Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais II

Autor Mensagem
guitartube
Veterano
# jan/12
· votar


kairi
Chega no carnaval, enquanto todo mundo está indo pra farra, lá estou eu, indo pra trilha, mar, acampar...

Carnaval para mim é sagrado, sou carioca da gema e gosto de samba. Hj mesmo eu fiz uma trilha leve com um parceirão das quebradas lá em Cachoeira de Macacu, bom para lavar a alma hehehehehehe. Quando eu me desapertar dos trabalhos, quero fazer uma expedição aos Lençóis Maranhenses, ao Deserto do Jalapão e ao Ushuaia.

flw!!!!!!

kairi
Veterano
# jan/12
· votar


Eu fico por aqui por perto mesmo, Ilha Grande, em total paz!

guitartube
Veterano
# jan/12
· votar


kairi
Eu fico por aqui por perto mesmo, Ilha Grande, em total paz!
Ótima opção tbm.

flw!!!!

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12
· votar


Putz...

Há uns onze anos, fiquei um mês inteiro na Bahia (rodando por todos os lados): Porto Seguro, Salvador, Praia do Espelho, Morro de São Paulo, etc.

Quando voltei para o Rio (também sou carioca da gema), fiquei uma semana em Ilha Grande.

Caramba: tenho que repetir esse itinerário!

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Guitartube, meu irmão do meio foi aos Lençóis recentemente e voltou encantado!

guitartube
Veterano
# jan/12
· votar


Leonardo Castro
Guitartube, meu irmão do meio foi aos Lençóis recentemente e voltou encantado!

Este ano ainda vou me dar umas férias e fazer uma expedição de 4x4 para lá.

flw!!!!!!

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12
· votar


Mudando de assunto:

Além daquele equipamento novo da Line 6 (mesa + falantes) e da GT-100 da BOSS, houve mais algum lançamento relevante para guitarristas na NAMM 2012 (das marcas famosas: Zoom, Digitech, etc.)? Não que eu esteja colocando esse lançamento da Line 6 como relevante para guitarristas...

Um grande abraço,

Leonardo.

Bog
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bog
· votar


Leonardo Castro

Em pedaleiras, a Zoom anunciou a G5, irmazona da G3 (e a pedaleira mais bonita que eu já vi). A Digitech anunciou só um pedal "coringa", reprogramável, e vai vender as simulações separadamente, só para quem tem produtos da Apple. A Vox anunciou um pedal de delay cheio de coisas, mas uma nova geração de Tonelabs ainda não veio. E a Fender anunciou a sua pedaleira Mustang, que é basicamente uma versão pedaleira do amp Mustang III.

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Bog

Valeu pelas informações, Bog.

A G5 ou a Fender Mustang (eu nem sabia que ela tinha um amp Mustang...) te impressionaram ou foi só o "mais do mesmo"?

Outra pergunta: você saberia dizer se aqueles algotimos usados na pedaleira Digitech para iPad são os mesmos da RP 1000?

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Peço desculpas, por antecipação, pela série de perguntas idiotas que venho fazendo. Com certeza, se eu pesquisasse um pouco, encontraria todas as respostas. O negócio é que estou mesmo sem tempo...

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Leonardo Castro
A G5 ou a Fender Mustang (eu nem sabia que ela tinha um amp Mustang...) te impressionaram ou foi só o "mais do mesmo"?

Não dá para saber. Os negócios foram anunciados. As especificações da Zoom só eles sabem, as da Mustang não são tão impressionantes. E o som, que é o que importa, ninguém ainda testou aqui para saber.

Outra pergunta: você saberia dizer se aqueles algotimos usados na pedaleira Digitech para iPad são os mesmos da RP 1000?

Segundo gente lá de dentro, são basicamente os mesmos, mas com mais flexibilidade na cadeia e a possibilidade de usar um efeito a mais. Aquela pedaleira pode ser vista como uma versão melhorada da RP1000, mas mais no quesito funcionalidade/flexibilidade. Mas como eu não tenho e nem pretendo ter um iPad no futuro próximo, para mim é meio que irrelevante. =P

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12
· votar


Bog

Valeu pelas informações!

