Review FM4 line 6 - agora sim!

    Autor Mensagem
    louis
    Veterano
    # jun/11


    Depois de muito enrolar, finalmente faço esse review do pedal.
    Digo "finalmente", pq eu queria já tivesse um review quando eu tava me decidindo pela compra.
    Enfim, ai vai:
    A parte física não deixa nada a desejar. A carcaça é bastante robusta, mas sem ser extremamente pesada. Os jacks são firmes, sendo 2 inputs e 2 outputs, que podem ser usados em mono ou estéreo. Tbm há a entrada para pedal de expressão e o clipe da fonte. Em baixo tem espaço para pilhas, mas não é vantagem, pois ele usa 4 pilhas grandonas, que acabam rápido. A fonte tbm é específica, diferente do padrão boss.
    São 4 chaves para chamar cada efeito, ou seja, são quatro memórias para patch. Para gravar o efeito, basta colocar os parâmetros do seu gosto e pressionar por alguns segundos a chave da memória em que se quer gravar o efeito
    O pedal possui 6 knobs. O primeiro seleciona o tipo de efeito de filtro (são 16 efeitos), os outros knobs alteram os diferentes parâmetros de cada efeito. O interessante é que em todos os efeitos, pode-se usar o knob MIX e misturar o som limpo com o efeito.
    Apesar de ser uma stompbox digital, a qualidade de som é indiscutível, todos os efeitos soam muito verdadeiros. O layout tbm é simples, e a operação é a mesma de um pedal analógico. E o pedal ainda é true bypass, ou seja, menor alteração no sinal do instrumento.
    O ponto negativo, é que não há nenhum tipo de display para vc saber como estão selecionados os parâmetros de cada patch.

    Agora, uma sucinta prévia de cada efeito:
    Tron Down: é um envelope filter reproduzindo o modo "down" do famoso pedal "Mutron"
    Tron Up: é o "Mutron" no modo "up"
    Seeker: seleciona várias freqüências de atuação de um filtro e fica "pulando" entre elas de forma randômica. Lembra o modo "step" de alguns phasers/flangers, mas mais "envenenado"
    Obi-wah: é o "Seeker" mais louco.
    Voice Box: reproduz sons de vogais que se repetem de forma cíclica, e na velocidade que você ajustar. O som parece uma mistura de phaser com envelope filter.
    V-Tron: é a mesma coisa que o "Voice Box", só que o efeito não é cíclico como um phaser, mas o efeito se dá na queda do ataque da nota, tal como um envelope filter.
    Throbber: lembra um "vibe", mas com o som de filtro mais característico. Tem muitas possibilidades de regulagem, podendo até soar como um "tremolo".
    Spin Cycle: é um phaser de dois ciclos, mas com um sweep bem mais forte. Tem o som de um wah-wah, mas em "tap tempo"; podendo ter 2 sweeps simultaneamente.
    Comet Trails: esse é bem difícil de explicar em palavras. Parece um raio laser disparado continuamente, ou um cavaleiro do zodíaco "aquecendo seu cosmos". Colocando a velocidade baixa, pode ter a mesma intenção de um flanger – fica bem interessante.
    Slow Filter: o nome já diz tudo
    Octisynth: são vários "braços" de um sintetizador de ataque forte, com sons do robô R2D2 no meio disso.
    Synth-o-matic: sons de motores de naves espaciais de Star Wars e dos ETs do filme "Sinais"do Mel Gibson.
    Attack Synth: sons loucos, como o "Synth-o-matic", mas que seguem mais a dinâmica de cada nota, dando uma nova voz ao instrumento.
    Synth String: como diz o nome, é o som "strings" dos teclados, com uma pegada synth.
    Growler: esse "roncador" possibilita desde o som de um bass balls mais "nervoso" até os solos mais agressivos dos sintetizadores de rock progressivo.
    Q Filter: é um pedal de wah-wah parado. Com uma distorção legal, pode ser usado para enfatizar a freqüência que vc quiser, deixando o som mais agressivo. Com pedal de expressão, funciona como um wah-wah normal.

