Set de pedais profissional e versátil para tocar ao vivo

Autor Mensagem
tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11 · Editado por: tiagosouzagt7


Olá pessoal,

já faz um tempo que venho comprando (vendendo e trocando) pedais e efeitos na tentativa de montar um set bem versátil que me permita tocar qualquer estilo de música, do ambiental ao metalcore, e que me permita ter uma boa performance ao vivo.

Até agora eu tenho o seguinte equipamento, o qual pretendo manter:

GUITARRA: Condor CG350 lx plus

- Vox V845 Wah
- Groovin CS500
- MXR Distortion Plus
- Meteoro Revolution Tube
- Digitech RP255

Estou pretendendo comprar um Laney Cub12r, e mais alguns pedais fiz um esquema pra tentar simular o funcionamento do set.

Gostaria de algumas sugestões sobre o esquema, se ele pode ser ligado da forma que eu fiz e se realmente eu teria um resultado de alto nível com esse equipamento ou existem opções melhores para gastar.

Desde já Obrigado!

guitarg3
Veterano
# dez/11
· votar


já pensou em investir numa pedaleira boa para conseguir essa versatilidade? talvez saia mais barato que esses pedais que vc qer comprar e vc vai ter grande versatilidade e qualidade tb... visto q hj em dia as pedaleiras estao bem avançadas.. só uma sugestão =)

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


tiagosouzagt7

Oq é musica ambiental? Da pra colocar um u2b ae?!

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


já pensou em investir numa pedaleira boa para conseguir essa versatilidade?[2]

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11 · Editado por: tiagosouzagt7
· votar


ogner
Oq é musica ambiental? Da pra colocar um u2b ae?!

http://www.youtube.com/watch?v=qlTzsE3oB2A&feature=fvsr

http://www.youtube.com/watch?v=c3uuwFxBK-A&feature=mfu_in_order&list=U L

guitarg3
Bob Mauley


Já tive pedaleira (inclusive tenho uma), mas pra mim pelo menos os drives tem que ser analógicos, no caso eu to pretendendo ter 2 preamps o meteoro pra blues/rock e o tubestation pra metal, isso me daria um som mais característico quando eu tocasse em outros amps, pois em show fica meio complicado levar o amp ou um head valvulado.

Quanto aos efeitos as modulações que eu uso mais são phaser e o chorus (esta só para clean). Aí acho legal ter um controle delas separadamente pra poder adicionar no meio da musica.

Resumindo, prefiro pedais hehe. Minha duvida maior é quanto a essa combinação que eu to querendo fazer, principalmente quanto aos preamps, se dá pra alternar entre o pré do ampli e os prés (pedais) com um desses loops AB, como no esquema que eu fiz.

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11
· votar


up! Alguém?

flavio guitar
Veterano
# dez/11
· votar


tiagosouzagt7

Thiagão, tenho também sofrido pra montar um Set bem versátil pois toco musica gospel, e tem desde jazz, soul até metal ...
Então após muito tempo pesquisando quero te dar umas dicas, que pode lhe ajudar muito ...
Tenha em mente algumas coisas:

SET grande, é um peso lascado, uma trabalheira e também quando a muitos pedais ligados, principalmente se eles não forem True By Pass você poderá perder muito sinal, e som da sua guitar e AMP, perderem muito brilho ...

O que faz um timbre 85% á guitarra e o AMP ... então invista mais nestes dois equipos, não conheço a tua guitar, então sei te dizer se realmente é boa, mas quero lhe aconselhar fortemente a adquirir um AMP valvulado Hand Made ... procure pelos produtos do Pedrone, Lifesound, e outros HandMakers ... com certeza um bom AMPs deles vai eliminar uns 80% dos drives de pedais ... te aconselho algum Amp baseado no Soldano SLO 100 ... de uma procurada ... vc vai confirmar o que estou te falando ...

A minha dica pra seu set de pedais, pra vc ter uma qualidade TOP, Totalmente profissional, sem ter que gastar e carregar uma parafernalha enorme é a seguinte:

Pedaleira ( Altamente Profissional ) Somente para efeitos ...
TC Nova System ( nela vc terá chorus, delay profissional, reverb entre outros efeitos, só coisa TOP mesmo, te garanto ! )

Segundo continue com seu Wah pois a pedaleira que mencionei não possui ...

