Ficaria bom com valvulado?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom texto sobre loop de efeitos, que traduzi do site http://stinkfoot.se/archives/722

"Então, quando eu uso o loop de efeitos?

Basicamente, o grande divisor é a distorção. Alguns efeitos soam definitivamente melhores ou mais balanceados quando colocados após a distorção (como delay e reverb), enquanto outros apenas soam diferentes (chorus, flanger, phaser, etc). Tremolo antes da distorção irá variar a quantidade de distorção muito mais do que o volume de fato, o que pode não ser o que deseja. Então, aqui vai:

Em um amplificador onde você usa o canal de distorção, você pode tentar, pelo menos, delay e reverb no loop. Se você tem um pedal tremolo e planeja usá-lo no canal de distorção, coloque lá também. Chorus, flanger phaser etc, dependem do gosto individual, e devem ser experimentados. Além disso, colocando um booster ou pedal de equalização no loop vai lhe dar muito mais controle sobre o volume total, comparado a na frente de um pré-amplificador distorcido.

Em um amplificador limpo (ou pelo menos num que você não tenha distorcido demais o pré-amp), eu nem preocupo com o loop. Pegar o sinal que sai do amplificador (e baixando o nível para igualar aos dos pedais e re-amplificando novamente) pode estragar o timbre muito mais do que quaisquer benefícios que você obteria ao colocar determinados efeitos após os controles de tonalidade.

Se você distorcer o amplificador simplesmente girando o volume até "estourar os ouvidos" (como fazíamos nos bons velhos tempos), não se preocupe também. Um monte deste tipo de distorção geralmente vem do estágio do amplificador de potência de qualquer maneira, que está localizado após qualquer loop de efeitos ...

Uma última dica - se você tem um amplificador que tem um loop de efeitos serial colocado após o reverb, você tem o lugar perfeito para ligar um pedal de tremolo. Dessa forma, o tremolo estará mais próximo de imitar os dos bons e velhos amplificadores Fender (ou seja, "tremolando" tudo, inclusive o reverb), que soa bacana!

Mas não permita que ninguém lhe diga o que deverá usar no loop para certos efeitos - nada é assim tão simples, e não há uma verdade universal!"


Abs

Konoyaro
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Cara, dezenas de guitarristas top usam chorus e delays (Whammy inclusive é digital se não me engano) digitais com valvulados. Além disso o power amp fica depois do loop! Enfim, o sinal vai misturar de qualquer maneira. O grande lance do loop é minimizar "conflitos" com a distorção do amp.

Se eu entendi bem, você é contra digitais com valvulados. É isso?


claro q nao so contra nao....so um defensor nato de delay digital por exemplo, eu uso o whammy no input, ele eh digital sim, nao existe nenhum pitch shifter analogico ateh onde eu sei, sempre fala q o chorus mais bonito q eu ja ouvi eh o tri chorus da tc eletronic q eh digital, no geral acho as modulacoes digitais melhores q as analogicas

a questao eh q o timbre do cara q q usa a me25 no input vai muda drasticamente o som

uma vez um cara posto um som aki no forum falando de teste cego e tal, falei q a distorcao dele tava artificial de mais e ele teimo ateh o fim falando q tava com um timbre marshall....ai no final quando o topico ganho anguns reply ele posto falando q nem ampli tava usando, o som vinha da caxinha de som do pc.....teve muito nego q chuto varios pedais analogicos mas o fato eh q quem toca num valvulado frequentemente sabe a diferenca e eh o q provavelmente vai acontece com o DOLLAR, o criador do topico


DOLLAR
pedalera eh facil acha quem q tem ve se consegue emprestado com alguem e testa no seu ampli....se ele sai com o som do seu ampli pode i na feh

DOLLAR
Veterano
# set/11
· votar


Konoyaro

Valeu pelas dicas.

Vou usar o amp praticamente limpo, apenas com uma leve crunchada.

Mas fico meio assim com essa me-25, não gostei muitos dos reviews dela. acho que vou procurar outro modelo.

Um que vi e gostei bastante é a Vox tonelab ST.



MauricioBahia

sobre o loop, é como eu imaginava.

pretendo ultilizar assim:

guitar>>alguns pedais analogicos>>pedaliera (a definir)>>>>amp canal limpo.


Van_Lorien

Essa zoom g3 tem pedal para cada efeito?

tipo, posso desativar cada efeito individualmente?



Bog

Não me importa se o som é digital ou analógico, o importante pra mim é o som ser bom.

Mas na mairoria das vezes os DRIVES analógicos são melhores.