    O pedal é excelente, e pode substituir uma seqüência de pedais de guitarra, tem efeitos que podem atuar com a mesma intenção de flanger, phaser, vibe e tremolo, alem dos sons de synth e envelope filter propriamente ditos. Mas pode ser supérfluo nos pés de guitarristas menos experimentais e mais ortodoxos.

    Apesar de ser desenvolvido para guitarra, eu uso pra contrabaixo e fica bem legal. Como é true bypass, interfere em nada no timbre original, e o knob MIX evita que eu tenha perdas, principalmente nos graves. Alem disso, esse MIX permite ter 2 sons ao mesmo tempo, o que pode ser muito útil para encher a musica, durante um solo por exemplo.
    Uso três memórias fixas e uma eu deixo em aberto, para efeitos q da pra montar rapidamente enquanto a próxima musica não começa.
    No meu caso, acho mais vantajoso ter tudo num só pedal do que ter um synth+um envelope filter+um possível phaser.
    Bem, é isso.
    Um abraço a todos

    Breno_Azevedo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Legal!! Ve se posta uns samples pra gente!! Posta um som né! rs
    Eu gosto muito dos pedais da line 6, tive um dl4 q eu gostava muito.
    Abraços

    felipelfln
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    louis

    Legal. Comecei a usar o filters do pc hoje... Muito legal. Auto wahs com delays The Edge num amp clean. E EQ, que muda mais com filters.

    louis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Breno_Azevedo
    Blz, assim q der eu posto os sons.

    felipelfln
    Cara, da pra viajar bastante......

    felipelfln
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    louis

    imagino... (up disfarçado >:B)

    ReKeNiL
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tbm comprei um, o pedal é ótimo ( custo beneficio ).
    Agora, fiquei com uma dúvida...

    onde colocar o FM4 no set?

    Coloquei depois de tudo, menos do reverb e delay que vem depois.
    O que vcs acham?

    tomatelol
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    filtros devem ser colocados antes das distorções, no começo do set (não se esqueça que Wah wah é um tipo de filtro).

    louis
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    ReKeNiL
    Como o tomatelol disse, via de regra, os filtros vem antes das distorcoes na guitarra.
    Mas pra falar a verdade, no baixo eu uso a saturacao antes do fm4, fica bem legal, ajuda a compor uns efeitos mais agressivos....
    Abraco

    ReKeNiL
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    louis /
    Tô usando assim mano, o som fica muito louco ... só acho que ele fica muito " artificial ", como se existisse o botão de MIX e ele estivesse em 2 ou 3, numa escala de 10, entende?!

    tomatelol / Vou mudar pra ver se resolve justamente o que citei acima.

    Valeu galera.

    ReKeNiL
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tô usando exatamente assim:

    Guitarra> Whammy > Phase 90 > Route 66 > J&H > Box of Rock > Volume > Tremolo > FM4 > Hall of Fame > DL4 .......... e vai pro Amp.



    O melhor seria colocar o FM4 entre o Whammy e o Phase 90?

    ReKeNiL
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Resolvi, coloquei antes das Dist/Drive ... melhorou bastante. ;)

    louis
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ReKeNiL
    blz, cara.
    Eu uso ao contrario no baixo, mas na guit, uso antes das saturacoes.
    Um abraco

    jeanwhite
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: jeanwhite
    · votar


    Pode ser usado como um tremolo agressivo?

    Mr.Guitarlherme
    Veterano
    # out/13
    · votar


    E ai galera!!!
    dando um Up básico aqui.. rsrs
    Alguém poderia me dizer se com um pedal de expressão, ele funcionaria mesmo igual a um wah? estou pensando seriamente em pegar um Fm4 envés de um wah wah, pelas possibilidades de efeitos a mais que eu irei ganhar com outros patches, e deixaria la um patchzinho pra ser o wah q eu possa controlar com o pedal de expressão.. achei bem loco, mas não sei como sanar esta duvida.. abraço!!

    louis
    Veterano
    # out/13
    · votar




    Entao, com pedal de expressao, ele funciona como um wah wah tradicional

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review FM4 line 6 - agora sim!