Terceiro se comprar o Valvulado, arrume um pedal de Boost Clean ...

E se " quiser " para garantir mais versatilidade, mas acho que nem precisará ... compre mais um pedal de drive ... Ex: Baber Small Fry ...

Olha, esses equipos são caros, por isso monte com calma ... porém lhe afirmo que vc terá um timbre e equipo 1000% melhor, com qualidade "profissional" mesmo e não precisará ter um set monstruoso ...

Blz ? Grande Abraço

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


tiagosouzagt7
Oq é musica ambiental? Da pra colocar um u2b ae?!

http://www.youtube.com/watch?v=qlTzsE3oB2A&feature=fvsr

http://www.youtube.com/watch?v=c3uuwFxBK-A&feature=mfu_in_order&list=U L


Bacana!! Radiohead total!! o/

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11
· votar


flavio guitar

Essa idéia de um NOVA System realmente foi bem interessante. Ainda mais porque ela tem drives analógicos o que é bem interessante mesmo.

Quanto ao amp to pensando em pegar um laney cub 12r que não é um investimento muito alto e me parece ter uma boa qualidade (falante celestion 12" inclusive), até porque eu vou usá-lo mais em casa (gravações) ou em pequenas apresentações. Não adianta eu querer um HEAD e caixa 4x12 hehehe.

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11
· votar


Andei pesquisando a respeito da nova system e ela é exatamente o que eu preciso. E eu nem gastaria tanto com pedais, simplesmente usaria o wah wah e os drives que já possuo (e gosto deles) e acrescentaria o nova system + pedal de expressão. Tudo isso ligado a um bom all tube.

O que vocês acham?

flavio guitar
Veterano
# dez/11
· votar


tiagosouzagt7

Exatamente isso ae cara, vai ficar loco de tudo teu set ...
Como disse pra vc essa pedaleira não tem milhões de efeitos como uma Boss GT-10 ou Pod X3 Live, porém os efeitos que ela possui éo geralmente a gente usa, mais do que isso acho uma bobeira, que vc vai usar uma vez na vida ... e sem contar que apesar de poucos, os efeitos que ela possue são destruidores cara, é coisa usada em estúdio de gravação, é coisa fina mesma, a TC electronic é uma "das " se não for a maior e melhor, empresa de efeitos do mundo. É coisa usada pelos melhores musicos e guitarristas do mundo. Lembrando que ela possue uma sessão de drive, apenas 2, porém são totalmente analógicos, de uma qualidade altissima também ...
A única coisa cara, é que se vc escolher um AMP valvulado, provavelmente vc poderá eliminar os seus drives ... o drive do AMP será muito melhor ... e vc poderá economizar grande espaço no seu board ...

É isso ai cara !

Abraços

Led Zé
Veterano
# dez/11
· votar


flavio guitar
SET grande, é um peso lascado, uma trabalheira e também quando a muitos pedais ligados, principalmente se eles não forem True By Pass você poderá perder muito sinal, e som da sua guitar e AMP, perderem muito brilho ...

Pedais TBP comem sinal. Eles apenas não alteram o timbre. ABrax

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


Led Zé
Pedais TBP comem sinal. Eles apenas não alteram o timbre.

Essas frases se auto-anulam, auto-destroem, auto-cancelam, auto-divergem.

Se come sinal, altera o timbre! Comer sinal é comer frequencia, Logo...

Led Zé
Veterano
# dez/11
· votar


ogner
Se você pensar dessa forma, altera o timbre então. O sinal fica mais fraco depois de uns 4 ou 5 pedais TBP. FATO. Quem quiser pode fazer o teste. Mas não é igual aos Boss que alteram pra mais agudo, mais fechado, etc...Por isso digo que não altera o timbre, apenas diminui a força do sinal. Mas de acordo com seu raciocínio, os pedais TBP alteram timbre sim. Abrx

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


Acho que o modo correto de se expressar nessa peleja seria o seguinte:

Nao gosto do modo que os pedais com Buffers ( tipo Boss) alteram o timbre, prefiro os TBP - que alteram o timbre de uma outra forma -.

Eu penso assim pelo menos.

o/

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11
· votar


flavio guitar

Como disse pra vc essa pedaleira não tem milhões de efeitos como uma Boss GT-10 ou Pod X3 Live, porém os efeitos que ela possui éo geralmente a gente usa, mais do que isso acho uma bobeira, que vc vai usar uma vez na vida ... e sem contar que apesar de poucos, os efeitos que ela possue são destruidores cara, é coisa usada em estúdio de gravação

Pois é, as vezes me dá agonia ter tanto efeito, o cara fica louco e acaba não chegando a lugar nenhum e ficando com um timbre mais ou menos ( por acabar nem regulando direito depois de perder a paciência escolhendo o efeito). Queria algo assim mesmo, bem cara de stompbox, mas sem abrir mão dos presets na memória (apesar de que geralmente uso apenas um ou dois por música) e que tenha qualidade superior. Prefiro poucos efeitos muito top do que um monte mais ou menos.
Só senti falta de um loop nessa NOVA System, será que dá pra usar o compressor dela com os pedais de distorção externos?

A única coisa cara, é que se vc escolher um AMP valvulado, provavelmente vc poderá eliminar os seus drives ... o drive do AMP será muito melhor ... e vc poderá economizar grande espaço no seu board ...

Eu penso em manter os drives porque esse laney só tem um canal, o que complicaria pra usar clean e drive, porque eu teria que mexer no ganho com a mão mesmo na tora. Ao vivo isso é inviável. E também tem o caso de que muitas das vezes eu não vou levar meu amp pra shows, vou tocar em algum que já tenha lá. Quanto a tocar em casa, fazer gravações e tal, muito provavelmente alguns pedais vão ficar encostados.

Dreh28
Veterano
# dez/11
· votar


flavio guitar - Totalmente apoiado! Esse set fica excelente e inclusive, é basicamente o set que tenho!

tiagosouzagt7 - O set que o flavio guitar mencionou atende desde uma música mais suave até o metalzão mesmo.

O meu set atual é:

Gibson Flying V - >
Jim Dunlop Cry Baby Zakk Wylde -> Fulltone OCD V4 -> Pedrone SLO 3 Mod - 50 Watts
No LOOP do amplificador eu uso a T.C. Electronics NOVA SYSTEM

- O amplificador é feito a mão pelo Augusto Pedrone, vc pode achar em www.pedrone.com.br e eu recomendo muito! Vale cada centavo! Mandei colocar uma chave de atenuação para 5 watts que é para poder tocar em casa e em locais pequenos.

- A Nova System eu uso para efeitos como Delay e Reverb (que são o ponto alto dela), e tbm uso os chorus, whammy, pitch shifter, etc...

- O Ocd eu uso no modo LP, que é um overdrive só pra dar um molho na distorção do amp em algumas horas, fora isso, eu uso 99% o overdrive e a distorção do próprio amplificador.

Com esse set eu toco desde John Mayer até Cannibal Corpse sem problemas. Uma girada no knob de volume da guitarra pode transformar o amplificador em um anjo ou em um demônio!

Altamente recomendado!

flavio guitar
Veterano
# dez/11
· votar


tiagosouzagt7

Thiago, só uma pergunta ... sem querer me meter ... mas quanto que você vai pagar no AMP Laney ?

Porque o que o Dreh28 falou é uma excelente sugestão ... o AMP SLO3 Mod do Pedrone ... se não me engano ele tem a versão Head e versão Combo, dependendo de quanto você for gastar no Laney, esta seria uma opção infinitamente melhor ... Este AMP SLO 3 Mod, tenho quase certeza que tem o Clean Maravilhoso, um Crunch para Rock Blues, Matador, e uma distorção insana pra metal ... O valvulado que eu encomendei´também é baseado nesse Soldano mas o meu eu peguei com a Lifesound ...

Não to querendo ser chato ... mas acho muito melhor demorar um pouco mais e já pegar um equipo que vc vai usar vários e vários anos, do que pegar um +ou- e logo querer trocar ... mas tudo isso depende do $$$ também ... ai é só vc quem sabe ...

Grande Abraço

Dreh28
Veterano
# dez/11
· votar


flavio guitar

Exatamente!

1 - Canal Clean = Cristalino, mesmo com guitarra com humbuckers, o amp tem uma chave bright que ajuda nas frequências para deixar o som com aquela pegada mais limpa mesmo.

2 - Canal Overdrive = Perfeito para um Blues, Blues Rock, e adoro tocar um ACDC nesse canal! Fica PERFEITO!

3 - Canal Drive = Hard Rock 80 (Van Halen) até um metalzão from hell.

O amp ainda conta com Boost limpo para solos, eumandei colocar um reverb de molas e loop, ele já vem com um footswitch de 4 pedais que mexe em todas as funções do amp.

Hj eu posso dizer tranquilamente que tenho exatamente o set que eu sempre quis. Eu vivo trocando equipamentos, guitarras, pedais, mas agora vai ser difícil abrir mão de qq um deles.

Se vc for comprar um amp nas mesmas especificações, com 3 canais, loop, reverb, e etc., de qq marca importada, vai pagar duas ou até 3 vezes mais.

Mais uma vez, altamente recomendado! :-)

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11 · Editado por: tiagosouzagt7
· votar


flavio guitar

Thiago, só uma pergunta ... sem querer me meter ... mas quanto que você vai pagar no AMP Laney ?

Cara, aqui na cidade esse Laney tá por 1400 se eu chorar consigo uns 200 reais de desconto à vista. Gostei dele porque ele tem falante celestion 12", é all tube, tem loop, reverb de mola e tem atenuador de potência (1W) pra usar em casa em gravações. Ele peca em ter só um canal. Não pretendo gastar muito em um amp porque praticamente só vou usar em casa, não preciso de muita potência, ou algo muito caro (e grande - quanto maior mais difícil de levar por aí). Também não adianta comprar um head, porque em 90% dos lugares que eu toco não tem caixas pra ligar ele. E ter que levar caixas é tenso.

Resumindo, é um set sem amp fixo, e que eu pretendo preservar as características do som ao máximo quando mudar de amp, por isso eu ainda preciso de pedais de drive. Eu toco em amp desde um meteoro nitrous até marshall jcm900.

Esse amp do pedrone tem combo? Não vi no site dele.

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11
· votar


up! alguém?

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11 · Editado por: tiagosouzagt7
· votar


Galera, acho que vou ficar com os pedais mesmo, acho mais vantagem se tratando de timbre, pedaleira se eu não gostar do chorus por exemplo não tem como trocar só ele, com pedais eu tenho essa possibilidade.(não ligo pra o peso)

No caso meu set está atualmente assim:

Guitarra > Vox V845 Wah > Groovin CS500 > Meteoro Revolution Tube Drive > MXR distortion + > EHX Pocket Metal Muff > Digitech RP255 > amp

(antes que alguém pergunte, eu uso sim tudo isto, hehe)

Quero deixar assim:

Guitarra > Vox V845 Wah > Groovin CS500 > Meteoro Revolution Tube Drive > MXR distortion + > EHX Pocket Metal Muff > Marshall Bluesbreaker (modo clean boost) > MXR phase 90 > MXR analog chorus > Digitech RP255 > amp

Aí me surgiu uma dúvida, eu pretendo usar efeitos de pitch e de delay da pedaleira (Digitech RP255), e ela não tem loop. Será que essa sequência dos pedais vai funcionar?

Grimc
Veterano
# dez/11 · Editado por: Grimc
· votar


Então cara, as sugestões do pessoal são bem válidas, e a minha é por aí também.

Só pra exemplificar, meu set (bem mais humilde que o seu, por sinal) é o seguinte:
P/ Gravação (gravo em linha)
Guitarra- A/B Box que vai entre um Sansamp GT2 e um Landscape Brutal distrotion, que são minhas 2 distorções favoritas- e um Triefx pra Chorus e Delay. O resto, mando tudo pro amplitube ou guitar rig pra usar alguma simuação de falante ou ampli, dependendo do caso.
Ao vivo eu não tenho um ampli valvulado, então ainda uso bastante o meu GT2, mas eu idealizo um set assim em um futuro próximo:
Guitarra- Equalizer- Brutal Distortion que eu usaria MUITO raramente, devido ao fato da distorção de um valvulado ser BADASS- Triefx (overdrive/booster, chorus e delay analógico)-DD3 Boss- Laney LC 50.
No seu caso, substituindo o DD3 e o Triefx por uma pedaleira de qualidade como essa TC Electronics, ou se vc não gostar dos efeitos da pedaleira (o que acho muito difícil, pois eles são TOP), você compra as latinhas de sua preferência, e, ao invés do brutal, as distorções de sua preferência, bem como o ampli que você for escolher, o seu set chutaria traseiros. Poderia tirar também o equalizer, que não faz muita falta. Eu mesmo só uso pra dar um boost nos médios do Brutal que são o único ponto fraco dele.

