Texto de Pete Cornish sobre TBP e buffer

    Autor Mensagem
    Btardelli
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Btardelli


    Bom, andei vendo alguns debates sobre TBP ou buffer e resolvi postar esse texto, tomara que abra os olhos da mulecada...

    Abaixo segue uma pergunta sobre o tema e algumas palavras de nada menos que PETE CORNISH, um renomado engenheiro inglês, técnico de músicos como DAVID GILMOUR, BRIAN MAY, ROBERT FRIPP, STEVE HACKET, ALAN HOLDSWORTH, ANDY SUMMERS, GARY MOORE, MARK KNOPFLER, JIMMY PAGE, ERIC CLAPTON, PAUL MCCARTNEY, JOHN MCLAUGHLIN, STING, BOB ROCK, PETE TOWNSHEND, JOHN PAUL JONES, JEFF BECK, CARLOS SANTANA e etc... quer saber? Na verdade ele é um cara que não entende porcaria nenhuma de equipamentos eletrônicos, fuçando num monte de cacarecos de gente que fez absolutamente coisa alguma pela musica neste e em mais alguns outros tantos universos, paralelos ou bifurcantes que existem por ai... só neguinho com timbre horrível... é verdade... quem entende "meeeeeesmo" são os músicos ultra top´s "ostracísiticos" que insiste em afirmar que só o TBP presta!

    Ei Pete, você usa True Bypass?

    Olha... aí está uma palestra a respeito:

    A função "verdadeiro bypass" ou TBP, que é promovida e enaltecida por muitas pessoas e músicos, pode criar problemas terríveis com um sistema que usa muitos pedais. Tomemos por exemplo uma guitarra ligada por um cabo de 15 pés a dez pedais, todos interligados por cabo de 2 pés e, em seguida, indo para o amplificador por mais um cabo 30 pés. Se todos os pedais forem "true bypass", e estiverem desligados, então o comprimento total do cabo somando as interligações será de 63 pés. Isso causará uma enorme perda do nível de sinal particularmente se a guitarra for do tipo vintage com baixa saída e alta impedância. Quando o volume e os agudos do amplificador são aumentados para compensar as perdas, o ruído inerente aumenta juntamente com o ganho e os agudos e geralmente é, na minha experiência, demasiadamente ruim para um trabalho sério. Se você ligar um dos pedais irá aumentar a impedância de entrada (e geralmente, baixa impedância de saída) isso irá bufferizar todos os cabos de saída dos pedais aumentando o nível de sinal, devido à remoção de algumas das cargas (ou seja: cai para 17 pés de cabos ao invéz dos 63 pés de antes). Os agudos aumentando conseqüentemente o timbre e volume não serão mais os mesmos. Se esse pedal for um chorus ou delay, ou dispositivos que são geralmente unidade de ganho, então o seu nível global de sinal e timbre vai variar cada vez que um efeito é acrescentado... isto definitivamente não é uma boa idéia.

    Alguns pedais têm uma impedância de entrada que está longe de ser alta em termos reais, a impedância de entrada da grande maioria dos amplificadores é de 1 Megohm (um milhão de ohms) e em minha experiência, há poucos pedais de efeitos que tenham a mesma impedância. A carga de saída da guitarra é de menos de 1 Megohm... isso irá reduzir o volume e a alta freqüência que contem o sinal do captador dando origem a queixas de que "este pedal perde timbre / volume".. etc. Tenho visto muitos efeitos que possuem uma impedância de entrada de menos de 100 kilohms (isto é apenas um décimo da impedância de entrada de um amplificador) toda essa desordem nas impedâncias causam graves prejuízos no sinal e principalmente na cadeia efeitos.

    No sistema que concebi, no início dos anos 70, alimento a guitarra com uma carga fixa de impedância que é idêntica à entrada do amplificador, então distribuo o sinal por um buffer de baixa impedância para os diferentes efeitos e amplificadores. Isso dá ao sinal um constante nível e preserva as características tonais, não alterando a qualidade dos efeitos ou do sinal quando forem acionados. A prova de que isso funciona está nas gravações e shows de nossos clientes: Roxy Music, The Police, Queen, Pink Floyd; Bryan Adams, Lou Reed, Dire Straits, Paul McCartney, Sting, Jimmy Page, Judas Priest, Black Sabbath... etc