Existe a possibilidade deu instalar um loop de efeitos no meu amp por 200 dinheiros. Vale a pena, tendo em vista que praticamente não usarei a dist do amp. ?? (usarei apenas para brincar de vez em qdo)

Van_Lorien
Veterano
# set/11
· votar


DOLLAR
A G3 possui três foots, com um layout como se tivessem juntado três pedais e é basicamente assim que ela funciona. Cada um desses pedais pode ser utilizado pra um efeito (considera-se efeito nela as simulações de amplificadores). Por exemplo, no foot 1 um EQ gráfico, no 2 um delay e no 3 um chorus, ou então uma distorção ou uma simulação de amplificador, enfim, é mais ou menos assim.

Se quiser saber mais sobre ela, dá uma olhada no site da Zoom e no vídeo que o Gearwire.com fez dela no Youtube.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DOLLAR: Existe a possibilidade deu instalar um loop de efeitos no meu amp por 200 dinheiros. Vale a pena, tendo em vista que praticamente não usarei a dist do amp. ?? (usarei apenas para brincar de vez em qdo)

Nesse caso, eu acho que não vale a pena pelos motivos que já citei em post anteriores. Eu tenho um amp sem loop (Fender Blues Junior) e estou feliz.

Abs

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


Bog
Olha cara... desculpa... mas sinto diferença sim... e rande nas distorções de uma GT-8 e qualquer pedal analógico (de qualidade ao menos média é claro)

O som parece certinho demais... até as vibrações das distorções, parecem artificiais... sei lá... digital é redondinho... arrumadinho...

Ouça um vinil e escute o mesmo disco remasterizado... o barulho da agulha no disco... sei lá... digital e analógico soam diferentes pra mim! Assim não fosse os prós não teriam tanto analógicos nos seus sets... era só todo mundo comprar uma GT-10 e acabava o problema...!

DOLLAR
Veterano
# set/11
· votar


Eu estava vendo um Boss OD-20, pesquisei aqui no forum, mas ainda fiquei em duvida.

Vale mais a pena comprar ele?

Tenho um Metal Muff e apareceu a opurtunidade de trocar em um Boss OD-20 voltando 80 reais.

Tendo em vista que ele é digital, será que tem muita diferença?

Bog
Veterano
# set/11 · Editado por: Bog
· votar


Leomju

Eu não falei que ninguém ouve diferenças. Eu questionei o que exatamente o pessoal quer dizer com "o som fica digital". Você mesmo mencionou duas coisas completamente diferentes, as "vibrações das distorções" (desculpe, mas não sei exatamente o que é) e barulho de agulha em disco. Eu aposto que tem gente que usa a mesma expressão para alguma outra coisa diferente.

A propósito, quanto ao lance da aleatoriedade... No geral, esta não é uma diferença de analógico para digital, mas de válvulas para todo o resto. Ocorre que recentemente, este fator aleatório foi incorporado aos modeladores digitais - nos fóruns do Axe-Fx, o próprio projetista discutiu sobre este assunto.

Vale também lembrar que os vários equipamentos digitais têm características bem distintas. Não dá para equiparar a distorção de uma Zoom G2 com a de um Axe Fx. Mesmo equipamentos do mesmo nível soam bem diferentes entre si. Associar as mesmas características a todo e qualquer equipamento digital é como colocar no mesmo bolo um pedal (analógico) que usa diodos do tipo X para clipar, outro que usa diodos do tipo Y, um compressor baseado em opamps e um reverb de mola. Da mesma forma que no mundo analógico existem componentes diferentes em circuitos diferentes para produzir efeitos diferentes, no mundo digital existem algoritmos diferentes escritos por pessoas diferentes para dados convertidos por conversores diferentes. É por isso que eu fico sempre em dúvida sobre o que a pessoa realmente quer dizer com "soa digital", em termos concretos.

PS - Lembrando sempre que eu não estou aqui dizendo "é tudo igual" ou "você não ouve diferença nenhuma".

Binohendrix
Veterano
# set/11
· votar


A maioria do pessoal adquire um preconceito com pedaleiras quando lê muito esse forum. O cara começa a pesquisar e encontra inúmeras frases prontas, piadinhas tipo "zoombido", e acaba criando um conceito errado de pedaleiras na cabeça. Sem contar que a maioria dos tópicos se trata de equipamentos baratos, comprados às cegas na internet. Depois do preconceito formado, o cara começa a jogar tudo no mesmo bolo. Zoom G2 e POD HD , de repente, viram a mesma coisa "artificial", não se comparando nem a pedaizinhos chineses que eles insistem ser melhores só porque vem numa latinha. O cara compra uma distorção Groovin , fica maravilhado e depois vai num outro tópico falar mal de uma POD ou GT 10. A única coisa que um pedalzinho barato tem a mais do que uma pedaleira top é ruído, por mais "analógico" que ele seja. Eu acho o som dessas POD novas animal, de muita qualidade mesmo. Não percebo essa "digitalização" que o pessoal tanto fala. Eu vi um cara outro dia com uma GT 10 e o cara tirou uns cleans que pelamordedeus....lindo demais. Melhor que muito ampzinho que o pessoal tanto recomenda por aqui. Eu só não gosto dos inúmeros menus, sub menus, 300 configs, 467 modos....Isso é um saco e me mantém afastado delas, por enquanto...

