Boss delay DM2 vs MXR Carbon Copy

    Autor Mensagem
    LeoBrazil89
    Veterano
    # nov/11


    Ae galera,

    Quando a GAS chega e bate aquela dúvida na escolha, chega a hora de recorrer aos amigos do forúm e abrir mais um tópico, rs.

    Estou pensando em pegar um desses 2 delays (Boss DM2 e MXR Carbon Copy), o Boss é mais raro eu iria tentar trazer do ebay, já o MXR é mais acessível (também tentaria trazer do ebay) mais daria para comprar aqui também. Bom a história é a seguinte, quando começei a montar meu pedalboard comprei um DD3, ai depois começei a ouvir Hillsong, U2 e decidi que precisava de um delay com tap tempo e fiz até um footswitch, mas ai o DD3 ficou meio redundante e estou pensando em trocar ele por um delay analogico. Ai vem a dúvida entre esses dois pedais. Postem suas opiniões, sugestoes, novas ideias, qualquer idéia é bem-vinda.

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    LeoBrazil89
    Cara, eu não pegaria nenhum desses, acho que são extremamente limitados. Dá uma olhada no TC Electronic Flashback, ele tem o mesmo tamanho dos MXR, vários tipos de delay, tap tempo (meio diferente, ao invés de usar a batida do pé pra determinar o tempo, se usa a palhetada), true bypass ou buffer selecionáveis, etc.

    Além desse, tem também o Nova Repeater e o Nova Delay que são um pouco mais completos, mas eu ainda acho o Flashback mais legal, tendo em vista o tamanho, recursos, preço e, é claro, o som.

    Abs

    oldschoolgod
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Boss Dm-2 é muito bom. Vai nesse. Se não percisa de muitas opções, ele vai-te dar um grande delay de curto tempo. É um bom delay analógico, bem caro por sinal

    Adair Neto
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Hillsong e U2 usam mais delay digital, mas um analógico é bom também. Não fique sem delay digital. E dois delays é quase essencial pra essas bandas.
    Tanto o Boss DM-2 quanto o Mxr Carbon Copy são excelentes. O Nigel Hendroff (Hillsong) usa de delay: Tc Electronic Nova Delay, Boss DD-7 e Boss DM-2.

    LeoBrazil89
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Van_Lorien
    Entao mano eu tenho um DD20 e um DD3 da Boss, ai a intenção era trocar o DD3 jah que os dois são digitais e ter um analogico.
    oldschoolgod
    Entao o delay analogico seria para alguns sons antigos com chorus e pra usar na hora de solos.
    Adair Neto
    Eu tenho o DD20 da boss que eh digital, ai o analogico seria mais pra usar em solos e com chorus.

    superbee
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu tenho um DM-2 (não sei te dizer exatamente se com MN3005 ou MN3205, tenho medo de abrir o pedal, mas eu apostaria neste último) e fiz alguns testes com o carbon copy.

    Duas coisas que me interessam em delay analógico: (1) feedback / auto-oscilação, aquela coisa louca que acontece quando você coloca repetições na intensidade máxima; (2) a "modulação" do efeito do delay.

    Ambos (DM-2 e Carbon Copy) fazem essas duas coisas.

    O DM-2 parou de ser fabricado em 1984, então estamos falando de pedais com, no mínimo, 28 anos. Com isso, é difícil achar um em bom estado. Eu tive muita sorte, trouxe um do exterior em excelente condição. Por isso, o Carbon Copy, que é atualmente fabricado, acaba tendo essa vantagem de confiabilidade, garantia, ter peças novas etc. Ambos são feitos para durar, apesar do botãozinho "mod" do Carbon Copy provavelmente não inspirar confiança nesse sentido...

    O DM-2 auto-oscila muito fácil. É até difícil você manter uma regulagem dele com alta intensidade (repetições) sem isso acontecer, mesmo que você não esteja mexendo nos botões dele. Já o Carbon Copy vai te respeitar mesmo em condições extremas, pareceu ser mais estável, mas também vai auto-oscilar quando você quiser, o que é ótimo.

