iPhone tone print e TC eletronic, regulando o pedal pelo celular - GAS no talo!

    Autor Mensagem
    Btardelli
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Btardelli


    Galera, xeretando pelo youtube, vi o vídeo desse cara, o toraliens, já tinha ouvido falar alguma coisa, mas não tinha visto nem um vídeo a respeito disso (não procurei muito, é verdade!)

    Eu nunca tinha imaginado uma coisa dessas!



    A G.A.S. atacou forte, vou aproveitar que estou nos EUA e vou tentar comprar um desses para conhecer!

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Btardelli
    CARAL*****
    Que sinistro, cara!!!!
    Muita tecnologia pro meu gosto, hahaha.
    Excelente!!!

    Um aceno de longe!!!

    victor.gomes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Muito, mas muuuito massa!

    Velho, isso é um enorme inovação... tomara que seja comum logo... hehe

    abraço.

    Jonatas Edward
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ah se eu tivesse esse pedal, só colocar no meu iPod e pronto :D

    guitartube
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: guitartube
    · votar


    Btardelli

    O cara do vídeo acha que é mágica hehehehe, parece mesmo, mas não existe mágica em eletrônica.

    O App iPhone guarda vários mp3 para cada configuração de cada artista, e cada um destes mp3 files armazenam um IR (impulse response "características sonoras" ), obtido em uma sessão de gravação do artista com aquele pedal de efeito e Gear pessoal.

    Quando vc for ativar o "preset" do guitarrista no pedal de efeito, vc seta o pedal na função toneprint que nada mais é que a ativação de um DSP interno que convolui o IR do artista com o sinal que vc toca tratado pelo efeito do pedal analógico da TC.

    Como é um som, o mp3 IR do artista é enviado pelo iPhone via o captador da guitarra e chega no pedal pelo cabo da guitarra (isso é observado pelo barulho do som passando pelo cap), como o Toneprint está ativo, ele pega este sinal como o IR a ser usado.

    Quando o captador propaga o IR enviado pelo iPhone, ele adiciona as suas características de EQ ao IR, por isso que faz diferença entre que captador escolher.

    Muito Bem bolado....

    flw!!!!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu achava que mexia os pots também hahahaha
    Ai já era pedir demais né.

    Mas aqui... este pedal da TC é Digital ou analógico?
    Isso funcionaria num drive analógico, por exemplo
    ?

    guitartube
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Eu achava que mexia os pots também hahahaha
    Ai já era pedir demais né.


    Dá prá fazer:


    Mas aqui... este pedal da TC é Digital ou analógico?

    É analógico mas é combinado com digital quando a função toneprint é ativada.

    flw!!!!!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    guitartube
    Caramba cara. Patentia esse negócio e lança um sistema de controle desses bixo, que eu digo, que tu vai virar um pioneiro na parada e ganhar muito grana. Quem sabe não seria legal tu criar uma linha de pedais com esta função imbutida? Assim, fazia um investimento pesado, mas cara, isso seria um divisor de águas no mundo dos stompboxes cara. À quantas anda o seu projeto cara? Isso tem futuro demais cara. E imagina isso, somado a uma interface de controle num iphone ou coisa do tipo?

    Automação total meu velho. Por exemplo: Um software no qual você programava e salvava os presets do teu analog. E quando quisesse mudar, escolhia um preset, e quando escolhido, ele enviava um sinal, via bluetooth, ou o que fosse, pra acionar o motor e o motor jogar o pedal naquela posição pre-ajustada no preset. Po cara, isso seria fenomenal!

    guitartube
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Isso é bem antigo e várias alternativas já foram discutidas em:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196924/

    flw!!!!

    oldschoolgod
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    guitartube
    É analógico mas é combinado com digital quando a função toneprint é ativada.

    O tc flashback não é analógico, é DIGITAL. Não percebo porque é que às vezes vocês dão informações erradas assim com tanta certeza.

    Jonatas Edward
    Ah se eu tivesse esse pedal, só colocar no meu iPod e pronto :D

    Acho que não funciona com Ipod.

    Bog
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    guitartube

    Cara, tenho um HoF Reverb da linha TonePrint, e não funciona como você descreveu, com IRs. Eles simplesmente chamam artistas para preparar configurações especiais, que são os TonePrints. Diferente do usuário normal, o cara tem acesso a *TODOS* os parâmetros de cada efeito (você que programa sabe como a gente esconde parâmetros internos do usuário final). Ele detalha para a T.C. Electronic o que ele quer, e eles ajustam o algoritmo para fazer aquilo usando o pedal como plataforma. Assim, o cara pode definir um reverb do tipo "reverb de mola com ecos e vibrato", e você baixa para o pedal pela USB.