Bog
Veterano
# set/11
· votar


Binohendrix
viram a mesma coisa "artificial", não se comparando nem a pedaizinhos chineses que eles insistem ser melhores só porque vem numa latinha

Isso é uma coisa curiosa. Já vi gente aqui com a idéia de que um set de 4 ou 5 pedaizinhos Behringer é melhor que qualquer - QUALQUER - pedaleira, por ser analógico. Muitas vezes, o pessoal ignora fatores como perda de ruído e sinal - eu já fiz testes com esses pedaizinhos, e 3 deles em bypass já eram o suficiente para notar uma diferença no timbre da guitarra. Isso quando não deixam escorregar no meio do set "analógico" um ou dois pedais digitais, que o cara imagina serem analógicos só porque vêm em caixinhas.

Enfim, uma coisa é falar de "analógico" quando se refere a um set de bons pedais, ligados por bons cabos, alimentados por boas fontes, espetados em um bom amp. Outra coisa é falar de 5 pedais meia-boca, ligados por cabos meia-boca, alimentados por fontes meia-boca, espetados em um amp meia-boca. Vale o mesmo que eu disse para as pedaleiras ali em cima: não entendo direito como se pode colocar tudo no mesmo balaio.

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


Bog
A propósito, quanto ao lance da aleatoriedade... No geral, esta não é uma diferença de analógico para digital, mas de válvulas para todo o resto. Ocorre que recentemente, este fator aleatório foi incorporado aos modeladores digitais - nos fóruns do Axe-Fx, o próprio projetista discutiu sobre este assunto.
Concordo com vc... mas em partes... há pedaleiras ótimas e pedais analógicos ruins também... mas uma coisa temos que admitir... a maioria dos grandes não usa pedaleiras... usam, bem de vez em quando, um ou outro efeito digital (geralmente modulações, nunca distorções e drives)... o pessoal usa um OCD um TS da vida pra empurrar um amp... mas nunca um digital... (TS e OCD não são valvulados, mas não há digital que se compare... tem diferença sim)
Se tratando de válvulas então... ae é covardia...
Dá uma olhada nesse tópico e confira ae... uma minoria de digitais, e uma maioria esmagadora de analógicos, porque?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246522/p2#7827570

Cada equipamento tem sua aplicação... mas vc tem razão quando mostra que o pessoal tem preconceito do digital por incoerência, por não conhecer... noventa por cento dos usuários desse fórum, se trocassem seus pedais por uma GT-10 teriam uma melhora significativa no som! O cara tem um pedalboard recheados de Behringer e Groovin de 20 dólares e fica digitando aqui que pedaleira tal não presta... é incoerente sim!
Mas o que eu não gosto é o pessoal deixando a entender que analógico e digital é tudo igual... não é não... analógico soa melhor para 95% dos guitarristas, então é meio absoluta a diferença!
Pequena, mas absoluta!

Binohendrix
O cara compra uma distorção Groovin , fica maravilhado e depois vai num outro tópico falar mal de uma POD ou GT 10. A única coisa que um pedalzinho barato tem a mais do que uma pedaleira top é ruído, por mais "analógico" que ele seja.
É exatamente isso que eu falei acima...
Mas comparar um pedalzinho barato com GT-10 é covardia mano...
Agora... Compre um pedal Klon Centaur, ou Vox Bulldog, ou Blackstar ou um V-twin pra vc ver... pode revirar sua GT-10 POD do avesso que vc não copia o timbre!
Há exageros das duas partes, uns dizem "Digital não presta, é uma porcaria" isso é exagero!
Outros dizem "Pra que comprar analógico, só dá ruído e o som digital é a mesma coisa!" Isso também é exagero!
Compra uma GT-10 e dê pro Zack Wylde ele vai usar de peso pra segurar porta e usar o MXR zebradinho... há diferença sim!