    Então, a resposta à sua pergunta é: não uso "true bypass", eu não utilizo esse sistema em meus Efeitos / Racks, pois pode degradar seriamente o seu timbre. Todos os meus atuais pedais de efeito (excluindo Vintage Series) são derivados do que nossos grandes sistemas possuem, como principal atributo, um extremamente inteligente pré-amplificador que tem as mesmas características que a entrada de um amplificador valvulado (1 Megohm/20pF), um filtro altamente eficiente para eliminar a possibilidade de ruptura e interferência de sinais de rádio, com saída de baixa impedância de forma que qualquer pedal ou cabo não vai impor uma carga sobre o sinal da guitarra. Este pré-amplificador está presente em todos os nossos sistemas e sempre tem grande aprovação, não só do guitarrista (músico), mas também do técnico de gravação ou operador de PA que fica extremamente satisfeito em poder trabalhar com um nível constante de sinal e um excelente timbre na sua mixagem..... e assim por diante.... por diante... por diante....

    Preciso escrever algo mais sobre pedais bufferizados ou TBP? Será que o buffer do seu pedal boss é tão ruim assim?? você ou a pessoa que mexe em seu equipamento realmente sabe o que está falando ou fazendo?

    fonte: http://www.jrmod.com.br/notruebypass.html

    abraços!

    jpdiman
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: jpdiman
    · votar


    Pete Cornish é o cara! Muito bom o material!

    Apenas uma correção, o título do tópico está TBB

    Tenho um esquema aqui de um Buffer do Pete Cornish, quando tiver verba vou montar um pra colocar na entrada e saída da cadeia de efeitos!

    oldschoolgod
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: oldschoolgod
    · votar


    Btardelli
    Muito bom tópico, já tenho insistido muito neste assunto aqui no cifra club. Mas aparece sempre algum rapaz que acha que TBP é que é bom.


    Preciso escrever algo mais sobre pedais bufferizados ou TBP? Será que o buffer do seu pedal boss é tão ruim assim?? você ou a pessoa que mexe em seu equipamento realmente sabe o que está falando ou fazendo?


    Aqui é que não concordo com você. O buffer do Pete Cornish com certeza que não é igual ao de um Boss ou um Behringer. Como tudo, existem umas coisas melhores que outras.

    Se você me perguntar se eu prefiro um pedal com um buffer como o da boss ou um pedal TBP, eu digo que prefiro TBP e adicionar um buffer dedicado tipo este.

    Os buffer do pete cornish ou da Strymon são realmente bons, funcionam melhor que TBP, mas os buffers boss e assim não são grande coisa não. Mas concordo consigo tem sempre gente que acha que por ser TBP não vai ter perda de sinal.

    jpdiman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu prefiro usar TBP e adicionar um buffer dedicado. +1

    Naloxone
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Putz, já tem um tópico fixo sobre esse texto do Cornish...

    Btardelli
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    oldschoolgod

    Aqui é que não concordo com você. O buffer do Pete Cornish com certeza que não é igual ao de um Boss ou um Behringer. Como tudo, existem umas coisas melhores que outras.

    estava no texto, eu só copiei e colei...

    Naloxone

    me mande o link que eu fecho esse aqui... eu dei uma procurada antes de postar e não vi nem um, o fixo fala de outra coisa.

    abç

    Arpeggios From Hell
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu acho que existem casos e casos ... Pelo que eu entendi ele citou um caso pra um pedalboard/set up com muitos pedais. Pra casos com poucos pedais eu acredito que os TBP ainda sejam a melhor solução. Mas nada impede de usar algo "bufferizado" , não dá pra descartar um pedal só porque ele não é TBP. É sempre bom usar o ouvido e deixar o preconceito de lado. E para nós simples mortais tem coisas que se perdem num ambiente de banda que ninguém se escuta e a audiência nem sabe o que é TBP, perda de sinal,bla bla bla bla ...

    Naloxone
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Btardelli
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/81595/

    oldschoolgod
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Btardelli
    estava no texto, eu só copiei e colei...

    Certo, estava no texto mas não foi o pete cornish que escreveu. Quem traduziu isso acrescentou esta parte como uma conclusão final, que não é de todo verdadeira.


    Arpeggios From Hell
    Claro que existem casos e casos, mas mesmo com uma pedalboard de 2 pedais você tem o cabo que liga guitarra>pedal e o cabo pedal>amp, já é bastante grande. Já pode ir para os 10 metros.

    Arpeggios From Hell
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    oldschoolgod

    Claro, mas se ficarmos nos pegando nessa "noia" usaremos a guitarra direto no ampli com um cabinho de ligar pedal. Não estou dizendo que vc está errado, é logico que há diferença mesmo em um set com 2 pedais, mas são coisas imperceptíveis num cenário "ao vivo".

