Meu primeiro pequeno set! Críticas, sugestões e dicas!

Autor Mensagem
Tom.Morello
Veterano
# mar/12 · Editado por: Tom.Morello


Fala galera, beleza?
Bom, apesar do novo nick eu não sou novo por aqui, mas frequentava pouco esse fórum. Mas agora voltei ao FCC tendo como foco principal o fórum de pedais.
Há um tempinho eu tinha uma banda, tocávamos de tudo, mas acontece que a vida, o trabalho, os estudos etc me fizeram abandonar a banda, eu tinha uma X-Vamp, que era mais fácil para conseguir efeitos das bandas covers que eu tocava.
Fiquei um tempo parado e agora estou voltando a tocar, e optei por montar um set de pedais e queria a opinião de vocês, principalmente no que diz respeito às conexões. Comprei esse equipo super barato de um brother meu que está indo morar no canadá, o equipamento que comprei foi: o board da Boss, um Crybaby GCB-95, um distortion MRoxy Full Over (esse ele me deu, disse que era bem ruim, mas até que está dando para brincar) e um Ultra Tremolo UT100 e um Delay/Reverb DR400, ambos da Behringer.

Abaixo seguem algumas fotos para darem uma olhada.

http://28.media.tumblr.com/tumblr_m08f2ypBtL1qf5aujo1_500.jpg

http://24.media.tumblr.com/tumblr_m08fnkRfvQ1qf5aujo1_500.jpg

http://28.media.tumblr.com/tumblr_m08fs0kszH1qf5aujo1_500.jpg

Minha dúvida mais significativa é em respeito à conexão, se eu uso ou não as conexões do board ou plugo os cabos direto no pedal. Outra coisa é que o Delay/Reverb tem duas saídas, li algo sobre loop, mas não tenho certeza de como funciona e queria saber como tirar um maior proveito disso. Valeu galera, desculpa o texto imenso.

edit: Esqueci de comentar que nesse sábado vou comprar um Danelectro Daddy O. No caso o distortion que já tenho ficará para boost.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Thiago.Monteiro
Minha dúvida mais significativa é em respeito à conexão, se eu uso ou não as conexões do board ou plugo os cabos direto no pedal.

Você diz na entrada e saída, aquelas no canto superior esquerdo? Que eu saiba, elas estão ali por conveniência, para que você não fique colocando e tirando os cabos dos pedais, que são menos acessíveis. O pedalboard fica mais limpinho, com tudo ajeitado.

Outra coisa é que o Delay/Reverb tem duas saídas, li algo sobre loop

As duas saídas não têm a ver com loop. Elas são duas simplesmente porque a saída deste pedal é stereo. Se você não está ligando o set em dois amps ou em um amp stereo, use só uma das saídas e ignore a outra.

Minha outra dica é quanto aos próprios pedais. Lembre que usar muitos pedais desses mais baratos em sequência causa ruídos e perda de sinal. Você já está com um pedal digital no set, então seria bom também evitar colocar montes de pedais digitais (um ou outro não tem problema, o problema é ter um monte deles em série). Eu acho que uma boa idéia é ir aos poucos substituindo esses pedais por outros melhores.

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Você diz na entrada e saída, aquelas no canto superior esquerdo?

Sim, as estradas superiores do lado esquerdo e direito. É porque eu estava pesquisando aqui no fórum e dizia que quanto menos conexões e cabos menos perda de sinal. Mas concordo com você em relação de ser mais conveniente, vou deixar como está.

As duas saídas não têm a ver com loop. Elas são duas simplesmente porque a saída deste pedal é stereo. Se você não está ligando o set em dois amps ou em um amp stereo, use só uma das saídas e ignore a outra.

Hummm, entendi. Valeu pela informação.

Minha outra dica é quanto aos próprios pedais. Lembre que usar muitos pedais desses mais baratos em sequência causa ruídos e perda de sinal. Você já está com um pedal digital no set, então seria bom também evitar colocar montes de pedais digitais (um ou outro não tem problema, o problema é ter um monte deles em série). Eu acho que uma boa idéia é ir aos poucos substituindo esses pedais por outros melhores.

Tenho planos de substituir por pedais melhores sim, mas a lonfo prazo hehe. Por enquanto vou aprendendo com esses, e buscar uns melhores. Acho que o overdrive que vou comprar é bacana, o pessoal do fórum elogia bastante ele. E pelo que escutei no youtube eu curti o som. Mas ainda assim vou testar na loja =)

Cara, brigadão mesmo pela atenção. Tô bastante empolgado e sua resposta valeu muito.