Bog
Veterano
# set/11
· votar


Leomju

Cara, você não precisa me convencer de nada. Eu já expliquei: eu pergunto o que as pessoas querem dizer com 'o som fica digital' porque simplesmente não consigo ver todos os digitais como uma coisa só, ao menos não no que diz respeito ao que eles fazem com o sinal. Eu tenho certeza que o pessoal fala que o som fica "digital" para várias coisas, algumas das quais talvez nem tenham qualquer relação com a digitalização do som. Mas dito isso, eu tenho cá meus valvuladinhos e pedais analógicos (invariavelmente, simuladores de amp ou drives). Eu não preciso ser convencido das vantangens deles. ;)

Binohendrix
Veterano
# set/11
· votar


Bog
Outro fato interessante é que as pedaleiras novas além de estarem se aproximando cada vez mais do som original que simulam, estão usando uma interface que permite o usuário montar um set virtual, em cadeia, onde a ordem dos fatores influencia muito, da mesma forma que faria com os pedais e amp reais , em vez de espremer todos os settings num preset chamado "A2" por exemplo. É possível visualizar os pedaizinhos virtuais lá, ligá-los e desligá-los separadamente dentro do mesmo preset. Isso é para atrair os mais conservadores. Ou seja, elas são mais "user friendly". Eu curto e sou usuário da velha fórmula do valvulado + pedal ( poucos e bons) mas acho muito legal uma pedaleira do tipo a HD 500. E hj em dia, pro cara começar a montar um set profissional , é mais fácil e barato ele investir numa pod hd do que comprar um bom amp valvulado e bons pedais. Vai ter equipamento profissa pra se apresentar E gravar com alta qualidade. Sem contar que o cara não fica limitado à potência e pode tocar com a mesma qualidade no fone de ouvido ou num PA de 1000 w.
* Estou colocando de lado aqui a preferência e gosto pessoal de cada um, seja pelo som, seja pela interação com equipamento ou até mesmo o fetiche , só analisando equipamento por equipamento.

Bry
Veterano
# set/11
· votar


DOLLAR arruma uma me-25 cara e faça o teste voce mesmo, por que aqui no fcc tem muita gente super exigente com timbre, si o gilmour nao si preocupa tanto, e é um dos melhores, por que vc vai fica aloca com isso neh, faz o teste si vc achar extremamente digital ok..mais caso contrario usa as opnioes somente como dica, por que oque e digital pra min pode nao ser digital pra vc e vice-versa, a Me-25 é uma pedaleira muito legal ja testei ela..ela tem qualidade..enfim, a minha dica e que vc leve seu amp ate uma loja e teste a me-25 e tire suas proprias conclusoes, por que timbre é super pessoal..talvez o timbre que é e ruim pra min, pra vc é otimo..entao boa sorte brother!

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


Bog
Cara, você não precisa me convencer de nada. Eu já expliquei: eu pergunto o que as pessoas querem dizer com 'o som fica digital' porque simplesmente não consigo ver todos os digitais como uma coisa só, ao menos não no que diz respeito ao que eles fazem com o sinal.
Olha... hahaha... naum tava tentando te convencer não... valeu! Já entendi sua opinião!
E só pra constar... uso pedaleira junto com pedais...
Valeu velhão!

DOLLAR
Veterano
# set/11
· votar


Bry

Pra mim tbm não importa se é digital ou não, o intuito do tópico era pra saber se a pedaleira é boa ou ruim.

Porque há digitais bons e digitais ruins, assim como analógico.

Fiz a troca de um pedal Metal Muff (analógico) em um pedal Boss OS-20 (digital), ainda não chegou, mas estou ancioso para testar.

Pelo que eu li, ele cópia muito bem os pedais.


Valeu a todos, pela ajuda.


Leomju

que pedaleira usa?

Konoyaro
Veterano
# set/11
· votar


DOLLAR
Fiz a troca de um pedal Metal Muff (analógico) em um pedal Boss OS-20 (digital), ainda não chegou, mas estou ancioso para testar.

Pelo que eu li, ele cópia muito bem os pedais.


sinto lhe informar q duvido muito q vc vai acha alguem q tenha esse pedal e goste dele....nunca testei ele nao mas pelo q eu ouvi dele no youtube qualquer otro pedalzinhu de distorcao ow overdrive inclusive da boss mesmo soaram melhores q ele, entre esse pedal e sua futura pedalera tenhu certeza q vc vai usa os drive/simulacoes da pedalera

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


DOLLAR
que pedaleira usa?
Cara... uso uma Zoom 3030 de uns trzentos anos atrás... tiro só Delay e Reverb dela... fica no final da cadeia de pedais!