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12
· votar


Alguém aqui já usou esses processadores? Em caso positivo, são tão bons mesmo quanto a propaganda diz???



Achei a proposta muito interessante.

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12
· votar


E o detalhe é que recebi um "e-mail" da Quantastore me oferecendo diversas versões desse produto. A mais cara (com quatro processadores Shark) sai por pouco mais de R$ 4.000,00 (e ainda pode ser parcelada em dez vezes).

Só por curiosidade, fui à página da B&H, loja onde costumo comprar equipamentos eletrônicos e cujo preço geralmente é sempre muito bom, e percebi que, importando, só com os 60% de tributos (sem considerar o frete e os tributos sobre o frete) o produto sai bem mais caro!

Coisa que eu pensei nunca ver: um produto eletrônico na área musical, no Brasil, ao invés de custar quatro vezes mais caro do que nos Estados Unidos (como foi quando comprei a X3L...) sair até mais barato...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Se considerarmos que, há poucos anos, muitos colegas relatavam que uma X3L, em determinados Estados, custava até mais de R$ 3.000,00, se esse processador fizer isso tudo mesmo que promete por esse preço está praticamente "dado". E há outros modelos ainda mais baratos.

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Acabei de descobrir que, em março, vão sair dois novos modelos com "thunderbolt" (talvez, por isso, estejam fazendo uma "promoção" dos modelos anteriores...).

Pelo que vi, os modelos anteriores são baseados em "firewire" ou PCI.



Fonte: http://musicianews.com/namm-2012-new-uad-apollo-audio-interface-thunde rbolt-option

Não tenho nem um cinquenta avos do conhecimento do Bog, mas, usando uma figura que ele utilzou mais acima, ao menos pelo meu olhar de leigo, esse equipamento faz as coisas da Line 6 parecerem brinquedos.



Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Será que esse equipamento é "só" para "plug-ins" de masterização e de mixagem ou, também, haveria algumas simulações (ainda que pagas) de amps e de efeitos para guitarra???

guitartube
Veterano
# jan/12 · Editado por: guitartube
· votar


Leonardo Castro
Alguém aqui já usou esses processadores? Em caso positivo, são tão bons mesmo quanto a propaganda diz???

Pelo que observei, eles criaram um hardware específico e desenvolveram plug-ins para este hardware.
O processador usado é o SHARC, que é da mesma empresa que fornece processadores para a Line6. certamente, eles devem usar o IDE Visual DSP.
Eles apresentaram placas com até 4 SHARCs. Segundo o meu entendimento, eles protegem os plug-ins que só rodam na placa deles e não dependem do hardware do computador usado.

Como eu já experimentei na prática, rodando em uma placa propietária e livre das limitações das placas de som convencionais, os plug-ins apresentam uma performance muito melhor. Quando se migra os plug-ins para explorar o hardware de um computador normal, a qualidade caí vertiginosamente (o meu plug-in de Chorus ficou muito ruim quando portei da placa DSP da Texas para um PC com Creative Audigy).



flw!!!!

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12
· votar


Valeu pelas explicações, Guitartube!

O seu efeito "chorus" ficou com um sonzão!

Um grando abraço,

Leonardo.

guitartube
Veterano
# jan/12
· votar


Leonardo Castro

Vlw brow.
Estou esperando uma empresa me passar um MacBook Air. É um trabalho para fazer a migração de uns plug-ins pra ele, aí então vou poder tirar umas conclusões mais apuradas.

flw!!!

kairi
Veterano
# jan/12
· votar


Puro preceito, não há nada no software que o torne melhor para Workstations do que ambientes Windows, isso é coisa de 20 anos atrás.

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


guitartube

Por coincidência, eu comprei um no domingo passado.

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


kairi

Mas, na minha sempre visão de leigo, acho que a questão aqui não é o "software" e sim o "hardware" com o processador dedicado.

Uma vez, li o Cliff dizendo, sobre o nunca lançado AXE-PC, que ele seria muito bom para trabalhar sobre gravações, mas apresentaria uma latência para tocar ao vivo (e ele não o aconselhava para esse fim). E o AXE-PC estava simulando a AXE-FX que possui um "Tiger Shark". Se era assim, imagine se tentarem simular a AXE-FX II, que possui dois processadores "Tiger Sharks"! Muito provavelmente, na minha visão de leigo, vai haver mais latência ainda.