    Bob Mauley
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tomemos por exemplo uma guitarra ligada por um cabo de 15 pés

    putz, como eu odeio o sistema britânico de pesos e medidas...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Já fui maníaco por esse assunto achando que pequenas alterações no timbre me prejudicariam. Comprei até 2 buffers da EFX Pedais, uma época, haha! Só que eu uso um monte de equalizações, inclusive as da guitarra. Eu mesmo altero meu timbre o tempo todo. Isso tudo regado à distorções. Pra que vou ficar criando caso com TBP ou buffers?

    oldschoolgod
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bob Mauley
    putz, como eu odeio o sistema britânico de pesos e medidas...
    é dividir por 3 e tem mais ou menos os metros.

    jpdiman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Uma solução que já vi a galera handmaker fazer, é colocar um buffer dentro da guitarra, já fica menos sujeito a perda de sinal no primeiro cabo Guitarra>Cadeia de efeitos!

    Drinho
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    faz sentido... nessa situação que ele falou existiria um cabo gigante que obviamente prejudicaria o som, um amigo meu antigamente tinha feito um cabo de 30 metros e obviamente o cabo era péssimo.

    agora no meu caso que uso 4 pedais true by pass, 2 cabos de 3 metros, e 3 cabinhos de 1/4" é tranquilão!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Tem pedais TBP (a grande maioria dos fuzzes) que não se dão bem com buffers/pedais bufferizados antes deles. O volume/ganho geral aumenta (amplificando chiados) e ficam super estridentes devido a questão impedância. É algo notável e horrível a ponto de impossibilitar o uso do pedal nessa ordem!

    Enfim, como quase tudo, é bom experimentar e tirar suas próprias conclusões.

    JJJ
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bons tempos quando eu ligava a guitarra em dois ou três pedais, daí pro amp e... Rock and Roll!!!

    ... e nem sabia que p###@ era bypass... hehehe

    Arpeggios From Hell
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    MauricioBahia
    JJJ

    Concordo plenamente ... Eu acho bobeira ficar filosofando sobre esse tipo de coisa, é enxugar gelo na minha opinião.

    marcosshrp
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Btardelli
    Este pré-amplificador está presente em todos os nossos sistemas e sempre tem grande aprovação, não só do guitarrista (músico), mas também do técnico de gravação ou operador de PA que fica extremamente satisfeito em poder trabalhar com um nível constante de sinal e um excelente timbre na sua mixagem..... e assim por diante.... por diante... por diante....


    Será que isso serve para o Brasil?

    Naloxone
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Arpeggios From Hell
    Nada de enxugar gelo, velhão. Isso é fato.
    Seu set tem que ser montado seguindo algumas regras. Uma delas é essa que o MauricioBahia falou.

    DotCom
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bons tempos quando eu ligava a guitarra em dois ou três pedais, daí pro amp e... Rock and Roll!!!

    ... e nem sabia que p###@ era bypass... hehehe

    E tenha certeza que muita gente acaba perdendo tempo demais procurando essas minúcias e esquece que o principal para um bom timbre é TREINO e saber usar o equipo que se tem em mãos.

    JJJ
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: JJJ
    · votar


    Naloxone
    MauricioBahia
    Arpeggios From Hell
    DotCom

    Eu só tinha uma regra, desde tempos imemoriais, que eu decorei (e lembro até hoje):

    "Tem que phasear a distorção"
    JJJ

    hehehe

    Ou seja: colocar as modulações após as distorções/fuzzes/overdrives e tal (pelo menos eu sempre preferi assim).

    Arpeggios From Hell
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Naloxone

    E eu concordei com ele ! Não entendi o que vc falou ! Mas blz ...

    JJJ

    Eu tb prefiro assim ! Mas é questão de gosto, tem louco pra tudo !

    Led Zé
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Falo isso direto aqui. Pedais TBP alteram o timbre sim. E se forem muitos, na minha opnião, fica pior que os buffers encontrados nos boss quando em sequência. Os boss costumam colorir mais o som mas mantêm o sinal forte. A melhor solução simples que eu encontrei , baseado nos meus ouvidos e pura empiria, foi misturar os dois tipos ao longo da cadeia. Hoje tenho uma sequência assim:
    TBP, buffer, TBP, TBP, TBP, TBP, buffer, buffer. Pra mim funciona legal, bem melhor quando usava tudo TBP.

    luiztx
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    se você for buscando por qualidade e timbres que te agradam, quase que naturalmente teu set vai ter pedais com buffer e pedais TBP, então não esquentem com isso..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Texto de Pete Cornish sobre TBP e buffer