Setup básico/enxuto para violão e simulador de amp para guitarra

    Autor Mensagem
    renanvds
    Veterano
    # jan/12


    Fala galera!

    Estou começando a tocar agora em barzinhos e gostaria de acrescentar alguns efeitos pra dar um destaque e uma sonoridade diferente no violão.

    Seria pra tocar Pop Rock/Rock Nacional/MPB

    Estou procurando montar um setup básico e pensei nos seguintes pedais:

    Afinador - Boss TU3/PolyTune/Korg
    Compressor - MXR Dyna Comp
    Micro Amp - MXR (na hora dos solos)
    Chorus - MXR Micro Chorus (Pra dar um brilho no som).

    O chorus e o compressor pretendo usar o tempo todo.

    Delay seria necessário ou não se usa muito em violão?
    Pois não vejo muito delay nos boards de violão dos artistas que gosto.

    Também gostaria de uma sugestão para simulador de amp, pois as vezes quando vou fazer show com banda, nem sempre posso levar meu amp e nem sempre o equipamento da casa é bom, então estou pensando em comprar um simulador.

    Pesquisei bastante e vi que falam muito bem do SansAmp e do AS1 da Nig.

    Qual dos 2 vocês indicariam?

    Com banda toco hard/heavy/grunge/thrash.

    Gosto bastante de um som grave e uma distorção definida, um som a la Marshall.

    Desde já agradeço.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Olha, se você quer ligar a guitarra na mesa em shows vai de SansAmp gt2 ou GDI 21 que tem saída balanceada... ainda acho que pra simular amps e ligar direto na mesa ( tem que ter simulador de falantes) é bom usar pedaleira, uma zoom G2 da.


    Ja pensou em uma Zoom A2 pra violão? ela ta uns 200 reais...

    renanvds
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: renanvds
    · votar


    GD1 eu não curto, muito frágil, de Beringher eu tô fora.

    O AS1 não dá pra ligar em mesa?

    Eu prefiro trabalhar com pedais do que pedaleira, já tive uma e não curto muito...

    renanvds
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mais alguém?

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Alex guitar man

    Creio que o GT2 original não tem saída balanceada.

    renanvds

    O negócio da saída balanceada depende da distância que você vai ficar da mesa. O objetivo dela é principalmente evitar a perda de sinal e o ruído quando você usa um cabo muito longo. Se você vai ficar em distâncias desconhecidas da mesa, era bom ter algo com saída balanceada OU um DI box.

    Dito isso, se você não quer pedaleiras, duas boas opções são o SansAmp Blonde e o SansAmp Classic. Tem também os preamps da AMT Electronics.

    O SansAmp Classic tem um controle de atenuação de agudos que faz as vezes do simulador de falantes. O GT2 implementa esta atenuação somente até um certo ponto, porque ele foi feito para soar bem também ligado em um amp. O resultado é que ele pode soar ligeiramente abelhudo se você usar distorção pesada. Eu não conheço esse Nig, mas aquelas 3 chavinhas que eu estou vendo na foto me fazem desconfiar que ele é uma cópia melhorada do GT2.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog:

    Não tem msm.....

    renanvds
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Opa, valeu mesmo pelas dicas Bog, mas quais 3 chaves vc se refere o do SansAmp? (Sei que tem um modelo da marca que tem 3 chaves pra salvar configurações desejadas, seria esse modelo que vc se refere?).

    O da nig tem 2 chaves, o de simulador e a outra de boost q também tem um knoob pra controlar a quantidade de boost, achei isso bem bacana nele.

    Quanto aos pedais para o set de violão, o que acha (m), alguma outra sugestão?

    Abraço!

    jpdiman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu acho o compressor dispensável...

    renanvds
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    UP

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    renanvds
    quais 3 chaves vc se refere o do SansAmp

    Aquelas chavinhas de 3 posições, para selecionar o modelo de amp, a variação dentro do modelo, e o mic. Não estou falando dos footswitches. O SansAmp GT2 tem exatamente as mesmas chavinhas, o que é de se desconfiar.

    Note que o SansAmp GT2, o SansAmp Classic e SansAmp Blonde são produtos diferentes. O Classic é o original, o GT2 é uma versão simplificada, o Blonde de é uma geração mais nova.

    Quanto a pedais para violão, eu gosto de violão com som de violão. Quando muito, com um reverb ou equalização. Então não tenho sugestões...

    renanvds
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ah sim, agora entendi.

    Valeu pelas dicas, Bog.

    Btardelli
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    renanvds

    Se eu fosse montar um set pra violão, usaria pedais para violão. Mas como o Bog também gosto de violão com som de violão e mais nada.

    abç

    renanvds
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não soaria bem no violão utilizando pedais de guitarra?

    renanvds
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mais alguém pode me ajudar?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Amigo, que tipos de pedais? chorus, reverb, overdriver...... Que tipo?

    Btardelli
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Alex guitar man
    Estou procurando montar um setup básico e pensei nos seguintes pedais:

    Afinador - Boss TU3/PolyTune/Korg
    Compressor - MXR Dyna Comp
    Micro Amp - MXR (na hora dos solos)
    Chorus - MXR Micro Chorus (Pra dar um brilho no som).


    =)

    renanvds

    Só testando mesmo, o afinador e o booster não tem erro, o chorus e o compressor tem que ver se voce gosta, se gostar ta valento...

    abç

    renanvds
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Btardelli

    Opa, vou testar sim, com certeza.

    Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Setup básico/enxuto para violão e simulador de amp para guitarra