    Pra mim, a diferença entre eles é estabelecida na hora da "modulação" do sinal. O DM-2 é super conhecido por ter um tom cremoso (para os "chatos" de fórum, eu sei que "cremoso" não é um adjetivo sonoro, mas é uma sinestesia efetiva que traduz o sentimento advindo da percepção sonora do som desse pedal), bastante peculiar, que outros pedais analógicos (ou imitando analógicos) buscam recriar aplicando alguma modulação nas repetições, como é o caso do Carbon Copy.

    O Carbon Copy tem a opção de uma repetição "limpa", sem modulação, que o DM-2 não tem. Com o DM-2 você tem a característica sonora dele sempre presente. Acho que, para um rockabilly ou outros estilos que buscam apenas um slapback com o delay, o Carbon Copy é mais vantajoso, porque é mais cristalino (sem a modulação).

    Contudo, eu não fui convencido pela modulação do Carbon Copy. É um pequeno chorus que não consegue ser tão natural como a "cremosidade" do som do DM-2. Não é ruim, mas também não vai enganar um ouvido mais atento.

    Fora isso, o DM-2 tem problemas de alimentação: a fonte dele precisa ser ACA desregulada (9v-12v), enquanto que o padrão boss atual (do qual o Carbon Copy faz uso) é de PSA 9v regulada, ou seja, para ligar o DM-2 você tem duas opções: bateria de 9v ou uma fonte ACA desregulada própria, o que não é tão fácil de achar. Tem gente que diz que usar o Dm-2 em "daisy chain" - em paralelo - com outros pedais também dá certo. Eu tentei fazer isso com o meu e achei que o som dele ficou oscilando, o led por oras apagava (mesmo com ele ligado), enfim, sintomas de que a coisa não deu tão certo assim. Na bateria ele funcionou perfeitamente.

    Por fim, o DM-2 não tem o melhor buffer do mundo, dá uma alterada no seu sinal, eventualmente vai comer algum agudo.

    Conclusão: não existe (ou, se existe, você não vai pagar menos por isso) um delay analógico com um som tão cremoso e bonito como o do DM-2, o que muitos atribuem ao chip MN3005 ou MN3205 que são raros e difíceis de achar. Mas tudo o que ele tem de bom vem também com um preço a se pagar (além do preço monetário em sim), que são essas desfuncionalidades em relação aos pedais mais modernos.

    Por outro lado, se você for extremamente rigoroso com seu som, não vai ficar 100% feliz com a modulação do Carbon Copy, pois é um chorus sutil. Acho que vai depender da sua intenção com o pedal. De qualquer forma, ambos são excelentes.

    Espero ter ajudado com a minha opinião pessoal.

    Abraços

    luiztx
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    superbee
    agora fiquei incomodado, tava pensando em pegar um carbon copy e mais pra frente 2 pra usar juntos, mas o som num é tão vintage assim??

    informal
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    superbee
    O seu post já serviu como um excelenyte review. Parabéns.

    LeoBrazil89
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    superbee
    Cara ficou mto bom suas comparações, acabei achando um Carbon Copy usado em ótimas condições e acabei ficando com ele, não cheguei a testar o Boss DM2, mais posso dizer que fiquei super satisfeito com o timbre do Carbon Copy. O preço que paguei usado foi R$350,00 comprei pelo Mercado Livre, enfim, pra quem quer um pedal de delay analogico ele é uma ótima opção (na minha opinião).

    superbee
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    LeoBrazil89

    Também acho!

    luiztx

    Cara, não fique incomodado. Não tem como errar com o Carbon Copy! Ainda mais ao vivo!!!

    superbee
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    informal

    Muito obrigado! Espero poder contribuir sempre com as minhas impressões pessoais dos equipamentos que eu tenho usado ou testado!

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss delay DM2 vs MXR Carbon Copy