Essas "workstations" possuem até quatro processadores Sharks (não sei se são os mesmos "Tiger Sharks" da AXE-FX - muito provavelmente não, pois, eles acabariam colocando "Tiger Sharks" e não apenas "Sharks"). De toda forma vai ter uma baita potência. O Cliff dizia que a AXE-FX ULTRA tinha quatro vezes mais potência do que a X3L. Considerando que a X3L usa um processador Shark, esse modelo UAD QUAD teria, no mínimo, a mesma potência da AXE-FX ULTRA (isso arredondando muito e na minha lógica burra de leigo, é claro).

Na propaganda do modelo novo (com "thunderbolt"), há a informação de que a latência é de menos de 2ms. O Cliff sempre disse que a latência do POD X3 era de 4ms. Usando o POD FARM, nunca consegui latência menor do que 7ms usando PC com Core 2 Duo, Windows XP e 4GB de RAM (onde, na verdade, ele só reconhece 3GB).

Um grande abraço,

Leonardo.

guitartube
Veterano
# jan/12
· votar


kairi
Puro preceito, não há nada no software que o torne melhor para Workstations do que ambientes Windows, isso é coisa de 20 anos atrás.


Eu não vou avaliar e comparar o sistema operacional (embora saiba que o windows é um emaranhado de remendos para prover compatibilidade).
Vou avaliar com relação ao hardware e a estrutura do plug-in. Em áudio no domínio digital, até a fonte do clock pode afetar na conversão inserindo ruídos que podem influenciar no resultado final. O que eu vou testar é se problemas deste tipo, são perceptíveis ao ser humano, até que ponto influenciam, e se são relevantes ou não.

flw!!!!

guitartube
Veterano
# jan/12
· votar


Leonardo Castro
Por coincidência, eu comprei um no domingo passado.

Eu estou esperando o recebimento ainda e desembaraçar na burrocracia.
Poderemos trocar infos, hehehehehe....

flw!!!!!

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


guitartube

Com certeza.

Enchi o saco do Kairi por conta disso nessa semana (rs...). Ele recebeu algumas "'print screens' do dia"... (rs...). Na verdade, no Mac, "print screen" é uma combinação de teclas: "command"+ "shift" + 3.

Como eu já estava acostumado com o Mac Book da minha esposa, não tive qualquer dificuldade para as funções básicas dele. O Mac da minha esposa roda o OS X Snow Leopard. O novo já veio com o OS X Lion.

O que espanta mesmo é como neguinho conseguiu fazer um computador tão fino, tão leve e tão potente. Compará-lo ao meu antigo "netbook" é até covardia... rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

kairi
Veterano
# jan/12
· votar


Leonardo Castro
Leo, estava falando do MAC. Não há nada em um MAC (tanto em hardware quanto em software) que o torne "diferenciado" para trabalhar com áudio em relação ao Windows, Linux ou um sistema Próprio. O que existe é a compatibilidade de programas, que costumava ser maior com o MAC pelo fato de ser uma plataforma "fechada" com um hardware sempre igual e firewire em todos os modelos, o que não se aplica mais hoje.

kairi
Veterano
# jan/12
· votar


guitartube
Não há diferenças entre um Mac e um PC, são a mesma coisa, CPU, RAM, VGA, Placa Mãe, Placa de som, HDD/SSD... só alguns poucos componentes é que são diferentes.

Abraços.

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


kairi

Pois é: os componentes dos PCs e dos Macs, desde que a Apple adotou os processadores da Intel, são praticamente idênticos. Agora, com relação a esses processadores dedicados, acho que a coisa muda de figura.

Acredito que (sempre na minha visão de leigo) a grande diferença entre Macs e PCs hoje seja o sistema operacional (que continua fechado). Lendo a biografia do Steve Jobs, num belo momento, percebe-se que a Apple (mesmo no tempo em que tinha o "hardware" mais diferenciado) acabou vendendo o direito de utilização do sistema operacional para outras cinco empresas, que faziam Macs "genéricos" nos Estados Unidos (muito mais baratos e com qualidade inferior). Isso se deu quando o Steve Jobs foi expulso da empresa. Ao retornar, muitos anos depois, ele acabou com a prática e tornou tudo muito fechado novamente.

