Central de dicas Zoom G3 e G3X!

Autor Mensagem
ricardocezario
Veterano
# jun/12
· votar


Só pra somar ao tópico:

Na sexta-feira toquei em um Pub e usei a G3 no microfone, com um compressor, delay bem leve e reverb.

Fiz a ligação pela saida balanceada e o resultado foi ótimo.

condor guitar
Veterano
# jun/12
· votar


ricardocezario

Eu to ligado aqui no site !!

Leomju
Veterano
# jun/12
· votar


Grimc
Qual o sentido de usar o reverb depois do amp? Tipo a simulação de amp no meio da cadeia e antes do reverb.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Leomju

Vários efeitos costumam soar diferentes se colocados antes ou depois de distorções (incluindo aquelas do amp). No caso, reverb e delay se baseiam em repetições do sinal. Imagine a diferença entre pegar um sinal, distorcer, e depois repetir o sinal distorcido; e pegar um sinal, repetir, e então distorcer o sinal repetido. A tendência no segundo caso é a de o som embolar. Além disso, vários efeitos mudam de comportamento de acordo com o volume da entrada, e no caso do reverb, o volume das reverberações é mais baixo que o volume do sinal original. Isso faz com que outros efeitos - e a distorção novamente está entre eles - se comportem de um jeito diferente para o sinal e para as reverberações, o que resulta em um som meio não-natural para o que se esperaria de um ambiente. Imagine você tocando num salão um acorde e ouvindo as reverberações naturais cada vez mais limpas!

Por estas razões, convenciona-se usar reverb lá no fim da cadeia, depois de tudo, incluindo as distorções do amp (ou simulação de amp).

Wpotato
Veterano
# jun/12
· votar


alguem pode me falar mais sobre a função de interface usb dela, estou pensando em pegar uma dessa ou a g2nu.
O que mais me interessa são os delays e a interface e talvez as simulações de amp se eu precisar tocar ao vivo alguma vez com ela ligada direto na mesa, mas seria apenas um quebra galho.
Gostaria de saber sobre as gravações com ela, se da pra usar como uma interface simples (me pupando o dinheiro de uma fast track 2), sem os efeitos da pedaleira, utilizando apenas os plugins vst's. Alguem ja gravou assim? A qualidade fica boa? tenho um guitar link usb que comprei da china que da muito chiado, como se fosse uma interferencia de radio ou algo parecido, por isso as gravaçoes com ele n ficam legais. Minha esperança é que a zoom me ajude com esse problema.

ricardocezario
Veterano
# jun/12
· votar


Wpotato

Tenho a G3 e além de alguns experimentos a uso exatamente para o mesmo fim ao qual você pretende fazer dela.

Pode pegar tranquilo, ou até mesmo a G2.Nu que tambem vai lhe satisfazer.

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


ricardocezario

Vc usa amplitube, guitar rig e afins?

Leomju
Veterano
# jun/12
· votar


Bog
Ah sim... com certeza. Na verdade já sabia sobre o uso de ondas no final da cadeia, é que eu achei que essa simulação de amp seria mais uma ambiência característica de timbre.
Mas eu desprezei o fato de que quando usamos o reverb do amp real, na verdade ele está após tudo e realmente se soma depois do som do próprio amp.
Na minha cadeia de pedais, sempre deixo delay por último e uso o reverb do amp, o que acho muito prático.

Valeu pela informação! Até!

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


http://zoom.co.jp/news/article/432

※ G3 Ver.2.0は、まだ店頭では販売されておりません。

※ Ver.2.0の追加機能をお使いいただくには、G3のファームウェア・アップデート(近日配信予定)が必要になります。

Traduzindo:
- A G3 2.0 ainda não está sendo vendida nas lojas.
- Para usar as novas funções da versão 2.0, a atualização de firmware (a ser lançada em breve) é necessária.

http://zoom.co.jp/products/g3

(esse eu não vou traduzir, heheeh)

Mas parece que sim, é verdade, agora vai ter o scroll e 6 efeitos simultâneos. É uma mudança no padrão de updates da Zoom, e será muito bem-vinda se no futuro eles não lançarem produtos propositalmente "aleijados" para depois irem completando aos poucos. :)

ricardocezario
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Tu sabe me dizer se com essa mudança no numero de efeitos simultâneos a qualidade de cada efeito sofrera algum tipo de ajuste para não sobrecarregar tanto o processador?

Fora isso acho que continuaremos com algumas limitações de DSP, como o uso de 2 simuladores de amplificador ou um simulador combinado com o reverb hd.

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


ricardocezario

Cara, o grande indício desse uso de mais efeitos era a zoom g5, q usa o mesmo DSP.

Se a G5 está funcionando normalmente, acredito que a g3 tb deve funcionar numa boa. Claro, se o barramento ou memória forem menores, aí eh outra história.

Mas do ponto de vista do DSP acho q vai de boa.

Bog

vc sabe se dah pra usar a G3 como interface estilo a fastrack? pra somente plugar a guitarra e usar o amplitube, p. ex?

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


ricardocezario
Tu sabe me dizer se com essa mudança no numero de efeitos simultâneos a qualidade de cada efeito sofrera algum tipo de ajuste para não sobrecarregar tanto o processador?

Acho pouco provável. A G5 já mostrou que o processador aguenta. O mais provável é:

1. O processador estava propositalmente rodando com "sobra", por uma questão mais mercadológica do que técnica.

2. Eles otimizaram os algoritmos para fazer as mesmas operações com menos instruções.

Fora isso acho que continuaremos com algumas limitações de DSP, como o uso de 2 simuladores de amplificador ou um simulador combinado com o reverb hd.

Isso é quase certeza, a G5 também tem o limite. Este "limite" é o preço a se pagar para ter a flexibilidade de não ter os efeitos em blocos predefinidos.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata
vc sabe se dah pra usar a G3 como interface estilo a fastrack? pra somente plugar a guitarra e usar o amplitube, p. ex?

Todas as pedaleiras que eu tive que funcionam como interface USB podem ser usadas desta forma. Basta deixar todos os efeitos em bypass. É preciso apenas observar se o volume da saída não está muito alto, o que pode fazer os simuladores em VST comprimirem/distorcerem demais ou, em casos extremos, o sinal clipar.

Só note que a saída vai ficar em 16 bits e 44.1kHz. Se você faz questão de gravar em 24 bits ou com taxas de amostragem mais altas, a G3 não serve.

ricardocezario
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata

Sim, tranquilamente. Você ainda pode usar somente o som do amplitube/guitarig ou em conjunto com a G3.

Bog

Isso vai ser muito bom pra quando utilizarmos a G3 em linha. No amplificador juro que depois que escolho um Delay e o Vibe não consigo me decidir pelo 3 efeito (porque costumo não usar mais nada mesmo).

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Muito obrigado amigo, Bog!

A propósito dos bits, dah mta diferença no som dos 16bits pra 24?
E em relação ao uso no loop? uma pedaleira que trabalha em 24bits é mto melhor? a diferença é soh matemática ou a sonoridade é mto diferente?

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata
A propósito dos bits, dah mta diferença no som dos 16bits pra 24?

A diferença é perceptível, mas apenas se o som for reproduzido em um equipamento de alta qualidade. E também depende do que o produtor vai fazer depois, né? Não adianta nada usar 24 bits para gravar um sinal de volume ínfimo que vai ser jogado logo de cara num compressor violento. No fim das contas, o que mais pesa continua sendo o trabalho de quem manipula a gravação.

Eu aqui só uso 16 bits, simplesmente porque meu computador é meio lerdo e sofre com arquivos maiores (quanto maior o número de bits e a taxa de amostragem, maior o tamanho do arquivo).

E em relação ao uso no loop? uma pedaleira que trabalha em 24bits é mto melhor? a diferença é soh matemática ou a sonoridade é mto diferente?

Note que a Zoom trabalha internamente com um conversor de 24 bits e processamento com 32 bits (esta "sobra" é útil para poder fazer o processamento com menos arredondamentos). É só no fim da cadeia que o sinal volta para 24 bits (se for para o output) ou 16 bits (se for para a USB). Então, se for para usar no loop, você não deve notar qualquer diferença causada por isso.

ricardocezario
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Cara, logo mais vou sugerir que o FCC faça um tópico fixo " Pergunte ao Bog"...Hhauhauha

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


ricardocezario

O Bog é foda... sempre presto atenção nas coisas q ele fala. Volte meia to aprendendo alguma coisa.


Bog

Ahhh tah, não sabia q era soh na USB q ele baixava os bits.
Como jah falei aki umas mil vezes, vou comprar ela no começo do mês agora soh pra fazer o papel de delay e reverb (eventualmente outra modulação), dae me preocupei com isso.

Muito obrigado pela atenção, amigo!

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: A diferença é perceptível, mas apenas se o som for reproduzido em um equipamento de alta qualidade.

Todas as minhas músicas do Palco MP3 foram gravadas em 16bits. Aliás, essa taxa menor sobrecarrega menos o processador, correto? E isso é muito importante caso esteja usando muitos canais numa gravação e o computador não seja um "MacNinja".

ricardocezario: Cara, logo mais vou sugerir que o FCC faça um tópico fixo " Pergunte ao Bog"...Hhauhauha

Deveria ser canonizado!

:)

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
essa taxa menor sobrecarrega menos o processador, correto?

Não sei como todos os programas e VSTs são escritos, mas o padrão é trabalhar sempre com 32 bits - neste casos, samples gravados com 16 bits são convertidos antes e depois do processamento. Por um lado, trabalhar com um número fixo de bits é mais simples para o programador e diminui a chance de bugs. Por outro lado, otimizar o código para um número menor de bits pode acelerar certas rotinas. Então, acho que depende um pouco de como o software foi implementado, mas as chances são de que o número de bits não tenha um impacto grande na carga do processador, por mais estranho que pareça. Mesmo assim, um arquivo com 24 bits por sample ocupa 50% a mais de espaço em disco.

Já a taxa de amostragem, esta sim, quase sempre aumenta a carga do processador.

Deveria ser canonizado!

Menos, muito menos...

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Bog: Já a taxa de amostragem, esta sim, quase sempre aumenta a carga do processador.

Ahhhhhhhhhhh! Então é esse parâmetro. Eu confundi. )

Valeu!

ricardocezario
Veterano
# jun/12
· votar


E essa atualização, quando sera que fica disponivel?

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ricardocezario: E essa atualização, quando sera que fica disponivel?

Segundo a Zoom, até o final deste mês.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/284876/p1#8344936


Bog: Mas parece que sim, é verdade, agora vai ter o scroll e 6 efeitos simultâneos. É uma mudança no padrão de updates da Zoom, e será muito bem-vinda se no futuro eles não lançarem produtos propositalmente "aleijados" para depois irem completando aos poucos. :)

Que bacana! Não tinha visto essa postagem. Valeu!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ôpa!

Saiu o update 2.0 pra G3 em japonês:

1. 6エフェクト同時使用に対応。
2. オートセーブ機能のON/OFF設定を追加。
3. 9タイプのアンプモデリングを追加。


http://translate.google.com.br/translate?sl=ja&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=p t-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fzoom.co.jp%2Fproducts%2Fg 3%2Fsoftware%2F%3Flang%3Djp&act=url

1) utilização simultânea de 1-6 efeitos.
2) função de definir ON/OFF para auto salvar.
3) modelagem de amplificador de 3,9 tipo (??)

Provavelmente o Bog poderá confirmar o item 3. Parece ser alguma nova/aperfeiçoamento de modelagem.

:)

ps. saiu um update 1.1 pra G5 que conta com o item 2.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Parece ser alguma nova/aperfeiçoamento de modelagem.

Não não, eles adicionaram 9 simulações de amps. Agora a G3 tem as mesmas simulações de amps da G5.

Ao meu ver, este update deixou a G3 *muito* mais interessante. Ela não era uma substituta apropriada para a G2Nu, por conta do limite de 3 efeitos. Acho que agora a Zoom podia aposentar a G2Nu sem problemas.

condor guitar
Veterano
# jun/12
· votar


podemos atualizar??

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Bog: Ao meu ver, este update deixou a G3 *muito* mais interessante. Ela não era uma substituta apropriada para a G2Nu, por conta do limite de 3 efeitos. Acho que agora a Zoom podia aposentar a G2Nu sem problemas.

Que bacana! É cara, eu acho que a estratégia da Zoom é aposentar alguns modelos. A G3 lá, custa U$199,00. Na boa, muito barato. A G2Nu,U$150,00. O.o Na boa, vale muuuuito apena dar mais U$50,00, né não?

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


condor guitar

Cara, espera a atualização em inglês! Não seja precipitado!!!!!! Deve estar saindo por esses dias.

;)

condor guitar
Veterano
# jun/12
· votar


aaaaaaaaaaaaaaaaaa é a sede

condor guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Agora tenho mais certeza que fiz a escolha certa em ter pegado a g3 !!! Paguei 800 conto :( mas to feliz e quebrado!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Central de dicas Zoom G3 e G3X!