Abraço ;)

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Se alguém mais tiver sugestões pra ajudar! =)

Werney
Veterano
# mar/12
· votar


Entre ligar os cabos no pedal ou no pedal board não vejo diferença. Logicamente vai ter perda de sinal, mas é algo quase irrisório.

Um ponto mais relevante é a qualidade dos pedais usados mesmo, eu não sei o roxinho que eu não conheço. Mas nenhum dos outros é true-bypass, além de muita perda de sinal você vai ter muito ruido, pois os behringer são de plastico ( são frágeis e não protegem contra interferência).

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Werney

Valeu cara!
Uma pergunta, como saber se um pedal é true-bypass?

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Thiago.Monteiro
Uma pergunta, como saber se um pedal é true-bypass?

Tire as baterias e deixe em bypass. Se o sinal continuar saindo do outro lado, é TBP.

Aí entra uma discussão bem mais comprida sobre se fazer questão de ter pedais TBP é preciosismo ou não. Mesmo entre profissionais e gente muito experiente, não existe consenso. O único ponto que é consenso é que ter pedais ruins degrada o sinal e adiciona ruído. Infelizmente, normalmente os pedais baratinhos se enquadram aí. "True bypass" não é sinônimo de "bom".

Eu particularmente não faço questão de ter pedais TBP.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Bog: Tire as baterias e deixe em bypass. Se o sinal continuar saindo do outro lado, é TBP.

O cara só não pode esquecer de pisar na chave pra deixar na posição "aberta".

Abs

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Sim, é o que eu quis dizer com "deixe em bypass".

Eu tenho aqui um pedal bem curioso. É um switch box TBP, mecânico. Ele tem uma entrada e 2 saídas - ou 2 entradas e 1 saída, porque é simplesmente um chaveador. O estranho é que ele usa uma bateria... SÓ PARA ACENDER UM LED. Tudo o que a bateria faz é alimentar o led!

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Bog

Valeu mais uma vez galera!

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Bog: Sim, é o que eu quis dizer com "deixe em bypass".

:) Eu entendi! Postei só pra deixar bem claro, pois há uma posição da chave TBP que mesmo sem energia ela corta o som.

Abs

JC_Junior
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Tire as baterias e deixe em bypass. Se o sinal continuar saindo do outro lado, é TBP.


Nem sempre. Os pedais Marshall por exemplo não são TBP e se retirar a energia eles funcionam.

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


JC_Junior
Nem sempre. Os pedais Marshall por exemplo não são TBP e se retirar a energia eles funcionam.

EDIT: uma rápida busca no Google e eu li em algum lugar que esses pedais não são nem TBP nem com buffer! Nunca tinha lido sobre este sistema.

Mas o meu ponto, de que essa coisa de se preocupar com TBP não é uma necessidade de todos, se mantém.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JC_Junior
Bog

hehe. Alguns pedais tem um tal de semi-bypass...

True bypass hall of shame
http://stinkfoot.se/archives/524

Abs

JC_Junior
Veterano
# mar/12 · Editado por: JC_Junior
· votar


Eles são do tipo hardwire bypass.

Esse esquema permite a passagem do sinal quando desconectado, mas ele não está totalmente desconectado do circuito como a figura mostra.


Recomendo dar uma lida nesse artigo.

http://stinkfoot.se/archives/501


Isso mesmo Bahia, por sinal esse site é muito bom!

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


JC_Junior

Bão artigo. Vivendo e aprendendo...

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


No final das contas, ser TPB ou não, pra mim pouco importa, pois o que conta é o conjunto amp/pedais/guitarra/ouvidos, hehe. Eu nem ligo mais pro quesito bypass.

:)

JC_Junior
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Também não, no meu set tenho 2 pedais que não são true bypass que muitos reclamam de serem comedores de timbre, TC Eletronic Nova Delay e o Digitech Whammy, e nem fico com essa paranóia de tá perdendo timbre/sinal seja lá o que for. Coloquei-os na cadeia, não deram ruídos e nem reduziram o ganho, pra mim tá bom demais.