Não sei qual será do futuro, pois o próprio Wozniak, real criador do Apple II, num determinado momento, disse ser partidário de que a Apple abrisse o sistema para outras empresas.

Como, agora, todo mundo roda Intel (e o Steve Jobs se foi), só Deus sabe o que virá por aí... (sem contar com os "Hackintoshs" que já existem... rs...).

Um grande abraço,

Leonardo.

MauricioBahia
Moderador
# jan/12
· votar


Pedal Digitech iStomp - Pedal "de verdade" mutante via iPhone/iPad!

;)

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Poderemos trocar infos, hehehehehe....
guitartube

[MODE OFF TOPIC ON]
-x-

Primeira info trocada (infelizmente...):

Ontem, depois de muito penar com vários roteadores aqui em casa, resolvi comprar um produto da Apple chamado "Time Capsule". Li vários comentários dizendo que ele é um baita roteador, além de colocar a impressora em rede e servir de HD externo de 2TB (que sincroniza automaticamente com a função "Time Machine" dos Macs, a partir do OS Snow Leopard, para fazer "back ups").

O roteador é maravilhoso: nunca vi nada parecido em termos de sinal! Nos lugares mais escondidos do meu apartamento (onde nem celular pega e nunca antes na história desse país chegou a minha internet, agora, o sinal chega com força e velocidade máximas)!

Maravilha, né?

Droga nenhuma!!! Testei a casa toda usando o antigo Mac Book da minha esposa (pois estava fazendo o "back up" do Air...). Horas depois, resolvi fazer o teste com o novo brinquedinho. Que decepção! A velocidade da internet, quando me afasto do roteador, acaba sendo dez vezes menor do que a do antigo Mac (logicamente, fiz o teste com os dois umas quinze vezes para me assegurar de que não se tratava de uma falha ocasional no fornecimento do Vírtua...).

Mandei um "e-mail" para Apple informando o ocorrido (crente que era algum fato isolado). Eis que descubro um fórum, na página da próprio fabricante, onde há uma porção de reclamações do "wi-fi" do Mac Book Air...

Não me contive e reclamei lá também (depois da X3L, já tinha até me esquecido de como fazer essas coisas...).

https://discussions.apple.com/thread/2664670?start=0&tstart=0

O desespero começa a bater: o modelo já está há uns seis meses no mercado e, até agora, a empresa não resolveu o problema...

Minha última esperança é você, Guitartube!!! Esse Mac Book Air não foi parar em suas mãos por acaso!!! Mostre para esses incompetentes de Cupertino como é que se faz (mesmo em época de pré-Carnaval no Rio)!!! Rs...

[MODE OFF TOPIC OFF]

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Para não desvirtuar mais o tópico (embora uma das funcionalidades que imaginei para o Macbook Air fosse realmente rodar "plug-ins..."), continuarei a conversa via "e-mail". Ao que parece, o problema é da mesma proporção dos "drop-outs" da X3L... putz...

http://www.zdnet.com/blog/btl/dear-apple-please-fix-our-macbook-wifi-i ssues-love-macbook-users/61448

guitartube
Veterano
# jan/12
· votar


kairi
Não há diferenças entre um Mac e um PC, são a mesma coisa, CPU, RAM, VGA, Placa Mãe, Placa de som, HDD/SSD... só alguns poucos componentes é que são diferentes.


O processador é o mesmo, o restante pode variar pq o termo correto é hardware compatível, ou que dê suporte a uma instalação do windows no Mac. Cada computador que compramos possui componentes "compatíveis" com o padrão de suporte windows, isso não quer dizer que o desempenho, compatibilidade e robustez sejam os mesmos entre eles.

flw!!!!!!!

guitartube
Veterano
# jan/12
· votar


Leonardo Castro
Que decepção! A velocidade da internet, quando me afasto do roteador, acaba sendo dez vezes menor do que a do antigo Mac

Estranho né????
Olha cara, atualmente é tudo wireless via RF e interferências rolam a rôdo. Telefone, Celular, TV, VideoLink do vizinho,Wi-fi do vizinho, Bluetooth,... Principalmente se o cara mora em prédio, .... Alguns equipamentos funcionam bem outros não. Tente usar um roteador com antenas mais potentes para testar.