    Aliás, os pedais TonePrint são todos digitais.

    guitartube
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: guitartube
    · votar


    oldschoolgod
    Não percebo porque é que às vezes vocês dão informações erradas assim com tanta certeza.

    Bog
    Cara, tenho um HoF Reverb da linha TonePrint, e não funciona como você descreveu

    Correto, eu esperava mais quando vi o vídeo e elocubrei coisas legais que ele poderia fazer. Eu li a descrição e escrevi uma análise ontem a noite.

    Realmente eles são digitais, embora eles não afirmem diretamente no site. Eles comentam que existe uma seção analógica para true bypass e analog-dry para o Flashback, eu não entrei nos detalhes dos outros pedais.

    Depois de ler a descrição, concluí (me corrijam se eu estiver errado):

    1- O artista gera uma configuração particular de um efeito (auxiliado por um engenheiro de som e com o algoritmo aberto em um editor proprietário no computador), variando vários parâmetros de ajuste fino não existentes/ajustáveis nos knobs dos pedais com toneprint.

    2- Os projetistas codificam a configuração do efeito obtido em (1), em um arquivo sonoro em mp3 (parâmetros e valores modulados no mp3).

    3- O usuário carrega o mp3 no pedal via computador ou iPhone, este mp3 é decodificado dentro do pedal, de modo que os parâmetros/valores demodulados, confiram ao algoritmo armazenado, a configuração de ajuste fino do algoritmo feito em (1).

    4- Para que codificaram a configuração do efeito em mp3? Pq não gravaram esta configuração como presets em bancos no estilo MIDI?
    Resposta: Para poderem fazer marketing em cima do iPhone e transmitir do iPhone para o pedal usando a guitarra como meio físico. Quanto ao pedal ser bom ou não, aí eu não posso afirmar nada pq não toquei.

    Um exemplo: Considere um POD XT usando o efeito REVERB, neste efeito vc pode configurar somente os parâmetros Pre, Decay, Tone e MIX, tanto no aparelho como no PODXT-editor no computador (e salvar como preset). Se for desenvolvido um PODXT-editor com um número bem maior de parâmetros que não são configuráveis diretamente no aparelho e estes parâmetros forem editados pelos artistas e armazenados como presets, teremos a mesma filosofia do toneprint. A única diferença ficaria por conta da codificação do preset, o toneprint codifica em mp3 e o PODXT codifica em MIDI.

    Eu interpretei como sendo uma coisa muito legal, mas é apenas uma pedaleira com presets não editáveis em mp3. Com a desvantagem de ser necessário passar um mp3 (preset) para cada pedal individualmente. Já imaginou o tempo para trocar uma configuração em 6 pedais um a um? Para isto, conecta-se um após o outro no computador, ou no iPhone. Ele também não possui um editor para os usuários criarem seus presets e não armazena configurações do usuário feitas nos knobs. Guardar configurações em MP3 ocupa mais espaço que os presets em MIDI,....e por aí vai....

    Já que eles não tiveram esta idéia que interpretei, então a idéia passa a ser minha hehehehehe. Eles não usam convolution, nem IR, não existe parte analógica no pedal, nem características dos captadores, ou seja, não usam nada de novo, muito menos revolucionário.

    flw!!!!!

    oldschoolgod
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: oldschoolgod
    · votar


    edit [já sei o que queria saber]

    Btardelli
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    guitartube

    cara, quando eu vi esse video também pensei que fosse algo "magico" também, rsrs

    mais cara, pelo que eu intendi, não tem "nada de mais" neste pedal, certo? seria possivel, então criar algum tipo de "TC editor"? e assim alterar os programas e não usar apenas os presets?

    abç

    Btardelli
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Btardelli
    · votar


    Tirei alguns "prints" do tone print para os que não tem o iPhone/iPod para dar uma olhada... o programinha é muito simples, e tem um numero grande até de presets...

    aqui é a parte em que você escolhe qual é o seu pedal!

    você pode também escolher pelo artista desejado!

    no caso, eu escolhi um preset do johm petrucci, para o corona chorus!

    agora a "magica ocorre!":

    1º passo, ligue o seu pedal e coloque na função "tone print"

    2º passo, aumente o volume da sua guitarra e do iPhone!

    3º passo, aproxime o falante do iPhone do captador escolhido

    depois ele começa uma contagem regressiva, e pronto!

    guitartube
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Btardelli
    cara, quando eu vi esse video também pensei que fosse algo "magico" também, rsrs

    Quando eu li "arquivos em mp3", e vi um vídeo do Petrucci tocando e um engenheiro de som mexendo no computador (depois do vídeo do japa), me liguei logo em IR e convolution. Pensei comigo, "Putz pq não pensei nisso antes?". Depois que li a descrição com calma no site, aí sim percebi como é realmente. auhuahuhuhauhuahuhua.

    seria possivel, então criar algum tipo de "TC editor"? e assim alterar os programas e não usar apenas os presets?