Bog
Veterano
# set/11
· votar


Konoyaro
duvido muito q vc vai acha alguem q tenha esse pedal e goste dele

Eu tenho. E gosto. Se tivesse apostado, você tinha perdido! :P

DOLLAR
Veterano
# set/11
· votar


Bog


Cara, me fala desse pedal. ele tem um som bacana?


Pra mim não importa soar IGUAL aos pedais simulados, oque importa é soar com um som legal.

Bog
Veterano
# set/11 · Editado por: Bog
· votar


DOLLAR

Bom, não é o meu pedal predileto, mas serve bem como um coringa. Eu não estou com ele aqui (foi para o Brasil alguns anos atrás), mas que eu me lembre, a única diferença perceptível para os pedais analógicos em geral é que ele tem ligeiramente menos brilho. Fora isso, ele tem aquela aspereza típica de TODOS os drives da Boss (incluindo aí os analógicos). Por isso, ele funciona particularmente bem para simular coisas como o DS-1, mas não tanto para um drive mais cremoso, como o de um amp Fender no talo. Enfim, se você gosta dos pedais da Boss, não vejo por que não gostaria deste. Se você não gosta (muita gente não gosta), não vejo por que gostaria deste.

Claro, se você procurar na net, vai encontrar outras opiniões, incluindo de gente que adorava o pedal até descobrir que ele é digital. Aparentemente, o som muda para algumas pessoas quando elas descobrem isso, hehe. :P

PS - Só para lembrar, este pedal saiu de linha.

mrfelipbr
Veterano
# set/11
· votar


pessoal, eu queria saber, tem algum problema se usar simulação dos preamps no amp valvulado?? ou ficaria excessivo, como muitos dizem ??
teria de ligar no loop ??

DOLLAR
Veterano
# set/11
· votar


Bog

Entendi, bom, de qualquer forma, só testando pra saber, caso eu não goste, eu vendo ou troco ele em algum outro pedal.

Minha ideia é essa, futuramente comprar um ou dois pedais de dist pra usar como principal, esse eu deixaria como coringa, pra não ter um set gigante.

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Esqueceram de falar do pessoal que compra uma pedaleira "entry level" e não fuça, não se dando o "trabalho" (entre aspas mesmo, pq pra mim é um prazer, kkkk....muito louco eu, rs...) de programa-la, ai vem esse papo de "zoombido" e num sei mais o que? Já ví nego de banda de blues tirando um drive massa de Zoom 505 I. Aliás, um guitarrista "fraco" chamado Heraldo do Monte já utilizou a mesma até pouco tempo, kkkkkkk....

Uma coisa que aprendi com o tempo é que, dps do próprio guitarrista, o que mais importa pra qualidade de som é o amplificador.

P.S: Se nunca ouviram sequer falar do Heraldo, procurem ouvir....isso é básico. O kra e MUITO bom e muito conceituado tbm, tendo sido inclusive chamado pra tocar em uma "bandinha" chamda Weather Report...ou vcs tbm não conhecem? o_O

Bog
Veterano
# set/11
· votar


mrfelipbr
eu queria saber, tem algum problema se usar simulação dos preamps no amp valvulado??

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/233585/p1#6797022

mrfelipbr
Veterano
# set/11
· votar


Bog
cara, essa "coloração" acontece mesmo se eu usar a saída de linha da pedaleira ?

Bog
Veterano
# set/11
· votar


mrfelipbr

Não sei de que pedaleira você está falando, mas a princípio a resposta é SIM. A idéia de um preamp de guitarra É colorir o sinal. Preamps de guitarra não são costumam ser feitos para serem transparentes.

Konoyaro
Veterano
# set/11
· votar


mrfelipbr
uso um preamp como booster, mas de preamp eh soh o nome mesmo pq ele eh praticamente um clean boost de tao fraquinho q eh o drive do dod 308

mrfelipbr
Veterano
# set/11
· votar


ok, legal, eu tenho uma Boss ME 70, os preamps dela são bem "reais", ou pelo menos me agradam, mas eu uso a saida de linha da pedaleira, assim ela soará igual em qualquer amp, eu queria saber esse lance de valvulado pq eu to pensado em comprar um e to c essa duvida, boa parte dos meus timbres são preamps...

Bog
Veterano
# set/11
· votar


mrfelipbr
eu uso a saida de linha da pedaleira, assim ela soará igual em qualquer amp

Isso não é verdade. Se o amp tem um boost de xHz na frequência y, o que a pedaleira mandar para o amp tera xHz a mais na frequência y se comparado a um sistema 100% plano. O amplificador ***SEMPRE*** impõe as suas características a ***QUALQUER*** sinal que ele receber na entrada. E amplificadores de guitarra costumam ter curvas de resposta bem longe de serem planas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ficaria bom com valvulado?