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Aê pessoal, eu de novo por aqui =)
Então, falei que ia comprar um pedal nesse final de semana e...comprei! Mas não foi o Daddy O da danelectro. Acabei comprando o Jackhammer da Marshall! Estou muito satisfeito, o som dele é lindo. Na hora de testar não estava tão legal o som, na loja estava soando meio estranho, mas acho que era o equipamento que me passaram. E eu sabia que ia precisar de um tempinho pra regular ele bacana. No meu equipamento ficou muito bom, o som muito forte e definido, som lindo. Estou usando ele como overdrive, achei uma configuração legal e confesso que ainda não brinquei muito com ele no distortion. Estou muito satisfeito. Mais pra frente vou pegar outro overdrive e deixar ele como distortion, ou pego outro distortion e edeixo ele como overdrive mesmo...hehe, enfim, é isso!

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Pra complementar, paguei R$ 240,00. Pelo que vi aqui no fórum foi um preço bom.
Lá na loja fiquei em dúvida entre ele e o GV-2 GUVNOR PLUS, os dois estavam o mesmo preço. Acabei optando pelo JH-1 por ter as opções de OD e DS.

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Galera, surgiu mais uma dúvida.
Eu adicionei o JH-1 ao set. O pedal de distorção que estava antes (distortion MRoxy Full Over) eu queria usar para booster, na hora de solar etc. Mas quando o aciono ele está cortando o som do JH-1 e deixando o som mais baixo também. Alguém tem noção do que pode ser?

JC_Junior
Veterano
# mar/12
· votar


Thiago.Monteiro

Testa diminuir o ganho do MRoxy e aumentar o volume.

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


JC_Junior

Cara, vou fazer esse teste de novo, mas me lembro de ter deixado só o volume aberto. Até estranhei, pois quando testei da primeira vez tinha dado certo.

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


JC_Junior
Nem sempre. Os pedais Marshall por exemplo não são TBP e se retirar a energia eles funcionam.

Eu comprei um JH-1 e no manual vem dizendo que eles são sim TBP. o.O

iltonjr
Veterano
# mar/12
· votar


amg, posta uma foto nova do set com o JH-1

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


iltonjr

Assim que chegar em casa eu posto =)
Abraço

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Fotinha do set atualizado:

http://30.media.tumblr.com/tumblr_m0jgykxUgK1qf5aujo1_500.jpg

Menson_irmão
Veterano
# mar/12
· votar


Massa o set, agr o q o carinha la encima disse sobre os behringer q são frageis não procede, tem um video rolando no forum q mostra um cara tentando quebra-lo e não conseguiu, e outra, plastico Injetado num é fragil não galera, existem carros feitoscom esse material, é como titanio e fibra de carbono, fibra de carbono é trocentas vezes mais leve q o titanio e mais RESISTENTE, e mais barato, vamos falar do que conhecemos ta gente?
abraços

Led Zé
Veterano
# mar/12
· votar


Menson_irmão
Os behringer são ladrões de sinal. Mais do que o normal.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Menson_irmão
vamos falar do que conhecemos ta gente?

Os Behringer estragam fácil sim, mas isso não tem nada a ver com o fato de serem de plástico. O problema deles está na baixa consistência dos componentes INTERNOS. Não é que eles levam uma pancada e param de funcionar, eles simplesmente param sem razão aparente. E nem quer dizer que isso acontece com TODOS os pedaizinhos deles. Se 10% ou 15% tiverem problemas precoces, já é um número inaceitavelmente alto (o que ainda deixa 90% ou 85% de itens que NÃO pifam desta forma). É uma questão estatística, não uma implicação lógica.

Em tempo, eu já tive 8 Behringerzinhos desses. 3 apresentaram problemas precocemente (e outros 5 não). A minha experiência não é suficiente para determinar uma observação estatisticamente significativa, mas relatos de Behringerzinhos pifando sem nenhum motivo aparente são bem comuns, o que leva a crer que eu não sou simplesmente azarado.

Sem contar que, como disse o Led Zé, eles são ladrões de sinal. Eu não sou muito exigente neste aspecto, ontem mesmo fiz um teste com 6 pedais encadeados (nenhum true bypass) e não consegui notar diferença nenhuma. Já com os Behringerzinhos, 3 pedais já era o suficiente para eu reparar que algo estava mudando. Sem contar o ruído extra.

Enfim, esses pedaizinhos servem como quebra-galho, mas eu jamais recomendaria que alguém montasse um set com eles. Pior que muitos deles soam bem, por serem cópias de outros pedais mais famosos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu primeiro pequeno set! Críticas, sugestões e dicas!