbre, a combinação dos pedais q eu uso me atenderiam, a questão é sobre usar a distorção do amp, a qual eu não consigo aumentar o volume com um pedal, a não ser q seja no loop.

gabiru034 cara o lance do pot da guitarra é a mágica q eu acredito q os guitarristas famosos usavam antigamente, testei hj, rola certinho, porém atrapalha muito pra voltar pro ponto certo pras bases, pro solo é tranquilo, pois é só deixar no máximo, mas pra acertar as bases é meio difícil pra voltar na hora certa e no ponto q estava antes...

Testei o SD-2 no Loop também, funcionou, porém eu comecei a achar q é um desperdício usar esse pedal como boost de volume, decidi deixá-lo no meu pedalboard como drive mesmo.

O jeito vai ser:

Aprender a usar o Pot,
(Acho muito difícil, queria algo mais prático e exato)
OU
Usar os dois canais do SD-2 pra alternar entre base e solo com volumes diferentes usando só o canal Clean do amp.
(Curto muito o Drive do amp, não queria deixar de usá-lo como Drive principal mas...)
OU
Comprar um Mxr MicroAmp ou um EH LPB-1 e usá-lo no loop mesmo
(mas será mó investimento: pedal + 2 cabos bons)

O q vcs acham, qual seria a melhor alternativa?

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


altirock
então cara, o meu, geralmente mesmo esquentando bastante, só tenho uma saturação legal de power depois de meia hora tocando mais ou menos. Aí não tem o que faça ele ficar clean.
Como ele só tem um canal, eu deixo ele clean com um volume legal, e os drives vem dos pedais. até que ele sature, ai eu fico brigando com o volume da guita, dos pedais, do knob de drive, e tudo mais

altirock
Veterano
# jun/12
· votar


Então SpectrosGuitarman o meu não chega a sujar o Clean mesmo tocando por bastante tempo e com um volume considerável (hj toquei uns 40 min) só suja se eu aumentar o Gain.

Sobre a briga com os Knobs, haha a impressão q dá é q temos um monstro pra domar rsrs

Acho q a pegada será comprar o Booster limpo e colocar no Loop mesmo...

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


altirock
A solução mais barata é volume da guitarra, a mais prática (porém mais cara) é o booster mesmo!!! MAs não precisa comprar o MXR... é muito caro pra uma função simples... vc acha na internet (ML ou no site dos caras) o Black Snake Booster ou o Dragon... pelo que a galera fala, cumprem bem seus papéis e custam em torno dos R$60,00!!!

pOkiz
Veterano
# jun/12
· votar


É meu velho, as vezes trocar um SS por um Valvulado tem um preço caro, porém eu pago uma fortuna por isso, e acho que você pagaria também, pois é outra coisa. Aprenda sim, a usar o pot, isso vai te trazer uma dinâmica bem maior, e vai ver que com uma simples mexida o som ja é outro, essa é a mágica dos ALL TUBE, você tem o som na ponta dos seus dedos.

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


pOkiz
Aprenda sim, a usar o pot, isso vai te trazer uma dinâmica bem maior, e vai ver que com uma simples mexida o som ja é outro, essa é a mágica dos ALL TUBE, você tem o som na ponta dos seus dedos.
Sem falar que dá pra sair so drive mais forte pra um crunch no botãozinho da guitarra!!! hehehehe...

Quando peguei meu valvulado senti grande diferença, mas não senti a necessidade do booster nos solos... quando eu tocava com um tecladista na banda até fazia, mas só batera, guitarra e baixo, não acho que seja necessário!!!

altirock
Veterano
# jun/12 · Editado por: altirock
· votar


Puts Will Bejar, eu também sinto a mesma parada, se as bandas fossem só com uma guitar eu tenho certeza q não precisaria de Booster de volume, o problema é q na maioria das vezes, como as guitarras tem q ficar mais ou menos no mesmo volume durante as bases, na hora dos meus solos a tendência é a base encobrir...

Estou na dúvida entre o booster BlackSnake e o EH LPB-1,

mas vi duas outras opções:
Boss GE-7 equalizer e o Marshall BluesBreaker II (Disseram q ele tem um modo de boost limpo, procede?)

Detalhe: o pedal será ligado no Loop para booster de Volume, se o BB for uma boa opção pra isso eu poderia até jogar um drive bem de leve também, repetindo: no Loop, usando a própria distorção do Amp.

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


altirock
Estou na dúvida entre o booster BlackSnake e o EH LPB-1,

mas vi duas outras opções:
Boss GE-7 equalizer e o Marshall BluesBreaker II (Disseram q ele tem um modo de boost limpo, procede?)

O equalizador, vc ainda pode jogar alguma frequência pra mais ou pra menos pra incrementar o som!!!
Sobre o Blues Breaker é só fazer uma busca pelo fórum que vc acha com certeza!!! Eu não manjo desse pedal aí não...

gabiru034
Veterano
# jun/12
· votar


Fala, altirock.