Grimc
Veterano
# dez/11
· votar


Set de pedais profissional e versátil para tocar ao vivo
Não pretendo gastar muito em um amp porque praticamente só vou usar em casa,

Se decide, cara

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11
· votar


Grimc

Meu caso é o seguinte, em casa eu quero um amp de baixa potência só pra gravações, e ao vivo eu levo guitarra e pedais e toco no amp do local. Pelo menos enquanto eu to sem carro pra levar o amp. Mas meu objetivo é tocar ao vivo sim, só o amp que iria ficar em casa. Acho que fui mal interpretado. HEhe.

Minha duvida no momento é só a seguinte, se dá pra eu usar os efeitos de pitch da pedaleira depois dos pedais de modulações, ou se isso ia ficar ruim. Não quero descobrir isso depois que gastar 600 conto nos pedais.

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11
· votar


up!

Grimc
Veterano
# dez/11
· votar


tiagosouzagt7
Bah, se vc não vai usar o seu amp, fica realmente obrigatório que você tenha pelo menos uma boa pedaleira pra uma emergência. Vai que o ampli do lugar dá problema, e tals. Além disso, timbre que você monta no seu ampli soa totalmente diferente em outro. Nessas horas uma pedaleira profissa com boa simulação de amplis pra mandar em linha pode salvar a sua pele.

Existem várias pedaleiras modernas que enganam ouvidos bem experientes, no quesito simulação. A POD HD, a GT10 da Boss, entre outras, quebram um galhão. E você nem precisa abrir mão dos seus pedais de distorção preferidos, já que pode usá-los no loop.

Sei que você tem preocupação quanto a pedaleiras, mas usar só pedais sem ter o seu próprio ampli é um tiro no escuro, na minha opinião.

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11
· votar


Hoje, reprogramei todo meu set pra tentar dar um ponto final nisso tudo ( e sem ter que gastar mais dinheiro e me desgastar vendendo coisas). Tentei buscar coisas boas nos equipamentos que já possuo e cheguei a conclusão de que só vou precisar mesmo de um phaser e de um boost a mais no meu set.


Grimc
Sei que você tem preocupação quanto a pedaleiras, mas usar só pedais sem ter o seu próprio ampli é um tiro no escuro, na minha opinião.

Cara após configurar todo o meu set hoje, eu fiz o teste dele em 2 amplificadores. Ambos transistorados e com certeza não são dos mais conceituados pela galera em geral. Testei numa caixa genérica que tenho aqui em casa (Staner top 500 - falante de 12") e no ampli da igreja (meteoro nitrous gs100 - 2x10"). O set soou muito bem nos 2 e com certeza soará bem, como já soou em outros amps valvulados dos estudios aí que eu ensaio (fenders e laneys). Dá pra deixar o som bom em qualquer amp de médio porte só mexendo na equalização deles.

Eu configurei na pedaleira uma equalização pra cada drive que eu uso ( e simulação de cabinets) e coloquei delay e chorus.em alguns patches. Ficou bom, senti falta mesmo só de um boost e de um phaser. Acho que no pior dos amps que eu pegar um equalizer resolve (mas até agora não senti a necessidade de um). Só não resolve se for um meteoro nitrous de 20w com falante de 8".

Mas gostei bastante do som, acho que isso é o que importa. O jeito é experimentar mesmo.

Rodrix Guitar
Veterano
# dez/11
· votar


Cara compra uma Tonelab da VOX valvulada, dizem que seus drives são bem orgânicos e e possui tudo que vc precisa, ou então compra uma GT-10 e alguns pedais de drive.

OBS: Se não me engano a TC Electronic tem uma pedaleira que seus drives são analógicos e suas modulações e outros efeitos são digitais !

tiagosouzagt7
Veterano
# dez/11
· votar


Galera, rodei, rodei e no fim acabei ficando satisfeito com meu próprio equipamento.

Fiz um videozinho testando o som depois das várias regulagens.




Se puderem dar uma opinião sincera, sugestão ou crítica, agradeço.

PS. Ainda pretendo comprar um valvulado e um boost.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Set de pedais profissional e versátil para tocar ao vivo