Minha última esperança é você, Guitartube!!! Esse Mac Book Air não foi parar em suas mãos por acaso!!! Mostre para esses incompetentes de Cupertino como é que se faz (mesmo em época de pré-Carnaval no Rio)!!! Rs...

Eu tenho um amigo que veio com um Mac Pro aqui em casa, eu testei na minha rede e funcionou blz. Espero receber um que funcione bem, pq senão eu vou engordar o Bloco Carnavalesco dos insatisfeitos com Mac WIFI ahuahuhauhauhuahuhauhau.

flw!!!!!

Leonardo Castro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Tente usar um roteador com antenas mais potentes para testar.
guitartube

Esse é o grande "detalhe": até ontem, eu usava um roteador D-Link de 2,4GHz. Achava que o defeito era dele. Só que, com esse novo roteador da Apple, não há desculpas: ele funciona a 2,4GHz e a 5GHz e leva o sinal bem fortemente a todos os cantos do meu apartamento. O Mac Book velho pega o sinal máximo em todos os cantos mais sórdidos (usando 802.11n). Para fins residenciais, já vi declarações de que o Time Capsule da Apple é capaz de servir (e bem) lares com três andares! O sinal é uma verdadeira porrada!

Na maior parte da casa, embora haja uma queda significativa de sinal (apenas para o Air), ainda consigo acessar a internet sem maiores problemas (variando de 3 a 6M). O que irrita é que há locais onde ela não passa de 0,9M (e, o Mac velho, no mesmo local, bate 9,68M, ambos usando 802.11n).

Ao que tudo indica, o problema não é novo (e já existia antes da 802.11n...). Eis um artigo de 2008:

http://www.businessweek.com/the_thread/techbeat/archives/2008/01/the_m acbook_air.html

Se você pegar o Macbook Pro do seu amigo e o colocar lado a lado com o seu Air, afastando ambos do roteador, muito provavelmente, começarão a surgir as diferenças.

Acredito que o número de pessoas reclamando só não é maior porque nem todo mundo vai ter "condições ideais" para fazer os testes (com o roteador afrescalhado da própria Apple – para não ter desculpa! - e dois Macs para fazer as comparações lado a lado), nem saco para ficar a madrugada fazendo medições malucas, feito alma penada, em todos os cantos da casa...

Hoje, fui à loja onde comprei o Air (é a mesma onde comprei o White e muitos outros equipamentos "diferenciados"...). Primeiro, a representante da Apple me disse que esse problema não existia, que era culpa do meu roteador! Aí, quando disse a ela que, ontem, havia comprado o roteador da Apple naquela mesma loja (com outra vendedora), ela ficou com a maior cara de bunda. Depois, mostrei a ela todas as páginas com reclamações. Para não "perder o rebolado" sabe o que ela falou? Que eu deveria ter pesquisado essas coisas antes de comprar!!! Muito boa!!! Nem preciso dizer as palavras doces que ela ouviu depois, né?!?

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Hoje, fiz uma experiência com o Time Capsule. Coloquei, no HD dele, um filme com 8GB. Fiz "streaming" pela minha rede sem fio, sem problemas, para o MacBook White por toda a casa sem problemas. Aí quando fui testar o Air, só dava certo se eu ficasse perto do roteador. Era só eu me afastar para que o filme começasse a engasgar e a imagem ficar toda estranha. Em ambas as máquinas, usei o programa VLC para reprodução.

P.S.#2: Guitartube, acho que essa notícia vai te interessar (já que você usa um Galaxy Tab para os seus experimentos): http://diariodoandroid.com.br/fabricantes/samsung/samsung-lanca-atuali zacao-do-android-2-3-6-para-o-galaxy-tab-7/16370/

P.S.#3: Bloco Carnavalesco dos insatisfeitos com Mac WIFI! Só levando na sacanagem mesmo!!!

P.S.#4: Vamos continuar essas conversas por "e-mail", pois já desvirtuei bastante o objeto do fórum!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais II