Problema com Vox v847 DIY

    Autor Mensagem
    AurélioB.
    Veterano
    # set/11


    Enfim, já revirei a internet atraz de uma solução e não achei nada que resolva o problema.

    Pois bem, eu comprei em 2007 o novo wah-wah da vox, o V847A, o pedal é bom, bem diferente do anterior, a idéia da vox era recriar o som do original Clyde McCoy, mas também soa diferente deste.
    De uns tempos pra cá o potenciometro começou a arranhar, até que ficou um som horrivel e eu troquei por um HotPotz II, que é infinitamente melhor que o chinês do vox, depois de instalado o novo pot, o som ficou limpo e sem nenhum chiado, porém, o som ficou mais baixo e sem qualidade, acho que é devido aos componentes SMD de baixa qualidade.
    Resolvi então montar o circuito original do Clyde McCoy utilizando alguns componentes do vox, o indutor e os capacitores que parecem ser bons. Até ai tudo bem, sem problemas na montagem da placa, está tudo em seu devido lugar, sem soldas frias nem mau contato, o problema é que não tem o efeito "wah", eu mantive a ligação em ByPass, desligado o som sai normal, mas quando ligo ele funciona como um controle de tonalidade como o da guitarra, o esquema que eu segui é para placas de circuito com as trilhas e os furos prontos, junto do esquema tem uma nota dizendo que dependendo do fabricante as "patas" dos transistores podem ser diferentes e se colocar ao contrário, o som do pedal fica como eu expliquei, só o controle de tom, de um lado o controle de tom e do outro é como um volume, sai de um som fraco até um som de ganho alto, que satura no fim do curso do pot.
    Se está saindo som, mesmo sem o efeito, acredito que não são os capacitores, o indutor também acredito que não seja, por que existem alguns projetos espalhados pela internet usando esse mesmo indutor sucateado do V847A, dizem que é uma réplica do TDK5103, só restam os transistores, tentei de todas as maneiras com o que está especificado no projeto, o MPSA18 e o equivalente BC547 que tem menos ganho, ambos agiram da mesma forma, porém um mais "forte" que o outro.
    O esquema que utilizei:

    http://www.aronnelson.com/gallery/main.php?g2_view=core.DownloadItem&g 2_itemId=6509&g2_serialNumber=2

    O esquema original:

    http://fuzzcentral.ssguitar.com/mccoy/mccoylayout.gif

    *Os dois são iguais, só muda o resistor de 33k para 100k em paralelo com o indutor, que é a tão dita "vocal mod".

    Algum técnico de plantão para me dar uma luz?
    Obrigado desde já!

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    AurélioB.

    Para que o efeito de wah apareça, você tem que regular a engrenagem do cursor do HotPotz II em relação à engrenagem em arco do pedal, isto porque o efeito só aparece numa determinada parte do giro do potenciômetro.

    AurélioB.
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ramsay
    Ah sim, disso eu sei hahah

    O circuito está fora do pedal para os testes. Então, é girando o potenciometro com a mão mesmo que dá para ver que não está funcionando, se eu coloco os transistores de um lado e giro o potenciometro, funciona como o controle de tom, se eu coloco os transistores do outro lado (com as patas invertidas), e girando o potenciometro é como se girasse um botão de ganho, nas outras posiçoes dos transistores (com a base supostamente em alguma pata do lado) não sai som, pelo datasheet deles é CBE, com a base no meio mesmo, tem alguma idéia do que está errado ?

    Ramsay
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Ramsay
    · votar


    AurélioB.

    Vc usou a montagem na placa cheia de furos e com trilhas retas?

    O modo certo das pernas (patas) dos transistores mostrado no datasheet é com eles inseridos na parte de cima da placa e olhando-se pelo lado de baixo aonde ficam as soldas.

    Se vc inverteu os transistores, pode ter causado dano neles.
    Experimente com outros BC547 novos.

    Edit: Não sei se vc sabe, mas, aqueles quadrados vermelhos no chapeado são partes onde o circuito deve ser interrompido. Corte com cuidado com uma faca estilete, ou se tiver uma mini furadeira (daquelas usadas para se furar placas de circuito impresso com broca tipo dentista), melhor ainda, porque aí é só escarear e comer com a broca as partes a serem interrompidas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com Vox v847 DIY