    Não é impossível, mas é bem difícil cara, É mais fácil escrever um sistema parecido partindo só da descrição,
    Acabei achando este sistema toneprint toscão hehehehehe.

    flw!!!!

    guitartube
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: guitartube
    · votar


    Btardelli

    A parte da passagem iPhone->captador é legal, embora meio impraticável.
    O captador da guitarra passa a funcionar como um microphone e o mp3 é setado em uma frequência bem alta modulando os dados. O captador retransmite este sinal para o pedal via o cabo, o pedal faz a demodulação do mp3 recebido transformando em dados novamente ( e aplica esses dados nos parâmetros do algoritmo interno do pedal).
    Essa parte dá prá fazer sem problemas. Basicamente é o mesmo princípio do padrão "Kansas City" que modulava/demodulava "dados digitais" em fita k7.

    Mas eu acho que via Bluetooth é melhor, mais confiável, não precisa de contato iPhone/guitarra, se faz a distância e no caso de um computador, o pedal não precisaria estar conectado a uma entrada USB para uploads de toneprints.
    Inclusive com Bluetooth a configuração em tempo real é permitida pq vc pode enviar as configurações a vários pedais simultâneamente sem a necessidade de se fazer um demorado upload "um a um". Controlaria a porra toda pelo iPhone preso na correia.

    flw!!!!!!!

    Jonatas Edward
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Jonatas Edward
    · votar


    oldschoolgod
    Funciona sim, se o que é preciso é ter o sistema operacional do iPhone e o alto falante, claramente o iPod funciona.
    Lembrando que estou falando deste iPod:
    http://www.originalgratis.com.br/wp-content/uploads/2011/05/ipod-touch -4g-original.jpg
    Não deste:
    http://km.support.apple.com/library/APPLE/APPLECARE_ALLGEOS/HT1353/HT1 353_33.jpg

    Bog
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    guitartube
    Quanto ao pedal ser bom ou não, aí eu não posso afirmar nada pq não toquei.

    O HoF reverb é bom, o melhor que eu encontrei na faixa de preço dele. No dia que comprei, testei também 2 Boss, um Digitech e um Hardwire. Achei o Hardwire do mesmo nível, mas era mais caro.

    Uma coisa interessante é que nestes pedais apenas o sinal modificado é digital. Tipo, no delay o som original passa direto, analógico mesmo, e apenas as repetições são digitais. Não que para mim isso realmente faça alguma diferença, mas para os puristas...

    oldschoolgod
    Veterano
    # nov/11
    · votar



    O HoF reverb é bom, o melhor que eu encontrei na faixa de preço dele. No dia que comprei, testei também 2 Boss, um Digitech e um Hardwire. Achei o Hardwire do mesmo nível, mas era mais caro.

    Exprimentou o verbzilla?
    De todos este é o que eu achei melhor. Tem uma versatilidade incrível.
    Mas o que tem o melhor reverb, simples mesmo, é o neunaber wet reverb.

    Bog
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    oldschoolgod
    Exprimentou o verbzilla?

    Não. É um pouco mais caro que o HoF, e eu achei muito grande (pode parecer estranho, mas eu estava preenchendo os espaços na minha mala quando comprei!)

    neunaber wet reverb

    Nossa, esse eu nem conhecia! :P

    Eu na verdade gosto de reverbs discretos, tipo ambiência mesmo, então no fundo no fundo qualquer reverbzinho decente serve. O HoF eu comprei mais porque estava com espaço sobrando na mala, para mim até o reverb da Zoom A2 já serve, hehe

    oldschoolgod
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    No verbzilla encontrei sons que não encontrei em delay de mola a sério. Não acho grande piada ao reverb do meu peavey classic 30.
    O verbzilla tem um modo muito bom de plate, que eu normalmente uso. E tem dois modo absolutamente estupendos, o cave e o octo, vale a pena dar uma olhada no famoso modo octo.

    Sim acho ele um pouco grande,peso demais talvez, mas não tem importância.como eu estou querendo manter a minha pedalboard com poucos pedais, os pedais poderão ser maiores que o normal.

    guitartube
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bog
    O HoF reverb é bom...

    Eu acho que cada pedal tem sua clientela. Mas eu quero montar um pedal de reverb com parâmetros básicos e a possibilidade de usar Impulses baixados da web ou feitos pelo usuário, ou até gerar um reverb clonando um impulse de um destes pedais existentes.

    flw!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a iPhone tone print e TC eletronic, regulando o pedal pelo celular - GAS no talo!