O investimento barato é o Booster da BlackSnake. Sai 65 reais direto com os caras e sempre tem alguém vendendo usado por 50, 45. Tive um e serve perfeitamente pra aumentar o volume. Pra essa finalidade é desperdício gastar uma grana a mais em um MicroAmp ou em um LPB-1, com o detalhe adicional que o LPB-1 dá uma alteradinha no timbre.

Um equalizador ou outro pedal de drive podem fazer a mesma função, mas sai uma grana bem grande, não? Você mesmo achou um desperdício o DS-2 no loop, será que não aconteceria o mesmo com um Blues Breaker, por exemplo?

Acho que o lance com o pot de volume se resolve com o uso prático mesmo. Depois de uns dois ensaios você pega a manha e a vida fica bem mais divertida.Um booster resolve a coisa instantaneamente, mas perde em nuance, mas não deixa de ser uma ajuda pra momentos difíceis.

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


gabiru034
+1

Marcelo Bico
Veterano
# jun/12
· votar


altirock
Pode ir de Blacksnake, amigo. Tive um desses durante uns tres anos e só me deu alegrias. Vendi e comprei um da Nig mais caro e o resultado é exatamente o mesmo, pelo triplo do valor.
O único problema do Blacksnake é que ele tem uma aba na base ( para fixar com parafuso ) e toma um espaço considerável no pad de pedais.
Mas é excelente e barato !

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


Vai ser meu segundo show do Richie Kotzen. Amanha no Teatro Rival.

O cara controla TUDO, TUDO nos knobs, da ate nervoso do tanto que ele mexe nos Knobs. Valvulado crunchadão, um pedal de Drive ( no que fui ele tava usando o Sobbat).

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


melhor show do cara!! Foda!!

altirock
Veterano
# jun/12
· votar


Opa galera, usei meu SD-2 mesmo para o show, ficou bacana, mas vou comprar os cabos e o Boost BlackSnake mesmo, mas... comecei a martelar a utilização dos Knobs da guitar, caras eu admito q sempre toquei com td no máximo, mas com o uso dos knobs consegui regulagens mais simples de uma música para a outra (repertório de covers) principalmente nos knobs de Tone.

Mas e aí galera, o Booster limpo q me indicam é realmente esse BlackSnake?

gabiru034
Veterano
# jun/12
· votar


Mas e aí galera, o Booster limpo q me indicam é realmente esse BlackSnake?

altirock, pro que você precisa ele é perfeito. Os contras são: é um pouquinho maior do que deveria, não funciona com bateria, e é feio. Em uma comparação com outro boost, como o Fulltone Fat Boost ou o Super Hard On, ele é limitado, mas se a lógica é só aumentar o volume na hora dos solos, vai nele.

No Orkut (Guitarras e Guitarristas ou Efeitos de Guitarra, não me lembro agora), tem alguém vendendo um a 50 reais.

altirock
Veterano
# jun/12
· votar


Pois é galera, a solução prática eu já tenho, mas fiquei indagado com uma questão q rolou por aqui:

Como os Guitar Players famosos destacam os solos ao vivo? (Knob de volume da guitar? Booster limpo no Loop? Booster no Input mesmo? Drive em cima do Drive do Amp?)

... pelo q pesquisei a galera não costuma usar o Booster da forma q eu estou pensando (no loop de efeitos). Todos os reviews q vi mostram sendo usados no input, só pra saturar o canal clean ou o drive...

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


altirock
Vc usou só o SD-2??? Eu já toquei muitas vezes só com o drive do amp...

Eu compraria esse Blacksnake, ou o Dragon que tem a caixinha parecida com o MXR.

altirock
Veterano
# jun/12
· votar


Verdade Will Bejar eu havia esquecido desse Dragon...

Andei lendo muita coisa em fórum gringo e percebi q um monte de gente tem essa mesma indagação...

Constatei q muita gente usa Equalizer no Loop para isso, daí comecei a cogitar seriamente o Boss GE-7 ou o Danelectro Fish n Chips.
Acho q vou pegar um equalizer pq daí tenho a opção de destacar determinadas frequências no solo além do volume.

Esse Danelectro é ruim? (custa metade do Boss...)

gabiru034
Veterano
# jun/12
· votar


Um eq pode te dar mais possibilidades que um booster, mas é preciso gostar de equalizadores no set, hehe.

Eu tenho um da Behringer sobrando aqui, que peguei num rolo. Só de pensar em ter que ajustar o bichinho com aquele monte de botão eu já fico cansado. Sou daquele tipo de cara que arruma uma setagem pro equipo e não muda nunca mais.

Tenho visto bastante gente se interessando nos equalizadores da MXR, que são bem carinhos e não lembro de ter muita gente reclamando dos Boss, ao contrário do que acontece com outros pedais da marca. Sobre o Danelectro, nunca vi ninguém falando...

altirock
Veterano
# jun/12
· votar


Ah gabiru034 vou regular o equalizer pra solo uma vez só e deixar no loop desligado, pra não mexer mais haha tb tenho mó preguiça de ficar regulando essas paradas de Eq...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como usar Booster de Volume(Clean Booster) e Ganho(Overdrive) no canal de Drive de Amp Valvulado?